PplWare Mobile

Gasóleo vai subir 14,5 cêntimos? Governo volta a adiar taxa de carbono

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Joaquim Sobreiro says:

    Se não forem estes anunciados 14,5 cêntimos, o rebanho agradece a redução dizem que…podia ser pior… ainda olham por nós! Mais da pura engenharia social.

    • Jorge says:

      Somos todos rebanhos, uns rebanhos de cabras outros de ovelhas. Essa dos rebanhos já mete nojo. Será que alguém vive com ideia singular, só e isolado de todos? haja paciência….

      • Zei says:

        Sim Vivem, 2 tipos de pessoas, os sem abrigos (infelizmente e devido a exclusão) e os ricos, que manipulam os “rebanhos” ou “papagaios” como queira, para conseguirem ser ainda mais ricos… por exemplo, aquele tipo de pessoas que deram uma esmolinha aos portugueses para ganharem eleições, onde o rebanho iliterado foi todo contente e cedo votar sem sequer ter a noção que é uma esmolinha completamente envenenada, coisa que muita gente fora de rebanhos soube ver….

    • rui says:

      hummm
      Largaste as farmacêuticas e passaste as gasolineiras?????

  2. Blub says:

    Como se esse adiamento fosse resolver o problema de facto…
    Penalizam tudo e todos os que dependem do transporte próprio e que não podem avançar (por vários motivos) para soluções (supostamente) mais ecológicas.

    Castigam aqueles que não têm por onde fugir.

    • David Guerreiro says:

      O mais ecológico sai caro também. Com os preços da eletricidade, o carregamento de carros elétricos não sai nada barato.

      • Keyboardcat says:

        Claro. Coitados dos utilizadores de carros elétricos. E eletricidade tem subindo de forma astronómica.

      • Grunho says:

        Em casa electricidade sai a menos de metade do preço do gasóleo para a mesma distância. Em carregadores rápidos, alguns sai quase ao preço de gasolina. O mais complicado é pagar o carro. E depois geri-lo, porque nunca é tão prático como um a petróleo ou gás.

        • João Ferreira says:

          Maior parte do pessoal não tem local para carregar o carro em casa. Neste momento só a classe media alta pode dar-se ao luxo de comprar um carro eletrico decente e esses sim podem carregar em casa. O resto chupa no dedo.

  3. B@rão Vermelho says:

    Parabéns Passos Coelho, Paulo Portas e Vitor Gaspar, os pais da liberalização dos combustíveis, uma ideia romântica que em Portugal o mercado auto regula-se.
    Ai temos a resposta, carteis instalados em toda a economia e quem paga são sempre os mesmo

    • Jonas says:

      Não digas isso que vem ai o pesosal k so critica o “xuxalismo”

    • Aiai says:

      O primeiro que vejo a mencionar isso!!!
      Para mim, o problema também começou aí!
      Agora só fica a faltar mais alguém falar nos 471Milhoes de LUCRO que a Galp apresentou em 2021. Falta saber o milhões das restantes ‘gasolineiras’.

    • Filipe says:

      mmm.. ora vejamos as diferenças no fim do mandato do PC quando o petróleo estava mais caro do que agora:
      – em 2011 Gasolina 1,65 e Gasoleo 1,37, em 2012 Gasolina 1,75 e Gasoleo 1,45. Talvez nas bombas low cost como o Intermarche encontres estes preços.
      – cambio EUR-USD, em 2011 e 2012 estava nos 1€=1,3$ e hoje está nos 1€=1,1$
      – Brent em 2011 e 2012 passou os 125$, Brent hoje está nos 105$

      • Diogo says:

        esqueceste dos impostos que os xuxalistas têm aumentado todos os anos.

        • Jonas says:

          Mas tu comes gelados com a testa? mas tu pensas que o aumento do tempo do PSD e de agora é so do aumentos dos impostos?
          Achas mesmo? Por isso é que todos os anos a Galp tem lucros e mais lucros, deve ser por causa dos impostos

          • PovoManso says:

            @Jonas a GALP não comercializa só combustíveis, não sei se sabes isso, tu é que deves andar a comer gelados com a testa.
            Os lucros da GALP existem porque as pessoas que lá trabalham são competentes, já pensas-te nisso? Tu como comes gelados com a testa não trabalhas lá.

            E sim 60% do custo dos combustíveis numa bomba de gasolina são impostos. 60% é mesmo que dizer que o estado arrecada mais dinheiro da venda de combustíveis que toda a industria do petróleo. Arrecadam 60% desse dinheiro sem fazer nada, patavina é só receber.

        • João Ferreira says:

          os impostos e os extras que tem de adicionar ao combustível que aumenta em % todos os anos. Sim, são obrigados a meter biodisel e afins e isso não é de borla.

    • Test User says:

      Qual é a desculpa na Electricidade e no Gás?
      Inventaram um Défice tarifário não vejo descer.
      Neste país não pagas agora, pagas depois.

    • David Guerreiro says:

      E está a regular-se, a subida do petróleo influencia o preço ao consumidor. Então querias que o petróleo aumentasse e pagavas o mesmo? O problema dos preços abusivos nos combustíveis em Portugal é um: fiscalidade. É esse fator que faz a diferença entre Portugal e Espanha.

      • Aiai says:

        AHAHAH deve ser um dos que recebe dividendos dos lucros das gasolineiras…
        Ganhe juízo antes de dizer/escrever coisas só porque sim e sem qualquer fundamento.

      • H says:

        Falso! Em Portugal a carga fiscal (%) sobre os combustíveis é menor que em Espanha. Há algumas semanas atrás saiu um artigo que mostrava que não somos dos paises com maior carga fiscal sobre os produtos pretoliferos.

        • Carlos Fernandes says:

          Em Espanha o Estado paga diretamente às gasolineiras.

        • just_saying says:

          Falso! Durante o ano de 2021: Espanha tem uma carga fiscal de 49% sobre os combustiveis e Portugal tem uma carga fiscal de 57%! A média Europeia situa-se nos 53%. o preço da gasolina sem imposto é de 73 cêntimos, o oitavo mais alto da UE. Em Espanho o mesmo combustivel teve o preço de 76 centimos sem imposto! Convém ler o estudo e não só os titulos.

        • Joaquim Sobreiro says:

          E se o preço de venda é inferior porque será? Compram os combustíveis a quem?

          • PeterJust says:

            Então se eles compra mais caro e vendem mais barato é fácil ver quem é que está a ganhar dinheiro no meio disto tudo. Tu não vês bombas a vender o gasóleo mais caro 20 centimos em relação às de supermercado? A gasolina é a mesma ou também acreditas nos “aditivos” formula secreta que não podem dizer a ninguém? Vê os cartazes de preços na A1 que era para o consumidor supostamente escolher onde era mais barato e evitar os carteis, são TODOS exatamente iguais, do 1º ao ultimo, isto são factos, agora tira as conclusões

      • hsisb says:

        exacto o petroleo desce o preço aumenta, o petroleo sobe o preço aumenta.. eu vejo um padrao… mas devo ser so eu porque aqui alguem acha isso normal

    • GM says:

      O Governo das reversões não actuou nesse campo, porquê? Porque deu jeito, nomeadamente para distribuir aquilo que, nem tinha, nem criou. Aliás, até teve a distinta iniciativa de acrescetar o famoso “adicional ao ISP”, que serviria para garantir receita (leia-se, o mesmo nível de impostos recebidos) enquanto o preço do petróleo se maintivesse baixo. Já vai em 116$/barril e a eliminação, quer do adicional, quer a redução do ISP e correspontende IVA, nem vê-lo. Soube reverter a privatização da TAP com os nossos impostos, para ter entretanto enterrado lá umas boas milhenas, e ter agora chegado à brilhante conclusão que a TAP é para privatizar. E a culpa é do Passos. Ou esqueceste-te que o Passos só seguiu o menú de tarefas que lhe foram impostas e assinadas pelo à data patrão do Costa (que por sinal, tinha sido ministro desse Governo na anterior legislatura)?

    • PML says:

      A confusão que vai nessa cabecinha… A liberalização foi em 2004 e não com o PC e afins. Desde aí a maioria do tempo foi com governação do PS que poderia ter revertido e não o fez.
      Agora o interessante de fixar preços – por exemplo em 2022 vai existir limitação do valor máximo da eletricidade no mercado regulado. Podem pensar – maravila, não gasto tanto. Agora a realidade é que ALGUÉM vai ter de pagar e esse alguém são todos… Por isso, andam todos para alguns beneficiarem. E ao que leva ter preços regulados – défice tarifário (porque o estado não paga logo e depois tem de pagr juros dessa dívida às empresas privadas) e a uma menor eficiência (se pago menos, então posso consumir mais sem que me doa na carteira). Por isso, para tudo o que não são bens de consumo, acho que deve prevalecer o utilizador pagador e pagar o valor certo pelas coisas.
      Dito isto, acho que o estado leva taxas absurdas nos combistíveis que só vão lixar a economia. O BCE que demore muito a subir as taxas de juro que logo vamos ver onde isto vai parar…

    • Zk says:

      Acho que isso começou com o furão barroso

      • PeterJust says:

        O cherne que nos levou para a vergonha que fizeram no Iraque com mais de 100 mil civis mortos, vários crimes de guerra cometidos e um país completamente destruído com milhões de refugiados. bush, aznar, tony blayr e durão barroso são criminosos de guerra e deveriam ser chamados à barra do tribunal pelo menos para responder porque quiseram iniciar uma guerra invasora, mas ninguém se importou porque era lá longe, o putin quis fazer o mesmo aos ucranianos, agora temos de levar com esta m****.

    • Louro says:

      É se fosse o governo a controlar era na boa, o preco da materia prima subia, mas o produto final baixava… quem sabe até nao te pagavam para atestares o deposito.

      Comprem eletricos e já nao se tem de preocupar.

    • Márcio lima says:

      meu Deus, como é possivel haver tanta ignoração em 3 frases B@rão Vermelho.
      Por favor, não te reproduzas…

    • jorgeg says:

      O meu pais esta destruida por causa de paspalhos ignorantes que votam sempre nos boys das bancarrotas!

      • PeterJust says:

        Se achas que o teu país está destruído é porque nunca foste a lado nenhum de certeza, só espero é que esta guerra não te faça ver o conforto que tens, quando souberes o que é viver num país destruído vais ver quem é ignorante e paspalho.

    • João Ferreira says:

      Antes da liberalização que foi feito antes do tempo da Troika sabes quem pagava a diferença dos preços quando era fixos? Era o estado! Meus amigos se os preços forem fixos alguem tem de pagar a diferença!

    • JS says:

      60% do valor é do que?

  4. Lopes says:

    Já faltou mais para vender o carro e comprar uma trotineta eléctrica.

  5. Fabricio says:

    Deve ser culpa do Bolsonaro, aqui no Brasil estamos em crise e os combustíveis estão aumentando de preço, e segundo a imprensa a culpa é do presidente Bolsonaro, então, talvez, o aumento dos combustíveis aí em Portugal deve ser culpa dele também kkkkkkkkkkkkkkk

    • callittime says:

      Lê o comentário aqui em baixo do “R”

      Vais entender porque dizem que a culpa é dessa pobre amostra de presidente.

    • David Guerreiro says:

      Ou então do Trump. Há que atirar as culpas para cima de um governante mediático, para os verdadeiros culpados assobiarem para o lado, e passarem entre os pingos da chuva.

    • jorgeg says:

      +1
      Covid, combustiveis e inflacao a culpa e do Grande Trump, e do Grande Bolsonaro!
      OLGBrandon e seus lacaios sao as vitimas!

  6. R says:

    Pede-se mais profissionalismo à classe jornalística – publicam as “press releases” sem questionarem o que quer que seja. Ajudam a vender a imagem de que o Governo não aumenta impostos – que lata!
    Temos uma taxa fiscal elevadíssima e a notícia até nos transporta para outra realidade.
    Um dos motivos do país estar como está é a falta de escrutínio dos políticos e das medidas que estes tomam .

  7. Zé Manel says:

    Engraçado que em 2013, tal como referem no artigo, e apesar do preço do petróleo estar neste valores, o preço da gasolina e gasóleo nunca esteve assim TÃO elevado.

  8. Sérgio Silva says:

    60% de impostos sobre os combustíveis…

    Ainda querem mais um imposto que é sobre o carbono?!?!

    E pararem os aumentos? E baixarem os impostos? Ou a intenção é meter toda a gente na rua? Ou a roubar? Qual a ideia desta classe política?!?!?!?! Escravizar ainda mais o povo? Tudo tem um limite…

  9. PorcoDoPunjab says:

    Este governo e a esquerda em geral têm sempre a cobertura favorável dos média sucialistas.
    Nem sei porque não aumentam já dois euros de uma vez ao invés de irem aos poucochinhos de cêntimos…
    Têm carta branca para aumentar o que quiserem, o povo é manso e até lhes deu maioria absoluta.
    Por isso, inchem.
    Ai aguentam aguentam…

  10. Dani Silva says:

    Abençoada hora em que comprei um carro eléctrico em segunda mão em Junho do ano passado…

    Não estou para alimentar governos gordos, já que a electricidade tem menos impostos.

  11. Tiago Ferreira says:

    Fiquem descansados… pode aumentar 5€ que ninguém larga o carro, todos gostam de ir de cu tremido para as compras e passear com as namoradas xD

    • Fusion says:

      Qual é a tua solução para o interior do país onde as pessoas trabalham por exemplo a 30km de distancia sem transportes públicos? E já agora em relação ao teu comentário de passear, na tua visão então a vida é só trabalhar, aos fins de semana e folgas nada de viver, trabalhar trabalhar e trabalhar é isso?

      • David Guerreiro says:

        Se o salário não for grande coisa, mais vale ir trabalhar num supermercado perto de casa, no fim do mês leva mais dinheiro no bolso.

    • B@rão Vermelho says:

      Sai mais barato ir para o banco de traz do carro que para o Motel, e para a praia agora também não é solução com o frio que faz a noite até o fiel amigo se recusa a esticar o pescoço 🙂

    • JS says:

      Ah agora tenho um carro meu e não o posso usar porque o governo assim o diz?

  12. MCakaZim says:

    antes da guerra o combustivel n subia tambem? o barril de brent nao esteja ja mais caroe o combustivel mais barato? e quando o barril esteve a 28 dolars, á poucos anos atras, baixou o preco do combustivel na mesma proporcao? pois

    • Jonas says:

      Isso nao interessa para as gasolineiras. O brent aumenta, os combustiveis aumentam, o brent baixa, fica tudo igual, Mas depois a culpa é dos impostos. Os impostos são altos, sim, não ha duvidas, mas a verdadeira culpa é das gasolineiras que só vem lucro

  13. Joaquim Soares says:

    O Governo (independentemente de qualquer partido) devia era ter vergonha e baixar os impostos nos combustíveis.
    E era cagar nos autovouchers que isso foi só areia para os olhos do zé povinho.
    Palhaçada…

    E ora bem, “alguém que explique porque”:
    – O barril aumenta e aumenta automaticamente no “dia seguinte” em Portugal;
    – O barril baixa e até que se reflita no valor a pagar pelo consumidor em Portugal……..

    • João Ferreira says:

      O preço do barril só se reflete passado uns meses. Tu compras sempre a reserva do petroleo. Por isso os preços que ves hoje na gasolina são de petroleo comprado à meses. Por isso é que nunca batem certo.

  14. Joaquim Soares says:

    Fazes muito bem!
    Também te digo uma coisa, se tens dinheirinho para um Tesla, não te devia custar muito o dinheiro a sair do bolso para compensar o aumento dos preços.

  15. Joaquim Sobreiro says:

    Estás pensando que vais carregar as baterias, sem subida de preço?

    • Joaquim Sobreiro says:

      Parabéns, chegas mais cedo que os outros clientes. Espera que outros animais não te tomem o lugar!

    • wick says:

      Imagina teres um eléctrico, teres o nome de “Clemente” e chamar os outros de “palermas”…

    • GM says:

      É de borla, até começarem a cobrar.

    • H says:

      Aproveita enquanto podes. Há-de chegar a altura em que essa e outras regalias vão acabar. É como tudo na vida, para se incentivar dá-se benificios a torto e a direito (não pagamm estacionamento, não pagam IUC, não pagam carregamentos, etc). É so o parque automóvel de elétricos tomar uma proporção considerável que acabam logo com tudo e começam a pagar tudo e mais alguma coisa…

  16. André R. says:

    Vais pagar isto no supermercado ou pensas que as mercadorias e os agricultores andam a cultivar/distribuir os produtos em Teslas ou Zoe?? Santa ignorância…

  17. nuno a says:

    chegou a um ponto em que eu acho que o combustível não vale o valor que pedem por ele, lamento todos os que não tem alternativa mas eu agora é que vou perder peso, este fim de semana vou meter ar nos pneus da bicicleta.
    15km de manha para o trabalho, 15 km de volta para casa, no final do mês estou rijoooo e com mais 120€ no bolso

    • Joaquim Sobreiro says:

      Tudo isso era natural, andar. Agora a dependência dos meios de transporte passou a ser a normalidade. A nova normalidade é uma maravilha para criar seres dependentes.

      • B@rão Vermelho says:

        Em Portugal tudo foi feito para utilizarmos as nossas viaturas pessoais, foi a construção de Auto estradas, alargamento das vias e estreitamento dos passeios, foi estacionamentos por todo o lado e claro redução de transporte publico, comboios a cair de velhos, autocarros com 500 anos, até que alguém se lembrou que afinal o futuro está nos transportes públicos/partilhados.
        Infelizmente em Portugal governa-se sempre a curta distancia, com medidas em cima do joelho, não fazemos planeamento nenhum.
        Veja-se o nosso planeamento fiscal moda todos os anos, não tem estabilidade nenhuma, quem é que quer vir investir num país assim?

      • Joaquim Sobreiro says:

        Deves ter trajetos em redor da tua loja Lidl.

      • jack says:

        Em qual stand trabalhas ó fala barato, eu tenho um model 2 e ainda poupo mais.
        Baybay semente de gente

      • JS says:

        400€ ?
        Você trabalha em Inglaterra?
        Porra!
        Mas vale deixar de trabalhar

      • Jorge says:

        Exageroooooo, para poupar 400 euros direi que pagarias por combustíveis cerca de 800 euros (electrico com poupança de 50% ???), que daria uma média de 360 km/dia num veiculo de consumo médio 10l/100km.
        360km/8horas de trabalho= 45km por cada hora
        Não é impossível mas manifestamente exagerado

      • Profeta says:

        Clemente tu consegues ler os comentarios dos outros direito ? Eu ate acrescento a maioria das familias nem sequer dinheiro para comprar um carro tem. Mas ja que fazes questao que a malta mude para electricos, nao te queres chegar a frente para meia duzia de nos ? Ou mais de meia duzia :p

    • Honorato says:

      A manutenção das bicicletas fica em torno de +-300€ por ano é muito barato. Já a do carro fica em mais 10k€ por ano. O meu pai em 2008 encostou o carro porque o dinheiro não dava para o carro e ia de bicicleta para o trabalho 10km para ir e mais 10km para vir

      • Louro says:

        Nao sei lá que carro tens, mas 10 mil euros/ano em manutencao?

        O carro que tive que me custava mais em manutencao foi um BMW M5 E60, vendi o mesmo já com quase 7 anos e mais de 200 mil km, nem metade disso gastava em manutencao.

  18. Somos Socialistas says:

    Não há problema, só peço que não subam o preço dos bilhetes para a bola.

    • Fusion says:

      Diz ao teu pai para vir viver para a Guarda, mas ele tem que morar longe do centro. Se conheceres a geografia da cidade irás perceber o que eu quero dizer. Ah e não vale dizer para andar de transportes, se não me falha a memória a partir das 22 ou 23 já não sei, não existem transportes

      • honorato says:

        Na murtosa apatir das 18h acaba os autocarros, ai na guarda ainda tem sorte de haver ate as 22h. o meu pai ia da murtosa ate estarreja de bicicleta das antigas. aveiro e desenvolvido mas do lado da murtosa parece que estamos numa aldeia do interior do pais se passar uns 10 carros onde morei é uma sorte

  19. Fusion says:

    Ainda bem que tens possibilidade de ter uma vivenda (quiçá com painéis solares ) mas sabes que 90% da população portuguesa vive em apartamentos que muitos nem têm garagem, como fazem esses?

    “Ah mas podem carregar nos carregadores de rua..” , excluindo da discussão o tempo de carregamento (que por sinal é moroso), se toda a gente fizesse isso (como sugeres), primeiro a rede não ia aguentar, depois consegues imaginar o aglomerado de carros juntos aos carregadores, onde criaria congestionamento do transito e afins…

    Achas que muitos de nós portugueses não queriam ter um elétrico? Mas ao dia de hoje isso é impossível, pelos preços dos veículos e pela questão dos carregamentos.

  20. Petora says:

    Se me deres dinheiro para um vou já comprar! Deve ser peanuts para ti, por isso todos os portugueses agradecem aqui a borla do Clemente.

  21. Honorato says:

    Mais vale comprar um bicicleta não elétrica o ambiente agradece e a saúde do corpo também. É pedir ao governo fazer mais ciclovias com os imposto dos combustíveis. Não te esqueças da electricidade a aumentar. Quem tem dinheiro para os teslas tem dinheiro para pagar o aumento da luz em casa. é mais eficiente e a poupança aumenta em andar de bicicleta, combustíveis ou eléctricos poluem a manutenção é alta. So vejo vantagem em andar de bicicleta a única coisa desvantagem na bicicleta é o cansaço com as subidas

  22. e.t. says:

    chegou a altura do ditador kosta mostrar que é um estadista respeitador dos milhões de pessoas que passam por muitas dificuldades para se deslocar para o emprego, e reduzir os impostos cobrados nos combustíveis (pelo menos enquanto não há outras alternativas)

  23. 2 dedos de testa says:

    Não sei se não é mais ridiculo o facto de ter um Tesla, mas procurar abastecer à borla, ou não ter noção de que a grande maioria da população portuguesa mal tem dinheiro para manter a familia quanto mais comprar um eletrico agora que é moda.
    Sou mais do que apologista de se apostar nos carros eletricos e terminar com o consumo extremo de combustíveis fósseis (embora o fabrico dos mesmos tenha a sua própria grande pegada), mas mais noção sr Clemente o país não é feito apenas de quem tem a possibilidade de comprar tudo do bom e do melhor.

  24. Coppola says:

    Aumentar o preço na bomba, por causa de algo que está a acontecer no imediato é desonesto e merece uma grande revolta. Os combustíveis vendidos amanhã, já foram adquiridos no mínimo à 1 ano atrás. O lucro dos xulos não é só preço do litro, mas também no investimento abaixo do preço real do litro.

    • Joaquim Sobreiro says:

      Os meios de comunicação sabem para quem estão a transmitir. Pensar diferente incomoda quem já deixou de pensar. Tudo está previsto.

    • David Guerreiro says:

      Isso é como em tudo. Vais ao supermercado, tens lá tomate em conserva comprado há 1 ano atrás, o preço aumentou, mas aquelas latas foram compradas com o preço de 1 ano atrás.

  25. JL says:

    Pura especulação. Quando o preço do petróleo baixa, eles dizem que a redução demora tempo a reflectir-se – De tal maneira que nem chega a diminuir alguma coisa significante – Quando o preço do petróleo aumenta, reflecte-se imediatamente e à bruta! Tem piada não tem? Enquanto os ordenados forem dando para “andar de c tremido”, “ir ao supermercado e ficar a olhar para um carregador de veículos eléctricos no parque de estacionamento e fingir que não se sabe o que é aquilo”, “passear com a namorada” e “sair ao fim-de-semana”, os «tugas» estão-se nas tintas. O conflito Russia – Ucrânia nada afecta, nem justifica (para já), estes aumentos obscenos!

    • David Guerreiro says:

      Eu só estou a usar o carro para situações muito esporádicas, vou às compras a pé, nem que vá 2 vezes no sábado se não der para trazer tudo de uma vez. Coisas mais pesadas como garrafões de água compro num minimercado junto a casa. Mesmo que seja uns cêntimos mais caro, com a gasolina que não gasto já compensa.

      • Lopes says:

        Certo mas isso é o teu caso em especifico, quem depende do carro a 100% para se deslocar todos os dias, isto está a tornar-se insuportável.

    • João Ferreira says:

      Sabes que para fazer gasolina não chega o petróleo. Tens mais matéria primas necessárias e alguma como o biodisel obrigatório por decreto!

  26. Infinity says:

    Obrigado Costa!

  27. O pirata says:

    Tem que inventar carros a vapor ou carros movidos a energia nuclear

  28. falcaobranco says:

    O problema não é só o aumento dos combustives, é o aumento de tudo o resto que nos rodeia e que precisamos… inclusivé a comida que metemos no prato… isso sim, é preocupante…

  29. José Orlando says:

    B@rão vermelho parabéns pelo teu comentário. Uma das consequências do presente a nível de deslocações em Portugal tem a ver com isso que referiste.
    Agora sobre o aumento do combustível. A afirmação do nosso governo de que a culpa é da Guerra na Ucrania é falsa. O aumento dos combustíveis deve-se ao facto da produção pela OPEP não ter se ajustado para esta guerra. A OPEP tem como país controlador a Arábia Saudita, maior exportador mundial. A Arábia Saudita é um dos outro rosto dos EUA a nível mundial. Podia-se dizer que não se previa a guerra na Ucrania, o que é falso. Analistas militares ao verem as deslocações de armamento pesado para a fronteira, juntamente com a logística de suporte sabem que a guerra vai começar. Este aumento dos preços é para influenciar a opinião pública ocidental contra a Rússia. Se olharem para a história dos EUA nos seus 250 anos, este países teve 230 anos a fazer operações militares fora do seu país, onde algumas foram em países exportadores de petróleo. O ocidente controla o petróleo, seja através da moeda usada (o dólar) como a sua produção. Assim o aumento dos combustíveis deve-se a uma decisão geopolítica de influenciar a opinião pública e governos a sancionar a Rússia.

  30. José Orlando says:

    E outra coisa. O objetivo principal desta guerra ( pelo ocidente) é controlar através da energia as outras potências militares. A Europa infelizmente pelo facto da segunda guerra mundial a ter enfraquecido abdicou da defesa. E isto foi intencional pelos EUA. Sim se estão a pensar que não gosto dos EUA é verdade. A Europa depende mais deles,e tem tomado decisões erradas a custa disso, do que da dependência do gás russo. O objetivo aqui é tirar a influência russa do mercado energético dos combustíveis fósseis. Sem a Rússia, o Irão, o Iraque e a Síria terão de se subjugar ao Ocidente para vender o petróleo e gás, cuja produção, uma controlada pela Arábia Saudita ( petróleo) e pelo Qatar ( pelo gás), são dominadas pelos EUA.
    Quanto a razão para os nossos governos olharem para este conflito duma forma diferente dos militares, principalmente militares que conviveram ao lado tanto de russos e ucranianos? Enquanto os militares não têm nada a perder em dizer o que acham que seja a realidade, os políticos perdem tudo. Para termos uma opinião realista devemos ter em mente o seguinte: como ser um bom político. A principal característica de uma pessoa para ser um bom político é ser um bom mentiroso. Um bom mentiroso tem de ter 3 características fulcrais: 1- acreditar na mentira 2- transmitir a mentira parecendo que é a única verdade 3- ter medo. O medo aqui é a cola das duas primeiras.
    Assim sugiro que vejam esta comunicação do dia 24 de Fevereiro pelo governo chinês :
    https://www.fmprc.gov.cn/mfa_eng/xwfw_665399/s2510_665401/202202/t20220224_10645282.html

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.