Hyundai IONIQ 5 N conquista vitória na mítica subida de Pikes Peak 2025
Na continuação do sucesso do ano passado, o Hyundai IONIQ 5 N demonstra ser um vencedor nato, entre veículos 100% elétricos, na conquista da exigente prova de Pikes Peak, nos Estados Unidos. Esta máquina venceu a Categoria Exhibition na 103.ª Broadmoor Pikes Peak International Hill Climb com o piloto Robert Walker, da equipa Evasive Motorsports.
O Hyundai IONIQ 5 N conquistou a vitória na icónica 103.ª Broadmoor Pikes Peak International Hill Climb, na Categoria Exhibition, a 22 de junho, num percurso encurtado devido às condições meteorológicas, dando continuidade ao sucesso que obteve o ano passado com a conquista de dois recordes.
Robert Walker, da Evasive Motorsports, conduziu o Hyundai IONIQ 5 N à vitória na Categoria Exhibition em Pikes Peak, numa demonstração, uma vez mais, do desempenho do desportivo 100% elétrico da Hyundai, mesmo sob condições adversas e confirmando a referência conquistada noutras edições.
A 103.ª edição da Pikes Peak International Hill Climb, também conhecida como Race to the Clouds, provou ser tanto um teste de resistência quanto de velocidade.
O evento deste ano foi fortemente afetado por condições climáticas extremas, com ventos fortes atrasando o início em mais de duas horas e meia. Rajadas de vendo constantes que atingiram 120 a 160 km/h criaram condições inseguras perto do cume, forçando os organizadores da corrida a encurtar o percurso.
A linha de chegada foi movida para Glen Cove, efetivamente reduzindo a icónica subida de 12,42 milhas quase pela metade.
Apesar do percurso encurtado e das circunstâncias desafiadoras, o Hyundai IONIQ 5 N da equipa Evasive Motorsports esteve à altura do desafio.
Com Robert Walker ao volante, o Hyundai IONIQ 5 N protagonizou uma corrida impressionante de 4 minutos e 23,858 segundos, garantindo uma excelente vitória na Categoria Exhibition.
O seu desempenho foi uma prova não só da capacidade do veículo, mas também da adaptabilidade e determinação da equipa durante condições imprevisíveis na montanha mais lendária dos Estados Unidos.
Este triunfo reforça o sucesso de 2024, quando dois Hyundai IONIQ 5 N brilharam: a versão de produção e a TA Spec - esta última com Dani Sordo, atual piloto do Team Hyundai Portugal - bateram recordes nas suas categorias.
O modelo de produção registou 10:49.267, enquanto o Hyundai IONIQ 5 N TA Spec registou um tempo impressionante de 9:30.852, sublinhando a supremacia elétrica da Hyundai na conquista de uma das rampas mais desafiantes do planeta.
Hyundai IONIQ 5 N demonstra o seu valor em competição e no dia a dia
O Hyundai IONIQ 5 N é o primeiro modelo 100% elétrico da submarca desportiva N, concebido para proporcionar uma verdadeira ligação emocional ao condutor na era da eletrificação.
Equipado com dois motores elétricos que, em modo N Grin Boost, oferecem uma potência combinada de até 650 cv e 770 Nm de binário, o Hyundai IONIQ 5 N acelera dos 0 aos 100 km/h em apenas 3,4 segundos.
Além da alta performance, o Hyundai IONIQ 5 N possui o premiado sistema N e-Shift, que simula as passagens de caixa e o travão-motor típicos dos modelos a combustão, proporcionando uma experiência de condução mais imersiva e emocional.
Adicionalmente, o sistema N Active Sound+ com 10 altifalantes simula os sons do motor e passagem de caixa, para um ambiente que emula a condução de um automóvel de competição.
Assente na plataforma E-GMP do Hyundai Motor Group, o Hyundai IONIQ 5 N, está equipado com um sistema avançado de travagem regenerativa, gestão térmica de especificação de pista e software de controlo de performance inspirado na competição automóvel.
Tudo isto, aliado a um interior espaçoso, funcionalidade V2L (vehicle-to-load) e conetividade de última geração, redefine o que é possível num automóvel elétrico de altas prestações.
Em 2025, o Hyundai IONIQ 5 N venceu em Portugal o "Prémio Desportivo/Lazer do Ano 2025" e viu o sistema N e-Shift conquistar o "Prémio Tecnologia e Inovação" igualmente na mesma edição dos prémios "Carro do Ano".
O primeiro modelo 100% elétrico de altas prestações da Hyundai tem colecionado prémios desde o seu lançamento, um pouco por todo o mundo, de entre os quais:
- Prémio "Five-Star Car" da Autocar
- Vitória em absoluto do Hyundai IONIQ 5 N nos TopGear Awards 2023;
- Prémio "Carro Desportivo Mundial 2024" nos World Car Awards (WCOTY);
- Prémio "Melhor EV Desportivo Compacto do Ano", pela TopGear;
- Prémio "Melhor EV de Alta Performance" atribuído pela Car Magazine;
- "EV of the year 2024" da Car and Driver;
- "Best Performance Car" nos UK COTY Awards.
O Hyundai IONIQ 5 N está disponível em Portugal a partir de 79.900 euros, e, para empresas, está disponível com enquadramento fiscal.

























Houve outra conquista de um EV, o Super Mustang Mach-E ganhou na categoria Pikes Peak Open.
E noutras provas como a F1, a potência permitida para os motores elétricos nos carros vai triplicar, passando a ser dividida em 50% entre motores a combustão e motores elétricos em 2026…
Agora é 70% ICE 30% elétrico.
Os carros perdiam potência em linha reta.
Pois perdiam, tinham lá combustão a mais.
Carros com motor de combustão interna da mesma categoria e com metade da potência ficaram a apenas 15 segundos. Grande lol!
Se a prova fosse completa o Mustang ficava sem bateria perto do topo da montanha.
A prova foi igual para todos.
Grande loool
Já houve Teslas há uns anos atrás e tiveram muitos problemas.
Pois pois, teve muitos problemas e obteve também uma vitória na mesma categoria que este:
https://www.caranddriver.com/news/a36862669/pikes-peak-hill-climb-results-winners/
O Model S estava altamente alterado e fez fraca figura para a instantânea potência que tem.
Nunca mais lá foram porque o carro ficou pelos arames.
Tal como estão todos os carros que andam ali, vê algum que não foi alterado ?
Fez fraca figura ganhar ? Então que figura fizeram os que ficaram atrás dele ?
Nunca mais lá foram porque senão não vai lá mais nenhum, a prova precisa de continuar, e aquela já está ganha.
“Exhibition”
É nesta categoria que participam os carrinhos de brincar feitos pelos rapazes das universidades?
Não, mas entendo a tentativa de ridicularizar:
“Exhibition
Division
In keeping with the mission statement of PPIHC, specifically to “promote and demonstrate advancements in the practical application of motor sports technology and automotive engineering,” manufacturers and builders are encouraged to enter prototype or preproduction vehicles. While there are no records for this class because of its exhibition status, entries are eligible for recording an overall course record, or attempting specific former class records, if their vehicle passes Technical Inspection under the rules of those former classes.”
Faltou o videozinho:
https://www.youtube.com/watch?v=a3PfTogNudU