Hopium Machina Vision promete 1000 km com apenas 3 minutos de reabastecimento
O mercado automóvel está dedicado à eletrificação dos veículos e, apesar de muitas vozes continuarem a dizer que este não é o caminho do futuro, a oferta cresce de ano para ano. Contudo, existem diferentes linhas de pensamento para este segmento. Existem já outras opções sustentáveis em desenvolvimento. E é aqui que entra o Hopium Machina Vision e as células de combustível de hidrogénio.
Esta empresa, a Hopium, é uma jovem fabricante francesa de automóveis que trabalhou nos últimos anos para desenvolver o Hopium Machina, um veículo que visa fazer a diferença. Promete 1000 km com apenas 3 minutos de reabastecimento.
Alcance de 1000 km e 368 kW (500 cv) de potência
Com 368 kW (500 cv) distribuídos por tração integral, este veículo pode ir dos 0 aos 100 km/h em menos de 5 segundos. Além disso, atinge uma velocidade máxima limitada a 230 km/h. No entanto, o ponto alto do Hopium Machina é a sua gama.
O fabricante garante que este carro poderá atingir 1.000 quilómetros de autonomia, o que é difícil de conseguir nos veículos elétricos atuais. Uma das grandes vantagens do Hopium Machina reside no reabastecimento.
O hidrogénio pode ser reabastecido em apenas 3 minutos, à semelhança dos atuais carros de combustão. Contudo, os pontos de fornecimento ainda são um problema, quer no que toca à sua instalação, quer mesmo no transporte do hidrogénio. Aliás, várias marcas desenvolveram soluções neste sentido, ainda hoje as marcas preponderantes no mercado automóvel mantêm a aposta num futuro mais "limpo" com hidrogénio a servir de combustível.
Mas será que o mercado não está a ouvir os argumentos positivos? Será mesmo que os elétricos vieram para ficar? Há ainda muitas dúvidas que parecem não desaparecer a cada ano que passa.
Quando é que o Hopium Machina Vision chegará ao mercado?
Com o fabrico em França a partir de 2025, todos os componentes utilizados serão provenientes da Europa para reduzir a pegada de carbono de todo o processo.
Nesse sentido, a Hopium espera que o seu novo carro se torne uma referência no mercado e que o hidrogénio se torne uma verdadeira alternativa na mobilidade do futuro.
Vamos falar do preço?
É certo que os primeiros veículos, sejam eles de que marca forem, não serão baratos. Foi assim com os elétricos, e só agora começamos a ver os preços a baixar. Como tal, esta proposta francesa aparecerá com um a rondar os 120.000 euros.
Certa do sucesso da sua proposta, a empresa já permite que o Hopium Machina Vision possa ser reservado, embora ainda esteja a mais de dois anos de distância.
Apesar de todos os problemas relacionados com esta aposta sustentada no hidrogénio, a empresa é ambiciosa e traçou como objetivo produzir 20.000 unidades por ano.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Hopium
Neste artigo: hidrogénio, Hopium Machina Vision
Ahah comprem eléctricos 😀
Este é eléctrico, a diferença é que gasta 10x mais por cada 100kms.
Extremamente é elétrico não precisa de uma quantidade enorme de baterias para poder funcionar, menos exploração de minas a céu aberto
Mas precisa de uma quantidade absurda de energia para o “produzir” fazendo as contas a essa energia e de onde tem de vir fica mais caro que os combustíveis fósseis, quanto as baterias é verdade, mas estamos no princípio, tendo em conta que uma bateria é 95% reciclável, quando estas começarem a ter de ser substituídas e a entrarem no circuito da reciclagem, cada vez vai ser menos necessário extrair litium pois começa a haver em quantidade necessária para produzir novamente baterias
Por acaso os FCEV usam mais recursos, além de 5x mais energia, por isso o kilo do hidrogénio estar já a mais de 20 euros o kilo.
Recursos podem ser vistos aqui:
https://ptx-hub.org/a-critical-case-against-hydrogen-vehicles-a-raw-materials-perspective/
Estudos sobre as emissões ao longo da vida, dá para comprovar que só os tanques de hidrogénio de um FCEV são mais emissores de CO2 que uma bateria de um BEV:
https://theicct.org/sites/default/files/publications/Global-LCA-passenger-cars-jul2021_0.pdf
https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1364032122000867?fbclid=IwAR1AaiYxxM9vWGEHYXrj4A608TXvodxVwsM3gSbAITxokfZYF3QFuSMjoYQ
Mas não se preocupe, para quem gosta de coisas caras, estes ainda estão bem mais acima que os a combustão, para já que ainda mal começaram, e já vão no dobro:
https://scontent.flis6-1.fna.fbcdn.net/v/t39.30808-6/313193383_800113051206570_310018843114654411_n.jpg?_nc_cat=107&ccb=1-7&_nc_sid=dbeb18&_nc_eui2=AeGgtfqTz3WyIEfeO8EHpA8123xu_MXdeOjbfG78xd146LaV6WQI4smVpI5PcZykoUe5yREJnaoI4cYRGSFhRk-K&_nc_ohc=9BTH0KLW28wAX-LD3pc&_nc_ht=scontent.flis6-1.fna&oh=00_AfBDUHw1w4rI-Fv10sEOFbtn28mj3hP9zqUcqiTI1aQiGA&oe=636948AC
Ora explica lá como funciona a reciclagem de baterias de carros elétricos, para ficarmos todos a saber.
Eu não seu explicar, não sou da área, mas se explicar como se recicla as baterias de carros a hidrogénio, tal como as suas pilhas de combustível e os tanques de hidrogénio, terei todo o gosto de fazer uma pesquisa mais aprofundado sobre o tema. No entanto se tiver curiosidade pode começar por aqui:
Dusenfeld
li-Cycle
Northvolt
RedwoodMaterials
Estão a construir uma fábrica em Oiã, se não fosse possível duvido que estivessem a gastar milhões nisso.
Quer mais informação ?
Ah entao sao produzidos em árvores como os a combustão ?
Então só existem minas a ceu aberto para baterias ? Looooooool
Então e a platina sai de onde? Cobalto, iridio ? Quer que continue ?
Mas não achas que o Hidrogénio poderá ter alguma aplicação em alternativo aos eléctricos ‘puros’?
Fala-se na indústria, cargueiros, aviões e camiões. Ou nesse caso poder-se-ia usar e-fuel? Penso que nos transportes atrás o factor peso das baterias pode prejudicar muito.
Penso ser mais viável os efuels, já que a densidade do combustível é muito maior, além disso não precisam de alterar nada.
A minha questão é se o cliente está disposto a pagar a diferença de custo.
E falando em eficiência, os atuais motores de reação são muito mais eficientes que as fuel cells.
O factor peso pouco muda com a tecnologia de fuel cells em relação às baterias, se bem que em veículos maiores essa diferença é maior, ou seja, num veículo ligeiro FCEV para um BEV a diferença de peso para a mesma autonomia é nula, mas para veículos maiores o FCEV ganha, no entanto a densidade energética é baixa quando se usa apenas gás comprimido, ao adicionar tecnologias para liquidificar o gás, essa vantagem também se perde. No entanto a entre a eficiência FCEV e efuels, venha o diabo e escolha….
Os teu amigos ambientalistas estão errados é isso???
https://zero.ong/mina-de-litio-do-barroso-da-falta-de-envolvimento-da-populacao-a-degradacao-da-paisagem-poluicao-e-fim-do-mexilhao-de-rio/
Tudo bem com as minas mas desde que não seja a minha porta, mas se for a porta dos outros está tudo bem?
Tens aqui mais um.
https://poligrafo.sapo.pt/fact-check/producao-de-baterias-para-carros-eletricos-liberta-tanto-co2-como-8-anos-de-utilizacao-de-um-carro-a-gasolina.
A tecnologia evoluiu como as dos carros a baterias também evoluiu.
Gasta-se tanto dinheiro em coisas e empresas em que esse dinheiro nunca mais volta, prefiro gastar esse dinheiro em desenvolvimento do hidrogénio.
O carro a bateria já existe a muitos anos numa fase não era viável e agora passou a ser o hidrogénio vão fazer o seu caminho e vai vingar por muito que vos faça confusão.
Entao mas esta tecnologia também usa esses minérios, e até outros, ou não deu por isso ?
Onde é que dizem que está é melhor em termos ambientais ?
Engraçado, se é assim tão mau, porque a fauna do mar não morre toda, já que é la que está a maior concentração de carbonato e óxido de lítio do planeta, sim, lítio puro nem sequer existe no planeta.
Então mais uma vez: esse carro que gastou a gasolina foi produzido em árvores e o combustível caiu do céu ?
Nao há argumento nenhum nesses termos em que o hidrogénio seja melhor que a tecnologia só de baterias, até porque essa também usa baterias, e de 2 tipos, já que uma pilha de combustível também é uma bateria, mas do tipo primário.
Eu tenho minas de elementos que todos nós usamos em casa há porta de minha casa, será que devo ser um ativista e desejar que todos vão morar para as cavernas ?
Sim foi por se gastar dinheiro público em projectos falaciosos que chegamos tão tarde ao que estamos hoje, inclusive a tecnologia do hidrogénio e responsável por muitas fraudes, comece por pesquisar algumas como a da Nikola Motors e os seus lindos camiões, o hidrogénio na Madeira, em Portugal também, projectos mais antigos, até mesmo a toyota que andou 33 anos a gastar fundos no desenvolvimento de um carro que agora mal consegue vender e que não tem dinheiro para investir em postos de abastecimento, andando agora a pedir para o fazerem, se quiser até lhe mostro um email que eles me enviaram, a dizer que não vendem o carro porque não há postos de abastecimento, questionados porque não instalam, respondem que não instalam. Loool.
Lendo um pouco mais, a extinção do mexilhão do rio Terva foi provocado por minas de ouro, imagine…..
Este é lindo, mas prefiro um a pedais!
Só 120.000 euros, vão vender todos.
Quando deixar a gasolina para trás, será trocada pelo hidrogénio.
E este carro é lindíssimo!
Promete?!!!! A serio, eu conheco uma marca que promete lancar um 3000km num minuto!
Hidrogénio, já acredito que tenha futuro.
São eléctricos na mesma, portanto o futuro é dos eléctricos.
Venham eles!!! Eléctrico nao me convence… nem ao menino Jesus!! O hype vai passar…
Por acaso está a acontecer o contrário, quem tem carros a hidrogénio vende para comprar eléctrico, por isso se ver muitos há venda por preços baixos, poucos kms e poucos anos.
Será que os gajos da combustão não entendem que um carro a hidrogénio, é o carro elétrico, um PHEV, e um carro parcialmente elétrico, até o novo Qasquai e-power é um carro elétrico a diferença entre estes e o BEV é a forma como obtém a eletricidade, no caso dos a hidrogénio, usam esse componente para produzir a eletricidade abordo, os PHEV e o e-power da Nissan usam a gasolina para produzir a eletricidade a bordo, e no caso dos BEV ligam se a tomada para armazenar a eletricidade.
Mas no fim de contas são elétricos.
Há outra questão, no caso do hidrogénio há poucos ou nenhuns postos, e tens de pagar o preço que eles querem não conseguimos ainda produzir hidrogénio puro para atestar o carro, no caso da gasolina igual, já no caso dos BEV, neste momento podemos produzir a eletricidade quer seja por painéis solares, quer seja por eólicas em casa não estando tão dependentes dos outros, mas mais uma vez digo são todos elétricos.
Por Isso é que eu digo sempre que isto não são opiniões por gostos e conveniências ou conhecimento, é quase sempre por preconceito, malta que traumas de infância.
Até hoje nunca encontrei ninguém que tivesse uma opinião favorável ao hidrogénio e ao mesmo tempo a conhecesse e soubesse o que era e como funciona, e os seus custos.
Diz me lá sinceramente que diferença faz para ti outras pessoas preferirem hidrogénio???
Não temos de gostar ou querer a mesma coisa que tu.
Ou temos??
Se 100% bateria serve para ti fixe, agora a muita gente que não quer um carro a bateria.
E por mais que te custe vai haver postos de hidrogénio de 100 em 100km nas principais estradas da Europa.
Mas conhece como funciona e o que custa para saber de prefere ? Foi isto que quis dizer, no fim de testar diga se é isto que prefere.
Nao era mais fácil dizer assim do que vir atacar sem argumentos ?
…se prefere …
Ja agora, a minha luta não são eléctricos ou a pedais, a minha luta é a eficiência, coisa que pouco se liga a isso, mas está no meio de tudo.
E para mim estes têm menos eficiência até que os a combustão, tanto que a nível de emissões ao longo da vida estão muito idênticos.
A diferença é que o hidrogênio se tiver o investimento necessário poderá ser bastante acessível sendo que este é o composto mais abundante no universo, percebo todos os desafios que há na purificação e transporte do mesmo, mas nada é impossível quando há empresas a lutar por lucro e quota de mercado.
Ainda mais investimento ? Isso é que eles querem, esta tecnologia esta farta de sugar dinheiro para depois apresentar soluções que pouco durão, basta ver as redes que foram instaladas e as que funcionam realmente.
Portanto com investimento fica em conta e quem o paga e de onde vem a electricidade, é que apesar de ser o elemento mais abundante do universo, não temos meios para lá ir buscar, sim, esse é um dos argumentos mais usados para cativar investimento, na verdade ele é cá produzido com gás natural e vapor nas refinarias, onde têm grandes emissões de CO2, depois existe uma pequena parte , cerca de 4% que é produzido via electrólise, só que esta sai caríssima.
Se os pehv (conheço bem o outlander da mitsubishi) andam a gasolina (gerador de combustão e direto), então é um carro a gasolina. Não é elétrico. Tem motores elétricos, mas 90% é um carro de combustão. Deixem de ser otarios e falaciosos!
Mesmo os elétricos, dependem sempre da combustão. Já mais que não seja indiretamente como gerador de letricidade. Tretas
Sim, esse é um hibrido, porque ambos os motores fazem rodar as rodas.
Um carro a hidrogénio não tem motor a combustão.
O tipo de propulsão é que define de que tipo é, se a tração for exclusivamente elétrica, ele é electrico, se tiver um motor a combustão com um gerador, ele é electrico com extensor de autonomia.
Não é serem otários ou falaciosos, é serem realistas e sem preconceitos que é o seu caso.
Preconceituoso e ofensivo está o sr a ser. Porque por preconceito de alguém não partilhar das suas ideias, só invés de vir defender as mesmas com palavras de visão próprias, vem todo ofendido a insultar quem colocou uma visão diferente e própria. Em nenhuma das frases que deixei no meu comentário foi de quem não seja realista, até porque a minha realidade não é muito diferente da do sr. Nem em parte alguma fui ofensivo, talvez porque afinal a minha realidade até é diferente da sua. Mas para não descer só seu nível inferior nada mais lhe digo, porque já vi que é como os burros. Tem umas palas e só vê o que lhe põem à frente num restrito campo de visão ( afinal aqui queria dizer num campo diminuto de inteligência,).
Passe bem e desejo profundamente (sem ter de descer ao seu sub-nivel) que consiga ter mente aberta e ser mais visionário quanto às ideias dos outros!!
Não percebi nada, onde é que falei para si , onde é que insultei ?
Se é mais um cheio de opiniões daquilo que nem têm ideia de como funciona, então é só mais um idiota a tecer argumentos para nada.
Não propriamente esse carro, mas esse conceito de abastecimento já está OK.
Faço votos para que prolifere 🙂
Por acaso não está:
https://www.motor24.pt/sites/welectric/postos-a-hidrogenio-encerrados-no-reino-unido-porque/1576862/
Eles até já querem abrir para camiões.
https://fuelcellsworks.com/news/shortage-of-hydrogen-stations-leads-to-fill-up-frustrations-for-drivers/?fbclid=IwAR0u3okm6S5gJj5iFVYJMZ9Wsj5MNvmePnmoEUyKjfs3YB8E6uFsYeUBnL8
https://www.youtube.com/watch?v=7MEnKFFQKBg
E estamos a falar da mais velha rede do mundo, 18 anos.