Honda dá tréguas ao hidrogénio e apresenta o concept de um camião fuel cell
Nem todos os caminhos vão dar aos elétricos a bateria, pelo que há fabricantes a trabalhar noutros sentidos. A Honda, por exemplo, apresentou o concept de um camião movido a células de hidrogénio.
As soluções são várias, mas nenhuma é, ainda, consensual. Para já, apesar disso, os elétricos são a alternativa que reúne as graças dos decisores políticos, sendo a tecnologia que mais fabricantes procuram desenvolver e potencializar.
De qualquer modo, o hidrogénio é uma opção em cima da mesa de algumas empresas, como a Toyota e a Honda. Aliás, esta última apresentou, no final do mês passado, o concept de um camião fuel cell.
A ACT Expo – Advanced Clean Trasportation Expo 2024 foi palco da apresentação do concept da Honda, que dá o mote a um novo projeto de demonstração que visa a produção futura de produtos movidos a células de combustível para o mercado norte-americano.
Os veículos comerciais, incluindo camiões de Classe 8, onde as células de combustível oferecem o melhor substituto de emissões zero para as aplicações diesel existentes, são uma parte fundamental da ampla estratégia de negócios de hidrogénio da Honda.
Explicou Ryan Harty, vice-presidente assistente de Sustentabilidade e Desenvolvimento de Negócios da American Honda Motor Company, acrescentando que a Honda está "a procurar ativamente colaborações comerciais e clientes para ajudar a trazer estas soluções de células de hidrogénio para o mercado" da América do Norte.
Estas novas colaborações comerciais destinam-se a ajudar a Honda a expandir o seu negócio de hidrogénio, no sentido de atingir o seu objetivo global de impacto ambiental zero, incluindo a neutralidade de carbono para todos os produtos e atividades empresariais até 2050.
O concept de um camião movido a células de hidrogénio da Honda
O concept do camião de Classe 8 da Honda é alimentado por três novos sistemas de células de combustível (FC) da marca, agora em produção em massa na Fuel Cell System Manufacturing, uma unidade de produção da joint-venture com a General Motors em Brownstown, no Michigan.
O novo sistema de células de combustível é, segundo a Honda, fundamental para a estratégia de negócio de hidrogénio da empresa. Desenvolvido pela Honda em conjunto com a General Motors na última década, o sistema Honda FC melhora o desempenho e duplica a durabilidade, reduzindo o custo em um terço comparativamente com o sistema da geração anterior.
Na perspetiva da Honda, a utilização inicial do seu novo sistema de células de combustível tem quatro domínios principais: veículos elétricos a células de combustível (FCEV), veículos comerciais a células de combustível, centrais elétricas fixas e maquinaria de construção.
Especificações do concept de camião movido a células de hidrogénio de Classe 8 da Honda:
Comprimento x Largura x Altura totais (mm) | 8000 x 2400 x 4000 |
Peso combinado bruto (kg) | 37,273 |
Composição do peso combinado bruto | Cabine - 12,918kg, carga - 24,255kg |
Velocidade máxima | 70mph // 112kmh |
Autonomia | 400 milhas (643 quilómetros) com o peso combinado bruto |
Potência do Sistema de Células de Combustível | 240kW combinado: 80kW x 3 sistemas FC |
Tanque de Hidrogénio | Tanque de hidrogénio de alta pressão de 700 bar de 82kg |
Bateria | Bateria de alta voltagem de 120kWh |
Mais pesado que um Tesla semi, com menos autonomia e com um custo 10x mais de operação. Tem futuro….
82kg de H2 para 600km de autonomia dá um custo total (preço H2/Kg Alemanha – 16€) = 1312€
Não sei quem é que querem enganar! Assim o Gasóleo vai reinar por muitos anos!
Na Alemanha é financiado a 50%.
Isto é já a prever o boom com o H2 branco que vai chegar aí a 1€/kg
O hidrogénio branco não serve para fuel cells, razão: não é puro o suficiente, purificar sai mais caro que produzir com electrólise e até gás natural.
1 euros? Nos seus sonhos, se fosse bom e barato já por aí andava há décadas
Todo o H2 usado em carros é obtido a partir do metano, emitindo CO2 e com uma eficiência energética miserável. Mais vale usar directamente o metano.
Verdade.
É só uma questão de tempo (e de rede) até que o comecem a tirar lá de baixo.
Para estes não é uma questão de tempo, é uma questão de dinheiro, muito dinheiro, que quanto mais tempo passa menos existe vontade dos governos apostarem nestas redes, até porque já têm os exemplos das que existem.
Hidrogénio branco não serve, não tem pureza suficiente para esta vertente, que necessita de hidrogénio a pelo menos 99.1 % de pureza.
A ser utilizado hidrogénio é o que faz mais sentido é precisamente em camiões e barcos, já em ligeiros não aparenta ter muita logica, pelo menos enquanto o valor for alto.
Neste camião não parece fazer muito sentido, até porque parece que não deixaram espaço para o engate da galera, veja bem o espaço ocupado e peso, isto para apenas 6xx KMS de autonomia.
Já nos comboios onde me parecia ser a aplicação mais simples, já que peso e espaço não deveriam ser problema:
https://www.portal-energia.com/fiasco-comboio-hidrogenio-romenia/?fbclid=IwY2xjawDNEr5leHRuA2FlbQIxMQABHS3iB4YP-hR2CIH2aCMuLxSq_yzgnAw4OmDXrPoW2JOz25E0IPoahahLug_aem_AbawCPR-TYDZG_NoACdOB5is4ulRETl_SKOQNbKRm9axjEHebgXog4S1pI2f3fd9Pdk3kl89U8s0FT9pOX3wPQm2
Pois claro, porque os capitalistas da camionagem não se importam nada de pagar caríssimo o hidrogénio.
Veja bem o hidrogénio a 1 dolar o kilo, isto na rede que já tem 20 anos, fez este ano…
Ele aponta bem para o preço. Loool
https://ibb.co/Mnd384B
A gente vê o que se passou com a electricidade no Texas dessa América da foto. Em FEV de 2021 devido ao aumento da procura, o preço do kWh chegou a atingir o teto de $9.000 por MWh, o que se traduz em $9 por kWh.
Ou seja, se esse desgraçado pagou 147 $ para 400 kms, mas se tivesse optado por um caro electrico já estaria na miséria pois para os mesmos 400kms teria pago 720 $ no seu pópó elektro.
A mim é que não me apanham nestas jogadas. loool
Neste momento eles passam-se é com o preço da eletricidade. ser tão baixo.
Claro claro, é por isso que dizem que conduzir um fcev só custa 14x mais que um bev.
https://www.hydrogeninsight.com/transport/analysis-it-is-now-almost-14-times-more-expensive-to-drive-a-toyota-hydrogen-car-in-california-than-a-comparable-tesla-ev/2-1-1519315
Já viu em quanto ficava a gasolina se o kwh estivesse a 9 dólares ?
Qué ca gasolina tem a ver com as redes?
Quer mais exemplos?
Este exemplo de cima foi no Inverno.
No Verão chegou a 1$ o kWh na Califórnia. E TD por causa da muita procura q superava a oferta. Que beleza este mundo Elektro. Tchauzinho, sim?
Tudo, também consomem electricidade.
Consomem electricidade gerada por eles próprios. Não estão dependentes de uma rede velha podre e caduca que está sempre a ir abaixo!
Nos postos e distribuição é gerada por eles ?
Também ! É por isso que os postos a sério se salvaguardam com geradores ara quando a rede velha podre e caduca vai abaixo.
E não são só os postos. É tudo o que não possa falhar: Hospitais,datacenters etc
Há postos a sério onde ?
Falta saber se a camionagem vai reinar no rodoviário esses anos todos. Porque a ferrovia divide por 7 (sim, por 7) a energia gasta por tonelada deslocada. É só uma questão de passar a ser gerida por gente séria.
Ę só para turistas verem. Comercialmente nem um flop chega a ser: caríssimo, eficiência energética miserável, zero redes de abastecimento, enfim, nada que sirva para sair do papel. Mas sempre útil para fazer greenwashing, que é uma técnica de marketing capaz de transformar em beneméritos um bando de malfeitores climáticos.
Greenwashing ? bom mas é para sacar uns belos milhões como tem acontecido com muitas.
Greenwashing… Isso é os elektros a verem-se ao espelho?
Este camião é electrico, caso não tenha percebido.
Eelectrico sim, mas feito de propósito para ser altamente inefciente.
Isso já é comum nesta tecnologia, e se formos para combustão então é de meter as mãos na cabeça.
É só engenheiros aqui no fórum… Nem sei como é que Portugal ainda não tem uma marca própria de Automóveis…
Eu tenho formação em sistemas de hidrogénio, se quiser falar sobre isso ?
VC deve ser formado em é em desinformação de hidrogénio
Isso é você, tanto que é o que faz por aqui, como viu eu informei e deixei os dados corretos.
Acabou-se o dinheiro, acabou a festa:
https://aeroin.net/universal-hydrogen-pioneira-do-voo-movido-a-hidrogenio-vai-a-falencia-apos-queimar-us-100-milhoes/?amp