Lembra-se do Renault 17? Vai querer ver como foi redesenhado para o futuro
A Renault tem apelado aos nostálgicos, redesenhando verdadeiras lendas da marca e adaptando-as ao futuro da mobilidade. Agora, chega aquela que pode facilmente ser uma das melhores adaptações. Diga-nos o leitor, após conhecer a versão elétrica do Renault 17!
Quando os produtos são feitos com mestria, o legado permanece forte. No caso da Renault, este tem sido agitado pelas versões futuristas dos seus modelos mais icónicos.
Em 2021, a marca iniciou uma série de projetos criativos destinados a reinterpretar os seus veículos, tendo estabelecido parcerias com designers, no sentido de fundir a sua herança com inovações que refletem o futuro.
Desta vez, e em parceria com o designer francês Ora Ïto, a empresa entregou um concept elétrico do R17, um veículo originalmente lançado em 1971 como um símbolo do design dos anos 1970.
Na altura, o Renault 17 espelhava a irreverência, e o redesign de Ora Ïto mantém-no fiel às suas raízes ousadas, integrando um espírito moderno e tecnologia elétrica.
Para o designer, redesenhar o Renault 17 foi uma oportunidade de combinar a sua filosofia de design "simplexity" com os elementos originais do automóvel clássico. O seu objetivo passou por simplificar os aspetos complexos do design e, ao mesmo tempo, melhorar a sua fluidez.
Trabalhando em estreita colaboração com a equipa de design da Renault - liderada por Sandeep Bhambra (chefe de Design, Concept Cars, Renault) e Gilles Vidal (diretor de Design, Renault) - Ora Ïto desenvolveu uma interpretação retro-futurista do R17, dando-lhe uma imagem elegante e moderna sem comprometer o seu sentido de nostalgia.
Com Sandeep e Gilles, trabalhámos num tema retro-futurista, quase cinematográfico. Quis revestir o Renault 17 de uma segunda pele, mostrando o seu design e dando-lhe um aspeto mais contemporâneo em termos de fluidez, dinâmica e racionalidade, através da minha própria abordagem ao design e da minha assinatura: a "simplexity".
Partilhou o designer francês, explicando que "quis simplificar os aspetos mais complexos".
Renault redesenhou o R17 à imagem do futuro
Este R17 para o futuro mantém as caraterísticas essenciais do modelo original, como a estrutura do habitáculo, as portas sem moldura e as linhas angulares distintivas. No entanto, o carro é agora dezassete centímetros mais largo para melhorar a estabilidade, e as asas e as rodas foram reformuladas para serem mais elegantes e contemporâneas.
O grupo motopropulsor elétrico, com 270 cavalos de potência, adapta-o ao século XXI, e a utilização de fibra de carbono leve reduz o peso do veículo.
No interior, mantém-se a elegância e o conforto originais, com mudanças que refletem as tendências modernas.
Na perspetiva de Ora Ïto, "ainda se pode ver o Renault 17 original e o seu aspeto de coupé desportivo".
Eu quis acrescentar os meus próprios elementos de design, acentuando algumas das caraterísticas com um toque futurista para lhes dar um aspeto mais intemporal.
Foi o que fiz com as jantes, por exemplo. A minha assinatura também é visível no interior do automóvel. Teletransportámos o Renault 17 para o futuro, introduzindo algumas alterações subtis que lhe conferem um aspeto totalmente novo.
A nossa frase-chave era: "um pormenor não é um pormenor". Procurámos também dar um toque de leveza.
A Renault tem uma identidade forte e isso agrada-me. Reconhece-se um Renault quando se vê um, e este restomod não é exceção à regra.
O coupé desportivo R17 estreou-se a 4 de setembro de 2024 na Maison5, em Paris, e estará presente no Salão Automóvel de Paris de 14 a 20 de outubro.
Era feio e continuou feio, se não mais ainda. Tudo tem o seu tempo.
Original bem melhor. O novo parece ter sido criado numa prompt AI
Para um revival de um design antigo não está mau, só não percebo os faróis de trás, é uma linha simplemente, minimalismo não me seduz até dá sensação de redução de custos. Os faróis da frente dão um ar sinistro sem alma , dá a sensação de um bom carro para ir cometer crimes! tirando os faróis o design é porreiro.
A luzes de trás em barra só me lembram de uma monocelha. Design horrível e extremamente prevalente dentro do grupo VW
logo de inicio não me apercebi do significado da palavra monocelha, até que procurei no google e dei uma gargalhada, realmente tem lógica, imagina que ainda começam a fazer isto nos farois da frente, tamos tramados.
Bem bonito mas o preço será alto 🙂
Incrível, conseguiram desenhar um automóvel com bom-gosto, originalidade, e beleza, no século XXI, nem dá para acreditar!
Tanto o original como o seu sucessor futurista são extraordinários.
Já deu para ver pelos comentários que ou se ama, ou se odeia. Prativamente não há meio termo.
O original vai ser sempre o original mas acho que esta nova versão está muito gira e foi feita com bem gosto. Alguns dos comentários já aqui escritos assustam-me um bocado. Mas bom, gostos e opiniões são como rabos, todos têm 1 e o nosso é sempre melhor.
+1 gostos não se discutem amigo, lamentam-se…
O carro novo é lindo…
Eu gostei. Teria se tivesse uma boa autonomia com baterias LFP
Já parece a versão moderna do Ford Capri.
Este design é tão parecido com o Renault 17 original como um sapato é parecido com um chinelo.
E não é? 😀 https://pplware.sapo.pt/wp-content/uploads/2024/09/renault17.jpg