Mais uma gigante rendida à energia nuclear: Amazon planeia construir pequenos reatores
As gigantes tecnológicas, que são grandes consumidoras de energia, têm estudado a alternativa nuclear, numa tendência que parece crescente. Depois da Google e da Microsoft, voltamos a ver a Amazon a fazer planos. Desta vez, quer construir pequenos reatores nucleares.
Em março, a Amazon reforçou um plano para assegurar que, até 2025, 100% das suas operações serão alimentadas por energia limpa. Na altura revelou estar a explorar a energia nuclear para alimentar o seu centro de dados, o Cumulus, por forma a complementar os seus "projetos de energia eólica e solar, que dependem das condições climatéricas para gerar energia".
Agora, a empresa anunciou três novos acordos para a construção de pequenos reatores modulares. Por serem mais pequenos do que os tradicionais, podem estar mais perto da rede e ser construídos mais rapidamente.
Conforme informámos, a Microsoft e a Google anunciaram, também, planos para investimentos na energia nuclear.
Amazon está a explorar alternativas nucleares
Um dos acordos da Amazon visa o desenvolvimento de quatro pequenos reatores modulares em parceria com a Energy Northwest, um consórcio de empresas de serviços públicos do Estado de Washington. Inicialmente, deverá gerar cerca de 320 megawatts, com potencial para atingir 960 megawatts.
O segundo acordo é com a X-energy, que está a fornecer um projeto avançado de reator nuclear para o empreendimento da Energy Northwest.
Por fim, a gigante tecnológica está a trabalhar com a Dominion Energy para investigar se o desenvolvimento de um projeto de pequenos reatores modulares é possível perto da central nuclear existente da empresa de serviços públicos na Virgínia. Este projeto poderia trazer 300 megawatts de energia para a região.
A Amazon partilhou mais informações sobre estes desenvolvimentos num vídeo:
Segundo a empresa, estes acordos resultarão em novos postos de trabalho, com a Energy Northwest, por exemplo, a informar que o acordo levará à criação de 1000 postos de trabalho temporários na construção e cerca de 100 postos de trabalho permanentes após a conclusão.
Mais um Mr. Burns da nossa sociedade real…
Eu não estou a acreditar nisto. Nada do que é nuclear é bom…
Convém estudar antes de fazer afirmações dessas.
Se tiveres o azar de partir alguma coisa ou tiveres com algum problema de saude, lembra-te de dizer ao médico que não queres radio grafias ou TAC porque nada do que é nuclear é bom…
não? pensava que era uma das fontes de energia mais seguras e limpas.
Hehe esse foi o paleio da UE para poder aprovar fundos para construção de centrais nucleares, no entanto não sabem o que fazer com o lixo radioactivo a solução que tem é enterrar no subsolo algo que vai ficar radioactivos por centenas ou milhares de anos…
treta, já tens centrais que usam esse “lixo” para continuar a fazer energia…
Hehe andas mesmo tapadinho ora então diz lá qual a central nuclear na UE que não produz lixo nuclear?
acho que não percebeste a coisa, já há reatores nuclerares que conseguem fazer energia com esse dito lixo, mas não existe nada operacional pois deixou de haver investimento.
Ahhh afinal não á nada… Não amigo não estou a confundir nada, não existe nenhuma central nuclear 100% limpa isso só no mundo dos unicórnios, na realidade de x em x tempo tem que se guardar lixo nuclear no subsolo.
enviar para o espaço?
É uma boa ideia, só não fazemos isso porque se arrebenta um foguetão é um desastre ambiental que nem é bom de um momento para o outro espalhas pelo ar em centenas ou milhares de kms.
A União Soviética enviou vários satellites para os espaço com reactores nucleares…
Procurar por Nuclear Power in Space na wiki
Claro que enviou com bateria nuclear reduzida, não era lixo nuclear barris e barris toneladas…
A uniao sovietica é passado. hj em dia o musk mete até uma mosca no espaço, é só pagar!
Qual o problema ? Se for numa zona estável tectonicamente e sem lençois freáticos bem pode ficar lá uns milhões de anos nas calmas.
Claro que pode, uns milhões de anos a solução é envenenar o planeta terra, belo presente que deixas!
Então ficas sem eletricidade em casa. É que já a usamos cá em Portugal há anos e anos.
E depois vão comprar urânio a quem, aos russos?
A França que tem a operar mais de 50 centrais nucleares, o urânio vem do Niger e do Canadá.
Portugal tem muito, mas sim é mais seguro comprar aos Russos
A nós que temos para vender nas minas da Urgeiriça. Nem sabes o que tens (temos)
Como era óbvio desde há muito que as “renováveis” não davam.
Nos states, para as grandes empresas é tudo a grande e à francesa, fazes o que queres. Desde que patrocines o governo claro.
Como o capitalismo é lindo, energia nuclear é uma solução obvia para data centers, energia é fornecida 24/7 de forma constante com custo de manutenção super reduzido.
Infelizmente Portugal com grandes reservas de uranio não tem nenhuma central nuclear, espero que como vários paises europeus querem instalar estes reatores de bolso, Portugal também os tenha… Mas cá a esquerda e extrema-esquerda tem a população muito controlada e mal informada… Desde com o que aconteceu nas décadas de 60 e 70 do sec. XIX, com o “nuclear não”, nessa altura a União Soviética, como superpotência em oposição ao Ocidente, tinha interesse em enfraquecer a confiança do público ocidental na energia nuclear, tanto militar quanto civil. Isso enquadrava-se na lógica de desestabilização interna. A propaganda e a guerra psicológica eram armas frequentes usadas pela união soviética, e há indícios de que a USSR tenha, de facto, incentivado certos movimentos pacifistas e antinucleares no Ocidente. A energia assicrona produzida pelas ventoinhas (nem sp há vento ou então vento a mais) e os paineis solares (8 horas de produção) não são suficientes para uma industria forte e competitiva.
Tínhamos uma lá para Troía mas era pequenina para investigação.
É verdade AlexS mas estava em Sacavém. É uma pena não aproveitaramos os nossos recursos naturais, e humanos, atualmente existe uma pequena equipa no Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear (IPFN) do Técnico, por ex. e noutros locais. enfim é o que temos sempre a perder valor em Portugal sem necessidade ….
Obrigado pela correcção.
Eu sou uma pessoa mais do centro mas digo-te que se o governo decidir fazer a central por baixo da assembleia ou ao lado dela não vejo problema nenhum, se os políticos tiverem confiança na energia verdinha siga com isso.
Lá vem o artista de direita tentar mudar a história… A França e a Russia são os países com mais centrais/reactores nucleares na Europa, quase todos construídos em governos de esquerda.
Ter um reactor nuclear não quer dizer por si só que tenhas lixo radiotivo… primeiro existe fusão nuclear e fissão nuclear. Fissão nuclear é por exemplo aquilo que se fazia em Chernobyl e gera lixo nuclear. Fusão nuclear é aquilo que acontece no sol fusão entre elementos e gera energia nuclear totalmente limpa sem lixo nuclear. A Lua tornou-se apetecível por causa do Helio3 que faz com que a fusão nuclear se torne estável, mas o problema é que esse elemento só se encontra na Lua. Apartir do momento que se consiga a fusão nuclear estável esquece hidrogênio verde, mas está descansado que não vamos ver isso tão cedo! Já viste o que é ter energia infinita sem ter lico totalmente limpo… querem melhor?
Sim na terra dos unicórnios a fissão e tal, amigo o que temos neste momento deixa lixo nuclear as toneladas.
Claro que não vais ter reactores nucleares em casa, um dos factores que se fala pouco pode ser no futuro a falta de energia suficiente por exemplo para industria, principalmente pesada como por exemplo automovel. Tá visto que por mais que queiram as energias renovaveis não dá… elas precisam de muito mais energia. Neste campo tem de se arranjar alternativa e a unica viável quer queiram quer não passa pelo nuclear. É que se não houver energia como é que vais alimentar os servidores da internet por exemplo? Por vezes temos de correr riscos para alcançar… muito bem vamos acabar com os carros a combustão, achas que os carros electricos sao solução principalmente para a industria??
Há várias maneiras de produzir energia limpa, fica caro? Fica, por isso é que a energia ainda não é toda limpa. Quanto ao nuclear, já tens exemplos suficientes para saber o que acontece quando algo corre mal e há sempre o problema de teres de guardar eternamente o lixo nuclear, portanto, por um lado tens energia completamente limpa e teoricamente infinita e por outro lado tens energia barata mas arriscas um acidente nuclear e tens de deixar um “presente” para toda a humanidade. É uma questão de escolhas e sentido de responsabilidade
Por isso é que comentei anteriormente que existe fissão nuclear e fusão nuclear, coisas completamente diferente. O que se via em todos os reactores nucleares era a fissão nuclear combinavam-se elementos e gerava energia… mas essa energia tal como outras energias “pseudo limpas” geram lixo ou contrapartidas. A fusão nuclear é muito diferente esta aqui é totalmente limpa sem lixo… é aquela energia que o SOL gera. Só que é totalmente instavel. Há um elemento que é o Helio3 que estabiliza, mas esse elemento está na LUA. Já viste a corrida ao espaço que tens hoje em dia porquê?
Compras um desses para ter em casa e fazes um seguro de saúde para a leucemia.
e a sefuir levas um fuc_ _ou da seguradora 😀