Lexus vai lançar carro com autopiloto que dispensa as mãos ao volante
A Lexus está a trabalhar num carro de piloto automático em que o condutor nem necessita ter as mãos ao volante.
O carro será lançado já este ano e, pelas características, espera-se que seja um concorrente à altura dos veículos Tesla.
A competição pelo título de melhor carro autónomo está, aos poucos, a evidenciar-se.
Neste segmento temos a Tesla, como uma das marcas mais conhecidas, mas outros nomes, associados até aqui aos carros tradicionais, têm revelado os seus modelos que fazem uma frente justa aos carros de Elon Musk.
Lexus vai lançar este ano um carro autónomo que não precisa de mãos ao volante
A marca da Toyota está a preparar um carro com piloto automático para ser lançado já em 2020. Através do sistema de autopiloto, o veículo será capaz de realizar mudanças de faixa e ultrapassagens, sem a necessidade de levar as mãos ao volante.
Numa entrevista dada na semana passada, o presidente da Lexus, Koji Sato, referiu que o veículo será lançado este ano de 2020, e virá equipado com um novo dispositivo de direção automática Highway Teammate.
O sistema Highway Teammate tornará o carro capaz de trocar de faixas e realizar ultrapassagens. No entanto, tal como outros concorrentes, apenas funcionará em estradas previamente mapeadas.
Sato adianta, no entanto, que este modelo será um "hands off but not eyes off. Ou seja, apesar de as mãos poderem estar fora do volante, os olhos devem continuar com a atenção focada na estrada.
O facto de ser possível não ter as mãos ao volante, já coloca este sistema à frente do autopiloto da Tesla, onde é obrigatório manter as mãos na direção.
Para já ainda não há mais informações oficiais acerca deste novo carro Lexus.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
Não acho que este sistema seja a frente da tesla só por isso, o da tesla requer por segurança.
Sem mais nenhuma base de comparação este é portanto mais inseguro.
+1
São aproximações diferentes para obrigar o condutor a ter atenção. Este deve usar uma câmara para perceber se o condutor está a olhar para a frente, tal como é feito no Cruize da GM.
O que me parece mais frágil no sistema é o facto de se basear em mapeamentos. Além de estar limitado às areas mapeadas, qualquer alteração no ambiente (obras, acidente, etc.) será um problema. E já agora, boa sorte para eles quando perceberem a tarefa monumental que é manter actualizados desta forma detalhada biliões de kms de estrada…
esta limitado por uma questão de segurança extra, mas na realidade o mapeamento não é de todo obrigatório, a sistema de visao e sensores é o que mais vale em sistema de piloto automático, não é o mapa que diz quantas faixas tens disponíveis mas sim as cameras.
No sistema da Lexus o da GM o mapeamento limita o funcionamento pela forma que está implementado e não por segurança. Só em estradas mapeadas é que funciona e é o mapeamento que dita as vias que podem ser usadas. Claro que o carro apura a localização na via com os sistemas internos, mas sem o mapeamento não vai navegar pelo ambiente.
Eléctrico ou a combustível
Pensei no mesmo.
Lá por ter “auto-pilot engage” como no wipeout, não quer dizer que seja eletrico.
a minha mulher precisa de um…eheh
Mais um pseudo Tesla killer. Enfim pobres coitados.
Ficava feliz com 1% da pobreza do grupo Toyota Motor Corporation. Vamos-nos deixar destas guerrinhas sem sentido. Devemos muito à Tesla pelo salto tecnológico mas as outras marcas, principalmente o grupo Toyota, têm feito um esforço grande pela evolução tecnológica que temos visto no setor.
Em termos de qualidade, engenharia, feabilidade.. etc etc etc etc.. a Toyota come a Tesla ao pequeno almoço e ainda fica com fome..
Comparar a Tesla com a Toyota é mais ou menos como comparar uma bicicleta com um avião 😀
“Comparar a Tesla com a Toyota é mais ou menos como comparar uma bicicleta com um avião” tens razão. Mas olha, trocaste a ordem da bicicleta e do avião…
Lol, foi isso mesmo que a porsche pensou, e afinal ficou aquém das expectativas.
Estas a comparar uma empresa que faz automoveis a quase 100 anos e nunca fez um carro eletrico com uma que faz carros a menos de uma decada e mesmo assim é marca a bater so segmento…
Sim, julgo que o RR indicou bem as diferenças de forma genérica. São empresas distintas: uma é uma marca global com experiência a construir automoveis, tal como outros grupos automoveis, e vendas anuais superiores a 10 milhões de unidades alcançando praticamente todos os mercados. A Tesla é uma marca de nicho com assenta em marketing e com representação em alguns mercados.
Quanto ao ” quase 100 anos e nunca fez um carro eletrico ” tem de se informar melhor.
A Tesla ser a marca a bater tínhamos aqui pano para mangas. A título de exemplo, deixo um link para uma concorrente da Tesla que também faz um bom trabalho nos segmento eléctrico, só que não aposta tanto no marketing:
https://www.autoblog.com/2020/02/11/nikola-badger-hydrogen-battery-electric-pickup-truck/#slide-2207823