É preciso aquecer o motor do carro antes de arrancar?
Como em todas as áreas da sociedade, há "mitos" que circulam e se tornam verdades. No entanto, é preciso avaliar o período temporal, até porque há várias evoluções. Será que atualmente é ainda preciso "aquecer" o motor do carro antes de arrancar?
Não precisa deixar aquecer o motor, mas...
A reposta é não... mas calma! Na maioria dos carros modernos não é necessário aquecer o motor antes de arrancar. Os motores atuais, especialmente os com injeção eletrónica, estão preparados para funcionar corretamente assim que são ligados. No entanto, há algumas recomendações:
- Arranca suavemente
- Após ligar o carro, evite acelerações bruscas nos primeiros minutos para permitir que o óleo circule completamente e o motor atinja a temperatura ideal.
- Em temperaturas muito baixas
- Se estiver muito frio, aguarde 30 a 60 segundos antes de arrancar, para garantir uma lubrificação adequada.
- Motores mais antigos
- Carros com carburador (mais raros hoje em dia) podem precisar de algum tempo a trabalhar ao ralenti antes de arrancar.
Se aparecer a luz do motor, tenha cuidado. Veja aqui.
De referir que nos carros com injeção eletrónica é garantido que o combustível é distribuído de forma eficiente desde o arranque, eliminando a necessidade de aquecimento prévio. O óleo sintético moderno foi desenvolvido para fluir rapidamente mesmo a frio, protegendo as peças internas do motor logo após a ignição.
Cuidar do motor com arranques suaves e manutenções regulares é mais importante do que o tempo de aquecimento parado.
O problema é que o óleo, para além de demorar o seu tempo a circular, no motor, também é mais espesso quando está frio, o que faz com que a lubrificação a frio, seja mais deficiente.
430 mil e em duas de muito frio dou à chave e vou à vida. Aquecer isso é Para meninos
A única resposta certa é esta, basta uns segundos até que o óleo faça a circulação e está feito, nada tem que ver com o carro aquecer ou não, até porque não é parado ao relanti que o carro faz um aquecimento eficiente ou significativo, quem tem carros a GPL nota bem isso.
Gosto de dar quatro ou cinco gasadas logo que arranco o motor. É como beber um bagaço logo de manhã, não há nada melhor.
é isso e dar acelerador e desligar o carro! é uma maravilha para a conservação do motor
Mesmo com injecção electrónica e óleos mais “finos”, recomendável é deixar pelo menos 30 segundos o motor ligado antes de arrancar, para ter a certeza que o óleo começa a lubrificar todas as peças antes de ocorrer esforço, principalmente motores com turbo.
Não faz mal nenhum.
A malta nem consegue estar 1s parada no stop quanto mais 30s
Sempre o fiz, principalmente com carros mais antigos, mas mesmo nos novos, deixo sempre o motor a trabalhar por alguns segundos, cerca de 30, antes de arrancar de forma suave. Por isso é que os motores dos meus carros nunca deram problemas! Além do rigoroso cumprimento dos planos de manutenção preventiva, obviamente!
Cada qual é como cada um, mas tenho um familiar que mete sempre gasoleo no intermarche, e nao vale a pena lhe chamares a atençao, de que os problemas dos ultimos 3 carros que teve, cheios de problemas a nivel de bombas e injectores, pode ser devido a esse tipo de gasoleo.Já houve quem a visse ultimamente a meter gasoleo na bp……………………..
Em aditamento ao meu comentário anterior, acrescento também que para além de cumprir os planos de manutenção preventiva estipulados pelas marcas, utilizo sempre bons óleos de motor e gasolina 98 da BP ou da Repsol, ainda que considere (pessoalmente) a da BP superior, notando claramente o melhor desempenho dos motores sempre que utilizo essa gasolina.
a usar o oleo correto nao devem haver problemas.
claro que com o motor frio nao convinha haver moderação com o pedal direito…
Creio que nos carros a álcool (Brasil) era preciso esperar algum tempo. Nos carros actuais já não sei.
Tema interessante, também gostaria de saber ou possível mito: não se deve de desligar o motor do carro após uma viagem longa ou quando anda a velocidades altas por causa do turbo (?!).
O que me disseram era que o turbo precisava de arrefecer (seja lá o que isto quer dizer), mas enfim, não é todo a minha “praia” a mecânica, por isso expus esta dúvida/mito.
Sim convém para o turbo descomprimir
Não me parece que seja mito.
O problema é de sobreaquecimento; se o carro vem em alta velocidade, o ar que arrefece o motor, também arrefece o turbo; uma paragem súbita provoca o aumento de temperatura que pode ser fatal.
circular uns minutos a um ritmo mais moderado, antes da paragem, permite fazer descer a temperatura dos componentes.
Relativamente ao aquicimento do motor antes de arrancar, não serve apenas para aquecer o óleo (primeiro impactado); o motor está projetado para trabalhar em temperaturas mais elevadas que aquelas em que se encontram quando o motor é ligado «a frio»; juntas, ligações e o próprio metal dos componentes ressente-se com o funcionamento fora desse intervalo de temperaturas (especialmente em motores a gasóleo com taxas de compressão mais elevadas).
Quem teve formação nas engenharias, sabe que a ductilidade (flexibilidade) dos metais se altera com a temperatura. Assim, queremos o motor mais quente para diminuir a ocorrência de fraturas metálicas (aquecer antes de arrancar), mas não tão quente que implique deformações nas peças (arrefecer antes de parar).
Depende. Se o carro esteve parado vários dias é melhor esperar alguns minutos.
Se é usado todos os dias no dia seguinte ainda está morno.
Nada como perder 1/2 min ao relanti, mesmo sendo um carro moderno, e principalmente naqueles dias mais frios.
Só ajuda a circular o oleo mais depressa e mesmo assim é andar devagar.
Há décadas que faço isso nos meus carros, quando ligar motor deixar passar um minuto antes de engrenar a mudança.
Não custa nada e pode fazer a diferença….