HiPhi 1: SUV elétrico chinês com autonomia para 640 km, inicia os testes na Europa
O mercado dos elétricos começa a aumentar e as ofertas vindas da China estão já a querer conquistar a Europa. Assim, o fabricante chinês Human Horizons surpreendeu o mundo no ano que passou com a apresentação do conceito do seu primeiro carro. Conforme foi dado a conhecer, o SUV elétrico de nome HiPhi 1, destaca-se pelo seu design, desempenho e alto nível tecnológico.
Este modelo foi visto esta semana a realizar uma série de testes no circuito da Continental em Hanôver, Alemanha. Nesse sentido, poderemos supor que estará já nos últimos ensaios antes de iniciar a sua produção no final deste mesmo ano.
HiPhi 1 já faz testes na Europa
O HiPhi deverá estar alinhado com as melhores ofertas tecnológicas que o segmento exige. Terá dois motores elétricos que lhe darão tração integral e permitirá fazer dos 0 aos 100 km/h em apenas 3,9 segundos. Além disso, o seu trunfo é mesmo a autonomia, 640 km (NEDC) que dizem ser capaz de atingir, graças a uma bateria que terá uma capacidade de 96 kWh.
O projeto em fase de protótipo tinha o objetivo de ser a primeira arquitetura orientada para o ser humano. Conforme referiram os designers, este vinha pensado para se adaptar e aprender automaticamente a criar soluções diversificadas que irão melhorar a experiência do utilizador. Para isso, o HiPhi conta com a sua rede neuronal que está suportada em quatro 'super cérebros', controladores de domínio e 6 plataformas informáticas (MPUs).
Chinese electric vehicle start-up Human Horizons has begun testing its new HiPhi 1 MPV at Continental's test track in Hanover, Germany. The first HiPhi branded model is set to see pilot production before the end of the year with Chinese deliveries slated for 2021@SchaefflerDE pic.twitter.com/E9LQsE9u5H
— Greg Kable (@GregKable) July 14, 2020
Um SUV elétrico ligado ao mundo... permanentemente!
Tudo isto é ligado via Ethernet 1G para fornecer uma alta transmissão de dados, superior à tradicional nos veículos atuais. O veículo é capaz de analisar enormes quantidades de informação e tomar decisões, utilizando a computação na cloud com um poderoso motor de análise para construir um veículo inteligente.
Terá ligação 5G, um total de 562 sensores, apesar de não estarem descriminados, condução autónoma de nível 3, luzes LED DLP para projetar símbolos na estrada, reconhecimento facial, rodas traseiras direcionais, suspensões pneumáticas inteligentes, entre muita outra tecnologia.
Assim, a Human Horizons, que adquiriu uma fábrica que pertenceu à KIA na China, começará a produzir o HiPhi 1 no final deste ano, antecipando os planos iniciais em quase seis meses, e inicialmente será comercializada apenas no mercado asiático. Contudo, o objetivo é torná-lo um modelo global com especial atenção ao mercado europeu onde têm grandes esperanças.
Este SUV elétrico e familiar causa elevadas expectativas no mercado. A qualidade da tecnologia, altos padrões de segurança e um preço atrativo poderão ser a chave para conquistar as massas. Claramente poderá ser um problema para o mercado europeu tradicional se este carro chinês cumprir requisitos e tiver um "preço da China".
Este artigo tem mais de um ano
preço previsto de 14mil€
Reconhecimento facial ? Ligado à net ? Aposto que o carro vai espiar todos os nossos movimentos e mandar dados para a China….ou isto ou aquele aldrabão da Tesla que promete tudo e alguma coisa e depois …quase nada , ou nada ….foi condenado na Alemanha por publicidade enganosa……
A sombra… cuidado com a sombra. 😉 não exageremos 🙂
Ele não está a exagerar, vê o que aconteceu com Hong Kong, a China , mudou a lei de segurança, agora a polícia pode fazer buscas em casa , sem autorização judicial, pode controlar as Apps , tudo o que fazes na NET, se usares a palavra Liberdade, Democracia, Independência vais preso , sejas cidadão de Hong Kong ou mesmo estrangeiro!! Isto em Hong Kong, que é uma região autónoma, onde tem/ tinha mais direitos, agora imagina na China…
Aquele aldrabão da Tesla… Ahahah! Hilariante.
Incrível a lavagem que o Trump, e aqueles que o trump tem na mão, causam nos cérebros daqueles que têm dificuldade em raciocinar por si.
por 17 220 mil euros(iva 23% inc) Podem espiar os meus dados todos, se não for a China, será o FDP do Thrump, o FDP de Israel , o FDP da Russia, etc.
Alguém aqui tem pesadelos com o “aldrabão da Tesla”. Numa noticia sobe um SUV de uma marca chinesa, começar a falar da conectividade do carro para depois dar a volta e acabar a dizer mal do Elon Musk, só está ao alcance de um aziado de alto nível…
Se for por 14 mil podem meter um detective dentro compro !!!
Dorme Europa ! Ensinaste o padre nosso ao sacristão pensado no dinheiro e não nos europeus!!! Daqui a pouco tempo vais pagar a conta com a destruição do sector automóvel e sobretudo a Alemanha com os atrasados do leste, metem os sábios ocidentais no bolso vendendo carros alheios. Amanhã, seremos os escravos e os chineses os senhores. Vão vender carros melhores, primeiro ao preço da chuva, depois ao preço que quiserem !! !Anda comunidade europeia, estão a construir o destino da ruina ! Dum lado tolos dos trumps, do outro espertos chineses ! Ah Leonardo da Vinci, se cá voltasses caiam-te as barbas no meio do chão da ponte Vechio. Lembra-me a história triste do Sepulveda ! Enquanto guardou as armas, sobreviveu, quando as cedeu aos negros, morreram de forma horrível !!!
Ou seja.
Enquanto estamos em vantagem e ganhamos, vivam as regras de total liberdade do mercado e livre concorrência. Mas é uma chatice quando começamos a sentir o bafo da concorrência no cachaço, ameaçando passar á frente. Chegados a esse ponto, o melhor é mudar de religião.
não sabem as Regras do capitalismo, só é pena não ter de pagar o BES sozinho.
o Trump é que é tolo?o único a levantar a voz e a criar impostos especiais Pras empresas americanas que deslocalizassem fábricas pra China
Quem usas M$ Ruim é espiado logo que liga o pc e não reclama.
14.000 € ? Compro imediatamente a pronto !
A 14mil compro 3 🙂
Esperemos que não comece a cair peças a partir dos 1000kms 🙂
Têm que ter o cuidado de por em perspectiva sempre que usam a norma NEDC… Se o WLTP já é difícil de atingir, o NEDC é impossível. Como termo de comparação, o Tesla Model 3 tem 668km de autonomia em NEDC e 560 em WLTP.
De facto… Por norma gosto sempre de conferir pelos resultados EPA, embora tenha testes mais “estradistas” que o WLTP (mais urbano)
Exato, mas um SUV “barato” com autonomia de 640 km (NEDC), é um bom trunfo. O preço, pese o facto de haver um palpite a rondar os 14 mil euros, é irrealista, dado que será antes de impostos, o que poderá aumentar o preço substancialmente. Contudo, mesmo assim, poderá ter um preço abaixo do SUV da Tesla… do SUV mais barato 🙂 vamos ver.
Sem dúvida. Mesmo em WLTP deve rondar os 500kms. Pelo preço é excelente.
Os 14 mil euros é a conversão directa do preço chinês e sem os tais impostos e sem tudo o que é necessário para homologar na Europa. Extrapolando os valores usando outros casos de carros chineses que chegaram ao mercado europeu, eu diria que deve ficar entre os 25 e 30 mil euros. Mesmo assim seria uma muito boa proposta de valor.
Exato. Mesmo assim poderia ter muito mercado.
duvido que depois dos impostos cá em portugal esteja à venda por menos de 35.000
Esse valor é baseado em quê?
Os impostos são 10% à entrada da UE e mais 23% de IVA em Portugal.
Os tribunais alemães proibiram que a Tesla faça referência à “capacidade para condução autónoma” na promoção dos seus produtos, por considerarem que a mesma constitui publicidade enganosa. A referência frequente às capacidades do Autopilot pode fazer os clientes acreditarem que o seu carro pode conduzir sem intervenção humana, e que tal sistema fosse permitido nas estradas germânicas.
Este comentário está no artigo errado. Aqui fala se sobre novo SUV da HiFhi.
Mas perante tanta inquietação, espero que os tribunais também proibam a Boeing e a Airbus de usar o termo “Autopilot”. Há aviões em que este sistema apenas mantém a altitude e direcção. Neste aspecto o sistema da Tesla com o mesmo nome é bem mais “auto” e bem mais “pilot”. Além de o site ter bem explicado que o sistema não substitui o condutor, fala da capacidade autónoma no futuro. Quando os alemães conseguirem ter um sistema semelhante aposto que vai deixar de haver preocupação com o que lhe chamam e como é publicitado.
Se fosse um híbrido plugin ainda tinha interesse. 100% EV vai dar problemas de bateria.
Até porque, como todos sabem, os híbridos não têm baterias… Ainda por cima, com 30km de autonomia real como num híbrido, 1000 ciclos são 30.000km. Se compararmos com este que deve fazer um 400km de autonomia real, os mesmos 1000 ciclos são 400.000km. Se a preocupação é as baterias (e a bola de cristal diz que vão haver problemas), faz muito bem em comprar um híbrido! PeRfEcT LoGiC…
É uma boa solução para quem troca de carro como se de telemóvel fosse.
Parece tudo muito bonito, mas tenho duvidas quanto ao serviço pos-venda, disponibilidade de peças…
Chinês não obrigado…