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É preciso aquecer o motor do carro antes de arrancar?

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. Aziado says:

    O problema é que o óleo, para além de demorar o seu tempo a circular, no motor, também é mais espesso quando está frio, o que faz com que a lubrificação a frio, seja mais deficiente.

    • Sérgio V. says:

      430 mil e em duas de muito frio dou à chave e vou à vida. Aquecer isso é Para meninos

    • Vitolas says:

      A única resposta certa é esta, basta uns segundos até que o óleo faça a circulação e está feito, nada tem que ver com o carro aquecer ou não, até porque não é parado ao relanti que o carro faz um aquecimento eficiente ou significativo, quem tem carros a GPL nota bem isso.

  2. Fulguroso Carrazeda says:

    Gosto de dar quatro ou cinco gasadas logo que arranco o motor. É como beber um bagaço logo de manhã, não há nada melhor.

  3. Carlos says:

    Mesmo com injecção electrónica e óleos mais “finos”, recomendável é deixar pelo menos 30 segundos o motor ligado antes de arrancar, para ter a certeza que o óleo começa a lubrificar todas as peças antes de ocorrer esforço, principalmente motores com turbo.
    Não faz mal nenhum.

    • David says:

      A malta nem consegue estar 1s parada no stop quanto mais 30s

    • Jorge Costa says:

      Sempre o fiz, principalmente com carros mais antigos, mas mesmo nos novos, deixo sempre o motor a trabalhar por alguns segundos, cerca de 30, antes de arrancar de forma suave. Por isso é que os motores dos meus carros nunca deram problemas! Além do rigoroso cumprimento dos planos de manutenção preventiva, obviamente!

  4. helder says:

    Cada qual é como cada um, mas tenho um familiar que mete sempre gasoleo no intermarche, e nao vale a pena lhe chamares a atençao, de que os problemas dos ultimos 3 carros que teve, cheios de problemas a nivel de bombas e injectores, pode ser devido a esse tipo de gasoleo.Já houve quem a visse ultimamente a meter gasoleo na bp……………………..

    • Jorge Costa says:

      Em aditamento ao meu comentário anterior, acrescento também que para além de cumprir os planos de manutenção preventiva estipulados pelas marcas, utilizo sempre bons óleos de motor e gasolina 98 da BP ou da Repsol, ainda que considere (pessoalmente) a da BP superior, notando claramente o melhor desempenho dos motores sempre que utilizo essa gasolina.

  5. me and me says:

    a usar o oleo correto nao devem haver problemas.
    claro que com o motor frio nao convinha haver moderação com o pedal direito…

  6. EuAI says:

    Creio que nos carros a álcool (Brasil) era preciso esperar algum tempo. Nos carros actuais já não sei.

  7. Lanterna Vermelha says:

    Tema interessante, também gostaria de saber ou possível mito: não se deve de desligar o motor do carro após uma viagem longa ou quando anda a velocidades altas por causa do turbo (?!).
    O que me disseram era que o turbo precisava de arrefecer (seja lá o que isto quer dizer), mas enfim, não é todo a minha “praia” a mecânica, por isso expus esta dúvida/mito.

    • Jose says:

      Sim convém para o turbo descomprimir

    • Atento says:

      Não me parece que seja mito.
      O problema é de sobreaquecimento; se o carro vem em alta velocidade, o ar que arrefece o motor, também arrefece o turbo; uma paragem súbita provoca o aumento de temperatura que pode ser fatal.
      circular uns minutos a um ritmo mais moderado, antes da paragem, permite fazer descer a temperatura dos componentes.
      Relativamente ao aquicimento do motor antes de arrancar, não serve apenas para aquecer o óleo (primeiro impactado); o motor está projetado para trabalhar em temperaturas mais elevadas que aquelas em que se encontram quando o motor é ligado «a frio»; juntas, ligações e o próprio metal dos componentes ressente-se com o funcionamento fora desse intervalo de temperaturas (especialmente em motores a gasóleo com taxas de compressão mais elevadas).
      Quem teve formação nas engenharias, sabe que a ductilidade (flexibilidade) dos metais se altera com a temperatura. Assim, queremos o motor mais quente para diminuir a ocorrência de fraturas metálicas (aquecer antes de arrancar), mas não tão quente que implique deformações nas peças (arrefecer antes de parar).

  8. LJ_ICE says:

    Depende. Se o carro esteve parado vários dias é melhor esperar alguns minutos.
    Se é usado todos os dias no dia seguinte ainda está morno.

  9. falcaobranco says:

    Nada como perder 1/2 min ao relanti, mesmo sendo um carro moderno, e principalmente naqueles dias mais frios.

    Só ajuda a circular o oleo mais depressa e mesmo assim é andar devagar.

  10. PorcoDoPunjab says:

    Há décadas que faço isso nos meus carros, quando ligar motor deixar passar um minuto antes de engrenar a mudança.
    Não custa nada e pode fazer a diferença….

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