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Full Self-Driving da Tesla chega já para a semana para testes em alguns carros

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Simões


  1. TSLABull says:

    Incrivel a rapidez deste senhores no que toca a desonvolvimento tecnologico e engenharia…

    • IonFan says:

      E só tem tendência a acelerar. Mais carros na estrada e mais funcionalidades autónomas = muito mais informação recolhida.

    • Vilna says:

      A rapidez não é assim tanta. A Tesla já anda nisto há alguns anos, as restantes marcas é que andaram a dormir devido ao monopólio do petróleo. Agora andam uns anos atrasados.

      • IonFan says:

        O que queres dizer é que a Tesla não é tão rápida como suas próprias previsões apontavam. Isso não invalida que sejam rápidos, até porque, como disseste e bem, os outros andam uns anos atrasados. Em relação à média da industria, a rapidez é realmente incrível, e não só nesta área!

    • Miguel says:

      Sim, mas tb fala muito e no fundo… vê o auto-pilot, só á semanas começou a detectar sinais stop.
      No entanto, enganosamente muita gente já o via como muito mais completo, pelo marketing que fazem

      • IonFan says:

        Uma coisa é o que o carro mostra, outra coisa é o que realmente detecta. Os sinais de stop já eram detectados há muito tempo, a Tesla é que ainda não tinha confiança suficiente na detecção para a libertar para o publico em geral.

        Se tens dúvidas, vê este video com 1 ano e meio: https://www.youtube.com/watch?v=tlThdr3O5Qo&t=17s

      • Nuno says:

        olha que ja andei num e é de longe o mais avançando, tenho um mercedes la no trabalho com esses sistemas todos e nao andam nem perto para manter na faixa parece que anda a bater em barreiras de um lado para o outro e nao troca de faixa nem nada disso. Sim deteta os sinais mas nao os interpreta sequer

  2. IonFan says:

    De cada vez que uma funcionalidade autónoma é adicionada, passa a ser mais um conjunto de acções que os condutores reais validam com o seu uso. Se multiplicarmos isto por uma boa parte dos 500.000 carros que a Tesla se prepara para adicionar à frota, só em 2020, é uma quantidade massiva de informação para poder treinar cada nova versão da rede neural.

    Acho que a Tesla vai atingir a autonomia total muito mais depressa do que a maioria das pessoas espera.

  3. Cicrano says:

    Vai ser giro ver os carros mandarem-se para a frente de camiões ou irem contra mão…

    • IonFan says:

      Como assim vai ser “giro ver os carros mandarem-se para a frente de camiões ou irem contra mão”!? O teu ódio à Tesla é tão grande que vais achar piada a pessoas a morrer? Ou também achas giro quando os humanos, e não são poucos, o fazem?

  4. art says:

    hehehe..quem quiser rir veja alguns videos do Autopark dos Tesla….ainda me lembro daquela cena quando Tesla para pertoda passadeira , porque um grupo de pessoas estava perto da passadeira a conversar….o carro começou a hesitar , não sabia o que fazer , e andava para trás e para a frente sem parar….outra das cenas memoráveis é á saída do estacionamento …o carro não para num Stop e o motorista que estava longe do carro é multado…..Este gajo é bom em publicidade , mas realidade é bem diferente…

    • IonFan says:

      Sabias que cada um desses erros pode ser reportado automaticamente pelo sistema e ser usado para melhorar a versão seguinte?

      • King Baniram says:

        Lá está Ion, 60mil€ num carro em que tu é que tens de dar o feedback para haver melhorias significativas 😀

        Depois passado uns anitos, sai novo modelo com isso tudo corrigido, e os antigos xuxam no dedo, lá terão os fanaticos de vender o popo, meter mais 30k em cima e comprar o novo carrito. Daqui abocado isto parecem os smartphones, que a cada modelo que sai, toca de comprar, pois o anterior já tá muito desatualizado 😀

        • Nuno says:

          ninguem tem de dar feedback de nada ahah e ja agr todos os teslas antigos recebem estas atualizaçoes, estas tao fora do assunto que acabar por fazer figuras tristes

          • King Baniram says:

            sim, claramente que uma atualizaçao destas, que é algo que vai atrair ainda mais clientela e pela qual podem cobrar mais, será dada de mao beijada, principalmente para veiculos que nunca tiveram essa funçao, nem tao pouco era conhecida na altura que os fizeram. Autopilot é normal haver atualizaçoes, pois é uma feature que foi sempre anunciada pela marca, esta a meu ver é uma nova feature.

          • IonFan says:

            @King Baniram, na Tesla tens o AP (Autopilot) e o FSD. O AP é de série e o FSD é um extra.

            Eu comprei o extra do FSD passado uns meses de ter o carro e foi activado no dia seguinte. Não tive que sair de casa.

            Quando eu comprei o FSD, a única diferença para o AP era a mudança de faixa automática, o navigate on AP (faz os nós da AE sozinho, segundo o trajecto planeado na navegação) e o Summon.
            Desde então já recebi também o Smart Summon e podia ter recebido a detecção e paragem em STOPs e semáforos, mas o meu carro não tem o novo chip ainda. Tal como vai ser com esta nova feature, recebi tudo sem pagar nada mais que já tinha pago.

            Como eu comprei o pacote, o chip vai ser alterado sem custo e a operação pode ser feita numa hora em minha casa ou trabalho (o técnico desloca-se). Os upgrades vão começar em Novembro.

            Conheces mais alguma marca que tenha este nível de integração e inovação?

        • IonFan says:

          Eu dou feedback sem fazer nada. Basta conduzir. Todos os meses recebo mais que uma actualização com melhorias fruto deste feedback. É vantajoso para mim e para a marca. Ainda hoje de manha recebi uma actualização.

          Se pesquisasses mais antes de escrever, percebias que até os Model S de 2012 ainda recebem actualizações hoje.

          É melhor do que os outros carros todos de 60k€ que tens que levar à oficina para actualizar e é só durante os primeiros anos porque só corrigem erros. Nada de funções novas.

          O meu carro anterior tinha um bug no CB e não havia nada que pudesse fazer. Apesar de dar para actualizar o software na oficina, depois de 5 anos a marca estava se a borrifar para corrigir o problema e não havia mais actualizações…

          • King Baniram says:

            Nunca disse que o feedback dos users é mau, nada disso, apenas acho que para produtos dessa dimensão, deveriam ser apenas lançados no mercado, ja totalmente testados e operacionais. Nao é vender um carro que tem essa funçao e passado nao sei quanto tempo é que fica disponivel… Para isso as outras marcas começam a fazer o mesmo, dizem que tem AP e só disponibilizam anos depois… O mal do Musk é esse, inventa demasiado e no final nao inventa nada de jeito, ou só é de jeito passado uns anos e com o feedback dos testers 😀

          • Jose says:

            Estas completamente fora do assunto é assim que a IA funciona sem dados nao ha muito a fazer é como o google assistante e a siri quando sairam nao faziam nem metade do que fazem hj sao coisas que vao evoluindo consoante os dados de treino e o autopilot é isso mesmo tu podes programar mas se nao lhe deres os dados de situaçoes reais nunca vao evoluir, um exemplo que dei na faculdade é teres um cesto de frutas tu podes criar uma IA para identificar cada fruta mas dps tens de lhe mostrar imagens de frutas se nao aquilo nao vai a lado nenhum e no caso da conduçao se nao lhe dermos cenarios reais é impossivel evoluir

          • IonFan says:

            E como é que testas “totalmente” sem os pôr na rua a passar por tudo o que é situação imprevisível?

            E qual é o problema de vender um carro sem todas as funções futuras disponíveis? Se o cliente souber e concordar, não vejo qualquer problema. Se não concordar, não compra. Simples.

            Espero ver-te a comentar nos artigos que vão aparecer sobre as funcionalidades que a VW vai adicionar aos ID.3. Parece que a Tesla não está sozinha a lançar software após a venda…

            O Musk não inventa nada de jeito. Vou guardar esta para memória futura 😉

        • Hugo Sá says:

          Está mesmo incomodado com os 60 000 euros.
          Coitadinho.
          Não se preocupe que as restantes marcas não lançam novos carros melhores e pelo mesmo preço.

    • David says:

      manda os videos ahah tenho de ver isso tive a procura mas nao encontrei nada de especial

    • Hugo Sá says:

      Já fazia falta aulas de português! E uma lição sobre tesla.
      Não são perfeitos mas são melhores que você de certeza!

  5. King Baniram says:

    É um bom passo evolutivo!

    Espero é que façam bem os testes, primeiro à porta fechada, pois da ultima vez nao correu la muito bem…

    • IonFan says:

      Isto foi obviamente testado. Mas o verdadeiro teste é o uso real. Para isso é que continua a ser necessária a supervisão do condutor.

      O que é que não correu bem? Tens algum exemplo?

      • King Baniram says:

        Tristeza de marca… Fazem as coisas, mandam as coisas para produçao para que os utilizadores utilizam, e depois quando corre mal, descartam-se facilmente da jogada. Espero que um dia nao mates ninguem com o teu autopilot, olha que vai correr torto para o teu lado.

        “Tesla will be to once again use the same defense as earlier employed, namely that the human driver that is behind the wheel of a Tesla is the captain of the ship and therefore ultimately bears full and indivisible responsibility for any car crashes, regardless of whether Autopilot was engaged or not during an incident.”

        • IonFan says:

          Tristeza é o teu argumento e o exemplo que usaste.

          Primeiro, não há decisão sobre esse caso. Pode muito bem ficar decidido que a culpa é do condutor, como, aliás, ficou decidido em todos os outros casos.
          Segundo, o Autopilot (e este FSD) são assistências à condução. Tanto a Tesla durante a compra como o próprio carro de cada vez que ligamos o sistema, deixam isso bem claro.

          Se tiver algum acidente com o AP ligado, é óbvio que a culpa vai ser minha (ou do outro condutor).

          Nenhum sistema vai ser perfeito nunca. Isso quer dizer que nunca vamos usar? Se for assim, os humanos também devem deixar de conduzir.
          Eu cá acho que se deve usar se for estatisticamente mais seguro usar do que não usar, e nesse aspecto a estatística está do lado do Autopilot 😉

          • King Baniram says:

            Tu és incrivel. Nao é por seres fanatico, que tens de concordar com tudo, ou secalhar até tens, visto seres fanatico…

            Entao pessoas morrem e tu tiras a culpa toda da Tesla? Tens tambem o caso em que a Tesla matou outra pessoa, enquanto estavam a fazer testes na rua… Espera, esse tambem foi culpa de quem gastou os 60k no Tesla…
            De que serve entao um sistema totalmente autonomo, se forem acontecer casos destes?

            Ja agora, o exemplo que usei é triste porque? Porque é a realidade e feriu os sentimentos do menino, foi?

          • Vítor M. says:

            Não desvirtuem o diálogo, mantenham-se com bons argumentos.

          • IonFan says:

            @King Baniram, podes postar esse caso de que falas? É que eu acho que isso aconteceu no teu universo paralelo, até porque esse artigo da Forbes é claro a dizer que esta foi a primeira vitima pedestre…

            Para que é que serve um sistema autónomo que pode matar pessoas? Para substituir os condutores humanos a partir do momento em que, estatisticamente seja mais seguro. Até pode matar 1000 pessoas por dia. Se os humanos matarem 1001, já se ganha uma vida.

            O teu argumento é triste porque usaste um caso em que há uma acusação e não uma condenação. Que eu saiba, a Tesla vai ser inocente até que seja condenada. Isto é básico.

            Não vou responder a ataques pessoais. Já não me apanham nessa curva e, sinceramente, é algo que se faz quando se está a perder a razão. Não consegues atacar a mensagem, atacas o mensageiro.
            Como se o facto de ser fã tirasse valor aos argumentos…

          • IonFan says:

            @Vitor M., aplaudo a moderação, mas fiquei sem perceber qual foi o argumento menos bom que usei…

          • Vítor M. says:

            Ambos estão a colocar bons argumentos, mas já noto a conversa a descair para o que não interessa. Só acho que não ganhamos nada. De resto, estão a aparecer bons argumentos que podem ser importantes para se perceber muitas coisas neste segmento.

          • King Baniram says:

            @Ion, Só porque nao foi condenada, tira as culpas de um sistema defeituoso? sim, por culpa do sistema é que uma pessoa morreu. O condutor confiou demais? Claro que sim, afinal de contas, carros desses valores e a prometerem maravilhas de conduçao autonoma, é normal que uses o sistema.

            Tens razao nas estatisticas, mas ainda assim, a culpa será sempre de uma máquina e nao de uma pessoa, e isso mexe imenso no consciente das pessoas, nao poderem culpabilizar alguem nessa situaçao. E a propria Tesla tambem se vai descartar, por isso, de quem vai ser a culpa?
            Estas a conduzir o teu brand new Tesla, que prometem conduçao autonoma, fazes uma curva e atropelas alguem. Vai ser tua ou da Tesla?

            Ataques pessoais? Porque usei uma linguagem mais ironica? Nada disso. Sem que seja insultado, nao insulto ninguem, mas tambem nao tenho culpa que as coisas sejam mal interpretadas, como as vezes acontece… Mas sim Vitor, tens razao e vou escrever apenas sobre os assuntos, nao se ganha nada em andarmos para aqui com discussoes a nivel “pessoal” se nem sequer conheço as pessoas.

          • IonFan says:

            @King Baniram, mas qual culpa!? Antes da condenação ninguém é culpado de nada! Pah, isto é básico…

            Amanha vou processar te porque me burlaste. Não interessa se nunca fizemos nenhum negócio, porque apesar de não teres sido condenado já és culpado. Isto faz sentido para ti!?

            A Tesla prometeu maravilhas no futuro. Em lado nenhum está escrito que os carros são autónomos actualmente. Actualmente é bem clara acerca das limitações do sistema e da responsabilidade do condutor. Em quanto o sistema for uma assistência a culpa é sempre do condutor ou da outra parte. Quando passar a ser nível 5 (totalmente autónomo) já passa a ser da marca ou da outra parte. O AP/FSD é um sistema de nível 3…

            Se fores com o cruise control adaptativo activado no teu carro e te espetares contra o carro da frente, de quem é a culpa? Da marca ou tua que não ias com a atenção devida?

            O AP, desde que utilizado correctamente, é sempre mais seguro. São dois sistemas (o condutor e o AP) a controlar a situação. Sem AP é só o condutor.

            Esqueceste te de postar o que te estavas a referir quando escreveste sobre a pessoa que a Tesla matou quando estava a fazer testes na rua… Vou ajudar-te na pesquisa: Tira “Tesla” e mete “Uber”.

            Sim, ataques pessoais:
            “Tu és incrivel. Nao é por seres fanatico, que tens de concordar com tudo, ou secalhar até tens, visto seres fanatico…” Quem é o fanático? É o meu argumento?

        • Toni da Adega says:

          Os avioes e navios também possuem piloto automático, para que um comandante?
          Se tiveres um sistema que ligue automaticamente as luzes do carro, se andares a circular á noite sem luz, quem é que paga a multa vai ser o fabricante?

          • King Baniram says:

            O autopilot do aviao, tambem segue as rotas da google e faz curvas/descidas/subidas sozinho?

            Que eu saiba só anda em frente, mas posso tar muito enganado…

          • IonFan says:

            @King Baniram, sim, segue as rotas e faz curvas/descidas/subidas sozinho. No entanto, no original e nos básicos só mantém a altitude e direcção. Só parece haver problema de se chamar Autopilot quando é a Tesla a implementar o sistema, por sinal bem mais autónomo que o Autopilot original.

          • Toni da Adega says:

            Sim um avião consegue seguir a rota e aterrar sozinho. Mas os pilotos não estão lá para enfeitar., Mesmo que utilizem o piloto automático, tem que estar sempre alguém a controlar

        • Hugo Sá says:

          Isso não acontece com outras marcas queres ver.

  6. art says:

    https://www.youtube.com/watch?v=3o2sI37xwOc….é bom fazer testes , desde que os outros assumam as responsabilidades do que corre mal…..o que me chateia neste gajo é mesmo isso , lançar programas , que estão muito longe de estarem minimamente perfeitos e depois como há sempre gente que quer experimentar , se algo correr mal , lava daí as mãos como Pilatos …..desconsideração pelos outros , os clientes , é o que ele demonstra no mínimo

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