Kama-1: O carro elétrico russo de 4 lugares que custa apenas 16 mil euros
O segmento dos veículos elétricos continua a crescer e as ofertas chegam de todo o mundo. O veículo que hoje damos a conhecer é da empresa Russa Kamaz que o desenvolveu em parceria com a Grande Universidade Politécnica de São Petersburgo (SPbPU).
Vamos conhecer melhor o Kama-1, que promete fazer furor neste mercado cada vez mais competitivo!
A Kamaz, em parceria com a SPbPU, desenvolveu um novo carro elétrico urbano de três portas e quatro lugares - o Kama-1. Quem é fã do Dakar certamente conhece esta marca, por causa dos camiões.
Os trabalhos neste projeto iniciaram-se em dezembro de 2018 e o estado atual do projeto é "um modelo de pré-produção industrial".
O Kama-1 é um veículo "made in Rússia", que vem equipado com uma bateria de 33 kWh que garante até 250 km (155 milhas) de autonomia. O motor elétrico é de 80 kW, permitindo acelerar dos 0 a 100 km/h (62 mph) em 6,7 segundos.
Tem luzes LED (dianteiras e traseiras) e a distância ao solo é relativamente alta para ultrapassar "zonas difíceis". Dentro do veículo está disponível um display de infoentretenimento de 9 polegadas.
De acordo com o comunicado da empresa, o carro conta com sistema de atendimento nível 3.
Veja o Kama-1 em vídeo...
Resumo das características do Kama-1
- Autonomia até 250 km (155 milhas)
- Pack de baterias de 33 kWh
- Aceleração: 0-100 km/h (62 mph) em 6,7 segundos
- Velocidade Máxima: 150 km/h (93 milhas)
- Motor Elétrico: 80 kW
- Tempo de carregamento (AC): 6 horas
- DC fast charging em 20 minutos
O tempo dirá se a Rússia realmente irá investir e apostar forte no segmento dos elétricos. A mudança para este novo segmento abre novas oportunidades, para novos players, que não se encontravam no mercado anteriormente. De relembrar, no entanto, que a marca russa Kamaz já tem em circulação em Moscovo autocarros elétricos desde 2018.
Este artigo tem mais de um ano
Uma espécie de Lada Niva sem o inconveniente do consumo. Por 16k compro já hoje!
Já somos 2. Ele que venha.
E um papa reformas. Nao sei qual é a marca, mas ja vi muitos iguais a este. Vejo muitas vezes um igual a este na zona de Moscavide. Pertence a uma escola de condução.
onde compro um desses?
Os russos que fiquem com ele, bom aproveito.
Existe papa reformas mais caros!
Prefiro o meu trinta anos.. Não o trocava por um novo
Os motores antigamente n tem nd a haver com os modernos antigamente e que se faziam bons motores
Não sei concordo contigo tendo em conta que se está a falar de carros elétricos.
Mas sim tens razão, antigamente bastava uma caldeira e algum carvão e a coisa funcionava sempre.
Eu estou a dizer q n trocava o meu por um novo mt menos elétrico.. Caldeira e carvão?? O meu puxa bm n e a carvão
É porque pensa que os eléctricos são como o seu a carvão. lol
Antigamente?! Isso é o quê? 20, 30, 60, 100 anos?
Não percebi. Afinal que carro é que tem?
Não conheço nem marca nem modelo que não dê problemas?
Agora conhece. loool
Pois não, os antigos dão problemas vários, gastam muito e andar é mentira.
Problemas?? De que?? É só meter gota lá. Pra dentro
Não digo que o seu não seja, mas não é o da maioria das pessoas, senão não trocavam.
Trocam porque devem de andar cheias de dinheiro!!!carros novos são uma ilusão e só pra andar a levar a marca.. A poupar é que vai o ganho colega
Sim, depois outros compram e usam e acabam por ir pra sucata, a idade média do parque automóvel é de 12 anos, portanto essa é a idade média com que vão para a sucata, uns duram mais e outros menos.
Eu sempre ouvi dizer só diz isso quem nunca andou num novo, mas como disse, sempre ouvi dizer isso. lol
É uma melhor proposta do que o dacia spring, mesmo que não vá ter o mesmo sucesso do que o dacia.
Tenham atenção à história!
Os primeiros carros elétricos datam de 1908. Sim é 1908, não é gralha.
Nessa altura haviam muitas soluções em desenvolvimento.
Os elétricos deixaram de ser solução por grandes desenvolvimentos nos motores de combustão.
Ou seja, os motores de combustão tem +100 anos de avanço e agora os eléctricos em pouco mais de 20 anitos já viraram completamente o mercado.
Foi um pouco mais cedo, 1832, feito por William Morrison.
Pelo aspeto do vídeo com 4 lugares não deve haver muito espaço lá dentro … cheira-me que ate num mini tens mais espaço …
São menos lugares a andar vazios….
Eu até diria que existem carros só com 2 lugares e que até se vendem bem. Mas ninguém iria acreditar
Até nem é mau tendo em conta a quantidade de carrinhas que se vê por Portugal fora e principalmente nas grandes cidades que parecem autocarros da Carris e levam 1 pessoa lá dentro.
Esses é que têm muito espaço mesmo.
Vi o vídeo e gostei bastante.É um excelente carro por um bom preço.Já vi outros por aqui que pareciam latrinas e feios que até dói.Este não,este cativou-me.
Vem com vodka ? 🙂
Tem baterias de Vodka que garantem um bom comportamento a baixas temperaturas 😀
Um novo papa reformas?
Mas, mais muito barato que um papa reformas, mais bonito e sem aquele barulho irritante de “metralhadora” 😀
A maioria da malta ainda nao percebeu que dentro em breve quase ninguém vai ter carros.
O conceito vai vai ser do género das trotinetes que andam espalhadas pela cidade.
Este tipo de carros vai servir para isso
Suponho que viva em Lisboa…
Pois, não deixa de ter razão, usar um carro em Lisboa é como usar uma faca para cortar um cadeado.
Fora das cidades é outra conversa.
Com uma parceria com uma marca europeia para efetuarem a manutenção dos carros e iam ter boas vendas na europa.
16000 + IVA + roubalheira de imposto + lucro + taxas e taxinhas. Ou seja um balúrdio para um charuto. Boa sorte!
Os elétricos só pagam IVA, neste caso como vem fora da UE paga alfandega.
Este é a pilhas, importar charutos da russia sai muito caro.
«a distância ao solo é relativamente alta para ultrapassar “zonas difíceis”» Como???
Será que foram enganados pela ilusão de óptica causada pela saia preta?
Aquilo está a varrer o chão, não tem altura nenhuma!
Caramba! Até que enfim que vejo um carro eléctrico com um custo razoável, uma autonomia razoável e uma velocidade que máxima dentro do essencial, assim já brincamos. Será que está Europa só sabe fazer carros caros, ou com características que não interessam à maior parte das pessoas? É para estes carros que o Estado deve dar incentivos e não para carros caros!
Tem preço, disegn, conforto e performance apelativos. Compro