PplWare Mobile

Esta banda 100% IA tem quase 500.000 ouvintes em menos de um mês no Spotify

                                    
                                

Autor: Rui Neto


  1. KingSOL says:

    500.000 bots.

  2. Paulada na xarecax says:

    tive a ouvir, boa malha, independentemente de ser IA ou não, o que interessa é o conteúdo, coisa rara hoje em dia…

  3. Oew says:

    E o Spotify a dar aquele boost artificial a este lixo manufaturado. O poder da payola.
    Mas penaliza artistas indie humanos, só por terem uns milharzitos de fake plays. Alguns porque tiveram o azar de serem adicionados a playlists maliciosas, de bots.

  4. sergio m says:

    Eu agora sinto vontade de rir! Gargalhadas bem altas!
    A indústria da música e de direitos autorais, AMC principalmente, fizeram grande pressão para eliminarem vários sites de torrents da internet, e também sites de download de vídeos YouTube, porque isso prejudicava os ganhos dos artistas. Muitos downloads de músicas etc.
    Agora têm outro problema em mãos, milhões de cidadãos comuns podem produzir músicas, simplesmente pagando 9,99$ por mês em aplicações IA como o SUNO.
    E plataformas como Spotify sendo inundadas de músicas IA.
    E agora,?! A AMC vai proibir a Inteligência Artificial?!

    A AMAZON também está inundada de milhões de ebooks Kindle , já escritos por IA (obviamente um humano, escrevendo prompts e utilizando softwares IA). O mundo mudou e não hà volta atrás.

    • Realista says:

      Uma coisa são os direitos dos autores e outra coisa são os conteúdos gerados por IA, que são válidos, desde que não atropelem os direitos dos primeiros. Mas pelos vistos há aqui uma dificuldade na distinção entre as duas.

  5. Mudem para Linux says:

    Se querem musica a serio com qualidade mudem para linux. Tive mac e windows e pensava que tinha qualidade mas agora vibro com cada nota musical

    • Gonçalo says:

      Nunca tinha ouvido essa barbaridade essa é nova a malta do linux nunca para de surpreender

    • saposomapuhc says:

      é verdade porque o linux usa o alsa logo por defeito (modo exclusivo na maioria das distros) e quem sai do windows com o default device (porque não sabe mudar para wasapi exclusivo) e depois muda par alinux e aquilo já está em alsa exclusive mode notya logo uma diferenºça no som brutal.

      Claro que a diferença não existe assim tanto se o pessoal que usa windows meter o wasapi ou até asio.

      Depois, muitas das apps para linux vêm logo com o alsa modo exclusivo por defeito e são “free”. No Windows a maioria vem com o wasapi escondido nas settings que nenhuma pessoa normal se aventura a ir a 43 opções para mudar para wasapi exclusive mode.

      E atenção que não estou a falar do codec do ficheiro que usam para ouvir musica, isso é outra história da carochinha.

  6. TogasPacho says:

    mix feelings.
    por um lado devia ser proibido o lucro de tudo o que é gerado por IA, por outro pode ser uma chapada para os SPA desta vida.

    • saposomapuhc says:

      que lucro, houyve algum cd vendido por esta banda? Pagatse bilhete para os ires ver ao vivo? Pagas spotify só por esta banda? Ele há com cada um…

  7. saposomapuhc says:

    nunca ouvi, mas como é que alguém não consegue evr logo que é AI? Enfim, ouvi agora umas musicas (a saber que é AI) e facilmente percebe-se que em muitas músicas vocês ouvem instrumentos que simplesmente não é possível combinar da maneira que fazem nas músicas.

    • Hugo says:

      Dá aí exemplos pra ver se o que dizes tem algum fundamento…

      • saposomapuhc says:

        a faixa 5 no munito 1:42 ouves violino com piano e tecno. Ok, até aqui tudo bem, todos estamos familiarizados com o fenomeno do looping.

        E há mais exemplos. Eu diria que se não soubessem distinguir entre isto (AI) e o looping que já existe há uns bons anitos tudo bem. Agora ficarem todos surpreendidos e até chateados pela banda não existir e as músicas serem feitas por AI eu acho absurdo.

        Claro que o looping exige trabalho, não é qualquer um que faz (quer dizer…) mas exige dedo humano, já esta banda não exigiu nada humano ou exigiu? Não houve alguém que pediu à AI para afzer músicas? Então de que estamos a falar aqui…

        PS: Lá por te ter respondido não deixas de ser um troll lolol

        • Hugo says:

          Então mas dás um exemplo seguido de um “até aqui tudo bem”??
          “já esta banda não exigiu nada humano ou exigiu” Eu acho que sim, certamente que isto foi masterizado e quem sabe “arranjado” e não gerado totalmente pela IA mas também não é isso que está em questão.
          Continuo a aguarda um exemplo, caso contrário a afirmação “mas como é que alguém não consegue evr logo que é AI” é pura hipocrisia tua.
          Em vez de andares aqui a chamar “troll” aos outros só porque te apetece era giro conseguires pelo menos explicar as tuas opiniões, que repara, nunca disse que não era possível perceber que isto era IA.
          Imagina haverem centenas de exemplos de trechos de músicas produzidas por artistas reais mas que nunca foram tocados mas sim editados em estúdio e tu nunca reparaste nem nunca repararás… porque é assim mesmo, a música é para se ouvir e não para tentar decifrar se alguém tocou aquela nota ou foi simplesmente adicionada à faixa original.
          Venham de lá esses exemplos óbvios de que isto é IA vá….

          • saposomapuhc says:

            Em 3 ou 4 músicas não se nota a respiração de quem a canta. Facilmente se percebe isso se fores linguista, mas usas a lingua para outras coisas não é? É impossível cantar daquela maneira sem respirar ou notar-se qualquer coisa.

            Mas como bem dizes, a maioria das musicas que são gravadas em estudio também elas sofrem tanta edição e mudanças que podem ser consideradas artificiais e realmente nota-se quandos e vê o meusmo cantor a cantar ao vivo que nunca consegue chegar eprto da versão de estúdio.

            Mas também conseguimos ver quando alguém está mesmo a cantar e quando uma música é acustica e cnatada por um se rhumano, nota-se perfeitamente, talvez nas “falhas humanas” que as tornam originais e únicas.

  8. Bruce Lee says:

    Deixem que me dirijo aos catedráticos de informática; mas eu me pondo na situação de leigo na matéria, vos digo que é muito facílimo gerar musicas por IA. Qualquer um pode fazer. Como leigo, “que friso” em informática depois de insistir por 3 vezes com programa profissional de IA me criou 10 músicas como pedi. Por consequente a minha área de formação me leva para direito, concordo com certos comentários, pois fere a legalidade da Lei dos Direitos Autoriais. Nada de admirar os ganhos ilícitos de determinadas empresas. Um grande bem aja a todos os que pesquisam e se interessam por estes assuntos.

    • Hugo says:

      Deixa aí as tuas músicas para te explicar como não é “qualquer um” que faz aquilo.
      Lá por ser utilizada IA não significa que não hajam arranjos posteriores e no dia em que a IA conseguir fazer tais arranjos acredita que quem percebe de música se continuará a destacar de alguma forma com as novas ferramentas.
      É como dizeres que qualquer um que tenha um martelo sabe pregar um prego 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.