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Já há uma cidade que possui a primeira estrada de carregamento sem fios para carros elétricos

                                    
                                

Autor: Vítor M.


  1. O impostor says:

    Teoria, mas os custos da instalação e manutenção são altíssimos, imaginem nas estradas europeias onde os tubos de saneamento, telecom, etc etc estão debaixo e qualquer arranjo presume levantar tudo. Além disso o carregamento sem fio é muito ineficaz e lento em comparação, logo perde-se muita energia em calor…

    Melhor gastarem energias em otimizar os carregadores e instalar “em todas as esquinas”

    • David says:

      Não concordo. Como é óbvio isto não será instalado em todas as estradas, até porque nem faz sentido. Para curtas distâncias como cidade ou mesmo deslocações regionais, as actuais baterias são mais do que suficiente, o problema dos elétricos está sim no alcance para longas distâncias, onde facilmente é necessário parar numa estação de superchargers para carregar a bateria para prosseguir a viagem. Ora, nessas longas distâncias as principais vias utilizadas são as Autoestradas, ou seja, se pelo menos nas Autoestradas fossem instalados estes sistemas de carregamento, resolvia-se grande parte das limitações dos carros elétricos, porque para as estradas nacionais concordo que não faz sentido (principalmente em termos de custo/benefício).

    • CF says:

      o que se pretende aqui seria minimizar as paragens para carregamento e sim continuar a viagem, pelo que entendi e se for algo futuramente aplicável seria para grande e longas estradas (ICs, IPS, e Autoestradas).
      Contudo e sendo ainda tudo teoria, so nos resta esperar que os entendidos estudem uma melhor forma de carregamento sem obrigar a paragens longas.

    • Realista says:

      Sabes que isto é para instalar em auto-estradas e não fazia muito sentido instalar isto em estradas nacionais, certo?

    • luisa says:

      O teu nome faz jus ao teu comentário!

  2. Rodrigo says:

    Gostava de saber as perdas com vários carros na mesma faixa de rodagem para saber se é viável.
    Mas estou a imaginar uma faixa das auto-estrada (direita) com este sistema.

    Sem dúvidas que a ser viável é óptimo.

  3. Robin says:

    Altamente benefico para a saude humana !

  4. Sabe-se lá says:

    Exato! Vai sair caro e demorado mudar tudo. Claro que vai, mas tem que se começar por algum lado.
    E eu ai mais longe, se a tecnologia permitir: os carros não terem baterias sequer, e ser totalmente alimentado por essa energia wireless, quase como uma pista de carros, mas sem o fio condutor;)

    • Rodrigo says:

      Ninguém quer um carro onde se falhar a electricidade ele não ande.
      A ideia é não termos que parar para carregar o carro.

      Isto não é uma pista de carrinhos de choque 🙂

  5. Paulo Brito says:

    Um excelente projecto e espero que tenha a visibilidade e o investimento necessário!

    Claro que se fosse uma ideia do Musk, já passaria a ser o melhor projecto da década. Aliás, já estaria aqui o embaixador da tesla a comentar 😀

  6. Carlos says:

    Bem mais barato seria voltarem às antigas cantenárias em especial nas cidades para os autocarros usarem para extender a duração das baterias. Explico: não seria necessário haver canternárias em todo o lado, mas nos trajetos mais comuns. Assim, os autocarros carregariam nessas zonas e usariam as baterias onde as cantenárias não existissem.

    Poder-se-ia fazer o mesmo (cantenárias) na faixa da direita das AEs (ou outras estradas de uso intenso de pesados) para os pesados (de mercadorias ou não) poderem ter maior alcance com menor capacidade de bateria. Este tipo de soluções aleado à condução autónoma seria muito interessante otimizando quer o tempo quer o custo.

    Menos baterias, menor custo. Estes dois exemplos apresentam redução de custos que beneficiariam muitas pessoas. Quer as que recorrem aos TP diariamente quer a todos os outros permitindo baixar os produtos nas prateleiras.

  7. ZOrd_Z says:

    Totalmente absurdo e ineficiente. Estupidamente caro para implementar, perdas de energia ridículas. A ideia é tão absurda que mata o conceito de eficiência dos EV’s pela comodidade.

    • JL says:

      Os a combustão continuam a bater records de ineficiência e continuam por aí.

      Não é absurda, existem perdas mas podem ser reduzidas com novas técnicas, nas nunca vai ter a eficiência de um cabo.

    • Luisa12 says:

      O sistema definitivamente é menos eficiente que o carregamento com fios, mas onde estão os teus dados para as perdas ridículas e ideia absurda?
      O carro a combustão foi implementado em troca do cavalo. Na altura nao existia estradas em condições para os carros! O que achas que se fez em troca da comodidade?

  8. Grunho says:

    Carregamento sem fios é como quem abastece gasolina ou gasóleo sem meter lá a mangueira. Em vez disso manda um repuxo de longe e vai quase toda por fora.

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