Koenigsegg Jesko Absolut conquista recorde mundial dos 0-400-0 km/h
O Koenigsegg Jesko Absolut, uma maravilha da engenharia automóvel, provou mais uma vez o seu domínio no mundo dos hipercarros ao arrecadar o recorde mundial dos 0-400-0 km/h.
Koenigsegg Jesko Absolut... absolutamente incrível
Este feito notável foi alcançado no dia 27 de junho de 2024, num aeródromo em Örebro, na Suécia, onde o Jesko Absolut, conduzido pelo piloto de testes da Koenigsegg Markus Lundh, completou a corrida num espantoso tempo de 27,83 segundos. No processo, o hipercarro estabeleceu quatro novos recordes mundiais, consolidando a sua posição como um dos veículos mais impressionantes alguma vez criados.
No dia da tentativa de recorde, as condições eram perfeitas para o Jesko Absolut mostrar as suas capacidades. O aeródromo de Örebro proporcionou uma longa e reta extensão de asfalto, ideal para o hipercarro atingir a sua velocidade máxima.
Markus Lundh, um experiente piloto de testes, pilotou o veículo com precisão e perícia, levando-o aos seus limites. A aerodinâmica avançada, o motor potente e a tecnologia inovadora do Jesko Absolut trabalharam em harmonia para atingir o tempo recorde de 27,83 segundos para a corrida 0-400-0 km/h.
Design e desempenho
O Koenigsegg Jesko Absolut foi cuidadosamente concebido para velocidade em linha reta, apresentando uma área frontal mais pequena e ventilação limitada para minimizar a resistência. Com um coeficiente de resistência (Cd) de apenas 0,278, apresenta uma das mais baixas classificações de resistência no mundo dos hipercarros.
Este arrasto mínimo é um fator-chave que permitiu ao Jesko Absolut atingir o seu desempenho recorde. O carro funciona com combustível E85 e está equipado com pneus Michelin Pilot Sport Cup2 R de série, garantindo uma ótima aderência e desempenho em pista.
Sob o capot, o Jesko Absolut é alimentado por um motor V8 biturbo que produz uns espantosos 1600 cavalos de potência e 1500 Newton-metros de binário. Esta imensa potência é canalizada através de uma inovadora Transmissão Light Speed (LST) de 9 velocidades, que permite mudanças de velocidade quase instantâneas, permitindo que o hipercarro acelere a um ritmo incrível.
Aerodinâmica e design
O design do Koenigsegg Jesko Absolut é um testemunho do empenho da empresa em ultrapassar os limites da engenharia automóvel.
A forma elegante e aerodinâmica do hipercarro é o resultado de extensas simulações de dinâmica de fluidos computacional (CFD) e testes em túnel de vento. Todas as curvas e ângulos da carroçaria foram cuidadosamente concebidos para minimizar a resistência e maximizar a força descendente, assegurando uma estabilidade e um comportamento excecionais a altas velocidades.
Uma das características mais marcantes do Jesko Absolut é a sua asa traseira ativa, que ajusta automaticamente o seu ângulo para otimizar o desempenho aerodinâmico com base na velocidade e nas condições de condução. Este sistema avançado, combinado com o splitter dianteiro, o difusor inferior e outros elementos aerodinâmicos do automóvel, ajuda a manter o hipercarro assente na estrada, mesmo a velocidades superiores a 400 km/h.
Preços e disponibilidade
O Koenigsegg Jesko Absolut é um hipercarro de produção limitada, o que faz dele um veículo muito procurado entre os entusiastas e coleccionadores de automóveis. O preço do Jesko Absolut começa em cerca de 3 milhões de dólares (cerca de 2,8 milhões de euros), dependendo das opções de personalização e das características adicionais. A disponibilidade é extremamente limitada, com apenas um número selecionado de unidades produzidas por ano. Os compradores interessados são encorajados a contactar diretamente a Koenigsegg para mais informações sobre as opções de compra e personalização.
Especificações
- Modelo: Koenigsegg Jesko Absolut
- Coeficiente de arrasto (Cd): 0.278
- Tipo de combustível: E85
- Pneus: Michelin Pilot Sport Cup2 R
- Tempo 0-400-0 km/h: 27,83 segundos
- Tempo 0-400 km/h: 18,82 segundos
- 0-250-0 mph Tempo: 28,27 segundos
- Tempo 0-250 mph: 19,20 segundos
O futuro dos hipercarros
O desempenho recordista do Koenigsegg Jesko Absolut é uma prova da evolução contínua da tecnologia dos hipercarros. À medida que os fabricantes continuam a ultrapassar os limites do que é possível em termos de velocidade, aerodinâmica e desempenho, os entusiastas podem esperar ver feitos ainda mais impressionantes nos próximos anos.
A Koenigsegg, em particular, estabeleceu-se como líder no mundo dos veículos de alto desempenho, estabelecendo consistentemente novos padrões de referência com cada novo modelo que introduz. O Jesko Absolut é apenas o mais recente exemplo do empenho da empresa na inovação e na excelência da engenharia, e é provável que continue a surpreender e a deliciar os entusiastas do automóvel com as suas futuras criações.
Prefiro o Rimac. Tenho painéis solares e carregar ficava-me quase de borla, além de poupar no IUC.
hahahaha, como se alguém que compra um Rimac (ou este) esteja preocupado com o que gasta para o carregar, seja energia ou combustivel.
É um bom carro para ir beber o café no final da rua.
O que não falta é pessoal que compram grandes máquinas mas depois passam fome em casa.
Cada um tem as suas prioridades, sabes la se para eles não é passar fome, mas sim fazer dieta ? 😀
Imagina ter um carro destes e só poderes andar com ele um bocadinho porque não encontras o combustível E85 R em lado nenhum…
🙁
Usas o “normal”. Falta isto: “O Jesko Absolut utiliza um motor V8 5.0l twin turbo, capaz de gerar 1280 cv com gasolina convencional e até 1600 cv com combustível E85 (usado para este teste).” no artigo.
Fonte: um blog que fica aberto até quase ser dia…
Mas com gasolina normal é igual a tantos outros carros…
Alias um Lucid Air Sapphire também tem 1230cv, vai dos 0-100km em 2 segundos, faz 350km/h de velocidade máxima mas têm 4 portas e leva 5 pessoas, malas e o cão… porque estamos a falar de um Sedan.
Ou seja, sem o E85 R a performance é basicamente um carro normal.
É pesquisares mais um bocadinho, só isso. Ou quando o comprares ouvires bem o que te dizem
A Rimac já não vai fazer mais hipercarros elétricos. Quem tem dinheiro quer uma carro com motor a combustão interna.
Os elétricos iram ser para o povo daqui a umas décadas valentes.
Quem tem dinheiro compra um Rolls Royce Spectre ou outro carro de luxo.
Estes carros são desportivos, e de facto a eletrificação ainda precisa de se desenvolver mais um pouco no que toca a este departamento.
Não se pode ter um momento JL que a malta cai logo em cima
Para quê?
Porquê sair da caverna?
Porquê atravessar montanhas?
Porquê atravessar o oceano?
Porquê ir à LUA?
Não são carros desta marca que uma gaja Portuguesa que ninguém sabe do que vive , costuma conduzir ? A gaja até tem o primeiro carro a ser produzido e gaba-se que Ferraris não são para ela …está noutro nível….fisicamente também ….donde lhe vem o dinheiro ? mas passa a vida no Mónaco….
Ela pode… Pode muito…
Vi o teste e apesar de só terem feito 0-400-0, deu para perceber que a velocidade máxima pode ir para além dos 450km/h…