Lancia completa o design do seu primeiro elétrico em tempo recorde
A fabricante Lancia brilhou durante a década de 1950 e 1960, com os seus modelos de luxo, e durante a década de 1970 e 1980, com alguns icónicos modelos de rali. Contudo, o declínio foi certo e, hoje, está apenas presente no seu país de origem, Itália. Por forma a garantir-lhe uma oportunidade, o grupo Stellantis confirmou que a Lancia será elétrica a partir de 2026.
Além disso, o próximo Lancia Ypsilson, cujo lançamento está previsto para 2024, viu o seu design concluído em tempo recorde.
No início deste ano, aquando da fusão entre os grupos FCA (FIAT-Chrysler) e PSA (Peugeot-Citroën, Opel), para dar à luz o grupo Stellantis, muitos consumidores esqueceram a marca Lancia. Apesar do seu legado tecnológico e do sucesso dos seus modelos nas décadas de 1950 a 1980, a fabricante conheceu um declínio do qual ainda não recuperou.
Aliás, a Lancia apenas está presente em Itália, o seu país de origem, onde vende um único modelo: o Ypsilson. Tendo em conta o vasto catálogo da Stellantis, a Lancia previa-se que ficasse para trás. Todavia, Carlos Tavares, o CEO do grupo, anunciou que todas as marcas que dele fazem parte terão oportunidade de provar a sua viabilidade, nos próximos 10 anos.
A oportunidade da Lancia
Depois de confirmada a eletrificação da Lancia, a partir de 2026, sabe-se que a fabricante está a trabalhar em três modelos: um novo Ypsilon (segmento B), um renovado Delta (segmento C) e um SUV, cujo tamanho ainda não é conhecido.
Se a elegância francesa é mais chique, perfeccionista nos detalhes, os italianos são mestres [...] dessa elegância descontraída e aparentemente distraída, quase natural, que é na verdade o resultado de um estudo cuidadoso. Casual, mas não aleatório.
A elegância de uma Lancia deve ser natural, ou seja, simples, nunca pretensiosa. Basta pensar em certos modelos do passado - o Flaminia, o Aurelia - formas lineares, essenciais, puras, mas tão equilibradas, tão naturalmente belas...
Disse Jean-Pierre Ploué, o novo chefe de design das marcas europeias do grupo Stellantis.
O próximo Ypsilon da Lancia, com lançamento previsto para 2024, utilizará a plataforma CMP da Stellantis e será elétrico. Segundo Jean-Pierre Ploué, o seu design já foi concluído em tempo recorde, acrescentando que o segredo é a “leveza e uma estrutura elegante”.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
Lancia esta em declinio porque a Fiat se fartou de dar tiros nos pés, visão estratégica nunca teve e gente que tivesse 2 neuronios a pensar muito menos.
A Lancia ganhou tudo o que havia para vencer nos rallys e depois os craneos da Fiat em vez de manterem o Delta como a VW faz com Golf mataram-no.
Pessoalmente a sakvação da Fiat foi a Peugeot a ter comprado, tecnologia a Fiat tem mas no resto 0.~
Fiat carros para todos.
Alfa-Romeo carros desportivos com tração traseira
Lancia – carros de luxo desportivos mas com 4 rodas motrizes
+1
A peugeot não comprou a fiat. Está mal informado sobr o tipo de fusão efetuado
Eu sei.
è uma fusão mas quem vai mandar é a Peugeot. vai dar ao mesmo.
Não é não.
Veja a percentagem de cada grupo em questão
Pessoalmente acho que a Lancia deveria tornar-se na Polestar da PSA. Carros de luxo 100% elétricos. Já há demasiadas marcas a bater no ceguinho do desportivo. Basta ver a Alfa, tem excelentes carros, com qualidade, com design e mesmo assim vende bola. Por isso bater na mesma tecla do desportivo italiano n serve de nada.
É o que dá não respeitar o legado da marca e os modelos históricos….
Lancia Delta – perdeu-se
Lancia Fulvia – perdeu-se
Fiat 500XL – desilusão sobre o conceito histórico. Apesar de existir antigamente um modelo maior o marketing não fez o seu trabalho
Mini Countryman – desilusão sobre o conceito histórico.
Renault Megane – Era desportivo e agora é um familiar sem qualquer caracteristica emocionante
Mercedes eram “over engineered”, carros super duradores, bem pensados e muito apetrechados, agora, são Renault.
A Toyota perdeu o Celica e o Supra…
Enfim, muitos exemplos, quanto mais tempo perco a escrever mais exemplos me lembro…
Peugeot 404 – o mais amado e resistente peugeot, que ainda doou o resistente motor ao nosso UMM
100 % de acordo
começam com a mania que sabem mais do que os antigos e depois é o buraco.