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Indústria automóvel enfrenta multas milionárias… já em 2025

                                    
                                

Autor: Vítor M.


  1. Mário says:

    Com a treta das ecologias, a Europa acabou de dar mais um tiro no pé… só isso…
    E os elektros acham que nunca vão pagar impostos…

    • 36.71Hz says:

      Chama-se incentivo, quase ninguém trocaria combustão por elétrico, daí ter-se que arranjar alguma maneira das pessoas aderirem aos elétricos.

      • Naodou says:

        Não cabe a um governo decidir o que uma empresa ou o povo deve ou não vender/comprar, mas sim a lei da procura e da oferta!!!
        O que esta lei veio fazer foi entalar as empresas europeias, porque em vez de o pessoal comprar produto interno vai comprar produto chinês mais barato que não tem de cumprir as mesmas leis que na Europa!!
        O que a Europa devia fazer era incentivo a compra de produção interna, caso contrário muitas fábricas vão fechar e muitas empresas que produzem para essas fábricas também.

        • anonimo says:

          1- Cabe aos governos regulamentar os mercados por fins de sustentabilidade
          2- As empresas europeias empurraram com a barriga os carros eletricos porque não tem plano de negócios viável (Atuais construtoras tem o modelo de concessionarias e ganham dinheiro na manutenção, a Tesla por seu lado vende os seus próprios veículos controlando a cadeia toda e aumentando os lucros)
          3- Na europa, temos medo de grandes mudanças e por isso não exploramos o litio, o que torna o acesso à materia prima mais importante dos EV muito dificil, pagando 3x/4x mais que as construtoras chinesas. Aqui podiamos, falar apenas do litio. Mas podemos ver que este medo de mudanças está em todo lado, para o TGV já se fez 5 estudos, gastou-se Centenas de Milhoes de €uros! E TGV, Zero! Podemos ver também o caso mais recente, em que as eolicas no meio do mar de ninguém (Em que a Universidade do Minho provou que eram beneficas para a diversidade das especies) tiveram de pagar aos pescadores https://observador.pt/2019/08/19/28-pescadores-de-viana-do-castelo-recebem-500-mil-euros-de-compensacao-por-parque-eolico/

          Fontes importantes:
          “Os investigadores mostram também preocupação com a destruição do fundo do mar provocada especialmente pela pesca de arrasto.” – https://ominho.pt/investigadores-da-uminho-descobrem-mais-de-50-especies-ao-largo-de-viana/
          “Investigadores da Universidade do Minho detetaram regeneração de zona ocupada por turbinas e cabo ao largo de Viana do Castelo. Descobriram meia centena de espécies pouco comuns em Portugal” – https://www.jn.pt/6395713854/eolicas-no-mar-estao-a-ser-abrigo-para-varias-especies/

          Conclusão o que move em Portugal são as comissões à extrema esquerda!

        • Lourenco says:

          Não houvesse regulamentação e ainda havia pena de morte e escravatura. Continuavamos a usar gasolina super com chumbo e a fumar em escolas e hospitais

        • 36.71Hz says:

          Não sei como queres que a Europa incentive a produção interna quando a Europa quase toda é Socialista… Taxas e taxinhas, leis e leizinhas.

          Ainda hoje vi um post do publico a dizer que se fosse aplicado uma taxa sobre os super ricos ia gerar uma receita de não sei quantos milhões. E nos comentários tudo a concordar! Depois nem taxa, nem descontos, nem empregos nem nada que fogem todos daqui.

          • Nuno V says:

            Taxas e taxinhas não é socialismo. Acho que é melhor deixares de ver videos do PragerU e outros think tanks similares. A maioria dos países que formam UE são liberais. Todos eles são capitalistas, logo, é impossível serem socialistas. Quando os meios de produção destes forem propriedade social, aí sim falaremos de socialismo.

        • Antonio+Vasco says:

          Mas é isso exactamente o que eles fazem, incentivar a indústria a sair do marasmo em que se encontra e procurar novas tecnologias, e também impedir a saída de divisas para os produtores de petróleo, que na grande maioria não são europeus, são árabes, americanos e russos.
          A produção eléctrica é nacional e tende a crescer, é uma aposta de futuro.

      • JL says:

        Eu troquei apenas com um incentivo, gastar menos para fazer o mesmo.

    • Toni da Adega says:

      “E os elektros acham que nunca vão pagar impostos”
      Errado, certos paises vai-se pagar um imposto por cada Km conduzido. E isso vai-se aplicar também ao veiculos a combustão

    • JL says:

      Para que precisam de pagar impostos ? Se os a combustão nem pagam o que deviam.

  2. Jose Roberto says:

    É assim mesmo, a seguir é acabar com os avioes.

  3. PorcoDoPunjab says:

    É isso mesmo Europa, rebentem com a indústria automóvel.
    Depois as centenas de milhares de desempregados vão todos votar nesta corja que nos desgoverna.
    É já a seguir…

    Admirem-se depois…

    Quem é o maluco que vai dar 50k por um eléctrico sabendo que daqui a uns anos se o quiser vender ninguém o quer?
    Espera ai que vou comprar um, mas é que é já…

    • Realista says:

      Então na Noruega ninguém deve comprar um carro a combustão de 50k porque depois ninguém o quer comprar?

      • PorcoDoPunjab says:

        Realista, comparar a Noruega com Portugal é algo insano.
        A única coisa em comum entre Portugal e Noruega é que ambos estão localizados no mesmo planeta.
        Apenas e só…

        • Antonio+Vasco says:

          Realista , acho que ele não compreendeu a comparação da Noruega eheh

        • JL says:

          É uma boa comparação, porque aqui a diferença que existe entre um a combustão para um elétrico, lá é a mesma diferença que existe entre um elétrico para um a combustão.

        • Realista says:

          A questão está bem formulada já que os cenários são invertidos, mas nota-se é que não tens capacidade para assimilar e processar essa informação…

          Assim pela tua resposta nem sequer se compara a Noruega porque lá eles usam a cabeça para pensar e aqui parece que não.

          • PorcoDoPunjab says:

            Realista, vc não me conhece portanto não sabe que capacidades tenho ou deixo de ter.
            Não se pode comparar a venda de eléctricos na Noruega com o mesmo em Portugal.
            Os salários não são os mesmos, as infraestruturas não são as mesmas, as pessoas não são as mesmas e a cultura ou civismo deles tb não é o mesmo.
            As vendas dos VE lá têm um contexto e cá têm outro.

            Vou dar o meu exemplo pessoal, gasto cerca de 100 euros mês em gasóleo.
            Se fosse trocar para um VE não ia para um ZOE porque quero carros grandes com espaço para a família, potentes, portanto, ou um Tesla, Ionic ou um BYD.
            Um veículo eléctrico nessas condições custa quanto? 50k? Mais?
            Vamos imaginar que é 50k, mais coisa menos coisa.
            Quantos anos de gasóleo e manutenções consigo eu aguentar com 50k?
            E até tenho garagem pessoal para o poder carregar em casa…

            Percebe agora a minha capacidade?
            Sou extremamente pragmático e para mim as coisas são como são.
            Não vou em modas.
            Na minha cabeça e nas minhas opções de vida quem manda sou eu, pronto, e a esposa, e os miúdos.
            Mas a última palavra é sempre minha.
            Os cães e os gatos então fazem de mim escravo pessoal, mas isso é outra coisa.

          • JL says:

            Gasta 100 euros de gasóleo por mês e tem um carro diesel ? Esse exemplo também não abona nada a rentabilização desse carro.

          • Realista says:

            Repara que mesmo assim não conseguiste entender a situação na Noruega…

            Para além disso queres carros do segmento D, tudo bem. No entantato quanto é que te custa um BMW Serie 3, a gasolina??? Para teres ideia os preços base começam nos 49k… E os da gasoleo nos 68k.

            Sabes qual é o preço base de um Tesla Model 3 ou um BYD Atto 3?

            Mas voltando ao exemplo da Noruega, não conseguiu de facto entender a situação pois não?

          • Yamahia says:

            “Os cães e os gatos então fazem de mim escravo pessoal,”
            Bem vindo ao clube!!

          • Yamahia says:

            Já agora deixem meter aqui a colherada.
            Não sei do que estão a falar mas tb não é preciso.
            O que se passa na Noruega é muito simples.
            Eles, consumidores de lá, aproveitaram as borlas “ambientais” e guardaram o bom e velhinho carro a combustão para as passeatas.
            O governo está agora a perceber o imbróglio onde se meteu e já anda a oferecer os transportes públicos à borla a ver se resolve o problema do espaço que já era pouco e agora pior um pouco.

          • JL says:

            Portanto inventou um mau argumento.

            O que se vê aqui é uma queda dos numeros, portanto, não, não estão a guardar, estão é despacha-los.

            https://www.reuters.com/business/autos-transportation/evs-could-overtake-petrol-cars-norway-by-end-2024-2024-04-02/

          • Yamahia says:

            Como sempre a chutarem os híbridos para canto. Típico!!!!!
            Apresento-lhe um passeio por uma estrada da Noruega. Tire as ilações que quiser:
            https://1drv.ms/v/s!AvwLJVpLF7bcrcJ4EJUIo_kP8Dw5yA?e=Juvpfq

          • JL says:

            Estão lá os híbridos.

            Então na minha rua existem 5 moradores, 4 são eléctricos e um híbrido, quer dizer que em Portugal já tem 80 % de eléctricos e 20% de híbridos. Looooool

            Enfim….

          • Yamahia says:

            Os híbridos estão à parte e sao 300 e tal mil
            Ou seja apanharem os gasosas todos é mais uma falácia do KKKELEKTRO. Só para os híbridos , à velocidade q estão a vender BEV , precisavam de mais 4 (QUATRO) anos. E para isso seria preciso q não entrasse mais nenhum hibrido.
            Dai q a frase do hype não conta com os híbridos. Capisce ou quer com mais molho.?

            Adiante
            Mesmo para apanhar os puros gasosas ainda este ano tb não é a vender o que o que se está a ver que o vão conseguir. Nunca na NO se vendeu tão pouco carro.
            O sector deve estar de rastos.
            E depois ainda falta apanhar o Diesel. Q vai ser outra maratona.

            E o que é que a sua rua tem a ver com as estradas fiordianas?
            O filme só prova o que digo há muito e que outros já constataram há muito. O cidadão norueguês aproveitou as borlas BEV para adicionar um veículo à sua frota.( Até eu se me oferecessem um carro não dizia q não . Alem disso, mais ofertas em estacionamentos, portagens, uso e abuso do BUS,…epá,
            venha ele loool)
            No entanto faria como eles. Guardava os combustas para andar a passear pelas terrinhas e usava o BEV para ir meter nojo e entupir ainda mais os centros urbanos.

          • JL says:

            Lá está você com a negação, primeiro é que estavam juntos, agora já é por estarem separados.

            Não é isso que interessa, o que deve ver é a curva a cair, ou seja, a existência dos diesel, gasolina e até híbridos estão a cair. Já foi.

            Tem a ver o mesmo com o seu argumento, ou seja, tretas.

            O que se está a ver é que o cidadão norueguês está a livrar-se dos problemas que são os a combustão e a comprar o que realmente quer.

            Mas eles não fazem isso, livram-se deles, basta ver a curva descendente com a curva ascendente dos bev, portanto, ESTÃO A SER TROCADOS.

          • Yamahia says:

            Claro que a curva cai.
            Sempre que vende 1 BEV e não vende nenhum combustas, a curva cai ligeiramente, mas cai. Isso não significa que haja menos combustas. Apenas significa que a mais BEV em relação aos combustas já existentes.
            Claro que em 8 anos se perderam alguns gasosas. Na ordem de 300 mil, seja por acidente ou fim de vida. No entanto é bem visivel foram substituidos por híbridos ao longo destes 8 anos. Pelo que o nr de gasosas mantem-se praticamente inalterado.
            E sim, os híbridos já permitem umas incursões pelas estradas fiordianas. Neste filme boa parte deles eram híbridos.
            BEV’s é que está de chuva, nem um para amostra. Ficaram todos em Oslo e Bergen a meter nojo!

          • JL says:

            Aquilo não são vendas, são existências.

            Simples assim ?

          • Yamahia says:

            Sim cai a do ICE ao mesmo tempo que sobe a do ICE hibrid, simples assim?

          • JL says:

            Viu mal outra vez, o raio do preconceito até lhe tira a visão, o ice hybrid subiu e já está a descer, o único que está a subir são os bev.

      • Mario2 says:

        Fala o país que lucra milhões com petroleo. Ou seja, nos não poluimos mas poluam vocês e deiam nos o lucro.
        É um bocado como a bayer, cria o veneno e cria o medicamento.

      • PorcoDoPunjab says:

        Realista, carros a combustão haverá sempre, pelo menos enquanto houver petróleo.
        VE, aqui em PT não são escolha para muita gente.
        Sem ir mais longe, aqui na zona onde resido, que tem gente que nunca mais acaba, apenas existem 2 ( dois!!! ), carregadores públicos.

        Vá à Noruega e confira se por lá tb é assim.

        • Realista says:

          Ninguém diz o contrário pois os veículos a combustão vão estar ao nosso lado durante pelo menos uma a duas décadas, até porque a renovação da frota demora tempo.

          E vai-se começar a notar que vão desaparecendo a um ritmo maior quando as bombas de gasolina começarem a fechar – que tipicamente vai começar pelas empresas familiares porque não podem continuar a aguentar com margens pequenas e negativas durante muito tempo – até que deixa de existir clientela suficiente para manter os postos abertos alimentando o ciclo.

          Mas que a transição vai demorar, sim vai demorar um pouco devido ao facto de também serem bens sucedâneos.

    • JL says:

      Porque havia de dar 50 mil, há mais baratos.

      Se ninguém quer comprar porque a procura de usados aumentou 103 %?

  4. Meleca says:

    A europa não tem condições e os europeus não tem necessidade de carros tão grandes. Mas cada vez se vê mais carros Sub e gama alta para ir para o trabalho.

  5. Rlopes says:

    Acho bem. O futuro da Europa não é produzir coisas. É servir como centro turístico para os que produzem.

  6. Bernardo says:

    Depois vem em seguida a notícia:
    Alemanha motor da Europa em colapso econômico!
    De quem será a culpa?!
    Grande união europeia!
    Parabéns

    • PorcoDoPunjab says:

      Bernardo, a situação da Alemanha é um case study.
      Fizeram tudo o que puderam para ficarem nesta situação.
      Meteram-se nesta alhada por erros próprios e agora sair desta situação não vai ser fácil.
      Quando em vez de zelarem pelos interesses do povo seguem ordens de Washington, o desastre é inevitável.
      Nem sempre os interesses dos EUA são os mesmos da UE.
      Este erro vão pagar bem caro por isso.
      Mas tbm, meterem xuxalistas wokes no poder, estavam à espera do quê?

  7. Uddu says:

    Os imbecis que aplicam taxas a certas empresas só porque são Chinesas, são os mesmos que desejam ver a Europa destruir a sua indústria…

  8. Yamahia says:

    O Musk já estava a precisar de vender nais uns créditos de carbono. Temos q ajudar o amigo americano.

    • JL says:

      Estas multas não podem ser aliviadas com compra de créditos de carbono.

      • Mário says:

        Mas isso pode-se comprar? Mais uma hipocrisia… em vez de plantar arvores, arrasam-se para fazer fabricas de elektros.

      • Yamahia says:

        Onde foi buscar essa ideia?
        O mercado do carbono é para manter. Ainda agora foi reforçada a possibilidade na linha do determinado pela UE.
        https://diariodarepublica.pt/dr/detalhe/decreto-lei/4-2024-836117866

        Por outras palavras. Pode poluir à vontade desde que pague aí a um compincha amigalhaço. Ele vai fazer-lhe um preço que lhe vai permitir continuar de porta aberta. Se tiver que pagar à UE é preferível fechar portas.

        Diz o observador:
        ” A marca italiana arriscava uma penalização ainda mais pesada, segundo as normas da União Europeia, o que a levou a fazer negócio com a Tesla. Por fabricar exclusivamente veículos eléctricos, o construtor norte-americano tem muitos créditos de carbono para vender às marcas que excedem os limites impostos, como era o caso da Fiat. Com esta operação, a Fiat poupou uns largos milhões e a Tesla encaixou 1,8 mil milhões de euros em créditos.”

        Coisas que realmente não cabem na cabeça de ninguém :
        1- como é que a UE quer resolver o problema do aquecimento global com meros 5% da população do planeta?
        2-Como querem resolver o problema do aquecimento global com carros elektros qd a produção destes é mais agressiva em termos de emissões para o meio ambiente e na maioria dos países tb o é ao nível utilização?

        Portanto os interesses são muitos por detrás do selo verde que na verdade é muito negro.

        • JL says:

          Uma coisa são créditos, outra são os limites que os carros têm se ter ao sair de fábrica, não vale a pena inventar muito porque isso é bem óbvio.

        • JL says:

          Lá vem missa dos padres da combustão, como é que se resolve um problema de muitos.

          Portanto não cabe na cabeça de ninguém haver populações a passar fome, mais valia a Europa também estar a passar fome, bora passar fome.

        • Yamahia says:

          Não, não são! O princípio é o mesmo.
          Antes a fasquia estava em ~116g km, quem viu que teria que pagar fortunas à UE em multas que lhes podiam fechar as portas, resolveu comprar por uma fortuna mais pequena créditos de compensação de carbono para se livrar dessas multas da UE .
          Entretanto a UE ficou mais pobre e a América mais rica!
          Fome? é o que vai acontecer muito em breve em todo o continente se não pararem com estes delírios! E só cá para nós, isso não vai avante!

          • JL says:

            Se estava nessa fasquia, era essa que tinham de cumprir.

            Sim, daí as multas, não vale a pena vir com desculpas.

            Sim,.sim,. muitos mecânicos que não querem fazer outra coisa.

          • Yamahia says:

            Não há multas. Já beneficiou no orçamento de estado de alguma dessas multas? Claro que não, nem vai beneficiar. Quem vai beneficiar é novamente a Tesla mais poluidora de todas, se até lá não houver alguém que ponha travões nestes delírios.
            Estou certo que não vai acontecer. Já chega de parvoeiras. Isso ainda devem ser resquícios da doutrina Timmermans que como se sabe já foi com os porcos. Agora foi vender carros elektros e créditos de carbono da Tesla para a Holanda, mas para isso é preciso que ganhe as eleições em Novembro. Até lá os holandeses têm mais que tempo para abrirem os olhos.

          • Realista says:

            “Quem vai beneficiar é novamente a Tesla mais poluidora de todas, se até lá não houver alguém que ponha travões nestes delírios.”

            E depois aparecem estas informações:

            https://www.theguardian.com/business/2020/oct/05/state-subsidies-for-company-cars-top-32bn-in-uk-and-eu

            “Major European car markets, including the UK, Germany and France, give generous allowances to businesses buying cars, both for vehicle fleets and as employee benefits. These include allowing the deduction of VAT and depreciation write-offs – benefits not available to individual car buyers.

            The subsidies overwhelmingly go towards cars with petrol and diesel engines. The study found that 96% of new company cars contain internal combustion engines that emit carbon dioxide, as well as other harmful pollutants such as nitrogen oxides.”

          • JL says:

            Só beneficia quem não as paga, e já agora quem paga o custo dessas multas ? São os clientes certo ?

            A Tesla não é a mais poluidora de todas, é a menos, daí até ter créditos de carbono.

            Sim, já chega dessas parvoeiras sem sentido.

            O Timmermans saiu para entrar outro que vai fazer o mesmo, é assim desde que começou esta politica, nunca ninguém alterou, porque é isso que as populações querem, pelo menos a maioria.

          • Yamahia says:

            @Realista, francamente! Os gajos da T&E algum dia foram gente confiável?
            Não passavam de uma cambada de influencers pagos pelo clã Timmermans.
            Entretanto as coisas mudaram muito.
            Essa missa é de 2018. Há praticamente 6 que são os elektros que andam a papar tudo e mais umas botas e o que se tem visto é fiasco atrás de fiasco.

  9. Damnupa Kot says:

    eu acho é que as pessoas não fazem ideia do que realmente se passa. Dou apenas um exemplo: existem no mundo literalmente milhares de fogos a consumir ininterruptamente o carvão de minas. Estima-se que só em 2022 foram emitidos cerca de 48 toneladas de mercúrio! Agora pensem!
    Centralia, nos EUA, é apenas um de muitos exemplos!

  10. Bernardo says:

    Oh pessoal,mas não vêem que o que a Europa quer é acabar com o transporte privado!
    Acabar com a liberdade que ele “automóvel privado”nos dá… ficando acessível apenas a alguns….lembram-se do valor que o estado estava para aplicar aos carros velhos á algum tempo atrás!?
    É só uma questão de tempo até voltarem a tentar…
    Entre outras coisas…
    Por isso se deixarmos tudo isto vai ser como eles os gestores da Europa estão a planear…

    • JL says:

      Não, tanto que nos está a dar maior liberdade de escolha.

      Isso é porque são mais poluentes que os novos, é injusto para os novos.

      Então parece que estão a planear hem.

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