“Impacto das taxas”: volume de importações de automóveis para os EUA cai drasticamente!
Não passou muito tempo desde a imposição de taxas alfandegárias por Donald Trump, mas o impacto já está a ser sentido. Um novo relatório indica que as importações de automóveis caíram mais de 70%!
Os analistas avisaram e, aparentemente, estavam certos. Apesar de muitas fabricantes de automóveis se terem comprometido com a estabilidade dos preços pelo maior tempo possível, apesar das taxas impostas pelo Presidente Donald Trump, os consumidores americanos estarão a sentir o efeito.
De acordo com um artigo da Automotive News, com dados da Descartes Datamyne, uma base de dados que analisa tendências em todo o setor comercial, o volume de importações marítimas de automóveis para os Estados Unidos da América (EUA) caiu uns impressionantes 72,3% relativamente ao ano anterior.
Os dados dizem que, em maio, os importadores receberam aproximadamente 3600 "unidades equivalentes a 20 pés [ou 6000 mm]" - gíria do transporte marítimo que equivale a 20 pés de espaço de carga para cerca de um veículo - para os EUA, numa queda relevante, em comparação com o ano passado. De facto, trata-se de uma redução de quase 9380 veículos relativamente a maio de 2024.
Revendedores estarão a aguardar condições de taxas mais favoráveis
Indo além dos veículos completos, os transportadores estão a observar, também, uma redução nas peças de automóveis, bem como acessórios - aproximadamente 15% menos volume relativamente ao ano anterior.
De acordo com o Descartes Systems Group, empresa-mãe da Datamyne, não há outra explicação para a queda nas encomendas, além do impacto das taxas impostas por Donald Trump.
É quase impossível chegar a outra conclusão que não seja a de que este é o impacto das taxas sobre veículos manifestando-se nos volumes de importação. A minha interpretação é que os importadores estão a fazer uma pausa, na esperança de que condições tarifárias mais favoráveis surjam no médio prazo.
Opinou Jackson Wood, diretor de estratégia industrial para o comércio global do Descartes Systems Group.
À medida que menos veículos são importados para os EUA, fica claro que os stocks de automóveis que chegaram antes da imposição das taxas está a esgotar-se.
Quando a oferta ficar baixa o suficiente, o mercado poderá ficar à mercê dos vendedores de automóveis e as vendas de carros novos poderão, por conseguinte, começar a enfrentar dificuldades.






















Os trabalhadores das fábricas de automóveis americanas é que devem estar a esfregar as mãos de contentes.
Sim uma coisa é certa vai aumentar muito o consumo proprio
E não vai ser a única coisa que vai aumentar na América.
Vai também a inflação, até os preços em geral, vai aumentar a escassez de produtos estrangeiros, aumentar a dificuldade em exportar, etc!
Resumidamente vão ter muitos aumentos!
Outra coisa que é certa é uma inflação brutal, é só esperar mais um meses e vais vê-los a imprimir dinheiro como se não houvesse amanhã e os amaricanos a ficarem todos com as calças na mão. Ainda por cima estão a expulsar a mão de obra barata! Acho que ainda não temos noção do desastre que isto vai ser, depois é aguentar o poder à força da lei da bala.
Deixa estar que a europa tambem não esta melhor estão todos a empurrar o problema com a barriga é olhar-se muito bem para o Japáo a economia mundial está a beira do precipio, as medidas climáticas têm dado uma grande ajuda a arruinar isto tudo.
basta um sopro e despenca tudo.
muito ???
A maioria das coisas vão ficar muito mais caras, isso vai fazer retrair o consumo.
Mesmo os carros produzidos na América vão ficar mais caros já que estupidamente aplicaram taxas sobre as peças que não produzem ou para as quais não conseguem ser auto-suficientes.
Estão a tentar aplicar um remédio que já foi provado não funcionar
existe algum carro 100% americano?
Na prática, não.
Mesmo os veículos mais “patrióticos” têm:
• Componentes eletrónicos asiáticos (como chips),
• Matérias-primas extraídas fora dos EUA,
• Pneus, vidros ou sensores feitos no México, Canadá ou Europa.….quem o diz é a IA…..
Certo, mas a montagem é feita na America (pelo menos assim o espera Trump com as tarifas) o que dá emprego aos Americanos.
Por essa ordem de ideias não existe nenhum carro 100% de pais nenhum
Excepto de um país; China.
Não existe nenhum carro 100% de um país isso é fantasias até porque não compensa mas a montagem ser feita lá é melhor para eles milhares de pessoas trabalham nas fabricas e se os americanos comprarem um ford em vez de um audi ainda é melhor
Todos eles deixaram de saber fazer carros estão cheios de lixo que os pôe mais caros com uma qualidade vergonhosa ate´um carro dos anos 30,40 consegue ter mais qualidade.e fiabilidade.
Nestas e noutras coisas , peço conselhos á IA , e ela diz :A Ford transferiu a produção de alguns modelos elétricos para fábricas nos EUA para evitar tarifas e aproveitar subsídios da lei “Inflation Reduction Act” (IRA), que só dá incentivos fiscais a carros montados na América do Norte.
→ Bom para a indústria local, mas o preço final do carro não desceu — e até subiu nalguns casos.
isto serve de resposta a quem diz que os americanos ficam a ganhar com esta coisa das tarifas …enfim até a IA acha que é uma má ideia…qualquer dia o Trump manda prender a IA…
Na maioria dos casos não subio e os casos que subiu é normal ficar mais caro quando mudas uma grande parte do processo para outro local mas depois o preço vai baixando progressivamente à medida que o fabrico entra em velocidade de cruzeiro. Enquanto isso milhares de pessoas ficam com os empregos nas fabricas, dizer que fabricar coisas no proprios pais não compensa para o país e para as pessoas é de uma idiotice tremenda.
O que o Trump se esquece é que o mundo está feito para trabalhar desta forma é dificil um país ser 100% independente por isso sim as taxas fazem lhes mais mal do que bem mas neste caso claramente é uma win
Tanto me faz… Só compro carros Europeus em segunda mão, e se tiver de comprar novo vai ser sem qualquer sombra de duvida, um carro Chinês
As tarifas são de abril e os dados são de maio – ou, seja comparam-se as importações de maio de 2025 com maio de 2024.
Mas diz quem sabe que as marcas importaram mais carros antes de as tarifas sobre os automóveis (e certas componentes como motores e caixas de velocidades) entrassem em vigor. E por isso tinham stocks para 66 dias de vendas. E que em maio diminuíram muito as importações a ver em que param as modas, ou seja, se as tarifas descem. Em todo o caso, apenas um mês é pouco para avaliar o impacto das tarifas.