Já não é possível encomendar um Tesla Model S ou Model X fora da América do Norte
A forma como a Tesla gere as encomendas e as entregas dos seus carros elétricos é única. A marca dispensa de forma quase total os seus stands e as encomendas são quase todas realizadas online e sem uma presença física.
Contrariando o que se pensavam ser os planos da marca, surge agora uma informação importante. A Tesla parou de aceitar encomendas para os seus Model S e Model X fora dos EUA. Esta é uma decisão temporária, mas que tem impacto nos restantes mercados.
Esta decisão é recente e foi comunicada a todos os clientes da Tesla que têm encomendas feitas para o Model S ou o Model X. Num email enviado a estes clientes, a Tesla detalha o processo e as limitações que está a impor às encomendas.
A fim de agilizar a entrega dos pedidos existentes, incluindo o seu pedido do Model X, tanto quanto possível, no momento não estamos a aceitar novas encomendas do Model S e do Model X de mercados fora da América do Norte
Nessa missiva a marca americana explica que vai interromper as encomendas por uma razão simples e de logística. Quer garantir que as encomendas que estão feitas são entregues em tempo útil e que não existem entraves nos tempos definidos.
Mesmo com estas mudanças, tudo aponta para que a Tesla esteja com um excesso de encomendas e com dificuldades e entregar os carros elétricos que foram já encomendados. A mensagem que enviou declara ainda quando é prevista a entrega dos carros encomendados.
O seu modelo X está quase pronto para ser entregue. Atualmente, esperamos que os embarques para fora da América do Norte comecem no segundo semestre de 2022.
O que está apontado para as entregas fora dos EUA é bem longe dentro de 2022. A Tesla revela que as entregas dos Model S e Model X comecem a ser feitas nos restantes mercados só no segundo semestre do próximo ano.
No email enviado a Tesla abre ainda uma última possibilidade aos utilizadores. Estes podem cancelar as encomendas e receber de o adiantamento feito. Podem ainda alterar a encomenda e mudar para outro modelo.
Email completo da Tesla - Em inglês
Hello [name],
We are contacting you regarding the timing of your Model X order. As we expand production capacity, the launch dates for markets outside of North America have been postponed. We will inform you of the delivery times through your Tesla account when production begins.
Your Model X is getting closer to delivery. We currently expect shipments outside of North America to begin in the second half of 2022.
In order to expedite the delivery of existing orders, including your Model X order, as much as possible, we are currently no longer accepting new orders for the Model S and Model X from markets outside of North America.
The price of your Model X will continue to be the same as it was when you placed your order, unless your vehicle configuration has been changed. To apply your order fee to another model, or to receive a full refund, request a call to speak directly to a Tesla representative.
We apologize for any inconvenience this may cause.
Kind regards,
Your Tesla Team Testa
Fica também claro que os preços não vão ser alterados para estas encomendas e os clientes vão pagar o que está definido. Este deverá ser um processo que demorará alguns meses e que deixa assim os potenciais novos clientes longe dos Model S e Model X da Tesla. Certamente que terá impacto nos resultados trimestrais da empresa em breve.
Este artigo tem mais de um ano
Eh pá, que chatice… E eu que queria um para este Natal…
Está quase pronto e só entregam no segundo semestre 😀
Demora bastante a fabricar então (brincando)
O próximo Crash da bolsa americana vai chegar por causa da Tesla e de algumas empresas semelhantes. Empresas valorizadas artificialmente pelos investidores institucionais mas que na realidade estão muito longe de justificar a capitalização bolsista. Há um remédio fácil para quem quer um eléctrico. Basta comprar um Mustang Mach e. Pode não ter a mesma autonomia e não se ganhar a drag race. Mas é muito melhor carro e bem mais barato. E se não gostar do Ford, há Volvos, Mercedes, Audis, WV, Hyundais, etc, todos melhores que qualquer Tesla, sendo que dentro de um ano ou dois o problema da autonomia será resolvido com os novos carregadores super rápidos. E como não vão receber o Tesla senão daqui a um ano, a autonomia deixa de ser argumento.
Totalmente a favor do teu comentário, mas importa relembrar que um dos principais argumentos de venda da Tesla em comparação a todas as restantes marcas é o “piloto Automático” e todo o sistema tecnológico. Há que ver que o Telsa é um Gadget que por acaso é um carro, todos os outros são carros que por acaso são elétricos. eu Prefiro carros a Gadgets!
Totalmente de acordo e, claro q6e há quem prefira gadjets. Mas o mercado automóvel americano mais forte neste momento é o de usados feitos à maneira antiga e isso é uma indicação de que a maioria gosta de carros.
Eu mantenho o meu carro de 1998 porque a manutenção é 48€ e super simples, eu próprio faço-a e gosto, é pequeno mas confortável.
O carro anda quanto baste e com 226.000 km nunca avariou, consome ligeiramente acima da média, mas compensa porque não o uso todos os dias (conduzo mota diariamente)
Comprando um eléctrico fazia lixo pois teria de abater o meu, a mecanica é muito mais complicada e todos sabemos como a electrónica é temperamental, perdia diversão de conduzir um carro manual e quase todos são muito maiores, ao ponto de não caberem na minha garagem.
Para além que passaria a conduzir com medo, pois a reparação seria extremamente mais cara, mesmo em situações simples e como uso o carro pouco teria a bateria a desgastar-se sem andar.
vai lá comprar um Ford Mustang e depois diz quando entregam, não há para entrega o Mustang e já aumentaram os preço, Em relação as vantagens da Tesla não é o piloto Automático- é terem carregadores rápidos próprios e de borla ou muito mais barato e onde podem carregar muitos carros ao mesmo tempo.
Melhores em quê? Neste momento discordo.
Torque apenas
João, melhores em tudo o que seja mecânico. A única vantagem da Tesla está nas baterias, mas a diminuir muito drpressa, e na conectividade e condução autónoma, coisas importantes para um número reduzido de pessoas.
Agora vai a minha opinião:
– Conectividade não é importante num carro
– Mecanicamente um carro a combustão é mais fácil e barato de reparar. Atenção no Reparar, porque nos a combustão quanto menos electrónica têm mais podes reparar, mas quanto mais electronica têm mais substituis, não há reparações, é lixo com a peça anterior (o que não me agrada, nem à carteira)
– Não quero condução autónoma. A não ser quando estiver 100% finalizada e aí poderei usar apenas pontualmente.
@Carlos Sousa,
É a mesma história que dizeres que um Ferrari é inferior a um Fiat porque é mais caro, pode nao ganhar drag races e até nem ser tao rápido, mas é bem mais barato.
Nao digas asneiras, a Tesla ainda continua, de momento uns bons anos a frente de qualquer outro fabricante de carros eletricos, a Tesla tem vindo desde há muito tempo a marcar a tendencia e nao a seguir tendencias.
Podes dizer que cada vez mais as outras marcas se tem vindo a aproximar da Tesla, é verdade, mas mesmo assim ainda existem muitas coisas em que a Tesla se destaca.
Falaste do Mach E, quando saiu cá fiz um test drive, tenho dois Tesla e sinceramente sao muito mais muito inferiores, mesmo o Model 3 que é o mais barato é superior a um Mach E.
Pelo que dizes, nunca andaste num Tesla, se quiseres aparecer pelo UK, aparece que terei todo o gosto em te receber e mostrar.
Comentário normal de um possuidor de Tesla. E se calhar, piuco foge da realidade. O Ford é superior sim ao Tesla em qualidade de montagem, em materiais, em qualidade de condução, enfim, em tudo o que não tem a ver com velocidade, autonomia e conectividade. Se valoriza mais estas 3 coisas, s sua posição é absolutamente certa. No entanto, o que eu digo é que a capacidade industrial da Tesla, quer em volume, quer em qualidade de construção, será menor que a concorrência no momento em que as vantagens da Tesla forem eliminadas, e isto porque a muito breve prazo haverá uma mudança tão significativa na tecnologia de baterias e carregamento que qualquer tecnologia actual ficará obsoleta. E nessa altura a Tesla manterá apenas a vantagem tecnológica relativa à condução autónoma, que me parece a grande maioria não quer. E nessa altura a Tesla será mais um construtor de gama alta, mas nada mais que isso.
Então mas a Gigafactory Berlim não ia começar a produzir no final de Novembro?
Mas a gigafactory, neste momento só produz o model 3 e Y.