Lucros da Tesla abrandam numa altura que a empresa alerta sobre quebras nas vendas
O Ano de 2023 para a Tesla foi muito rico. A marca atingiu novos patamares de vendas e marcou uma posição ainda mais forte no mercado, batendo muitos dos seus concorrentes. Agora, a marca revelou os resultados financeiros e ficou claro que os lucros da Tesla abrandam, numa altura que a empresa alerta sobre o abrandamento das vendas.
Lucros da Tesla abrandam mais uma vez
Foi há poucas horas que a Tesla revelou os resultados financeiros do último trimestre de 2023. Nos últimos 3 meses do ano passado, a marca acabou por ter um abrandamento no que toca aos seus lucros, mesmo com resultados impressionantes na produção e na entrega de carros elétricos.
Para o período em causa, a Tesla reportou ganhos de 7,9 mil milhões de dólares em lucro líquido. A isso somam-se 25,2 mil milhões de dólares em receitas durante o quarto trimestre de 2023. Os números representam um aumento na receita, acima dos 24,3 mil milhões no mesmo período do ano passado.
As margens de lucro da empresa melhoraram ligeiramente, mas continuam baixas em comparação com o ano passado. A Tesla reportou margens de 8,2 por cento, ligeiramente acima dos 7,6 por cento do trimestre anterior, mas abaixo dos 16 por cento do ano passado.
Resultados não refletem as vendas reveladas
A Tesla costumava ter margens de lucro históricas, por vezes até 20 por cento. Um conjunto de cortes nos preços fez com que as suas margens, sempre elevadas, caíssem para valores muito mais próximo da realidade de outras marcas, preocupando os investidores.
Este foi um trimestre bastante importante para a Tesla, com o lançamento da tão esperada Cybertruck. Houve ainda a notícia da chegada da versão atualizada do Modelo 3 à América do Norte, após ter sido revelada em outros mercados.
A Tesla enfrenta ainda o desafio de perder o seu lugar como maior produtor mundial de carros elétricos para a BYD. A empresa chinesa produziu 3 milhões de EVs em 2023, em comparação com os 1,81 milhões da Tesla. No entanto, a BYD inclui 1,6 milhões de carros elétricos e 1,4 milhões de carros híbridos, pelo que a Tesla tem algum espaço para estar no topo.
Fonte: Tesla
Neste artigo: lucros, resultados, Tesla, vendas
Cá vamos nós novamente… para no final do ano a Tesla bater records de vendas.
Mas o que faz uma empresa andar para a frente é o lucro e não o record de vendas.
Venderam mais mas arrecadaram menos.
“A Tesla costumava ter margens de lucro históricas, por vezes até 20 por cento. Um conjunto de cortes nos preços fez com que as suas margens, sempre elevadas, caíssem para valores muito mais próximo da realidade de outras marcas,”
A concorrência também esta a melhorar, mas acho que é impossível competir com os Chineses, não se pode concorrer contra uma ditadura.
A Tesla teve um aumento de 19% dos lucros em 2023, quando comparado com 2022.
Não confundir volume de vendas com lucro.
“Revenue: Total revenue increased by 3% year-over-year (YoY) in Q4 to $25.2 billion, with a 19% YoY growth for the full year.”
https://finance.yahoo.com/news/tesla-inc-tsla-posts-record-225430663.html
Não confundas o negócio da Tesla com apenas vendas de carros, porque eles são uma empresa tecnológica e possuem várias fontes de receita.
A Tesla teve foi um crescimento de 3% YoY no Q4.
Mas a nível anual teve um crescimento de 19%…
Não brinques que o caso é muito sério. Em dezembro de 2023 os elétricos baixaram 18% a comparar com dezembro de 2022.
Desta vez não foi um abrandamento, foi mesmo uma queda com estrondo.
Eléctricos da Tesla ? Ou a Tesla ganha comissão das outras marcas ?
Ui, fui mesmo uma queda estrondosa, o desejo da petrolhada. Ahahahaha
Ele tem de arranjar um número a que se possa agarrar mesmo que a leitura do cenário esteja toda errada 🙂
Elétricos no geral, como é evidente. Os combustão subiram, os dados estão online é só consultar 🙂
https://www.acea.auto/pc-registrations/new-car-registrations-13-9-in-2023-battery-electric-14-6-market-share/
«In December 2023, new battery-electric car sales declined for the first time since April 2020 (during the COVID-19 pandemic’s peak), dropping by 16.9% to 160,700 units. This decrease can be attributed to a comparatively robust performance in December 2022 and a significant downturn in Germany (-47.6%), the largest market for this power source. Despite this, the overall volume for the full year of 2023 surpassed 1.5 million units, reflecting a substantial 37% increase compared to 2022. The battery-electric car market share reached 14.6% in 2023.»
Então não te precisas de preocupar com nada…
Exacto @Mr Y, alguma questão?
@Yamahia A sério que mesmo com os números à frente recusas ler?
«Despite this, the overall volume for the full year of 2023 surpassed 1.5 million units, reflecting a substantial 37% increase compared to 2022»
Fico à espera da réplica…
E…?
Resposta curta: -Eu falei em Dezembro!
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Pq foste buscar o ano todo de 2023? Não era isso que estava em equação.
Mas se quiseres enfatizar aqui vai:
37% de crescimento anual é muito pouco. Com tando subsídio e isenções ao mesmo tempo que penalizam cada vez mais os combustíveis rodoviários já deviam estar a liderar as vendas de goleada. Pelo contrário estão a desacelerar a olhos vistos.
Em resumo, não está a resultar!
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As razões para não estar a resultar já foram bastas e repetidas x’s por aqui. em Linhas gerais:
-As pessoas inicialmente andavam enganadas com uma confusão de mensagens mentirosas que as assediavam a toda todo o momento e em que inocentemente acreditaram.
O CEO da Mercedes caracterizou mercado dos elektros como um espaço selvagem que levou a empresa a implementar descontos em veículos. Se não o fizesse a UE fechava-lhes as portas ou teriam que comprar ainda mais créditos de Carbono à Tesla, o mesmo para a BMW, o mesmo para a VW, o mesmo para a antiga FCA, hoje na Stellantis que gastaram fortunas não quantificáveis para comprar os ditos céditos do carbono ao Musk. Resultado: a poluição ficou pior e o Musk mais rico à conta dos totós da UE. Este biliões oferecidos de mão beijada ao lado de lá do atlântico vão-nos custar bem caro. Aliás já estamos a sentir na pele e não vai ficar por aqui!
Adiante.
Apesar do crescimento do mercado de veículos elétricos em 2023, o aumento nas vendas não correspondeu às expectativas iniciais mesmo com a introdução de novos modelos, reduções de preços substanciais, créditos fiscais e à electricidade para diminuir os custos para os compradores, o ritmo das vendas dos elektros não acelerou como previsto. Os proprietários de elektros estão cansados e isso transmite-se à restante sociedade e analistas o que levou a que estes concluíssem que as pessoas simplesmente querem carros a combustão e por conseguinte os fabricantes de automóveis despreparados para a mudança repentina estão agora a ajustar as suas estratégias em resposta a esta conclusão!
Nos últimos meses grandes marcas já com alguma notoriedade nos elektros iniciaram movimentos estratégicos. A Tesla optou por reduzir os preços, a Ford caiu na real do mercado ao reduzir a produção da F 150 elektra e cancelou bilhões em investimentos previstos para elektros, a GM adiou o lançamento de 3 modelos e recuou no compromisso público de produzir 400100 elektros até o final de 2024 reconhecendo o cenário em mudança. A Honda cessou os planos conjuntos com a GM para desenvolver veículos eléctricos acessíveis. A VW cancelou projectos para novas fabricas de baterias e autos elektros e o presidente da Toyota informou com seriedade que as as pessoas estão finalmente a ver a realidade. Mesm os proprietários de elektros agora querem carros a bombustão.
Causas?
As pessoas de factos estão a ficar a cada dia mais desiludidas algumas acreditaram no ponto de venda fundamental da venda elektra ZERO EMISSIONS e a possibilidade de se realizarem como alguém que contribuiu para reduzir o impacto ambiental do carro. Já perceberam que era uma falácia!
Acreditaram que os custos de propriedade seriam um valor residual que teriam em mãos um bem muito especial e que ainda ganhariam dinheiro numa futura venda. No entanto perceberam que o que ontem compraram por 70, compravam hoje por 50! .
Acreditaram que os custos de operação do veículo seriam tb eles residuais mas depressa ficaram desiludidos com as diversas taxas, taxinhas, margens dos postos e mais imposto sobre tudo isto se tiverem que carregar fora de casa, resultando em de taxas de recarga exorbitantes chegando a valores do dobro do necessário num carro a combustão. O esperto do Musk não quis ficar atrás depressa criou tb ele uma taxa de recarga por minuto após o veículo ultrapassar os 80% da capacidade da bateria. 1€ por minuto.!!!! Uma distracção de 15 minutos e lá se vai o valor que era para o jantar!
Acreditaram que seria muito fácil recarregar os seus carros, que haveria sempre um carregador em ordem e mais uma vez bateram de frente com a dura realidade ao constactarem que muitos dos postos de recarga não funcionam ou não comunicam, que os que funcionam muitas vezes estão lotados, levando a situações em que alguns indivíduos são compelidos a esperar por um local de recarga disponível por períodos prolongados. Há relatos de que a situação chegou ao ponto de casos de proprietários de elektros terem que dormir nos carros enquanto esperavam por um carregador disponível. Inclusive já se vendem uns colchões portáteis de boa qualidade com lençóis e almofadas no valor de 600€ para que as pessoas possam passar a noite minimamente confortáveis.
Acreditaram que custos com o seguro seriam semelhantes aos do antigo carro a combustão. Estão a verificar agora que mais uma vez foram enganados muito por culpa dos elevados custos de reparação de uma viatura elektra em caso de acidente, mesmo que pequeno. Afinal os prémios são mais altos e cada vez mais altos à medida que a industria reduz peças e opta por estruturas monobloco. Em concreto 3 monoblocos são hoje a carroçaria completa de determinados carros! Bom para os construtores, péssimo para os Clientes que têm que manter os carros! Adicionalmente alguns construtores vedam o acesso à informação da bateria o que as torna irrecuperáveis em resultado de pequenos toques.
Em suma. Acreditaram que os veículos eléctricos teriam menos manutenção por terem menos peças móveis. Mas a realidade aqui é que quando a manutenção é necessária os custos são significativamente mais altos. A substituição da bateria em particular destaca-se como uma grande contribuinte para esses custos de manutenção elevados a depreciação adiciona outra camada de custos de propriedade dos elektros que continuam com os seus preços iniciais elevados e tendem a perder valor rápidamente e quando chega a hora de vender, ninguém os quer comprar!
O que os nrs. do mercado mercado dizem é que cada vez mas, menos pessoas estão a cair nos engodos em que acreditavam e que muitos proprietários de elektros estão a reconsiderar a sua escolha com o nr crescente que agora se está a voltar para os carros a combustão!
Mais uma vez, Dezembro é o espelho do descrito! A desaceleração ao longo de 2023 é a consequência do descrito!
@Yamahia
Concordo contigo (e os fabricantes também) que esperavam que houvesse um volume de vendas maior e que ainda há vários desafios para tornar os VE mais acessiveis.
Agora, usar um único mês de quebra em relação ao mesmo mês do ano anterior é muito fraco para defender essa tese. Vais ignorar TODOS os outros meses do ano onde houve aumento de vendas? Achas que um único mês prova tendências?
Daqui a seis meses ou daqui a um ano veremos…
Sim, esperemos para ver.
Entretanto mais uma facada fresquinha nos delírios dos lunáticos da UE.
A Alemanha acaba de anunciar que retirou os 6.5 mil milhões € destinados ao desenvolvimento de baterias para carros elektros no país.
A Tesla e os Chineses mandam cumprimentos cordiais aos Alemães. Looooool
A UE só tem que inviabilizar a entrada de baterias fabricadas com recurso a energias não renováveis. Isto se quer passar a ser uma instituição minimamente coerente. Já deu alguns passos nesse sentido mas ainda são insuficientes!
É taxar forte e feio nesses gajos a ver se pagam o CO2 que andam a libertar às toneladas para a atmosfera do planeta!
Ui ? então e taxar da mesma forma os a combustão ? desde a cadeia de fornecimento ?
Até agora só pagam o que hipoteticamente poluem com testes feitos em laboratório numa velocidade média que nem chega a 47 kmh.
Vá dizer isso à Venezuela.
A electricidade é q não paga nada desde o poço. Nem o metano que destrói 100x+ q o CO2 é devidamente tributado. É só artistas.
Mas é normal não ter tanto lucro, hoje temos uma grande parte das marcas a apostar em eléctricos e depois temos a gigante chinesa BYD que é praticamente uma aposta da China nesta área.
Por outro lado o Musk já percebeu desde os últimos problemas que não vai ter tarefa fácil com a administração Biden.
Quando deu os primeiros passos ninguém acreditava no carro eléctrico, hoje só alguns velhos de restelo é que ainda acham o contrário.
Lucro? Então mas a Tesla não dá prejuízo com o analfabeto do Musk?
Enquanto continuarem a chover créditos do carbono vai ter sempre lucro. Mesmo q venda dado.
Tu é que me saíste um crédito 🙂
Alguma dúvida?
Os VE, ainda estão caros para grande parte da população é normal que quem têm poder de compra já tenha comprado e por isso esteja a começar a estagnar, ou as marcas começam a fazer atualizações para aguçar o consumo ou praticar preços mais baratos.
A Tesla até aqui não sentiu necessidade de retocar os seus modelos, mas talvez esteja na hora de o começar a fazer de 2 em 2 anos como as outras.
Os M3 vendidos em Dezembro já são as versões facelift e acho que nos próximos meses é o MY.
@Realista M3 é BMW 🙂 tens de dizer Model 3, M3 deve de estar protegido com direitos de autor 🙂
Está subentendido que o M3 é o Tesla e não os chips da Apple ou a versão Motorsport da serie 3 da BMW… 😉
Calma… A industria dos EV está a colapsar, e nem mesmo com os governos fascistas Ameicanos e Europeus a quererem obrigar o comum cidadão a comprar um EV vai ajudar.
Quebra de vendas de EVs não significa retoma das vendas dos carros a combustão. Em primeiro lugar porque também estão caríssimos, quase todos bem acima da barra dos 20 mil, limite de preço de um carro para a classe média assalariada. Em segundo, porque o combustível continua caríssimo e ainda vai piorar muito. A escolha certa é mesmo não comprar carro novo.
Eu ainda estou a espera da falência da Tesla…. Fogo…. Nunca mais vem já está a espera desde o lançamento do Modelo s em 2012 fonixxxx não entendo :(:(:(
Deve acontecer pela mesma altura do bitcoin entrar em colapso…
Era bom que resolvessem dois problemas crónicos no meu Tesla Model 3. Problemas na suspensão e o desgaste prematuro dos pneus. É uma dor de cabeça e em breve vou mudar para outra marca, elétrico, claro está!
A BM tem indiscutivelmente melhores e mais resistentes componentes de suspensão, braços e ponteiras, mas não me acredito que gaste menos pneu!
A não ser que o Model3 padeça de desgaste do pneu irregular por causa dos ferros tortos.
Que model 3 tem ?
Tenho o DM. Bom automóvel, mas já estou farto de gastar dinheiro em pneus (de 10.000 em 10.000)! Depois é o barulho que o eixo traseiro faz… Por mim já não dá. Vou vender e comprar um KIA ou Hyundai.
Bem me parecia que não tinha nenhum.
Sabe como se abre a mala estando dentro do carro ?