Indústria automóvel enfrenta multas milionárias… já em 2025
Em causa está o cumprimento das novas regras da União Europeia relativamente às emissões de dióxido de carbono, cujo limite baixa consideravelmente já no próximo ano. Os efeitos económicos podem ser catastróficos.
As apertadas metas das emissões de dióxido de carbono
As multas milionárias que as empresas do setor automóvel poderão enfrentar em 2025 estão a gerar uma grande preocupação, tanto para a indústria como para as economias de vários países.
Estas multas estão relacionadas com o incumprimento das metas de redução de emissões de dióxido de carbono (CO₂) impostas pela União Europeia (UE), que se prepara para baixar o limite para apenas 94g/km em 2025, o que representa um corte de 19% e que promete ser uma valente dor de cabeça para a generalidade dos fabricantes. O valor aprovado em 2020 era de 115,1g/km. E já não foi fácil.
Se os fabricantes de automóveis não conseguirem cumprir os limites estipulados, poderão enfrentar penalizações severas, que podem atingir valores astronómicos. Estas sanções, além de afetar diretamente as empresas, poderão ter graves consequências económicas a nível global.
Regras e o risco de multas
Como é sabido, a União Europeia estabeleceu uma série de metas ambiciosas para reduzir as emissões de gases com efeito de estufa, incluindo a emissão de CO₂ pelos automóveis.
Até 2030, a UE pretende que os veículos novos emitam uma quantidade significativamente menor de CO₂ em comparação com os níveis atuais. Para incentivar o cumprimento destas metas, foi imposto um limite às emissões médias de CO₂ por quilómetro para os automóveis vendidos pelos fabricantes. Se as marcas excederem esses limites, terão de pagar uma multa proporcional ao excesso registado.
Em 2025, a situação poderá tornar-se crítica para muitas fabricantes automóveis, uma vez que as regras mais rígidas entrarão em vigor. As multas são calculadas com base nas emissões excedentes multiplicadas por cada carro vendido.
Estima-se que as sanções para alguns dos maiores fabricantes da indústria automóvel possam atingir várias centenas de milhões de euros. Este cenário coloca uma pressão enorme sobre a indústria, especialmente para marcas que ainda estão atrasadas na transição para veículos elétricos ou híbridos.
Impacto na economia
As multas milionárias para as empresas do setor automóvel podem ter diversos impactos económicos, que vão muito além do simples pagamento das sanções. Se as multas forem impostas em grande escala, poderão reduzir significativamente os lucros das empresas, o que, por sua vez, poderá resultar em cortes de investimento, despedimentos e até falências.
Empresas que enfrentam penalizações significativas podem ser obrigadas a adotar medidas de contenção de custos, como reduzir a produção ou transferir parte da produção para países com regulamentações ambientais menos exigentes, gerando uma perda de postos de trabalho na Europa.
Além disso, as empresas poderão transferir o custo das multas para os consumidores, o que poderá levar ao aumento do preço dos automóveis, o que desincentiva as vendas, diminui o consumo e, obviamente, afeta negativamente a economia.
A indústria automóvel é um dos principais pilares da economia de muitos países europeus, como a Alemanha e a França. Qualquer interrupção neste setor, seja devido a multas ou à incapacidade de se adaptar às novas exigências, pode ter um efeito dominó nas economias destes países, com impactos em setores relacionados, como o da produção de componentes, a logística e até o setor energético.
Desafios no imediato
Muitas fabricantes têm investido fortemente na eletrificação das suas frotas, mas, para algumas, a meta de 2025 pode ser difícil de atingir, especialmente para aquelas que dependem fortemente de veículos a combustão interna.
O desenvolvimento de motores mais eficientes em termos de emissões é um processo caro e demorado, e nem todas as empresas têm os recursos ou a capacidade tecnológica para fazer essa transição de forma rápida.
Outro desafio é a incerteza do mercado. Embora os veículos elétricos estejam a ganhar popularidade, a sua adoção ainda está longe de ser universal. Muitos consumidores continuam relutantes em trocar os seus veículos a gasolina ou diesel por elétricos, devido a preocupações com a autonomia, o tempo de carregamento e o custo inicial mais elevado dos veículos elétricos. Esta hesitação por parte dos consumidores pode dificultar a rápida transição necessária para que as empresas evitem multas significativas.
A capacidade das fabricantes de automóveis de se adaptarem rapidamente às novas exigências será crucial para evitar sanções pesadas e garantir a sua viabilidade económica. Caso contrário, a indústria automóvel poderá enfrentar uma crise financeira que, sem dúvida, se refletirá em toda a economia europeia.
Com a treta das ecologias, a Europa acabou de dar mais um tiro no pé… só isso…
E os elektros acham que nunca vão pagar impostos…
Chama-se incentivo, quase ninguém trocaria combustão por elétrico, daí ter-se que arranjar alguma maneira das pessoas aderirem aos elétricos.
Não cabe a um governo decidir o que uma empresa ou o povo deve ou não vender/comprar, mas sim a lei da procura e da oferta!!!
O que esta lei veio fazer foi entalar as empresas europeias, porque em vez de o pessoal comprar produto interno vai comprar produto chinês mais barato que não tem de cumprir as mesmas leis que na Europa!!
O que a Europa devia fazer era incentivo a compra de produção interna, caso contrário muitas fábricas vão fechar e muitas empresas que produzem para essas fábricas também.
1- Cabe aos governos regulamentar os mercados por fins de sustentabilidade
2- As empresas europeias empurraram com a barriga os carros eletricos porque não tem plano de negócios viável (Atuais construtoras tem o modelo de concessionarias e ganham dinheiro na manutenção, a Tesla por seu lado vende os seus próprios veículos controlando a cadeia toda e aumentando os lucros)
3- Na europa, temos medo de grandes mudanças e por isso não exploramos o litio, o que torna o acesso à materia prima mais importante dos EV muito dificil, pagando 3x/4x mais que as construtoras chinesas. Aqui podiamos, falar apenas do litio. Mas podemos ver que este medo de mudanças está em todo lado, para o TGV já se fez 5 estudos, gastou-se Centenas de Milhoes de €uros! E TGV, Zero! Podemos ver também o caso mais recente, em que as eolicas no meio do mar de ninguém (Em que a Universidade do Minho provou que eram beneficas para a diversidade das especies) tiveram de pagar aos pescadores https://observador.pt/2019/08/19/28-pescadores-de-viana-do-castelo-recebem-500-mil-euros-de-compensacao-por-parque-eolico/
Fontes importantes:
“Os investigadores mostram também preocupação com a destruição do fundo do mar provocada especialmente pela pesca de arrasto.” – https://ominho.pt/investigadores-da-uminho-descobrem-mais-de-50-especies-ao-largo-de-viana/
“Investigadores da Universidade do Minho detetaram regeneração de zona ocupada por turbinas e cabo ao largo de Viana do Castelo. Descobriram meia centena de espécies pouco comuns em Portugal” – https://www.jn.pt/6395713854/eolicas-no-mar-estao-a-ser-abrigo-para-varias-especies/
Conclusão o que move em Portugal são as comissões à extrema esquerda!
Não houvesse regulamentação e ainda havia pena de morte e escravatura. Continuavamos a usar gasolina super com chumbo e a fumar em escolas e hospitais
Não sei como queres que a Europa incentive a produção interna quando a Europa quase toda é Socialista… Taxas e taxinhas, leis e leizinhas.
Ainda hoje vi um post do publico a dizer que se fosse aplicado uma taxa sobre os super ricos ia gerar uma receita de não sei quantos milhões. E nos comentários tudo a concordar! Depois nem taxa, nem descontos, nem empregos nem nada que fogem todos daqui.
Taxas e taxinhas não é socialismo. Acho que é melhor deixares de ver videos do PragerU e outros think tanks similares. A maioria dos países que formam UE são liberais. Todos eles são capitalistas, logo, é impossível serem socialistas. Quando os meios de produção destes forem propriedade social, aí sim falaremos de socialismo.
Mas é isso exactamente o que eles fazem, incentivar a indústria a sair do marasmo em que se encontra e procurar novas tecnologias, e também impedir a saída de divisas para os produtores de petróleo, que na grande maioria não são europeus, são árabes, americanos e russos.
A produção eléctrica é nacional e tende a crescer, é uma aposta de futuro.
Eu troquei apenas com um incentivo, gastar menos para fazer o mesmo.
“E os elektros acham que nunca vão pagar impostos”
Errado, certos paises vai-se pagar um imposto por cada Km conduzido. E isso vai-se aplicar também ao veiculos a combustão
+1
Para que precisam de pagar impostos ? Se os a combustão nem pagam o que deviam.
É assim mesmo, a seguir é acabar com os avioes.
Não é necessário acabar com eles. Já há planos para os aviões e os navios.
Os navios elétricos em portugal andam ligados a gerados a gasóleo. Grande flop!
Os elétricos só é solução para 10-15% da população.
O que tens a dizer sobre os moliceiros elétricos?
Se fossem a remos faziam melhor figura.
não tenhas dúvidas que vão restringir as viagens aéreas não-essenciais
É isso mesmo Europa, rebentem com a indústria automóvel.
Depois as centenas de milhares de desempregados vão todos votar nesta corja que nos desgoverna.
É já a seguir…
Admirem-se depois…
Quem é o maluco que vai dar 50k por um eléctrico sabendo que daqui a uns anos se o quiser vender ninguém o quer?
Espera ai que vou comprar um, mas é que é já…
Então na Noruega ninguém deve comprar um carro a combustão de 50k porque depois ninguém o quer comprar?
Realista, comparar a Noruega com Portugal é algo insano.
A única coisa em comum entre Portugal e Noruega é que ambos estão localizados no mesmo planeta.
Apenas e só…
Realista , acho que ele não compreendeu a comparação da Noruega eheh
É uma boa comparação, porque aqui a diferença que existe entre um a combustão para um elétrico, lá é a mesma diferença que existe entre um elétrico para um a combustão.
A questão está bem formulada já que os cenários são invertidos, mas nota-se é que não tens capacidade para assimilar e processar essa informação…
Assim pela tua resposta nem sequer se compara a Noruega porque lá eles usam a cabeça para pensar e aqui parece que não.
Realista, vc não me conhece portanto não sabe que capacidades tenho ou deixo de ter.
Não se pode comparar a venda de eléctricos na Noruega com o mesmo em Portugal.
Os salários não são os mesmos, as infraestruturas não são as mesmas, as pessoas não são as mesmas e a cultura ou civismo deles tb não é o mesmo.
As vendas dos VE lá têm um contexto e cá têm outro.
Vou dar o meu exemplo pessoal, gasto cerca de 100 euros mês em gasóleo.
Se fosse trocar para um VE não ia para um ZOE porque quero carros grandes com espaço para a família, potentes, portanto, ou um Tesla, Ionic ou um BYD.
Um veículo eléctrico nessas condições custa quanto? 50k? Mais?
Vamos imaginar que é 50k, mais coisa menos coisa.
Quantos anos de gasóleo e manutenções consigo eu aguentar com 50k?
E até tenho garagem pessoal para o poder carregar em casa…
Percebe agora a minha capacidade?
Sou extremamente pragmático e para mim as coisas são como são.
Não vou em modas.
Na minha cabeça e nas minhas opções de vida quem manda sou eu, pronto, e a esposa, e os miúdos.
Mas a última palavra é sempre minha.
Os cães e os gatos então fazem de mim escravo pessoal, mas isso é outra coisa.
Gasta 100 euros de gasóleo por mês e tem um carro diesel ? Esse exemplo também não abona nada a rentabilização desse carro.
Repara que mesmo assim não conseguiste entender a situação na Noruega…
Para além disso queres carros do segmento D, tudo bem. No entantato quanto é que te custa um BMW Serie 3, a gasolina??? Para teres ideia os preços base começam nos 49k… E os da gasoleo nos 68k.
Sabes qual é o preço base de um Tesla Model 3 ou um BYD Atto 3?
Mas voltando ao exemplo da Noruega, não conseguiu de facto entender a situação pois não?
“Os cães e os gatos então fazem de mim escravo pessoal,”
Bem vindo ao clube!!
Já agora deixem meter aqui a colherada.
Não sei do que estão a falar mas tb não é preciso.
O que se passa na Noruega é muito simples.
Eles, consumidores de lá, aproveitaram as borlas “ambientais” e guardaram o bom e velhinho carro a combustão para as passeatas.
O governo está agora a perceber o imbróglio onde se meteu e já anda a oferecer os transportes públicos à borla a ver se resolve o problema do espaço que já era pouco e agora pior um pouco.
Portanto inventou um mau argumento.
O que se vê aqui é uma queda dos numeros, portanto, não, não estão a guardar, estão é despacha-los.
https://www.reuters.com/business/autos-transportation/evs-could-overtake-petrol-cars-norway-by-end-2024-2024-04-02/
Como sempre a chutarem os híbridos para canto. Típico!!!!!
Apresento-lhe um passeio por uma estrada da Noruega. Tire as ilações que quiser:
https://1drv.ms/v/s!AvwLJVpLF7bcrcJ4EJUIo_kP8Dw5yA?e=Juvpfq
Estão lá os híbridos.
Então na minha rua existem 5 moradores, 4 são eléctricos e um híbrido, quer dizer que em Portugal já tem 80 % de eléctricos e 20% de híbridos. Looooool
Enfim….
Os híbridos estão à parte e sao 300 e tal mil
Ou seja apanharem os gasosas todos é mais uma falácia do KKKELEKTRO. Só para os híbridos , à velocidade q estão a vender BEV , precisavam de mais 4 (QUATRO) anos. E para isso seria preciso q não entrasse mais nenhum hibrido.
Dai q a frase do hype não conta com os híbridos. Capisce ou quer com mais molho.?
Adiante
Mesmo para apanhar os puros gasosas ainda este ano tb não é a vender o que o que se está a ver que o vão conseguir. Nunca na NO se vendeu tão pouco carro.
O sector deve estar de rastos.
E depois ainda falta apanhar o Diesel. Q vai ser outra maratona.
E o que é que a sua rua tem a ver com as estradas fiordianas?
O filme só prova o que digo há muito e que outros já constataram há muito. O cidadão norueguês aproveitou as borlas BEV para adicionar um veículo à sua frota.( Até eu se me oferecessem um carro não dizia q não . Alem disso, mais ofertas em estacionamentos, portagens, uso e abuso do BUS,…epá,
venha ele loool)
No entanto faria como eles. Guardava os combustas para andar a passear pelas terrinhas e usava o BEV para ir meter nojo e entupir ainda mais os centros urbanos.
Lá está você com a negação, primeiro é que estavam juntos, agora já é por estarem separados.
Não é isso que interessa, o que deve ver é a curva a cair, ou seja, a existência dos diesel, gasolina e até híbridos estão a cair. Já foi.
Tem a ver o mesmo com o seu argumento, ou seja, tretas.
O que se está a ver é que o cidadão norueguês está a livrar-se dos problemas que são os a combustão e a comprar o que realmente quer.
Mas eles não fazem isso, livram-se deles, basta ver a curva descendente com a curva ascendente dos bev, portanto, ESTÃO A SER TROCADOS.
Claro que a curva cai.
Sempre que vende 1 BEV e não vende nenhum combustas, a curva cai ligeiramente, mas cai. Isso não significa que haja menos combustas. Apenas significa que a mais BEV em relação aos combustas já existentes.
Claro que em 8 anos se perderam alguns gasosas. Na ordem de 300 mil, seja por acidente ou fim de vida. No entanto é bem visivel foram substituidos por híbridos ao longo destes 8 anos. Pelo que o nr de gasosas mantem-se praticamente inalterado.
E sim, os híbridos já permitem umas incursões pelas estradas fiordianas. Neste filme boa parte deles eram híbridos.
BEV’s é que está de chuva, nem um para amostra. Ficaram todos em Oslo e Bergen a meter nojo!
Aquilo não são vendas, são existências.
Simples assim ?
Sim cai a do ICE ao mesmo tempo que sobe a do ICE hibrid, simples assim?
Viu mal outra vez, o raio do preconceito até lhe tira a visão, o ice hybrid subiu e já está a descer, o único que está a subir são os bev.
Fala o país que lucra milhões com petroleo. Ou seja, nos não poluimos mas poluam vocês e deiam nos o lucro.
É um bocado como a bayer, cria o veneno e cria o medicamento.
Por acaso sabe que a Noruega é um dos países com mais emissões CO2 da Europa ? e sabe porquê ? por isso mesmo, porque são produtores de petróleo.
Mas eles poluem bem mais que nós.
Mas se eles não produzirem, como é que você anda de carro ?
E se as crianças do Congo não minerarem, como é que voce anda no seu super elektro com 10000km de autonomia?
Se elas não minerarem fazem baterias LFP que até já são a maioria dos carros vendidos.
E se não minerarem você anda a pé, já que é usado para refinar combustíveis:
https://www.cobaltinstitute.org/essential-cobalt-2/powering-the-green-economy/catalytic-converter/
Espera até saberes que no Congo as crianças também mineram metais preciosos para refinarem a tua gasolina…
LoL
Realista, carros a combustão haverá sempre, pelo menos enquanto houver petróleo.
VE, aqui em PT não são escolha para muita gente.
Sem ir mais longe, aqui na zona onde resido, que tem gente que nunca mais acaba, apenas existem 2 ( dois!!! ), carregadores públicos.
Vá à Noruega e confira se por lá tb é assim.
Ninguém diz o contrário pois os veículos a combustão vão estar ao nosso lado durante pelo menos uma a duas décadas, até porque a renovação da frota demora tempo.
E vai-se começar a notar que vão desaparecendo a um ritmo maior quando as bombas de gasolina começarem a fechar – que tipicamente vai começar pelas empresas familiares porque não podem continuar a aguentar com margens pequenas e negativas durante muito tempo – até que deixa de existir clientela suficiente para manter os postos abertos alimentando o ciclo.
Mas que a transição vai demorar, sim vai demorar um pouco devido ao facto de também serem bens sucedâneos.
“…pois os veículos a combustão vão estar ao nosso lado durante pelo menos uma a duas décadas…”
Tanto?
Só até 2035 já gastaste 1 década. E os combustas duram à vontade mais 20,30,40, 50…anos loooloool
E depois é isto, como eles dizem:
“…pois a “visão ideológica” já falhou… ”
Os carros a combustão vão continuar a ser vendidos bem para além de 2035, incluindo na UE meros 5% da população mundial!
https://europe.autonews.com/environmentemissions/italy-says-europes-2035-ice-ban-should-be-reversed
Pois vão, mas edições limitadas.
Porque havia de dar 50 mil, há mais baratos.
Se ninguém quer comprar porque a procura de usados aumentou 103 %?
Faço ideia a procura que há de EV com 8 ou 9 anos, devem ser charters de clientes…
Se não faz ideia porque está a inventar ? já comprei mais que um com essa e até com maior idade.
Torradeiras ambulantes… devem valer muito por esse preço… vale 1000€ e compram-nas por 10 000. é bom negocio.
Como diz o ditado, albarda-se o burro à vontade do dono
Se há gente que compra ev com nove anos, das duas uma, ou não sabe o que faz ou compra quase dado.
Então onde eles a esse preço?
Torradeiras a combustão sim, encontra muitas a esse preço.
Então qual comprou e errou ?
Então arranje lá um que seja quase dado ?
A europa não tem condições e os europeus não tem necessidade de carros tão grandes. Mas cada vez se vê mais carros Sub e gama alta para ir para o trabalho.
Acho bem. O futuro da Europa não é produzir coisas. É servir como centro turístico para os que produzem.
Depois vem em seguida a notícia:
Alemanha motor da Europa em colapso econômico!
De quem será a culpa?!
Grande união europeia!
Parabéns
Bernardo, a situação da Alemanha é um case study.
Fizeram tudo o que puderam para ficarem nesta situação.
Meteram-se nesta alhada por erros próprios e agora sair desta situação não vai ser fácil.
Quando em vez de zelarem pelos interesses do povo seguem ordens de Washington, o desastre é inevitável.
Nem sempre os interesses dos EUA são os mesmos da UE.
Este erro vão pagar bem caro por isso.
Mas tbm, meterem xuxalistas wokes no poder, estavam à espera do quê?
O mesmo se aplica a Portugal… Os interesses dos EUA estão acima dos interesses do Povo.
Os imbecis que aplicam taxas a certas empresas só porque são Chinesas, são os mesmos que desejam ver a Europa destruir a sua indústria…
O Musk já estava a precisar de vender nais uns créditos de carbono. Temos q ajudar o amigo americano.
Estas multas não podem ser aliviadas com compra de créditos de carbono.
Mas isso pode-se comprar? Mais uma hipocrisia… em vez de plantar arvores, arrasam-se para fazer fabricas de elektros.
Então quer dizer que as fábrica de veículos a combustão são árvores ?
Já plantou alguma ?
Onde foi buscar essa ideia?
O mercado do carbono é para manter. Ainda agora foi reforçada a possibilidade na linha do determinado pela UE.
https://diariodarepublica.pt/dr/detalhe/decreto-lei/4-2024-836117866
Por outras palavras. Pode poluir à vontade desde que pague aí a um compincha amigalhaço. Ele vai fazer-lhe um preço que lhe vai permitir continuar de porta aberta. Se tiver que pagar à UE é preferível fechar portas.
Diz o observador:
” A marca italiana arriscava uma penalização ainda mais pesada, segundo as normas da União Europeia, o que a levou a fazer negócio com a Tesla. Por fabricar exclusivamente veículos eléctricos, o construtor norte-americano tem muitos créditos de carbono para vender às marcas que excedem os limites impostos, como era o caso da Fiat. Com esta operação, a Fiat poupou uns largos milhões e a Tesla encaixou 1,8 mil milhões de euros em créditos.”
Coisas que realmente não cabem na cabeça de ninguém :
1- como é que a UE quer resolver o problema do aquecimento global com meros 5% da população do planeta?
2-Como querem resolver o problema do aquecimento global com carros elektros qd a produção destes é mais agressiva em termos de emissões para o meio ambiente e na maioria dos países tb o é ao nível utilização?
Portanto os interesses são muitos por detrás do selo verde que na verdade é muito negro.
Uma coisa são créditos, outra são os limites que os carros têm se ter ao sair de fábrica, não vale a pena inventar muito porque isso é bem óbvio.
Lá vem missa dos padres da combustão, como é que se resolve um problema de muitos.
Portanto não cabe na cabeça de ninguém haver populações a passar fome, mais valia a Europa também estar a passar fome, bora passar fome.
Não, não são! O princípio é o mesmo.
Antes a fasquia estava em ~116g km, quem viu que teria que pagar fortunas à UE em multas que lhes podiam fechar as portas, resolveu comprar por uma fortuna mais pequena créditos de compensação de carbono para se livrar dessas multas da UE .
Entretanto a UE ficou mais pobre e a América mais rica!
Fome? é o que vai acontecer muito em breve em todo o continente se não pararem com estes delírios! E só cá para nós, isso não vai avante!
Se estava nessa fasquia, era essa que tinham de cumprir.
Sim, daí as multas, não vale a pena vir com desculpas.
Sim,.sim,. muitos mecânicos que não querem fazer outra coisa.
Não há multas. Já beneficiou no orçamento de estado de alguma dessas multas? Claro que não, nem vai beneficiar. Quem vai beneficiar é novamente a Tesla mais poluidora de todas, se até lá não houver alguém que ponha travões nestes delírios.
Estou certo que não vai acontecer. Já chega de parvoeiras. Isso ainda devem ser resquícios da doutrina Timmermans que como se sabe já foi com os porcos. Agora foi vender carros elektros e créditos de carbono da Tesla para a Holanda, mas para isso é preciso que ganhe as eleições em Novembro. Até lá os holandeses têm mais que tempo para abrirem os olhos.
“Quem vai beneficiar é novamente a Tesla mais poluidora de todas, se até lá não houver alguém que ponha travões nestes delírios.”
E depois aparecem estas informações:
https://www.theguardian.com/business/2020/oct/05/state-subsidies-for-company-cars-top-32bn-in-uk-and-eu
“Major European car markets, including the UK, Germany and France, give generous allowances to businesses buying cars, both for vehicle fleets and as employee benefits. These include allowing the deduction of VAT and depreciation write-offs – benefits not available to individual car buyers.
The subsidies overwhelmingly go towards cars with petrol and diesel engines. The study found that 96% of new company cars contain internal combustion engines that emit carbon dioxide, as well as other harmful pollutants such as nitrogen oxides.”
Só beneficia quem não as paga, e já agora quem paga o custo dessas multas ? São os clientes certo ?
A Tesla não é a mais poluidora de todas, é a menos, daí até ter créditos de carbono.
Sim, já chega dessas parvoeiras sem sentido.
O Timmermans saiu para entrar outro que vai fazer o mesmo, é assim desde que começou esta politica, nunca ninguém alterou, porque é isso que as populações querem, pelo menos a maioria.
@Realista, francamente! Os gajos da T&E algum dia foram gente confiável?
Não passavam de uma cambada de influencers pagos pelo clã Timmermans.
Entretanto as coisas mudaram muito.
Essa missa é de 2018. Há praticamente 6 que são os elektros que andam a papar tudo e mais umas botas e o que se tem visto é fiasco atrás de fiasco.
eu acho é que as pessoas não fazem ideia do que realmente se passa. Dou apenas um exemplo: existem no mundo literalmente milhares de fogos a consumir ininterruptamente o carvão de minas. Estima-se que só em 2022 foram emitidos cerca de 48 toneladas de mercúrio! Agora pensem!
Centralia, nos EUA, é apenas um de muitos exemplos!
E porque não os apagam ?
Porque não conseguem devido ao local onde está arder (debaixo da terra)…
Então não há solução, portanto não vale a pena enumerarem problemas que não têm solução.
Não conseguem devido ao custo que envolve.
Já tentaram várias vezes, e nunca conseguiram.
Oh pessoal,mas não vêem que o que a Europa quer é acabar com o transporte privado!
Acabar com a liberdade que ele “automóvel privado”nos dá… ficando acessível apenas a alguns….lembram-se do valor que o estado estava para aplicar aos carros velhos á algum tempo atrás!?
É só uma questão de tempo até voltarem a tentar…
Entre outras coisas…
Por isso se deixarmos tudo isto vai ser como eles os gestores da Europa estão a planear…
Não, tanto que nos está a dar maior liberdade de escolha.
Isso é porque são mais poluentes que os novos, é injusto para os novos.
Então parece que estão a planear hem.