Fiat traz duas novas surpresas! Conheça o Fiat Grande Panda e o Abarth 600e
A Fiat está a renovar-se e a mostrar ao mercado como pode recuperar os seus carros mais icónicos, sempre com o olhar no mundo dos elétricos. A prova disso surge agora novamente com duas surpresas. Falamos do Fiat Grande Panda e do Abarth 600e, que fomos conhecer em primeira mão.
Fiat Grande Panda: o regresso de um ícone
A Fiat apresentou o Grande Panda, o ponta de lança de uma nova família global de veículos, marcando uma nova fase na evolução da marca. Construído sobre a plataforma multi-energia STLA Smart Car, o Grande Panda, com os seus 3,99 metros de comprimento, desafia as convenções do segmento B, oferecendo um exterior compacto e um interior surpreendentemente espaçoso, capaz de acomodar cinco passageiros com conforto.
O design exterior é uma fusão de linhas estruturadas e superfícies suaves, com as cavas de rodas proeminentes a conferir-lhe uma presença robusta e dinâmica. A dianteira destaca-se pelo volume compacto, uma nova grelha superior, faróis em opala que evocam as janelas da icónica fábrica Lingotto, e luzes diurnas (DRL) que se transformam em indicadores de mudança de direção, iluminando alguns dos cubos que formam um padrão xadrez.
As laterais exibem a assinatura "Panda" em baixo-relevo nas portas, um tributo ao design clássico. A traseira é marcada por uma grafia "Panda" estampada em 3D, um lettering "Fiat" em preto brilhante e faróis verticais que reinterpretam a assinatura luminosa original. As barras de tejadilho reforçam o seu perfil aventureiro e a sua funcionalidade.
A Fiat, embora não tenha revelado detalhes exaustivos sobre as especificações técnicas, como a potência dos motores ou a autonomia das versões elétricas, confirmou que o Grande Panda estará disponível em configurações híbridas e 100% elétricas. Esta flexibilidade, proporcionada pela plataforma multi-energia, permite à Fiat adaptar o Grande Panda a diferentes mercados e necessidades.
O modelo posiciona-se como uma proposta inteligente e acessível, combinando o inconfundível estilo italiano com uma funcionalidade e versatilidade pensadas para o dia a dia das famílias urbanas modernas, sem descurar a sustentabilidade. A gama de cores vibrantes, incluindo o amarelo da imagem de apresentação, reforça a personalidade jovem e dinâmica do veículo.
Abarth 600e: uma máquina cheia de potência
A Abarth está a eletrificar o seu futuro com o novo 600e, o modelo mais potente da sua história, que se encontra na fase final de testes intensivos em pista. Construído sobre a plataforma Perfo-eCMP, uma evolução focada na performance da conhecida CMP/eCMP, o Abarth 600e promete uma experiência de condução visceral e emocionante, mantendo-se fiel ao legado desportivo da marca do escorpião, agora em formato elétrico.
O coração do 600e é um motor eléctrico que debita uns impressionantes 240 cv, tornando-o no Abarth de estrada mais potente alguma vez produzido. Mas a potência não é tudo: a Abarth trabalhou meticulosamente em cada componente para otimizar a dinâmica de condução. O 600e conta com um diferencial de deslizamento limitado mecânico, desenvolvido especificamente para as características únicas de um motor elétrico, garantindo a máxima tração e controlo em todas as situações, especialmente em curva.
O sistema de travagem também foi alvo de uma atenção especial, com discos de maiores dimensões e pinças de travão de alta performance, assegurando uma capacidade de travagem superior e consistente, mesmo sob utilização intensa. Os pneus, resultado de uma colaboração com a Hankook, fornecedora oficial da Fórmula E, beneficiam da experiência em competição para oferecer uma aderência excecional e um comportamento preciso em condução desportiva, com um composto que equilibra performance e eficiência.
O interior, ainda envolto em secretismo, promete bancos desportivos envolventes e um ambiente que respira o ADN de competição da Abarth. No exterior, o design musculado e agressivo, com um pára-choques dianteiro exclusivo, jantes de grandes dimensões e um spoiler traseiro proeminente, não deixa dúvidas sobre as suas intenções.
O Abarth 600e será inicialmente lançado na exclusiva edição de lançamento Scorpionissima, limitada a 1949 unidades, em homenagem ao ano de fundação da Abarth. Esta edição especial destaca-se pela cor exclusiva Hypnotic Purple. O 600e representa um passo crucial e audaz na estratégia de eletrificação da Abarth, combinando a performance eletrizante, a tecnologia de ponta e a paixão pela condução desportiva, agora num formato mais sustentável.
E o cabo amarelo de carregamento é produzido na COFICAB.
É dos meus olhos ou o novo Panda parece um Dacia Sandero com esteroides? 🙂 🙂 🙂
Esse Panda elétrico na sua versão base é fraco, muito fraco. Design datado, interiores cheios de plásticos sem qualquer sensação de qualidade, ter de usar uma chave para ligar um EV (???), sistema de cabo retrártil que será uma dor de cabeça se avariar, jantes de ferro (nem sequer embelezadores traz), volante em plástico (nem pele sintética tem), sem sensores de estacionamento frontais, sem câmara de visão traseira e sem aviso de ângulo morto nos espelhos. E custa isto cerca de 24k mais despesas.
Tenho um Dacia Sandero Stepway Bi-fuel que me custou menos de 20k e que tem praticamente tudo o que falta neste exageradamente caro Panda EV. Além de ser, em minha opinião, bem mais bonito.