Lento crescimento dos elétricos leva General Motors a desistir e voltar a apostar nos híbridos
As vendas de carros elétricos não estão a crescer ao ritmo que a General Motors previu. Por isso, a multinacional anunciou que vai abrandar os seus planos de eletrificação e voltar a fabricar híbridos plug-in.
A história dos carros elétricos não está a escrever-se por linhas tão direitas quanto esperado, pelas fabricantes e pelos governos. Assim sendo, aquelas que investiram na tecnologia e apostaram nela as suas fichas, estão a ver-se obrigadas a reestruturar estratégias.
Exemplo disso é a General Motors.
Por um lado, anunciou recentemente a sua intenção de abrandar os planos de eletrificação, conforme as projeções segundo as quais o crescimento dos automóveis elétricos estagnará entre 2024 e 2025.
Por outro, confirmou que, paralelamente, voltará a fabricar híbridos plug-in para o mercado americano - uma tecnologia que abandonou há alguns anos com o objetivo de se concentrar nos carros elétricos a bateria.
Esta estratégia dever-se-á, também, às sugestões da sua rede de concessionários, que refere que muitos clientes procuram, agora, um meio-termo entre os modelos com motor de combustão interna e os puramente elétricos.
A GM continua empenhada em eliminar as emissões de gases de escape dos seus veículos ligeiros até 2035.
Mas, entretanto, a implementação da tecnologia plug-in em segmentos estratégicos ajudar-nos-á a satisfazer a procura dos clientes e a proporcionar alguns dos benefícios ambientais de um veículo elétrico, à medida que a nação continua a construir a sua infraestrutura de carregamento.
Disse o porta-voz da General Motors, Phil Lienert, ao InsideEVs.
Relativamente aos híbridos plug-in que a empresa comercializa na China, a mesma fonte partilhou que a empresa está a "calendarizar os lançamentos", de modo "a cumprir os padrões mais rigorosos de economia de combustível e emissões de escape que estão a ser propostos".
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Bem, 1 mês com meu model 3 (comprado usado que o homem é pobre) decide fazer um teste de comparação directa com o meu charuto diesel.
Em cidade o carro é ainda melhor que o que imaginava, assim como para certa utilização. Aqui não há dúvidas.
Mas como nem todos têm as mesmas necessidades fiz um teste, usando o model 3 numa viagem de 220km que costuma fazer, com nacional e auto estrada.
No diesel, custumava fazer entre 6 a 6,5 L/100, e o que fiz foi fazer essa viagem no M3 com exactamente o mesmo ritmo de andamento. Saí de de casa com autonomia para 476km e cheguei ao destino com automina para mais 103 km.
Conclusão, o model 3 é excelente, mas não é para apressados durante longos percursos. Até pode ser, mas requer planeamento.
Um hibrido com autonomia 200/250km em modo electrico e com um deposido de 35 litros (ou menos) seria o ideal para grande parte das pessoas, e atendia a necessidade da esmagadora maioria.
Como ando a procura de um M3 usado, podes dizer:
– com quanto kms comoraste?
– e importado ou qual foi o site onde procuraste o modelo?
Obrigado 🙂
2020, 77.000km, 26.000 euros, nacional.
SR ou LR?
É o de 351cv
Tá bem e a capacidade da bateria, qual é? 60ou 82kWh?
Se não sabe se é LR ou SR, como sabe a capacidade da bateria ?
Como é q sabe q n sabe?
Se soubesse teria respondido…
Comprou o carro e não sabe o que comprou? Essa é boa…
Então porque não respondeu ?
Se calhar esqueceu-se de comprar o pacote de dados ilimitado e está sem net no Tesla.
Isso não tem nada a ver com os dados.
Sem dados não pode consultar. Tem q pagar dados para ir ver.
Não pode consultar porquê? Essa é nova, agora sem dados não consegue ver as especificações do carro ?
Loooooool
Ó homem, qual a duvida na compra de um Tesla em 2ª mão, fazem 700 mil km as baterias duram 600 mil km e nem pastilhas de travam gastam, qual é a duvida? 🙂 🙂
@Anung, parabéns pela tua analise do Model 3, realmente parece ser sincera e a conclusão que chegas-te é bom mas não é para todos.
Consumos de 6 a 6,5 l aos 100 ou vais muito carregado ou o próprio carro é pesado
é destes comentários que precisamos! com um real feedback, seja ele optimo ou mau
Senti a necessida de fazer algo real sem tretas.
Neste percurso ao ritmo do diesel a gastar 6 – 6.5 o tesla no máximo deve fazer 300km.
Ideia completamente errada. A maioria das pessoas nem 100km faz por dia.
Um veículo 100% eléctrico cumpre sem qualquer dificuldade essa necessidade, com melhores consumos e evita custos de manutenção a duplicar com é o caso dos PHEV.
Os PHEV faziam muito sentido há 10 anos quando praticamente não existiam, hoje existem aos pontapés por uma razão muito simples, os construtores automóveis querem vender o mínimo e indispensável de VEs e manter o negócio da combustão por o maior número de anos possíveis.
A maioria das pessoas nem deveria ter carro.
…eat ze bugs and own nothing!
o nível de empatia está ao rubro!
Portanto claramente para a maioria das pessoas o carro que tem serve. Mas a obrigatoriedade da electrificação (sim, obrigatoriedade) é o que faz sentido
Então qual é o seu electrico ? se é obrigatoriedade…..
Houve muitos tiques nesse sentido. Ou ainda lhe restam dúvidas?
E de quando em vez ainda aparecem aí umas borboletas com ideias que depois de levarem um par de tabefes vêm dar o dito por não dito.
Houve onde ? Qual é o seu eléctrico ?
Também aparece muita coisa que fazem de vocês uns bonecos, basta alguém dizer alguma coisa e acreditam logo em tudo, caso dos 15 das reparações, foi só rir…..
Carro de empresa
Não, obrigado.
Compras-me um entao? Senao continuo com o meu diesel
O seu diesel foi dado ?
Claro a maioria das pessoas têm a sua vida.
E a maioria das pessoas têm a sua vida ?
A maioria das pessoas têm a minha vida, andamos sempre a correr. Você não, ainda bem.
Correr para ?
Blá, blá, blá …
Penso que a autonomia dos hibridos actuais em modo eléctrico não é tão alto. Acho que anda apenas na faixa dos 50-100 km
Sim, mais ou menos isso.
Não sei sequer se existem híbridos com 200 km de autonomia mas na minha opinião seria um desperdício apostar nisso a grande maioria das pessoas nem 100 faz por dia um carro com 50km de autonomia está optimo para a grande maioria das pessoas o meu faz 45 e está perfeito vou e volto todos os dias sem problemas quando chego a casa ligo uma tomada
Também já tive um M3 DM. Pneus novos de 10.000 em 10.000 Kms e problema na suspensão traseira. Agora uso um KIA Kauai EV. Boa sorte com a máquina!
O que é que fazia para “queimar” uns pneus em 10000km. Não me diga que andava como no KIA.
Pneus novos a cada 10k porquê? A que conclusão chegou para esse desgaste anormal dos pneus? O peso da viatura?
Pergunta séria, estou mesmo curioso em saber.
A Hertz diz q os pneus se gastam em metade do tempo a comparar com um a combustão.
Sim, só se esqueceu que eles fazem a extrapolação da potência e até do arranque, compare lá isso com carros com a mesma potência e depois digamos a conclusão.
Isso já percebi, queria era saber qual a causa desse desgaste.
Potência e binário máximo ás zero rpm. LOL
Falta só aí o preço da carga – em casa e na estrada – para o pessoal ter uma ideia do que lhe vai pesar no bolso, que é o principal.
Espera! a aposta foi trocar o 100% por um híbrido?
Hahaha
Trocamos um carro eléctrico por um carro eléctrico e a combustão!
Tem piada porque é ridículo.
Portanto não desistiu, vai também lançar híbridos plugin.
Tudo a ver. lol
PHEV são carros a combustão.
PHEV são carros eléctricos e a combustão. Mas ok, já sabemos que é mais um que não pesca nada de carros.
Na melhor das hipóteses são 5% elektros e 95% a combustão.
São onde ?
Na autonomia.
Se for para o lado do uso que lhe dão, o racio passa para 100% a combustão após o 1⁰ mês a explorar a novidade elektra.
Como sabe o uso que lhe dão ?
Já lhe disse que tenho um amigo que tem uma c300DE. E tb pelo que se vai lendo.
A bronca foi ao ponto de alguns países terem retirado subsídios a esses carros, exactamente por causa disso.
Ainda a tem ? Se é tão mau porque não a vende ?
Tirou os subsídios porque faz mais sentido darem os mesmos subsídios aos EV do que a híbridos.
Pp havia de vender?
Anda a gasóleo como no outro Merc. q tinha antes.
A cereja no topo do bolo é que comprou um carro novo a gasóleo e teve direito a uma catrefada de descontos Lool.
Não retiram por fazer maior ou menor sentido nos elektros. Retiraram pq se provou q os condutores não usavam a opção elektra. Essa foi a explicação q acompanhou a notícia.
Segundo você, é um carro a gasóleo que quando avariar custa uma pipa de dinheiro. Se fosse mau e realmente não tivesse vantagens, já o tinha vendido, já que também pagou mais por ele só para ter essa opção.
Exato, faz mais sentido dar a eléctricos porque esses realmente fazem a diferença.
Como disse ,o facto de ter tido uma catrefada de descontos dados pelo erário público fez com que a c300DE ficasse muito mais em conta que o equivalente c300D.
O único inconveniente é o peso a mais.
Se é inconveniente porque não o vende?
Então ele anda cansado de andar com ele às costas ?
É um pequeno inconveniente largamente compensado à conta do erário público.
Prós e contras acaba por valer a pena o sacrifício, loolool
É como o seu, só compensa à conta do etário público, ah mas espere, está a deixar de compensar.
Então mas por não vende e compra um mais barato ?
É engraçado como conseguem ter coisas que não querem nem gostam e até fazem sacrifícios.
Sinceramente e estou de coração aberto, estou-me pouco a borrifar se compensa ou não. Habituei-me a usar o Diesel para grandes tiradas não pela economia mas sobretudo pelo descanso de não parar para abastecer.
O gasosas o mais longe q foi nestes últimos anos foi a Santarém. De resto é só para as voltinhas. O Diesel só sai para voltinhas qd é para atestar o depósito uns dias antes de uma viagem programada.
Sim sim, grande desculpa, se tivesse ao preço de hoje, tinha mesmo comprado o chaço.
Resumidamente a fazer 10.000 por ano um carro a gasolina convencional 20.000/30.000, um electrico 40.000/50.000. Revisões que ambos têm de fazer, electricidade que tens de gastar, manutenção… Fazendo as contas daqui a mais de 10 anos recuperas o dinheiro investido no electrico para não falar do valor usado electrico,… Eléctricos vão morrer tão rápido como nasceram. Mas burros eram os japoneses!
E num a combustão recupera o dinheiro em relação a quê? À bicicleta.
Tanto eram burros que estão a ficar espertos. Lol
Vão morrer nos seus sonhos.
@JL, o que o @Miguel Oliveira diz é a diferença de preço do valor de compra de um a gasolina, para um VE.
As mesma contas aram feitas a quando da comparação de um carro a gasolina ou a diesel, a diferença de preços para realmente compensar tinha-se de fazer muitos km.
Não concordo com as contas do Miguel, para quem possa carregar o carro em casa com paneis é um excelente investimento, mas para isso ou tem de trabalhar a partir de casa ou deixar o carro em casa alguns dias, ou se poder carregar no trabalho ai é tudo lucro quer seja por paneis ou da rede elétrica se for o patrão a pagar.
Sem falar no conforto que deve de ser circular dentro das cidades de VE, então para os peões e motociclista é uma alegria não levar com fumos
Passa-se com os carros eléctricos aquilo que já se passou nos carros a diesel… As pessoas só olham para o custo directo e não é assim que se faz as contas. “Já poupei num ano 500€.” Mas entretanto já gastou mais 10.000€ que na compra de um carro a gasolina. Poupou?? Não me parece! Tal como os carros a diesel os elétricos para compensar tem de fazer pelo menos uns 40.000 km por ano. E para não falar que o carro eléctrico é um problema vender usado… A Toyota se não me engano fez uma parceria com os chineses da BYD, estão a desenvolver motores a hidrogenio. Isso sim acredito que vá ser o futuro. Na China o consumo de eletricidade é tanto que as infraestruturas existentes já entram em sobrecarga. Os carros eléctricos como estão vão ficar obsoletos não tarda…
Há décadas que se ouve falar nas promessas dos motores a hidrogenio. Hoje em dia já é conhecida a eficiência energética deles: à volta de 30% nas fuel cells, comparado com o eléctrico a baterias, e menos ainda, muito menos, no H2 a combustão, que só foi experimentado pela BMW e chutado logo para canto. Esse não vai acontecer de certeza.
Tanto que não olham que fazem contas, claro que dizem, já pouparam para retirar a essa parcela.
A byd não tem com hidrogênio. Mesmo que tivesse, então depois compensam em relação a quê? Sabe o preço do hidrogênio e do carro ?
Então se sobrecarrega com as infraestruturas existentes como não vai sobrecarregar com hidrogênio que consomem 5x mais de electricidade ?
O consumo de electricidade para fabricar baterias não conta, claro.
Claro que conta mas a comparação é absurda porque estás a comparar consumíveis com um produto acabado.
E o consumo de electricidade para combustíveis não ? Começa logo no poço…
Gerada com os restos dos próprios combustíveis… onde deitaria os restos se usasse a eletricidade da rede ?
Alguns, que curiosamente são uma das grandes formas de poluição, por isso a refinaria ser a maior instalação poluidora do país, mas claro que essas emissões nunca entram nas contas….
Usavam para fazer calor nas fábricas que necessitam.
Não se esqueça que dessa poluição apenas pode atribuir 30% aos combustíveis rodoviários. Os restantes 70% terá que imputá-los a udo o resto. Inclusive matéria prima para carros elektros e chão para os elekros circularem e estragarem!
E tb não se esqueça que o combustível que chega às termoelétricas para produzir electricidade para elektros, tb têm que se refinados!
E se fosse queimar os resíduos n’outras fábricas, iriam poluir igual ou pior pq se há fabrica que se preocupa com o ambiente e toma medidas para minimizar os estragos é a refinaria. Já das outras para onde sugere que vão esses resíduos já não estaria tão certo disso!
Errado, a maior produção é em combustíveis, plásticos e outras coisas são resíduos.
É isso é, os a combustão são produzidos com madeira e rodam fora da estrada.
Segundo a Galp nem 10% são, portanto a maior poluição é para combustíveis.
Oh sim, a refinaria é o exemplo de sustentabilidadem loooool
https://www.galp.com/corp/pt/sobre-nos/o-que-fazemos/industrial-midstream/refinacao-e-logistica
E não se esqueça, levar esses resíduos para fora da fábrica para outras fabricas iria aumentar ainda mais a poluição.
Tira muito mais q combustíveis rodoviários e plasticos.
Tira betume, tira diluentes, tira querosene, tira Fuel óleo para a Madeira e parq navios, tira compostos para tintas, medicamentos perafina,etc
E exporta muitos deles.
Estão ali os números, não me diga que a refinaria não sabe o que tira….
Já agora, carros a hidrogênio são eléctricos na mesma, a diferença está no abastecimento e no custo que é 10x maior.
Exactamente.
Quando a malta tiver de comecar a ter que trocar os carros eletricos por outros é que eu quero ver. Até estão baratos
Por outros …. Eléctricos.. lol
Até são baratos
Barato ou caro depende da utilização, um a gasoleo é mais caro que um a gasolina, no entanto o parque automóvel português é maioritariamente a gasóleo.
Isso é porque a malta quando viaja é para longe e a gasolina não dá para viajar para muito longe. 😛
Longe ? Tipo Algarve, num país pequeno, ya, tanto valeu a pena que daqui a pouco já pagam mais pela gasóleo do que pela gasolina…
Desde há uns anos que reparo que Isto é cíclico. Chega o Inverno/frio aumenta o gasóleo pq aumenta a procura pq é preciso muito para aquecimento e fazer mais elecricidade para aquecimento.
Chega o Verão aumenta a gasolina porque os américas procuram muita gasolina para a driving season.
Tudo serve de desculpa para carregar nos preços nesta UE desgraçada.
Até aqui nada como ter um gasosas e um zagoil para funcionarem ao sabor dos apetites.
O problema agora é que aumentam os dois. Deve ser das guerras, o 3º factor que impacta com o combustível na UE looolool
Só os electrões se vão safando, enquanto choverem subsídios loolooolol
E não fazem electricidade de gasolina ?
Curioso porque a maioria dos geradores vendidos por aí são a gasolina.
Ah o preço da gasolina em Portugal muda devido aos americanos ? Parece lógico. Loool
Enquanto choverem subsídios ? Têm chovido bastantes subsídios é para os combustíveis, e parece que vai continuar.
Se a culpa é dos americanos? Sinceramente e como disse no coment acho que é mais uma desculpa para nos espezinharem ainda mais.
Bem como a treta do gasóleo no inverno
Em relação a geradores…
A gasolina eram os motores de tirar água do poço. Geradores há a gasolina para o cidadão comum. Os grds geradores são a gasóleo.
Como qq motor, devem ser periodicamente ligados tanto no inverno como no verão. Caso contrário estragam-se.
Estragam ? Então os clássicos estão sempre a trabalhar ? Looool
Os grandes geradores são a gasóleo porque o gasóleo é subsidiado, vá lá ver os grandes geradores nos estados unidos se são todos a gasóleo.
Ohhhh… os ricos já estão todos servidos e agora, como era previsível, perceberam que os obscenos preços dos EV’s não estão ao alcance da classe média? E ainda por cima focam-se nos híbridos que são igualmente acima das possibilidades dessa população?
Experimentem baixar os preços dos EV’s para um valor acessível e se calhar, digo eu, vão perceber que até se voltam a vender melhor.
Pois o problema é que se baixarem muito o preço, as marcas perdem na margem de lucro… As marcas acham que querem perder milhões de € e já devem estar a perder, mesmo assim não vendem a Renault já está a ver que foi um erro mudar radicalmente. Eles são uma marca para classe baixa/media não para media/alta. Isto dos eléctricos dou mais uns anos ou marcas como Renault,… Entram em falência porque não vendem!