Produção de lítio para as baterias dos Tesla é “menos poluente do que 30 chávenas de café”
É interessante o debate sobre o quanto é poluente produzir lítio necessário para as baterias de um carro elétrico Tesla. Segundo muitas das críticas, a poluição começa logo pela utilização de grande quantidade de água necessária para produzir este lítio. Contudo, um especialista alemão em armazenamento de energia eletroquímica vem dizer que afinal não é bem assim.
Cálculos feitos, a conclusão é que para produzir lítio necessário para uma bateria de 64 kWh, a água gasta é equivalente à usada para produzir 30 chávenas de café!
Água para produzir lítio para uma bateria vs água para produzir abacates
O lítio ainda é um elemento de discórdia no meio da discussão sobre os benefícios dos veículos elétricos (VE). Segundo o investigador Maximilian Fichtner, Diretor do Instituto Helmholtz de armazenamento de energia eletroquímica na Alemanha, muitas críticas são imprecisas.
Em declarações ao portal Tagesspiegel Background, o investigador afirmou que a produção das baterias de carros elétricos não é tão poluidora quanto o que os críticos dos VE sugerem.
Para produzir o lítio para uma bateria de 64 kWh, por exemplo, são "consumidos" cerca de 3840 litros de água. De acordo com Fichtner, é um valor obtido a partir de métodos de "cálculo normais". Isto é assim comparável à produção de 250 gramas de carne bovina, 10 abacates, 30 chávenas de café, ou meio par de jeans.
Segundo o especialista em baterias, o lítio é utilizado em grandes quantidades noutras áreas, mesmo antes dos carros elétricos. Ou seja, as baterias de iões de lítio também são amplamente utilizadas em dispositivos móveis, que são universalmente aceites hoje em dia.
Sempre me surpreende que o público nunca fale sobre lítio nos computadores portáteis ou nos telemóveis - mas de repente é um problema com o carro elétrico.
Exclamou o investigador alemão.
Interview on the consumption of resources for car batteries, in comparison to things we use in our daily life (in German)@HelmholtzUlm @ClusterPolis @CELEST_18 @EmagicEU @2030Batteryhttps://t.co/8E4wTQG2Yr
— Maximilian Fichtner (@MaxFichtner) December 3, 2019
Tesla vai remover terras raras do processo
O consumo de água envolvido na produção de lítio para as baterias de carros elétricos é apenas a ponta do iceberg. Fichtner faz estas estimativas para uma unidade de 64 kWh, que será um meio-termo da oferta no Tesla Model 3, cujas versões de longo alcance podem facilmente ir além de 450 km por carga.
Uma bateria de um carro elétrico pode permanecer impecável com 2000 ciclos de carga completa. Nesse sentido, isso poderia equivaler a uma distância total de cerca de 900000 km, usando os cálculos atuais.
Se existir um termo de comparação em relação à durabilidade dos produtos no tempo, as baterias de iões de lítio da Tesla são realmente menos poluentes do que outros itens quotidianos acima mencionadas. Cerca de 2000 ciclos de carregamento, afinal de contas, seriam provavelmente equivalentes a anos de uso médio de VE.
Empresas como a Tesla estão a trabalhar arduamente para melhorar as suas células de bateria. Na verdade, a Tesla evoluiu substancialmente as suas baterias. Como resultado, o investigador espera que as baterias dos carros elétricos tenham uma vida útil média de 3000 ciclos até 2025, o que tornaria as baterias VE ainda mais ecológicas.
Just how dependent is @elonmusk going to be on sourcing cobalt out of Africa to realize@Tesla’s Model 3 dreams of producing 5,000 cars a week? Check out @CultureBanx in depth coverage on @Forbes https://t.co/ETRHg17XZB pic.twitter.com/cuVCHksEwU
— Kori Hale (@korihale) June 12, 2018
O problema do Cobalto nas baterias
Segundo a sua conversa, o investigador discutiu um dos temas mais sensíveis em torno da produção de baterias: o cobalto. O cobalto desenvolveu uma reputação muito negativa devido às condições deploráveis em minas de cobalto nas áreas de extração como existem no Congo.
Felizmente, muitos fabricantes de automóveis estabeleceram um compromisso desde então. A utilização deste metal nos seus carros elétricos só era fornecido a partir de áreas que cumpram normas rigorosas. A Tesla faz isto e muito mais, pois está a tentar desenvolver baterias sem cobalto para uso num futuro próximo.
Nesse sentido, para já os fabricantes de carros elétricos estão num jogo de redução de cobalto. Contudo, a Tesla tem uma vantagem notável. Isto porque as baterias usadas no recém-chegado ID.3 da Volkswagen, por exemplo, contêm cerca de 12 a 14% de cobalto. O Tesla Model 3, por outro lado, só contém cerca de 2,9% de cobalto.
Apesar desta utilização, Fichtner prevê que, se as coisas correrem bem, as baterias sem cobalto poderiam entrar no mercado já em 2025.
Este artigo tem mais de um ano
Imagem: Tagesspiegel
Fonte: Via
Neste artigo: bateria, elétricos, lítio, terras raras, Tesla
balelas
Pode, por favor, comentar o porquê de achar que são balelas? Cálculos, um artigo, ou simplesmente elaborar.
É que vir aqui escrever “balelas” é muito simples e qualquer um pode fazer, mas não acrescenta nada e torna isto numa “tasca” onde só cada um diz uma asneira maior que o anterior e todos se riem…
duas vezes balelas!
Porque não sabe mais, e como pertence ao cartel à que defender o seu dono. Loool
três vezes balelas.
30 chávenas de café custam 20 mil euros. LOLOLOL
Que é que o cu tem a ver com as calças, o que custa 20 mil euros?
Estava a tentar perceber se o seu nível de argumentação ultrapassa ou não o de uma criança. Infelizmente não encontrei qualquer argumentação…
Não são balelas, apenas é divergir a atenção para outro lado, o problema do litio não está na produção das baterias, está na exploração onde além de ser realizada a céu aberto com efeitos nefastos para o meio envolvente ainda é necessário ter lavadeiras nas minas de extração para tratamento do litio que é feito com vários acidos, nomeadamente sulfurico e que depois se infiltram nas terras e rios. Para além disso temos a posterior alienação das baterias quando já não servem, a ideia de conversão para armazenamento só servirá a um pequeno nicho.
O lobby é grande e está forte, mas não passa disso, um lobby que conduz as sociedades numa direcção financeiramente aliciante para os clientes dos lobbistas.
Litio está longe de ser a melhor alternativa e à parte das emissões de CO2 (que são muito inferiores ao aclamado) dos carros de combustão, todo o lobby do petróleo consegue ser mais amigo do ambiente.
Mas leu o artigo ? é exactamente disso que ele fala.
“Cálculos feitos, a conclusão é que para produzir lítio necessário para uma bateria de 64 kWh, a água gasta é equivalente à usada para produzir 30 chávenas de café!”
Lítio tratado com ácidos ????? LOOOOOOOOOOOOOOL, estes discípulos
inventam com cada uma.
https://www.turbo.pt/baterias-dos-eletricos-poluem-motores-combustao/
A matéria prima que é maioritariamente extraída no Canada e enviada para a China onde é transformada para a construção das baterias vai a pé não?
E quando CO2 produz 1 kWh nas baterias?
Qual loby ??? explique lá? aquele que detém 2 % do mercado mundial ? LOL
“a ideia de conversão para armazenamento só servirá a um pequeno nicho.”
por acaso servem para todas, por isso mesmo é extremamente difícil arranjar baterias em segunda mão.
Mas você vive em que planeta? Quer lobby maior do que o do petróleo, carvão e gás!? As emissões dos veículos de combustão são inferiores ao aclamado!? Quando é que foi a ultima vez que fez a média de consumo pela qual o veículo foi homologado e as emissões calculadas?
Então, para si, qual é a melhor solução neste momento? Agora estou curioso…
Torna-se engraçado imaginar que um sistema de hidrogénio produzido por energia verde, não consome agua porque ela retorna no fim do ciclo.
Quando andamos todos com calças de ganga que para serem produzidas se gastam 500 litros (quinhentos) de agua, esta preocupação parece ser uma ninharia por comparação.
segundo o artigo sao mais de 7000 litros.
É muito provável que tenhas razão sim… até porque tal como diz o artigo que deixei abaixo, para produzir uma simples t-shirt foram precisos 2700 litros.
Nada se perde, tudo se transforma, os 500 litros gastos para as calças voltam ao ciclo da mesma forma que o sistema de hidrogénio.
Andas tão enganadinho Filipe.
Dou-te meia razão. O ciclo de retorno na transformação de que falas é verdade mas neste caso essa transformação não se traduz em água infelizmente.
Talvez não saibas mas a industria dos têxteis é a segunda maior poluidora do planeta a seguir aos combustíveis fosseis. Por causa dessa industria o Mar do Aral secou por completo. E mesmo que fosse verdade que esse ciclo voltasse a criar agua em algum outro lugar do planeta ele certamente provocou um impacto enorme na economia, na geografia, na ecologia e na taxa de população. Enormes perdas que não cabem na equação de Antoine Lavoisier.
Vê e aprende com este artigo para levares para a escola um pouco mais de sabedoria.
https://www.publico.pt/2019/11/29/infografia/pegada-roupa-391
O problema é nrsmo tudo se transforma.
Não comes dinheiro, transformas dinheiro em comida para depois sim a comeres. Depois de comeres tens energia acumulada e residuos biológicos. A primeira podes usar para arranjar mais dinheiro, mas a segunda… só se fores agricultor
Com qual energia verde? Com aquela que dizem não chegar para veículos eléctricos?
Não é preciso ironizar. Se souberes o que é energia verde talvez saibas que ela será produzida por meio de energias renováveis.
Hoje ainda é um fardo em muitos locais em que se produz essa energia mas a isso se chama fase de transição. A tendência é para acabar o mais rápido possível e se ainda não acabou, já são outros tostões que não caberá aqui discutir.
E sabe que se produzir hidrogenio usando água e electridade, 50 a 60% da mesma sai pelo ralo em forma de calor?
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Muita gente não percebe que a produção de hidrogénio é extremamente ineficiente.
Passar os carros todos para hidrogénio ia requerer aumentar a produção de energia mundial imenso, o que por enquanto só quer dizer mais carvão e petróleo queimados.
O conceito que move a ideia de uma “Economia do Hidrogênio” é a chamada Fotossíntese Artificial. A busca por um dispositivo que possa hidrolisar a água usando a energia solar, produzindo assim hidrogênio que seria aproveitado em células de hidrogênio tanto em veículos quanto em residências, indústrias, etc.
Ainda não se produziu um dispositivo verdadeiramente eficiente e economicamente viável para tal tarefa, no entanto grandes e promissores avanços foram obtidos nas diversas pesquisas que se desenvolvem em todo o mundo.
Para além disso eu acho que ainda há questões a se solucionar para o armazenamento e o transporte de hidrogênio. E as próprias células de hidrogênio ainda estão em processo de maturação tecnológica.
Por trás de tudo isso tem a hipótese de que o hidrogênio seria mais eficiente que as baterias elétricas em termos de autonomia, durabilidade e custo. Mas essa hipótese ainda não se provou.
Pessoalmente eu vejo com muito bons olhos tanto o desenvolvimento das tecnologias relacionadas ao hidrogênio quanto as tecnologias de baterias. Acho que são complementares e não concorrentes.
Se conseguires produzir essa eletricidade apenas de renováveis (ex: painei solares no telhado de uma estação de produção de hidrogénio), qual o problema disso se compensar na autonomia?
Porque essas coisas não são de borla !!!
Não é melhor ter os mesmos paineis a injectar na rede para que outros também possam usar quando eu não estou a usar ? em vez de deitar energia pelo ralo.
Eu gostava de saber o que fazem às baterias depois de mortas… e o impacto ambiental ?
Engraçado, como ninguém se preocupou com as toneladas de lixo electrónico que até agora se produziram ao longo das últimas décadas e neste momento só se fixaram nos carros eléctricos como sendo um “grave” problema!
O problema do lixo é global a tudo o que a humanidade fabrica.
Não é um problema exclusivo dos carros eléctricos, que até já se viu trazerem muito mais vantagens a todos os níveis: económicos, ecológicos, etc..
Mas, esta vontade ávida de só dizer mal dá nisto! Foco fechado sem olhar em volta.
Já que têm acesso à internet, não será difícil encontrar as inúmeras aplicações de uso destas baterias após o fim de vida desses VE.
Muitas baterias ainda estão em perfeitas condições para serem aplicadas em sistemas de armazenamento de energia de origem solar em habitações. Outras serão desmanteladas e serão aproveitados os seus preciosos constituintes, como se fazem noutros processos de reciclagem de materiais!
litio podem ser recicladas
Aqui tens a resposta à tua pergunta: https://youtu.be/QC4Rs_xQtvI?t=955
Resumidamente todos os materiais que compõem uma bateria de um veículo eléctrico podem ser reciclados indefinidamente e sem perder as suas qualidades!
Desta é que o lobby do petróleo não estava à espera….. ou se calhar até estava, já que é uma industria que faz milhões de $ por dia e detém o maior número de patentes registadas… agora pensem!
Sim é possível reciclar e reutilizar as baterias dos EV. Só que ainda não é possível nem lucrativo. Isso é um ponto que devia ter sido visto antes de começarem a vender os carros. No estado atual vais ter 10x mais vendas que a capacidade de recuperação, o que da um belo problema ambiental.
https://www.theverge.com/2019/11/6/20951807/electric-vehicles-battery-recycling
Não há viabilidade comercial na reciclagem de baterias ainda por uma razão de escala. A medida que se aumente o número de veículos eletricos tornar-se-há lucrativa a recuperação de materiais a partir das baterias usadas. Até lá elas devem ser estocadas para reciclagem futura e os custos de armazenamento devem estar embutidos no custo das baterias.
Esse processo já ocorreu com vários materiais que no início da sua respectiva indústria não tinham escala suficiente para a reciclagem e a medida que atingiram essa escala passaram a ser reciclados.
Claro que não é lucrativo, não as há para reciclar.
Ja disse mts vezes que a reciclagem das baterias usadas dos veículos eléctricos sera um grande negocio no futuro muito proximo! Quando começar a aparecer irei investir o meu dinheiros nessas empresas
Já há várias empresas a fazê lo cá.
O que faziam antigamente com os óleos usados dos veiculos a combustão ???
Metiam em bidons e enterravam não era ??
Que fazem agora ? aproveitam para fazer óleo novo !!
Porque não faziam antigamente ??? porque era caro e não dava à conta….
O mesmo vai acontecer com as baterias, de velhas se vai fazer novas.
Produzir as baterias nunca foi grande problema dos veículos elétricos, os problemas são extração dos materiais, as fontes de energia para os carregar, a inexistência de infraestrutura publica(rede) capaz de aguentar carregamentos em larga escala e por fim o que fazer com as baterias em fim de vida. (Ah claro reciclagem… neste momento isso são arco-íris e unicórnios….)
E quais são os custos em destruição do ambiente? 5 chávenas de café?
A própria existência humana já degrada e destrói o ambiente, mesmo sem VE! Com estes se calhar começa a melhorar alguma coisita.
Pelo menos o ar que se respira nas grandes cidades ficará mais leve!
Isto sem falar da enorme poupança energética obtida pelo facto dos VE rentabilizarem eficientemente o uso de energia. Porque os motores eléctricos têm rendimentos energéticos muito mais elevados (>90%) e sem tantas perdas como os motores térmicos (<30%).
Têm certamente custos ambientais. A maior parte do lítio extraído no mundo é de “brine” (tipo salina) e não a céu aberto como se quer fazer cá. No caso das brine o maior impacto é mesmo a agua gasta, mas até esta agua não se perde, passando a estar no estado gasoso para mais tarde se precipitar em forma de chuva.
Seja qual for o método, tem sempre muito menos impacto do que a exploração e refinação de hidrocarbonatos, com a vantagem de uma bateria dar para fazer centenas de milhar de kms, ao contrário do combustível.
E as lavarias necessárias para tratamento do litio extraído, onde são usados acidos nefastos como acido cloridico, isso deixa tudo morto num raio de kms já para não falar em contaminação de solo e águas.
LOOOOL
Eu não disse que não havia impacto. Só disse que o maior é o da agua.
Isso de deixar tudo morto num raio de kms até podia ser bastante impacto, não fosse o facto de estas explorações se situarem em planícies salgadas onde já é tudo maioritariamente morto…
Se formos comparar à extracção dos combustíveis, o impacto do lítio é uma anedota. E, como já disse, é uma vez para a vida toda do veiculo, ao contrario dos combustíveis…
Sempre me surpreende que o público nunca fale sobre lítio nos computadores portáteis ou nos telemóveis – mas de repente é um problema com o carro elétrico.
Isto dito por um investigador neste contexto é bastante grave e retira-lhe toda a credibilidade.
Agora imaginem as enormes minas a ceu que serão necessárias para produzir tal demanda. Uma coisa é produzir meia duziax outra são milhões e milhões. Curiosamente em Portugal ficam todas à entrada de parques naturais/nacionais.
Curioso será ver a evolução do preço. Será que com tamanha procura o preço para os telemóveis e afins não será que vai subir.
Conseguimos produzir tanto lítio e outras terras raras em suficiente? Ou vamos ficar ainda mais dependentes da China e Japão? Sei que no Japão descobriram um jazida enorme que resolveria o problema das terras raras, mas a que preço?
Aparentemente o artigo fala sobre a questão da água necessária, mas e o resto?
A reciclagem também é possível, mas com que preço? Não me refiro a dinheiro..
Será assim tão mau, existem cá minas de litio com possibilidade de visita às instalações aberta ao publico.
Eu percebo cá uma certa tentativa de algumas pessoas(não estou dizendo que é o seu caso) de apresentar o lítio como um grande vilão ambiental. Sim, toda mineração (TODA) possui um impacto ambiental considerável. O Lítio não é pior que a maioria dos demais minérios que consumimos normalmente sem fazer todo esse alarde.
Por que será que há essa intenção determinada de apresentar o Lítio como um produto perigoso, sendo que não é nem de longe esse o caso?
Se for para falar de minerais consumidos em baterias, talvez a mineração de outros componentes seja pior que a do Lítio e se compararmos a mineração de Lítio com a extração de Petróleo vemos que esta última é muito mais prejudicial ao meio ambiente e provoca muito mais dependência que o Lítio, então por que essa fixação por esse minério?
A mim parece ser apenas uma forma de apresentar um vilão ambiental para os carros elétricos, tentando minimizar por consequência a suas vantagens sobre os veículos convencionais. Um exemplo emblemático de viés de confirmação.
São pessoas que pertencem ao cartel, como os da droga, e tentam defender o seu dono a todo o custo. Lol
A melhor que vejo é esta: o veiculo eléctrico não tem futuro, o futuro é veiculo a hidrogénio. meu caro, o veiculo a hidrogénio é um veículo eléctrico. Lol
Os comentários dos haters são hilariantes.
Não explica porque os alemães não querem produzir litio na alemã mas eu explico. Para produzir as tais chávenas de café não se destrói definitivamente o terreno. Com o litio envenenado -se os cursos de água. Vejam o que diz o país que mais produz ao desastre ambiental no meio do deserto. Agora imaginem que é na nossa área urbana ou agrícola.
Litio envenando? Loool, você bebe litio todos os dias e não sabe.
Você bebé água todos os dias e não sabe que se for demais pode envenena -lo?
Por isso mesmo só bebo vinho. Lol
Cerveja 😉
Ele não sabe explicar, o que envenena são lavarias, que usam acidos, nomeadamente acido cloridico para tratar o litio extraído, isso sim contamina solo e águas.
Não se esqueça do acido sulfúrico, nítrico e muriático.
É interessante ver tamanha preocupação com a exploração de lítio, com a reciclagem de baterias e a capacidade da rede assim que os VE se tornem comuns.
Mas há pouca gente que percebe que a exploração de hidrocarbonetos é severa para o ambiente, com casos extremos como o fraking. Também não se perguntam sobre a reciclagem dos componentes químicos que saem de um tubo de escape e das peças e óleos substituídos num carro a combustão. Já para não falar em toda a energia que se desperdiça desde a exploração de crude até se pegar na pistola num posto de abastecimento.
Quanto à pressão na rede elétrica, verifiquem qual a indústria que gasta mais energia nos seus processos. Vão descobrir que é a da refinação de hidrocarbonetos.
Por favor, informem as pessoas e não cedam a especulações.
Nenhum sistema de transporte é 100% amigo do ambiente, mas podemos transitar para esse estado um dia. Até lá usem o que menos impacto produz.
Andar? Carpooling? Transportes Públicos?
Como eu referi, nenhum é 100% amigo do ambiente. Até andar gasta solas e energia que teremos de repor com uma refeição. Tudo é energia
Cobalto não convém falar muito porque afinal a maior parte dele é usado para refinação de combustível. Nem um piuuuu.
Como é que passam de poluição para consumo de água? Que trapalhada monumental.
A coisa mais importante da noticia é a referencia aos quase 4000 litros de água para se ter 250gr de carne de vaca. Quem se preocupa com o ambiente e por isso não toma banho de emersão deve ver que este apenas gasta 260 litros. Ou seja um bife de vaca gasta a mesma água que uma semana de banhos de emersão. Devíamos parar para pensar nisto, e deixar de folclore de algumas medidas.
Cada um acredita no que quiser, eu pessoalmente!! nada de jeans de agora em diante só mini-saias …
Mas onde é que se compara a água gasta na produção de Lítio, com a água gasta na produção de abacates?
O nível de poluição é o mesmo?? o que está na natureza e o que é utilizado na industria é a mesma coisa??
o café ingerido polui o ambiente???
A mim parece-me uma tentativa de lavagem cerebral….
Em suma, que comparares descabidas num enorme jogo de interesses…
O investigador refere o nível de consumo de água no momento da produção. Quanta água é usada para produzir café que servirá 30 chávenas. No fundo ele está a nivelar tudo à base. Não tem nada de lavagem cerebral, tem a ver com o comparar processos comuns. Depois podemos extrapolar outros níveis de desenvolvimento, mas aí já não se terá um “comparador”.
É querer desviar as atenções, tal como todo este movimento ambientalista tem feito.
Olham para o que lhes dizem, não olham para o que acontece.
Mas já viu algum ambientalista defender a extracção do que quer que fosse ? já viu algum a defender que não se ande 1 em cada carro a gasóleo e passe a andar 1 em cada carro eléctrico ? Acorde homem…
Nem se compara com a água usada em refinação de combustíveis.
A verdade, eventualmente, acaba por vir ao de cima…
Parabéns pelo artigo!
A verdade? Ou será a ignorância da verdade?
Você é que diz o contrário , prove-o !!!
Já agora sabiam que a quantidade oxigénio gasto por um operador durante produção de Lítio, é a mesma de um voluntário a fazer uma recolha de lixo. Logo o resultado final (oxigénio consumido) é o mesmo!!
Mais uma noticia no alinhamento: Abaixo a exploração sexual das galinhas! Quem quer ovos quiser os ponha.
ora bem, fazendo contas simples:
meio par de calças= 3840lts *2= 1 par de calças= 7680lts de agua por par de calças… ou seja, quando se produz um lote com 10 calças vamos gastar 768000lts de agua.
eu nao conheço a industria têxtil, mas custa a crer que na produção de 10 calças de ganga seja necessária tanta agua, pois esta deve ser usada em grande parte para o tingimento do tecido… a nao ser que estejamos a contar com a produção do tecido, com a produção da linha que faz o tecido, com a produção do algodão (e outras matérias primas) que compõem o tecido em si.
continuando, para uma chávena de café expresso sao necessários +- 7 gramas de café * 10= 70 gramas de café=3840lts de agua * 14.29= 54873,6lts de agua = 1000 gramas de café.
mais uma vez nao conheço a industria, mas decididamente temos de contar com a produção do cafeeiro, com a secagem, torragem, moagem e todo os processos associados a produção do café ate chegar na nossa mao.
isto para dizer que é necessário olhar com muita atenção para estes numeros e a que fase da produção do produto final eles correspondem.
vamos continuar, para fazer uma bateria de um carro electrifico, neste caso o leaf pq nao encontrei dados relativos aos tesla, sao necessários entre 4 a 6,4 kg de lítio. agora estao a dizer que para ir buscar este litio apenas gastamos 3840lts de agua? nao me parece, ate porque a quantidade de minerio a ser extraido para obter o litio deve ser muito mais elevado (talvez multiplicado por dezenas ou centenas) do que a quantidade de produto final obtido. isto do litio. se formos falar dos outros minerios utilizados na bateria em si o numero aumenta sem duvidas nenhumas.
resumindo, gostava de saber como foi tudo calculado:
quero saber a quantidade de minerio bruto necessario (litio, cobalto e todos os outros), a quantidade de agua necessaria para a extraçao, para a refinaçao, purificaçao, na produçao e depois quero ter o resultado final do uso de agua…
apenas a minha opiniao
Sem contar com o cobalto.
Cuidado quando se fala de cobalto, não convém falar muito, afinal a grande maioria dele é usado para refinar combustíveis.
Já agora, também já viu quando se gasta de água para refinar um litro de gasóleo ?
nao vi nao.
apenas usei os dados brutos que foram dados pelo artigo.
tentei encontrar mais dados mas sem sucesso.. por que sera….
Porque é uma coisa nova, sem grande dados ainda.
Mas para a refinação de combustível tem os relatórios das refinarias da GALP, da ultima vez que vi ia em 0.68 m3 de água por cada tonelada de petróleo refinado.
0,68m3 de agua sao literalmente 680lts de agua. seguindo a lógica do artigo é mais ecológico refinar crude….
Capaz… então para refinar crude, quantos litros de água precisas?
@ vitor m.
a resposta esta na pergunta. sao necessarios 680lts de agua por cada tonelada de crude
Pronto, então o crude refinado polui pouco. Não se pode é queimar 😉
Cada tonelada, em média de petróleo dá uns 150 a 170 litros de diesel e uns 300 litros de gasolina, valores que variam muito dependendo da qualidade do mesmo.
Seguindo a lógica é algo muito pouco ecológico visto que só dura uma vez….
nao estamos a falar de duração mas pegada ecológica, neste caso consumo de agua, na sua produção. foi o que o artigo falou. alias, o artigo disse que por cada 10 chávenas de cafe sao gastos 3840lts de agua para este chegar a nos…
@ vitor m.
verdade, o problema é que para carregar as baterias temos de usar electricidade verde, o que em muitos casos nao é verdade ou possível.
na minha opinião, o que temos mesmo, mas mesmo de fazer é diminuir o desperdício, seja ele onde for.
neste caso da industria automóvel, era bom trocar um carro em cada 20 anos e nao de 5 em 5 (e menos em alguns casos) de forma a deixar de promover um automóvel como um produto de consumo.
isto das pegadas tem muito que se lhe diga, tudo o que fazemos deixa pegada. so o simples facto de estar a ler e comentar este artigo eu estou a deixar uma pegada carbónica.
volto a dizer, temos é de reaprender a nao desperdiçar
Não pode contabilizar pegadas sem incluir todo o ciclo, gastou essa água para beber 30 cafés, mas no caso do crude e até das baterias tem ainda muito água e outras contas para incluir.
Concordo, devemos racionalizar e desperdiçar o menos possível, eu também não acredito que só eléctricos ou outra seja solução, a solução passa por um mix, cada uma com a sua utilização própria e aproveitada no seu máximo rendimento.
basicamente destilação fraccionada do petróleo…. do que investiguei não é utilizado cobalto na refinação….
https://pt.wikipedia.org/wiki/Cobalto
Procure por catalisadores de petróleo.
ja vi thanks. é usado para catalisar os vapores da refinação para nao serem tao nocivos
o cobalto é usado para catalisar os gases da refinação de forma a tornarem-se menos nocivos. nao sei quantidades porque tb, la está, nao convém saber.
seja como for, eu nao estou a defender A nem B. apenas estou surpreso como necessito de gastar tanta agua para fazer um par de calças quanto a necessária para fazer 2 baterias para EV que custam se calhar 10k€ cada…. so isso
https://www.cobaltinstitute.org/desulphurisation.html?fbclid=IwAR3m9YdlcEdjrgy1TsY7ClCNWDPJunId2bva4O4MEADosJhjClGD1dCiJZs
https://www.desmogblog.com/2018/05/02/cnn-wrongly-blames-electric-cars-unethical-cobalt-mining?fbclid=IwAR33B4FODKB1HdLmf51WROUs3bOxpJxAk3-UoaZT40avcG03y1qBvM7DhnU
Também consigo viver bem com isso se o crude não fosse queimado.
Como é que é cultivado o,café? Em climas quentes com muita pluviosidade e zonas de altitude. A água usada na cultura é a das chuvas e penetrava terra “sãzinha” ao contrário da usada na produção do lítio nomeadamente na lavagem que fica poluída durante décadas e polui por onde passa. A água utilizada na máquina de café, além de pouca, muito puçá mesmo, volta ao ciclo através da urina…… mas que raio de notícia estupidamente tendenciosos!!
Água da chuva? Não acredite nisso. A rega é um dos pontos fundamentais, se esperar só o que vem da chuva…. macera 😉
Outro a confundir o lítio com o petróleo.v lol
É começar tudo a andar a pé ou de bicicleta como antigamente que já há menos poluição.
Vocês pararam com a chegada do Korona? Para onde posso enviar meia dúzia de SMS que apresentam as PILHAS E ELECTROLISE nas vuaturas e barcos, ou seja HIDROG+ENIO, poluição O, tão fáceis de executrar em Portugal…
A séria, então porque não aplica a ideia e fica milionário ?
Meu caro, Já fiz 81 e tenho que me chegue para ter um bom funeral se não fôr encaixotado à pressa na pandomia…Mas como tenho Netos deixe acabar a quarentena e terei mtº gosto em voltar a contactá-lo. favor troque mail . eugenioaoliveira@gmail.com
Então passe a ideia aos seus netos.