Gasóleo vai subir 14,5 cêntimos? Governo volta a adiar taxa de carbono
A escalada do preço dos combustíveis (Gasóleo e Gasolina) continua e, nesse sentido, o Governo vai voltar a adiar a taxa de carbono nos combustíveis para evitar o aumento extra de cinco cêntimos.
A confirmar-se, o gasóleo deverá subir 14,5 cêntimos, sendo o maior aumento de sempre numa semana. Já o aumento na gasolina deverá rondar os 8 cêntimos.
Gasóleo e Gasolina aumentam bastante na próxima segunda-feira
O preço da Gasolina e Gasóleo deverá aumentar na próxima segunda-feira. Ao que a SIC apurou, o gasóleo deverá subir 14,5 cêntimos. A confirmar-se, será o maior aumento de sempre numa semana. Já o aumento na gasolina deverá rondar os 8 cêntimos.
Este é o 10.º aumento do preço dos combustíveis este ano e aquele que terá um impacto mais significativo na carteira dos portugueses. Não se prevê que o valor baixe nos próximos tempos.
Esta enorme subida é o reflexo da guerra na Ucrânia e do consequente aumento do preço do petróleo nos mercados internacionais. Na quinta-feira, o preço do barril de petróleo Brent subiu para 116,8 dólares, um novo máximo desde agosto 2013.
Segundo projeções da ONU, mais de dez milhões de pessoas podem fugir da Ucrânia em resultado da invasão russa, das quais quatro milhões procurarão refúgio da guerra nos países vizinhos.
A UNICEF indicou que metade deste total, ou seja, cerca de meio milhão, são crianças, num comunicado em que disse esperar que os números continuem a aumentar rapidamente nos próximos dias.
Este artigo tem mais de um ano
Se não forem estes anunciados 14,5 cêntimos, o rebanho agradece a redução dizem que…podia ser pior… ainda olham por nós! Mais da pura engenharia social.
Somos todos rebanhos, uns rebanhos de cabras outros de ovelhas. Essa dos rebanhos já mete nojo. Será que alguém vive com ideia singular, só e isolado de todos? haja paciência….
Sim Vivem, 2 tipos de pessoas, os sem abrigos (infelizmente e devido a exclusão) e os ricos, que manipulam os “rebanhos” ou “papagaios” como queira, para conseguirem ser ainda mais ricos… por exemplo, aquele tipo de pessoas que deram uma esmolinha aos portugueses para ganharem eleições, onde o rebanho iliterado foi todo contente e cedo votar sem sequer ter a noção que é uma esmolinha completamente envenenada, coisa que muita gente fora de rebanhos soube ver….
Cego*
hummm
Largaste as farmacêuticas e passaste as gasolineiras?????
Todas do mesmo, as mais lucrativas. Acrescenta agora a indústria armamentista
Como se esse adiamento fosse resolver o problema de facto…
Penalizam tudo e todos os que dependem do transporte próprio e que não podem avançar (por vários motivos) para soluções (supostamente) mais ecológicas.
Castigam aqueles que não têm por onde fugir.
O mais ecológico sai caro também. Com os preços da eletricidade, o carregamento de carros elétricos não sai nada barato.
Claro. Coitados dos utilizadores de carros elétricos. E eletricidade tem subindo de forma astronómica.
Em casa electricidade sai a menos de metade do preço do gasóleo para a mesma distância. Em carregadores rápidos, alguns sai quase ao preço de gasolina. O mais complicado é pagar o carro. E depois geri-lo, porque nunca é tão prático como um a petróleo ou gás.
Maior parte do pessoal não tem local para carregar o carro em casa. Neste momento só a classe media alta pode dar-se ao luxo de comprar um carro eletrico decente e esses sim podem carregar em casa. O resto chupa no dedo.
Parabéns Passos Coelho, Paulo Portas e Vitor Gaspar, os pais da liberalização dos combustíveis, uma ideia romântica que em Portugal o mercado auto regula-se.
Ai temos a resposta, carteis instalados em toda a economia e quem paga são sempre os mesmo
Não digas isso que vem ai o pesosal k so critica o “xuxalismo”
O primeiro que vejo a mencionar isso!!!
Para mim, o problema também começou aí!
Agora só fica a faltar mais alguém falar nos 471Milhoes de LUCRO que a Galp apresentou em 2021. Falta saber o milhões das restantes ‘gasolineiras’.
mmm.. ora vejamos as diferenças no fim do mandato do PC quando o petróleo estava mais caro do que agora:
– em 2011 Gasolina 1,65 e Gasoleo 1,37, em 2012 Gasolina 1,75 e Gasoleo 1,45. Talvez nas bombas low cost como o Intermarche encontres estes preços.
– cambio EUR-USD, em 2011 e 2012 estava nos 1€=1,3$ e hoje está nos 1€=1,1$
– Brent em 2011 e 2012 passou os 125$, Brent hoje está nos 105$
esqueceste dos impostos que os xuxalistas têm aumentado todos os anos.
Mas tu comes gelados com a testa? mas tu pensas que o aumento do tempo do PSD e de agora é so do aumentos dos impostos?
Achas mesmo? Por isso é que todos os anos a Galp tem lucros e mais lucros, deve ser por causa dos impostos
@Jonas a GALP não comercializa só combustíveis, não sei se sabes isso, tu é que deves andar a comer gelados com a testa.
Os lucros da GALP existem porque as pessoas que lá trabalham são competentes, já pensas-te nisso? Tu como comes gelados com a testa não trabalhas lá.
E sim 60% do custo dos combustíveis numa bomba de gasolina são impostos. 60% é mesmo que dizer que o estado arrecada mais dinheiro da venda de combustíveis que toda a industria do petróleo. Arrecadam 60% desse dinheiro sem fazer nada, patavina é só receber.
os impostos e os extras que tem de adicionar ao combustível que aumenta em % todos os anos. Sim, são obrigados a meter biodisel e afins e isso não é de borla.
Qual é a desculpa na Electricidade e no Gás?
Inventaram um Défice tarifário não vejo descer.
Neste país não pagas agora, pagas depois.
E está a regular-se, a subida do petróleo influencia o preço ao consumidor. Então querias que o petróleo aumentasse e pagavas o mesmo? O problema dos preços abusivos nos combustíveis em Portugal é um: fiscalidade. É esse fator que faz a diferença entre Portugal e Espanha.
AHAHAH deve ser um dos que recebe dividendos dos lucros das gasolineiras…
Ganhe juízo antes de dizer/escrever coisas só porque sim e sem qualquer fundamento.
Falso! Em Portugal a carga fiscal (%) sobre os combustíveis é menor que em Espanha. Há algumas semanas atrás saiu um artigo que mostrava que não somos dos paises com maior carga fiscal sobre os produtos pretoliferos.
Em Espanha o Estado paga diretamente às gasolineiras.
Falso! Durante o ano de 2021: Espanha tem uma carga fiscal de 49% sobre os combustiveis e Portugal tem uma carga fiscal de 57%! A média Europeia situa-se nos 53%. o preço da gasolina sem imposto é de 73 cêntimos, o oitavo mais alto da UE. Em Espanho o mesmo combustivel teve o preço de 76 centimos sem imposto! Convém ler o estudo e não só os titulos.
E se o preço de venda é inferior porque será? Compram os combustíveis a quem?
Então se eles compra mais caro e vendem mais barato é fácil ver quem é que está a ganhar dinheiro no meio disto tudo. Tu não vês bombas a vender o gasóleo mais caro 20 centimos em relação às de supermercado? A gasolina é a mesma ou também acreditas nos “aditivos” formula secreta que não podem dizer a ninguém? Vê os cartazes de preços na A1 que era para o consumidor supostamente escolher onde era mais barato e evitar os carteis, são TODOS exatamente iguais, do 1º ao ultimo, isto são factos, agora tira as conclusões
exacto o petroleo desce o preço aumenta, o petroleo sobe o preço aumenta.. eu vejo um padrao… mas devo ser so eu porque aqui alguem acha isso normal
O Governo das reversões não actuou nesse campo, porquê? Porque deu jeito, nomeadamente para distribuir aquilo que, nem tinha, nem criou. Aliás, até teve a distinta iniciativa de acrescetar o famoso “adicional ao ISP”, que serviria para garantir receita (leia-se, o mesmo nível de impostos recebidos) enquanto o preço do petróleo se maintivesse baixo. Já vai em 116$/barril e a eliminação, quer do adicional, quer a redução do ISP e correspontende IVA, nem vê-lo. Soube reverter a privatização da TAP com os nossos impostos, para ter entretanto enterrado lá umas boas milhenas, e ter agora chegado à brilhante conclusão que a TAP é para privatizar. E a culpa é do Passos. Ou esqueceste-te que o Passos só seguiu o menú de tarefas que lhe foram impostas e assinadas pelo à data patrão do Costa (que por sinal, tinha sido ministro desse Governo na anterior legislatura)?
+1
A confusão que vai nessa cabecinha… A liberalização foi em 2004 e não com o PC e afins. Desde aí a maioria do tempo foi com governação do PS que poderia ter revertido e não o fez.
Agora o interessante de fixar preços – por exemplo em 2022 vai existir limitação do valor máximo da eletricidade no mercado regulado. Podem pensar – maravila, não gasto tanto. Agora a realidade é que ALGUÉM vai ter de pagar e esse alguém são todos… Por isso, andam todos para alguns beneficiarem. E ao que leva ter preços regulados – défice tarifário (porque o estado não paga logo e depois tem de pagr juros dessa dívida às empresas privadas) e a uma menor eficiência (se pago menos, então posso consumir mais sem que me doa na carteira). Por isso, para tudo o que não são bens de consumo, acho que deve prevalecer o utilizador pagador e pagar o valor certo pelas coisas.
Dito isto, acho que o estado leva taxas absurdas nos combistíveis que só vão lixar a economia. O BCE que demore muito a subir as taxas de juro que logo vamos ver onde isto vai parar…
Acho que isso começou com o furão barroso
O cherne que nos levou para a vergonha que fizeram no Iraque com mais de 100 mil civis mortos, vários crimes de guerra cometidos e um país completamente destruído com milhões de refugiados. bush, aznar, tony blayr e durão barroso são criminosos de guerra e deveriam ser chamados à barra do tribunal pelo menos para responder porque quiseram iniciar uma guerra invasora, mas ninguém se importou porque era lá longe, o putin quis fazer o mesmo aos ucranianos, agora temos de levar com esta m****.
+1
É se fosse o governo a controlar era na boa, o preco da materia prima subia, mas o produto final baixava… quem sabe até nao te pagavam para atestares o deposito.
Comprem eletricos e já nao se tem de preocupar.
Vou já pedir um empréstimo, tem recomendações para qual veículo elétrico devo escolher?
meu Deus, como é possivel haver tanta ignoração em 3 frases B@rão Vermelho.
Por favor, não te reproduzas…
O meu pais esta destruida por causa de paspalhos ignorantes que votam sempre nos boys das bancarrotas!
Se achas que o teu país está destruído é porque nunca foste a lado nenhum de certeza, só espero é que esta guerra não te faça ver o conforto que tens, quando souberes o que é viver num país destruído vais ver quem é ignorante e paspalho.
Antes da liberalização que foi feito antes do tempo da Troika sabes quem pagava a diferença dos preços quando era fixos? Era o estado! Meus amigos se os preços forem fixos alguem tem de pagar a diferença!
60% do valor é do que?
Já faltou mais para vender o carro e comprar uma trotineta eléctrica.
Vender, se alguém comprar. Digo eu.
Se for com o depósito cheio vai vender facilmente 🙂
Deve ser culpa do Bolsonaro, aqui no Brasil estamos em crise e os combustíveis estão aumentando de preço, e segundo a imprensa a culpa é do presidente Bolsonaro, então, talvez, o aumento dos combustíveis aí em Portugal deve ser culpa dele também kkkkkkkkkkkkkkk
Lê o comentário aqui em baixo do “R”
Vais entender porque dizem que a culpa é dessa pobre amostra de presidente.
Ou então do Trump. Há que atirar as culpas para cima de um governante mediático, para os verdadeiros culpados assobiarem para o lado, e passarem entre os pingos da chuva.
+1
Covid, combustiveis e inflacao a culpa e do Grande Trump, e do Grande Bolsonaro!
OLGBrandon e seus lacaios sao as vitimas!
Pede-se mais profissionalismo à classe jornalística – publicam as “press releases” sem questionarem o que quer que seja. Ajudam a vender a imagem de que o Governo não aumenta impostos – que lata!
Temos uma taxa fiscal elevadíssima e a notícia até nos transporta para outra realidade.
Um dos motivos do país estar como está é a falta de escrutínio dos políticos e das medidas que estes tomam .
É caso para dizer… por onde pára a oposição? comem da mesma gamela, só pode…
Também
Engraçado que em 2013, tal como referem no artigo, e apesar do preço do petróleo estar neste valores, o preço da gasolina e gasóleo nunca esteve assim TÃO elevado.
A fiscalidade nos combustíveis não era a mesma…
A verdadeira justificação é a margem de lucro das gasolineiras, que aumentou à custa do aumento do preço.
Estude melhor o caso e vai ver que a taxa de carbono, adição de biocombustíveis, aumento do ISP (em menor escala) foram os principais responsáveis pelo aumento.
Se o custo do combustível sem impostos em Portugal é inferior ao de Espanha, quem é que está a ganhar com isso?
Deixe de dizer asneiras: https://www.erse.pt/numeros-e-estatisticas/combustiveis/
vá ver os graficos da ERSE (Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos), antes que venha alguém dizer que os dados estão mal, são só os dados da entidade que regula o sector, devem perceceber alguma coisa digo eu.
60% de impostos sobre os combustíveis…
Ainda querem mais um imposto que é sobre o carbono?!?!
E pararem os aumentos? E baixarem os impostos? Ou a intenção é meter toda a gente na rua? Ou a roubar? Qual a ideia desta classe política?!?!?!?! Escravizar ainda mais o povo? Tudo tem um limite…
esse numero de 60% não corresponde à realidade…
No gasóleo é menos, mas na gasolina é mais. A média é cerca de 60% sim.
Pois nao, porque se contabilizares com os impostos que vao para o salário do funcionário mais outras coisas, é muito mais.
Olhe que sim, olhe que sim, n se esqueça que o IVA é um imposto e só ai são 23% do preço final: https://www.erse.pt/numeros-e-estatisticas/combustiveis/
vá ver os graficos da ERSE (Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos), antes que venha alguém dizer que os dados estão mal, são só os dados da entidade que regula o sector, devem perceceber alguma coisa digo eu.
+1 totalmente verdade, e totalmente de acordo
+1
e não te esqueças que as refinadores são obrigadas a misturar biodisel e afins o que torna a mistura mais cara.
Este governo e a esquerda em geral têm sempre a cobertura favorável dos média sucialistas.
Nem sei porque não aumentam já dois euros de uma vez ao invés de irem aos poucochinhos de cêntimos…
Têm carta branca para aumentar o que quiserem, o povo é manso e até lhes deu maioria absoluta.
Por isso, inchem.
Ai aguentam aguentam…
O tuga comum é assim, passa a vida a queixar-se, mas depois põe sempre a cruzinha no PS e até nem se importa que o mesmo faça acordos com partidos antidemocráticos (PCP e BE) para formar governo, desde que tire a direita do poder é que o importa.
+1
vesse mesmo que nao sabes como funciona o mundo!
+1
Abençoada hora em que comprei um carro eléctrico em segunda mão em Junho do ano passado…
Não estou para alimentar governos gordos, já que a electricidade tem menos impostos.
a electricidade tambem paga mais de 50% de impostos
E agora quantos anos tens de garantia para as baterias?
Em 2ª mão?!? Espera até teres de substituir a bateria brevemente pelo preço de um carro eléctrico novo…
Fiquem descansados… pode aumentar 5€ que ninguém larga o carro, todos gostam de ir de cu tremido para as compras e passear com as namoradas xD
Qual é a tua solução para o interior do país onde as pessoas trabalham por exemplo a 30km de distancia sem transportes públicos? E já agora em relação ao teu comentário de passear, na tua visão então a vida é só trabalhar, aos fins de semana e folgas nada de viver, trabalhar trabalhar e trabalhar é isso?
Se o salário não for grande coisa, mais vale ir trabalhar num supermercado perto de casa, no fim do mês leva mais dinheiro no bolso.
Sai mais barato ir para o banco de traz do carro que para o Motel, e para a praia agora também não é solução com o frio que faz a noite até o fiel amigo se recusa a esticar o pescoço 🙂
Ah agora tenho um carro meu e não o posso usar porque o governo assim o diz?
antes da guerra o combustivel n subia tambem? o barril de brent nao esteja ja mais caroe o combustivel mais barato? e quando o barril esteve a 28 dolars, á poucos anos atras, baixou o preco do combustivel na mesma proporcao? pois
Isso nao interessa para as gasolineiras. O brent aumenta, os combustiveis aumentam, o brent baixa, fica tudo igual, Mas depois a culpa é dos impostos. Os impostos são altos, sim, não ha duvidas, mas a verdadeira culpa é das gasolineiras que só vem lucro
Por acaso as refinadoras tem uma margem de lucro super baixo. Vendem é grandes quantidades.
O Governo (independentemente de qualquer partido) devia era ter vergonha e baixar os impostos nos combustíveis.
E era cagar nos autovouchers que isso foi só areia para os olhos do zé povinho.
Palhaçada…
E ora bem, “alguém que explique porque”:
– O barril aumenta e aumenta automaticamente no “dia seguinte” em Portugal;
– O barril baixa e até que se reflita no valor a pagar pelo consumidor em Portugal……..
O preço do barril só se reflete passado uns meses. Tu compras sempre a reserva do petroleo. Por isso os preços que ves hoje na gasolina são de petroleo comprado à meses. Por isso é que nunca batem certo.
Fazes muito bem!
Também te digo uma coisa, se tens dinheirinho para um Tesla, não te devia custar muito o dinheiro a sair do bolso para compensar o aumento dos preços.
Visao um bocado egoista nao é?
Talvez até mais egoista que a dele.
Estás pensando que vais carregar as baterias, sem subida de preço?
Parabéns, chegas mais cedo que os outros clientes. Espera que outros animais não te tomem o lugar!
Imagina teres um eléctrico, teres o nome de “Clemente” e chamar os outros de “palermas”…
É de borla, até começarem a cobrar.
Aproveita enquanto podes. Há-de chegar a altura em que essa e outras regalias vão acabar. É como tudo na vida, para se incentivar dá-se benificios a torto e a direito (não pagamm estacionamento, não pagam IUC, não pagam carregamentos, etc). É so o parque automóvel de elétricos tomar uma proporção considerável que acabam logo com tudo e começam a pagar tudo e mais alguma coisa…
Vais pagar isto no supermercado ou pensas que as mercadorias e os agricultores andam a cultivar/distribuir os produtos em Teslas ou Zoe?? Santa ignorância…
chegou a um ponto em que eu acho que o combustível não vale o valor que pedem por ele, lamento todos os que não tem alternativa mas eu agora é que vou perder peso, este fim de semana vou meter ar nos pneus da bicicleta.
15km de manha para o trabalho, 15 km de volta para casa, no final do mês estou rijoooo e com mais 120€ no bolso
Tudo isso era natural, andar. Agora a dependência dos meios de transporte passou a ser a normalidade. A nova normalidade é uma maravilha para criar seres dependentes.
Em Portugal tudo foi feito para utilizarmos as nossas viaturas pessoais, foi a construção de Auto estradas, alargamento das vias e estreitamento dos passeios, foi estacionamentos por todo o lado e claro redução de transporte publico, comboios a cair de velhos, autocarros com 500 anos, até que alguém se lembrou que afinal o futuro está nos transportes públicos/partilhados.
Infelizmente em Portugal governa-se sempre a curta distancia, com medidas em cima do joelho, não fazemos planeamento nenhum.
Veja-se o nosso planeamento fiscal moda todos os anos, não tem estabilidade nenhuma, quem é que quer vir investir num país assim?
Deves ter trajetos em redor da tua loja Lidl.
Em qual stand trabalhas ó fala barato, eu tenho um model 2 e ainda poupo mais.
Baybay semente de gente
400€ ?
Você trabalha em Inglaterra?
Porra!
Mas vale deixar de trabalhar
Exageroooooo, para poupar 400 euros direi que pagarias por combustíveis cerca de 800 euros (electrico com poupança de 50% ???), que daria uma média de 360 km/dia num veiculo de consumo médio 10l/100km.
360km/8horas de trabalho= 45km por cada hora
Não é impossível mas manifestamente exagerado
O sr disse que carrega grátis, logo pouca 100%
Clemente tu consegues ler os comentarios dos outros direito ? Eu ate acrescento a maioria das familias nem sequer dinheiro para comprar um carro tem. Mas ja que fazes questao que a malta mude para electricos, nao te queres chegar a frente para meia duzia de nos ? Ou mais de meia duzia :p
A manutenção das bicicletas fica em torno de +-300€ por ano é muito barato. Já a do carro fica em mais 10k€ por ano. O meu pai em 2008 encostou o carro porque o dinheiro não dava para o carro e ia de bicicleta para o trabalho 10km para ir e mais 10km para vir
Nao sei lá que carro tens, mas 10 mil euros/ano em manutencao?
O carro que tive que me custava mais em manutencao foi um BMW M5 E60, vendi o mesmo já com quase 7 anos e mais de 200 mil km, nem metade disso gastava em manutencao.
Não há problema, só peço que não subam o preço dos bilhetes para a bola.
Diz ao teu pai para vir viver para a Guarda, mas ele tem que morar longe do centro. Se conheceres a geografia da cidade irás perceber o que eu quero dizer. Ah e não vale dizer para andar de transportes, se não me falha a memória a partir das 22 ou 23 já não sei, não existem transportes
Na murtosa apatir das 18h acaba os autocarros, ai na guarda ainda tem sorte de haver ate as 22h. o meu pai ia da murtosa ate estarreja de bicicleta das antigas. aveiro e desenvolvido mas do lado da murtosa parece que estamos numa aldeia do interior do pais se passar uns 10 carros onde morei é uma sorte
Ainda bem que tens possibilidade de ter uma vivenda (quiçá com painéis solares ) mas sabes que 90% da população portuguesa vive em apartamentos que muitos nem têm garagem, como fazem esses?
“Ah mas podem carregar nos carregadores de rua..” , excluindo da discussão o tempo de carregamento (que por sinal é moroso), se toda a gente fizesse isso (como sugeres), primeiro a rede não ia aguentar, depois consegues imaginar o aglomerado de carros juntos aos carregadores, onde criaria congestionamento do transito e afins…
Achas que muitos de nós portugueses não queriam ter um elétrico? Mas ao dia de hoje isso é impossível, pelos preços dos veículos e pela questão dos carregamentos.
ah e a questão das baterias… têm obsolência programada…
Se me deres dinheiro para um vou já comprar! Deve ser peanuts para ti, por isso todos os portugueses agradecem aqui a borla do Clemente.
Mais vale comprar um bicicleta não elétrica o ambiente agradece e a saúde do corpo também. É pedir ao governo fazer mais ciclovias com os imposto dos combustíveis. Não te esqueças da electricidade a aumentar. Quem tem dinheiro para os teslas tem dinheiro para pagar o aumento da luz em casa. é mais eficiente e a poupança aumenta em andar de bicicleta, combustíveis ou eléctricos poluem a manutenção é alta. So vejo vantagem em andar de bicicleta a única coisa desvantagem na bicicleta é o cansaço com as subidas
chegou a altura do ditador kosta mostrar que é um estadista respeitador dos milhões de pessoas que passam por muitas dificuldades para se deslocar para o emprego, e reduzir os impostos cobrados nos combustíveis (pelo menos enquanto não há outras alternativas)
Têm uma cadeira confortável por perto?
bastava cumprir a promessa que fez quando subiu os impostos mal chegou ao poder. A coisa mais permanentes são medidas temporárias dos governos.
Não sei se não é mais ridiculo o facto de ter um Tesla, mas procurar abastecer à borla, ou não ter noção de que a grande maioria da população portuguesa mal tem dinheiro para manter a familia quanto mais comprar um eletrico agora que é moda.
Sou mais do que apologista de se apostar nos carros eletricos e terminar com o consumo extremo de combustíveis fósseis (embora o fabrico dos mesmos tenha a sua própria grande pegada), mas mais noção sr Clemente o país não é feito apenas de quem tem a possibilidade de comprar tudo do bom e do melhor.
Aumentar o preço na bomba, por causa de algo que está a acontecer no imediato é desonesto e merece uma grande revolta. Os combustíveis vendidos amanhã, já foram adquiridos no mínimo à 1 ano atrás. O lucro dos xulos não é só preço do litro, mas também no investimento abaixo do preço real do litro.
Os meios de comunicação sabem para quem estão a transmitir. Pensar diferente incomoda quem já deixou de pensar. Tudo está previsto.
Isso é como em tudo. Vais ao supermercado, tens lá tomate em conserva comprado há 1 ano atrás, o preço aumentou, mas aquelas latas foram compradas com o preço de 1 ano atrás.
Pura especulação. Quando o preço do petróleo baixa, eles dizem que a redução demora tempo a reflectir-se – De tal maneira que nem chega a diminuir alguma coisa significante – Quando o preço do petróleo aumenta, reflecte-se imediatamente e à bruta! Tem piada não tem? Enquanto os ordenados forem dando para “andar de c tremido”, “ir ao supermercado e ficar a olhar para um carregador de veículos eléctricos no parque de estacionamento e fingir que não se sabe o que é aquilo”, “passear com a namorada” e “sair ao fim-de-semana”, os «tugas» estão-se nas tintas. O conflito Russia – Ucrânia nada afecta, nem justifica (para já), estes aumentos obscenos!
Eu só estou a usar o carro para situações muito esporádicas, vou às compras a pé, nem que vá 2 vezes no sábado se não der para trazer tudo de uma vez. Coisas mais pesadas como garrafões de água compro num minimercado junto a casa. Mesmo que seja uns cêntimos mais caro, com a gasolina que não gasto já compensa.
Certo mas isso é o teu caso em especifico, quem depende do carro a 100% para se deslocar todos os dias, isto está a tornar-se insuportável.
Sabes que para fazer gasolina não chega o petróleo. Tens mais matéria primas necessárias e alguma como o biodisel obrigatório por decreto!
Obrigado Costa!
Tem que inventar carros a vapor ou carros movidos a energia nuclear
😉 https://pplware.sapo.pt/motores/ford-nucleon-o-carro-movido-a-energia-nuclear-que-iria-mudar-o-mundo/
O problema não é só o aumento dos combustives, é o aumento de tudo o resto que nos rodeia e que precisamos… inclusivé a comida que metemos no prato… isso sim, é preocupante…
B@rão vermelho parabéns pelo teu comentário. Uma das consequências do presente a nível de deslocações em Portugal tem a ver com isso que referiste.
Agora sobre o aumento do combustível. A afirmação do nosso governo de que a culpa é da Guerra na Ucrania é falsa. O aumento dos combustíveis deve-se ao facto da produção pela OPEP não ter se ajustado para esta guerra. A OPEP tem como país controlador a Arábia Saudita, maior exportador mundial. A Arábia Saudita é um dos outro rosto dos EUA a nível mundial. Podia-se dizer que não se previa a guerra na Ucrania, o que é falso. Analistas militares ao verem as deslocações de armamento pesado para a fronteira, juntamente com a logística de suporte sabem que a guerra vai começar. Este aumento dos preços é para influenciar a opinião pública ocidental contra a Rússia. Se olharem para a história dos EUA nos seus 250 anos, este países teve 230 anos a fazer operações militares fora do seu país, onde algumas foram em países exportadores de petróleo. O ocidente controla o petróleo, seja através da moeda usada (o dólar) como a sua produção. Assim o aumento dos combustíveis deve-se a uma decisão geopolítica de influenciar a opinião pública e governos a sancionar a Rússia.
E outra coisa. O objetivo principal desta guerra ( pelo ocidente) é controlar através da energia as outras potências militares. A Europa infelizmente pelo facto da segunda guerra mundial a ter enfraquecido abdicou da defesa. E isto foi intencional pelos EUA. Sim se estão a pensar que não gosto dos EUA é verdade. A Europa depende mais deles,e tem tomado decisões erradas a custa disso, do que da dependência do gás russo. O objetivo aqui é tirar a influência russa do mercado energético dos combustíveis fósseis. Sem a Rússia, o Irão, o Iraque e a Síria terão de se subjugar ao Ocidente para vender o petróleo e gás, cuja produção, uma controlada pela Arábia Saudita ( petróleo) e pelo Qatar ( pelo gás), são dominadas pelos EUA.
Quanto a razão para os nossos governos olharem para este conflito duma forma diferente dos militares, principalmente militares que conviveram ao lado tanto de russos e ucranianos? Enquanto os militares não têm nada a perder em dizer o que acham que seja a realidade, os políticos perdem tudo. Para termos uma opinião realista devemos ter em mente o seguinte: como ser um bom político. A principal característica de uma pessoa para ser um bom político é ser um bom mentiroso. Um bom mentiroso tem de ter 3 características fulcrais: 1- acreditar na mentira 2- transmitir a mentira parecendo que é a única verdade 3- ter medo. O medo aqui é a cola das duas primeiras.
Assim sugiro que vejam esta comunicação do dia 24 de Fevereiro pelo governo chinês :
https://www.fmprc.gov.cn/mfa_eng/xwfw_665399/s2510_665401/202202/t20220224_10645282.html