Governo dá apoio para a troca de táxis “tradicionais” por elétricos
O Governo, através do Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT), lançou um novo concurso público destinado ao setor do táxi, no valor de um milhão de euros, para incentivar a aquisição de viaturas elétricas e promover a digitalização da atividade.
O aviso, inserido no âmbito do Fundo para o Serviço Público de Transportes, representa o dobro da verba inicialmente prevista para 2024 e insere-se na estratégia nacional de descarbonização e modernização do transporte público individual.
Apoio para aquisição de táxis elétricos abrange 2 áreas:
- 5 000 euros por veículo elétrico adquirido, subindo para 6.000 euros nos territórios de baixa densidade;
- 6 000 euros de incentivo para o abate de veículos antigos com mais de 10 anos;
- Comparticipação até 750 euros (75%) para instalação de equipamentos de carregamento;
- O apoio é atribuído até ao limite de 10 táxis ou 100 000 euros por beneficiário.
- Comparticipação de 50% até ao máximo de 5 000 euros por beneficiário para aquisição de taxímetros, impressoras de faturas, aplicações eletrónicas e dispositivos para emissão digital de recibos.





















Sempre a destruir o dinheiro dos contribuintes.
Os elétricos só dão problemas!
Então qual lhe deu problema ?
Não te esqueças, essa fase passa.
Quando tempo demora ?
… só dão problemas a quem os detesta.
E principalmente a quem não tem.
Exacto. Dão sempre muitos problemas a quem não tem… xD
Na tua realidade distorcida.
Na vida real quem comprou elétrico está insatisfeito e volta a comprar carro a gasolina ou híbrido.
Não que a minha opinião valha de muito mas…
Eu troquei a minha carrinha Hibrida Plugin BMW 530 e por um Tesla Model 3 Performance… e estou satisfeitíssimo.. Futuros carros serão sempre elétricos..
Digo mais, toda a gente que conheço que fizeram esta troca para elétrico estão satisfeitos.
Até agora só conheci uma pessoa que trocou um carro elétrico por um a combustão e foi porque tinha encontrado um bom negócio num Porsche, dando um elétrico citadino para troca.
Mas já está a falar de um Tesla Performance hahaha
A tua fonte: “Confia Joca”
Está insatisfeito de não ter trocado para eléctrico mais cedo….
Isso não é verdade, eléctricos dão bastante menos problemas que a combustão.
Se concordo que dêem apoios financeiros a empresas de taxis, não.
Até porque para estas empresas ter eléctrico até já compensa mesmo sem apoios, por alguma razão os TVDE’s estão todos a mover-se para eléctricos.
Diria que o estado deveria de se preocupar mais em poupar dinheiro, geri-lo bem, aplicá-lo apenas ao que é mesmo essencial, e reduzir impostos…
PS: tenho eléctrico, a minha mulher ficou rendida, por isso agora acabou-se os carros a combustão cá em casa. Ambos eléctricos.
Se não é o sector da atividade que mais foge aos impostos não deve de andar longe, e ainda vão ter ajudas, está certo.
Devo ser 1 em 600000 milhões de portugueses, pelo que vejo online…
Andei com o EV, da empresa, por 3 anos. A nível mecânico, nunca tive problemas. Só que não moro, em vivendas (como 600000 milhões, das pessoas online), para o carregar, só na empresa ou carregadores, externos. 2 horas, segundo o manual, era o mínimo, para chegar aos 85%. Assim como, a 10%, só ficava a condução e portas, a funcionar, até aos 4% e puff. Parou.
Assim que surgiu, a oportunidade, voltar para o gasóleo. A própria empresa já desistiu dos EV. 16200 euros anuais, a mais, no prémio do seguro, do espaço, por ter 2 carregadores, demasiado caro. Já vão embora, no final do ano, quando o último for trocado. Mesmo assim, rende mais, pagar o gasóleo.
Então mostre lá manual do carro, e onde isso isso ?
Então dos 10% aos 4% gastou como ? A meter os pés no chão ?
16200 de seguro ? Então que carro era ? Um Rimac Nevera ?
Se calhar escolheram foi os carros errados. Nem sei de nenhum com as características que fala.
Não entendo o aumento do seguro nesse valor por ter 2 carregadores na empresa.
Há aí muita coisa variável esquisita.
Além de que se em carregador lento chega aos 85% em 2h, a bateria desses veículos deveria de ser de tamanho mínimo… Peugeot E-Partner ou semelhante, daquelas que trazia 20kwh? Se for isso, realmente não dá para nada.
Mas se comprares um Fiat Uno a gasolina e disseres que não serve para muito na empresa é a mesma coisa, prende-se é com a escolha do carro… Não com o tipo de energia.
“Digitalização é o processo de converter informações físicas ou analógicas (como documentos em papel, fotografias ou gravações) em formato digital, ou seja, em dados que possam ser armazenados, processados e transmitidos eletronicamente.” vão digitalizar os taxis?
Não, vão digitalizar o acesso a eles. Já ouviu falar em Uber ?
o estado é uma mae! ele dá!!
Está na altura de haver uma campanha especifica igual para os entregadores UBER, GLOVO e afins. Não faz sentido nenhum serem os interessados a pagar, porque se pagarmos todos – eles poderão beneficiar mais.
Eu é que tenho de pagar para estes gajos andarem a roubar de carro novo, não existe melhor destino para os nossos impostos, não haja dúvida.
Acho mal,
Os incentivos devem ser para todos igual..
Não podemos continuar a separar os Portugueses em 1,2,3,4,5,6 classes..
Isto é insustentavel e leva ao colapso da sociedade..
Se ha incentivos para uns tem que haver igual para os outros..
Electrico,Diesel,GPL,Gasolina,etc
Caso contrário continuamos a ter um País de 3º mundo..onde as leis são diferentes de uma pessoa para outra, e o mesmo em relação aos beneficios..que desgraça!
O serviço de reboques agradece. Mais trabalho!
Tanto elétrico a arder ou a ficar sem bateria!
O que vale é que o trabalho é só na tua mente. lolol
Antes era mecânica agora já é rebocador ? Loooool