Ikea: Em breve vai poder montar o seu próprio carro elétrico
A gigante sueca Ikea revolucionou a história do mobiliário ao oferecer móveis em kit, fáceis de montar a um preço razoável. De embalagens extra planas, a lojas com auto-serviços tudo é feito para incentivar os consumidores a comprar.
Agora, a Ikea uniu forças com a Renault para o projeto Höga, um carro elétrico, acessível e que tem de ser montado por quem o comprar.
Höga da Ikea será produzido em parceria com a Renault
Embora a aposta principal da Ikea seja ao nível do mobiliário, a empresa sueca prepara-se para atacar também o segmento automóvel. Ainda em fase de projeto, a Ikea está a trabalhar com a Renault para criar o Höga.
Este é um carro citadino pequeno com 2,3 m de comprimento e 1,80 m de altura. Para efeito de comparação, um Smart Fortwo tem 2,5 m de comprimento e 1,51 m de altura. Portanto, o veículo da Ikea é do tamanho de um Renault Twizy, mas com um espaço interior completamente diferente.
Relativamente ao motor, tudo o que sabemos é que se trata de um carro elétrico, o que faz sentido dado o alvo puramente urbano do veículo. Além disso, todo o carro virá em peças que terão de ser montadas pelo comprador.
De acordo com as informações, ao todo serão 374 peças que, depois de montadas, irão dar origem a um carro. Além das especificações, sabe-se também que este veículo elétrico custará cerca de 5 300 euros.
Por agora é apenas um protótipo e ainda não há informações sobre quanto será lançado no mercado. No entanto, tendo em conta o desafio de montagem e o valor, este veículo promete "abanar" o sector do mercado automóvel.
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E homologação do produto acabado após montagem por parte do cliente? Não esquecer que o carrito vai circular na via pública, e dependente da qualidade da montagem poderá haver situações que possam provocar acidentes, decorrente da deficiente montagem.
+1
Isto é tudo maravilhoso no papel, onde não há acidentes…
Será que vão também enviar isto para a EuroNCAP montar e avaliar, ou a EuroNCAP diz logo que como já está em peças leva 1 Estrela?
Vê em países civilizados quantos carros em Kit se vendem.
Apresenta exemplos, sff.
“MG”
https://mevltd.co.uk/kit-cars
https://mnrsportscars.com/vortx-mazda/
https://www.t3.com/features/best-kit-cars
etc
se quiseres de aviõe:
http://www.flyultraleves.com.br/novo/kits/
e têm que passar numa inspeção própria para esse tipo de carros.
Abc
Espero que incluam no pack aquela fitinha de nylon para prender à parede, não vá isto tombar por cima de uma criança.
O pessoal às vezes nem uma mesinha de cabeceira monta em condições quanto mais um carro. Isto muito provavelmente vai levar uma cacetada enorme dos governos e vai floppar. Acho a iniciativa muito interessante mas não me parece ter força suficiente para andar para a frente.
Não é toda a gente que vai dar 5500€. Logo filtra muita gente. E depois se fores rico, para que queres este carro elétrico? Vai ser mais para entusiastas.
Já a montar uma estante falta sempre um parafuso, quanto mais num carro…
Normalmente sobram-me
Eles é que enviam a mais 🙂
Deveras de uma qualidade extraordinária
Cinco estrelas, é tempo de cortar gorduras 🙂
Hoje é dia 1 de Abril ?!?!
… só faltam os Flintstones, Yabadabaduuuu!!!!!
Isso não é um carro.. é um meio de transporte!
Já há à muitos anos aviões para montar e voar , e não são miniaturas. Ficam mais baratos do que comprar um aviâo já pronto a voar ….porque não carros ? Já fui passageiro de um desses aviões ..
Certo. E é qualquer um, como eu ou tu, que compram o kit, montam-no e colocam o “bicho” a voar. Não é um roupeiro, que se cair só cai em cima de um lá de casa.
Não , mas com a ajuda dum mecânico…
art
e Kits de carros também há muitos em Portugal é que não porque é muita burocracia.
Excelente notícia para todos os objectófilos por este mundo.
Adorei. O melhor vai ser passar numa rua de paralelos e terminar a rua a pé. Lol
E num pequeno acidente as peças todas espalhadas. Hehe. para além da participação temos que andar com o manual de instruções do Lego car. Ou pedir que a assistência em viagem traga um aspirador para recolher tudo.
Ri-me! Logo eu que vivo numa zona com demasiadas estradas em paralelos todas rebentadas, nem as de alcatrão de safam.
Fogo! Não consigo montar um beliche, quanto mais um carro elétrico! “Na compra de um carro elétrico do Ikea, gratuito um curso intensivo online com o Elon Musk”
Quem vender este carro, provavelmente vai vender o serviço de montagem para quem não tem paciência.
lol .
A grande questão aqui é a homologação para poder circular nas vias públicas. Por exemplo a Caterham vende carros em kit para competições em autódromo. Claro que têm de cumprir um conjunto de especificações técnicas plasmadas nos regulamentos da FIA e da FPAK. Existe em Portugal um campeonato de Super 7 patrocinado pela Toyo exclusivo para Caterham, com várias motorizações que percorre autódromoa ibéricos. No regresso das competições conseguem-se ver alguns a circular em autoestradas. Existem vários homologados para circular em estrada no dia a dia e no reino unido são um sucesso, com dezenas de clubes e aficionados em todo o país. Mas outra coisa é massificar a homologação de veículos vendidos no IKEA para poderem circular no dia a dia e quanto a isso não faço ideia de como irá o estado lidar com essa.questao. Já não estamos no âmbito das centenas de aficionados num ambiente controlado, desportivo, mas sim no âmbito dos hipermercados…
Isto sao carros para colecionadores lol
ahahaha! Mais uma não noticia…
Este tipo de veiculos da treta enquadram-se no mesmo que isto: https://electricmotorcycles.news/wp-content/uploads/2019/12/testdriving_companies.jpg
Ou seja, só ocupam espaço na via publica e perturbam o bom funcionamento do trânsito.
Porque não? Claro que não digo em Lisboa, mas na província para deslocações de alguns Kms. Como começou o Smart na Alemanha? Só o poder de compra é que muitas vezes condiciona, vamos ver.
Provavelmente mais seguros que os papa reformas!
5.500 euros por isso ?
Adorei, vou compra-lo e monta-lo e estou desejosa que saia. Dentro das cidades só deveriam puder circular meios de transporte destes.