PplWare Mobile

Mais uma gigante rendida à energia nuclear: Amazon planeia construir pequenos reatores

                                    
                                

Autor: Ana Sofia Neto


  1. Rodrigo says:

    Mais um Mr. Burns da nossa sociedade real…

  2. Anónimo says:

    Eu não estou a acreditar nisto. Nada do que é nuclear é bom…

  3. jaquim says:

    E depois vão comprar urânio a quem, aos russos?

  4. AlexS says:

    Como era óbvio desde há muito que as “renováveis” não davam.

  5. To Canelas says:

    Nos states, para as grandes empresas é tudo a grande e à francesa, fazes o que queres. Desde que patrocines o governo claro.

  6. rui says:

    Como o capitalismo é lindo, energia nuclear é uma solução obvia para data centers, energia é fornecida 24/7 de forma constante com custo de manutenção super reduzido.

  7. Carlos Braga says:

    Infelizmente Portugal com grandes reservas de uranio não tem nenhuma central nuclear, espero que como vários paises europeus querem instalar estes reatores de bolso, Portugal também os tenha… Mas cá a esquerda e extrema-esquerda tem a população muito controlada e mal informada… Desde com o que aconteceu nas décadas de 60 e 70 do sec. XIX, com o “nuclear não”, nessa altura a União Soviética, como superpotência em oposição ao Ocidente, tinha interesse em enfraquecer a confiança do público ocidental na energia nuclear, tanto militar quanto civil. Isso enquadrava-se na lógica de desestabilização interna. A propaganda e a guerra psicológica eram armas frequentes usadas pela união soviética, e há indícios de que a USSR tenha, de facto, incentivado certos movimentos pacifistas e antinucleares no Ocidente. A energia assicrona produzida pelas ventoinhas (nem sp há vento ou então vento a mais) e os paineis solares (8 horas de produção) não são suficientes para uma industria forte e competitiva.

    • AlexS says:

      Tínhamos uma lá para Troía mas era pequenina para investigação.

      • Carlos Braga says:

        É verdade AlexS mas estava em Sacavém. É uma pena não aproveitaramos os nossos recursos naturais, e humanos, atualmente existe uma pequena equipa no Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear (IPFN) do Técnico, por ex. e noutros locais. enfim é o que temos sempre a perder valor em Portugal sem necessidade ….

    • Rodrigo says:

      Eu sou uma pessoa mais do centro mas digo-te que se o governo decidir fazer a central por baixo da assembleia ou ao lado dela não vejo problema nenhum, se os políticos tiverem confiança na energia verdinha siga com isso.

    • To Canelas says:

      Lá vem o artista de direita tentar mudar a história… A França e a Russia são os países com mais centrais/reactores nucleares na Europa, quase todos construídos em governos de esquerda.

  8. Miguel Oliveira says:

    Ter um reactor nuclear não quer dizer por si só que tenhas lixo radiotivo… primeiro existe fusão nuclear e fissão nuclear. Fissão nuclear é por exemplo aquilo que se fazia em Chernobyl e gera lixo nuclear. Fusão nuclear é aquilo que acontece no sol fusão entre elementos e gera energia nuclear totalmente limpa sem lixo nuclear. A Lua tornou-se apetecível por causa do Helio3 que faz com que a fusão nuclear se torne estável, mas o problema é que esse elemento só se encontra na Lua. Apartir do momento que se consiga a fusão nuclear estável esquece hidrogênio verde, mas está descansado que não vamos ver isso tão cedo! Já viste o que é ter energia infinita sem ter lico totalmente limpo… querem melhor?

    • Rodrigo says:

      Sim na terra dos unicórnios a fissão e tal, amigo o que temos neste momento deixa lixo nuclear as toneladas.

      • Miguel Oliveira says:

        Claro que não vais ter reactores nucleares em casa, um dos factores que se fala pouco pode ser no futuro a falta de energia suficiente por exemplo para industria, principalmente pesada como por exemplo automovel. Tá visto que por mais que queiram as energias renovaveis não dá… elas precisam de muito mais energia. Neste campo tem de se arranjar alternativa e a unica viável quer queiram quer não passa pelo nuclear. É que se não houver energia como é que vais alimentar os servidores da internet por exemplo? Por vezes temos de correr riscos para alcançar… muito bem vamos acabar com os carros a combustão, achas que os carros electricos sao solução principalmente para a industria??

        • PeterJust says:

          Há várias maneiras de produzir energia limpa, fica caro? Fica, por isso é que a energia ainda não é toda limpa. Quanto ao nuclear, já tens exemplos suficientes para saber o que acontece quando algo corre mal e há sempre o problema de teres de guardar eternamente o lixo nuclear, portanto, por um lado tens energia completamente limpa e teoricamente infinita e por outro lado tens energia barata mas arriscas um acidente nuclear e tens de deixar um “presente” para toda a humanidade. É uma questão de escolhas e sentido de responsabilidade

          • Miguel Oliveira says:

            Por isso é que comentei anteriormente que existe fissão nuclear e fusão nuclear, coisas completamente diferente. O que se via em todos os reactores nucleares era a fissão nuclear combinavam-se elementos e gerava energia… mas essa energia tal como outras energias “pseudo limpas” geram lixo ou contrapartidas. A fusão nuclear é muito diferente esta aqui é totalmente limpa sem lixo… é aquela energia que o SOL gera. Só que é totalmente instavel. Há um elemento que é o Helio3 que estabiliza, mas esse elemento está na LUA. Já viste a corrida ao espaço que tens hoje em dia porquê?

  9. Grunho says:

    Compras um desses para ter em casa e fazes um seguro de saúde para a leucemia.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.