Guerra de preços de baterias: CATL e BYD lutam pelo mercado dos elétricos
À medida que a guerra de preços dos veículos elétricos (VE) prossegue, o mesmo acontece com a guerra de preços das baterias, com os maiores fabricantes mundiais a promoverem uma baixa de custos para se tornaram mais competitivos. Quem ganha são os clientes. Mas isso trará já em 2024 mais carros elétricos com preços abaixo dos 25 mil euros?
Segredo dos preços mais baixos está no custo de produção das baterias
Há duas grandes empresas mundiais de baterias para os veículos elétricos, a CATL e a BYD. Ambas são chinesas que estão numa luta para garantir a sua posição no mercado. A CATL está a organizar os recursos da linha de produção e a promover reduções de custos, segundo afirmou o meio de comunicação social local 36kr num relatório de 16 de janeiro, citando várias fontes da cadeia industrial.
De acordo com o relatório, a CATL comercializa células de fosfato de ferro de lítio (LFP) especificadas para VDA com 173 Ah, com carregamento rápido a 2.2C como padrão para fabricantes de automóveis.
VDA é uma especificação de tamanho para células quadradas, com comprimento, largura e altura de 148 mm, 26,5 mm e 91 mm, respetivamente. C refere-se ao multiplicador de carga da bateria e 2C significa que a bateria pode, teoricamente, ser totalmente carregada em meia hora.
As células, que oferecem um melhor desempenho sem um aumento de preço, destinam-se a veículos elétricos a bateria (BEVs) que são vendidos entre 100.000 yuan (aproximadamente 13.000 euros) e 200.000 yuan, disse o relatório, citando uma fonte anónima da indústria.
Ainda seguindo o mesmo relatório, em meados de 2024, vários fabricantes de automóveis irão mudar para a célula CATL a um preço que não ultrapassará 0,4 RMB por Wh, de acordo com o relatório ("0,4 RMB" significa 0,4 yuan chinês ou 0,052 euros).
Com esta nova organização da cadeia de fornecimentos e a reserva de recursos do sistema de materiais, apenas a CATL consegue reduzir as baterias de 2C para determinado nível de preços neste momento.
Referiu a mesma fonte.
Mercado na mão dos chineses
Entretanto, a unidade de baterias da BYD, a FinDreams, emitiu uma nota interna a sugerir às suas equipas para continuarem a reduzir os custos, revelou o relatório. Segundo a mesma fonte, a FinDreams maximizou os benefícios em 2023 através de meios que incluem concursos públicos, mas a margem para redução de custos nas compras continua a ser enorme.
A CATL e a BYD são os dois maiores fabricantes de baterias elétricas, tendo a primeira uma quota global de 37,4% no período de janeiro a novembro e a segunda de 15,7%, de acordo com dados divulgados em 9 de janeiro pelo investigador de mercado sul-coreano SNE Research.
À medida que a CATL e a BYD reduzem ainda mais os preços, os fabricantes de baterias mais pequenos estão prontos a segui-las, e o custo das baterias elétricas será ainda mais reduzido, refere o relatório da 36kr.
Atualmente, as células de fosfato de ferro de lítio (LFP) no tamanho VDA estão a ser vendidas por menos de 0,5 RMB/Wh. O vice-presidente da Leapmotor, Cao Li, afirmou recentemente numa entrevista que o custo de aquisição das células LFP da empresa baixou para 0,4 RMB/Wh, conforme indicado no relatório.
A pergunta que se impõe é quanto esta redução nos custos do fabrico das baterias irá refletir-se no preço dos carros elétricos já este ano de 2024. Iremos ver as grandes marcas com opções abaixo dos 25 mil euros?
Afinal se as baterias ficam a 0,052€ por Wh, como é que no final são tão caras? Uma bateria de 60kW ficaria por quanto?
Amigo esses valores são na China depois tem que levar com uma carrada de impostos quando chega a Europa.
Por exemplo o BYD Dolphin consegues comprar na China por 14.000€, enquanto o mesmo modelo em Portugal fica por 30.000€.
Para mim que venha os melhores? já comprei a minha opção RENAULT ESPACE Econic E-TECH FULL HYBRID, já fiz 8 mil km em 2 meses é só meter gasolina e fazer 900km e as vezes 1000km com um deposito cheio, podem dizer o que pensam eu sou um cliente de Renault a 40 anos nunca troquei por outra marca, problemas alguns, sempre tive top gama de Renault.
Pessoal sem noção, invocar um Espace, um carro enorme a gastar 9 litros aos 100 a velocidade estabilizada de 130 havia de ser proibido!
Querer pôr um 1200cc a puxar um mastodonte daqueles tb devia dar despedimento com justa causa.. E quer a UE que se troquem carros com mais 15 anos por estas aberrações looolooolool
quem se benefecia é o comprador com estas guerras!
É por isso quando e cada vez mais ando de bike… 🙂
Em resumo, tudo baterias fabricadas com recursos a energia barata e extremamente poluente.
PPLWare fica aqui a sugestão deste artigo:
Lamborghini acabou de ter uma patente, em conjunto com o MIT (de uma colaboração que já vêm desde 2017), de uma bateria com o dobro da densidade, mais barata de produzir, com capacidade para recarregar mais rapidamente e descarregar completamente em 6 minutos, o que permitirá no futuro aplicar motores de 3000cv…
E mais, a bateria não necessita de Cobalto.
https://news.mit.edu/2024/cobalt-free-batteries-could-power-future-cars-0118