Fomos conhecer e experimentar o smart #3… uma antestreia eletrificada
A convite da Soc. Com. C. Santos, o Pplware foi conhecer o mais recente elétrico da Smart. O smart #3, SUV coupé de cinco lugares 100% elétrico, está prestes a chegar a Portugal. O modelo é o segundo lançamento desde a renovação da marca, seguindo os passos do smart #1.
Um elétrico com pinta de Mercedes
O novo smart #3, totalmente elétrico, chega às estradas nacionais ainda no primeiro trimestre de 2024. O seu design representa uma interpretação ainda mais desportiva da filosofia de design criada exclusivamente pela equipa de design global da Mercedes-Benz, mantendo a conectividade de ponta como princípio orientador.
Trata-se do segundo modelo (depois do smart #1) da nova era da marca, que é agora uma joint-venture (formalmente anunciada em janeiro de 2020) entre o Mercedes-Benz Group e a Geely Holding. A gama não ficará por aqui.
O smart #3 recorre à evoluída plataforma SEA da Geely. Com um comprimento de 4400 mm e uma distância entre eixos de 2785 mm, é o maior smart de sempre. A bagageira tem 370 litros de capacidade, a que se junta um pequeno espaço de 15 litros sob o capô.
Aerodinâmica apurada
O #3 agita o segmento dos veículos elétricos premium como um SUV coupé desportivo. Com curvas atléticas e um poderoso shark nose, destaca-se como um companheiro quotidiano elegante e intemporal. O visual é completado pela grelha larga em forma de "a" e pelos faróis LED finos. As grandes jantes de 19 polegadas complementam o visual desportivo e, na linha BRABUS, o #3 ostenta ainda jantes de 20 polegadas. O teto panorâmico em forma de halo no habitáculo do automóvel, cria uma atmosfera acolhedora - uma oportunidade perfeita para desfrutar ainda mais as paisagens.
O exterior desportivo reflete-se no desempenho do #3: a potência máxima varia entre 200 kW (272 cv) nas quatro linhas com tração traseira e 315 kW (428 cv) no BRABUS com tração integral, estabelecendo uma referência no segmento de mercado. A aceleração varia de 5,8 segundos para 3,7 segundos.
A velocidade máxima (limitada eletronicamente) é a mesma do smart #1: 180 km/h. O smart #3 oferece, porém, mais autonomia e tempo mais curto de aceleração do que o modelo “irmão” e isso deve-se, sobretudo, à aerodinâmica e à altura.
As autonomias deste SUV coupé atingem entre 415 e 455 km. O modelo recorre à mesma bateria NCM (níquel, cobalto e manganês) de 66 kWh de capacidade. O sistema de suspensão otimizado e a carroçaria aerodinâmica proporcionam uma experiência de condução dinâmica.
A smart mantém o seu compromisso com a conveniência de carregamento. Equipado com tecnologia de carregamento em corrente contínua (DC) com desempenho até 150 kW/h, o smart #3 recupera de 10 a 80% em menos de 30 minutos em carregadores rápidos. Numa wallbox de corrente alternada (AC) de 22 kW esse carregamento demora menos de três horas.
Preço e disponibilidade
O smart #3 é proposto nas linhas Pro+ (435 km de autonomia), Premium (455 km de autonomia), 25th Anniversary Edition (455 km de autonomia) e BRABUS (415 km de autonomia). Os preços da linha Pro+ começa nos 43 493 euros (com IVA) e as linhas Premium e 25th Aniversary Edition nos 46 993 euros (com IVA). Por fim, o smart #3 BRABUS custa 50 993 euros.
Em breve, chegarão ao mercado versões Pro de smart #1 e #3. Têm baterias LFP (fosfato de ferro-lítio) de 49 kWh (66 kWh nas restantes versões) e oferecem autonomia de 310 km no #1 e de 325 km no #3. O carregamento em AC é de 7,4 kW (cerca de 5,5 horas para recarregar de 10% a 80%) e em DC recarrega a 130 kW (menos de 10 a 80% em menos de 30 minutos). Os preços arrancarão nos 37 495 euros no smart #1 e nos 38 495 euros no smart #3.
Bom, bonito, mas... a beleza tem o seu preço!
“Viver para ter um carro”! Ainda não perceberam que as pessoas não estão para hipotecar as suas vidas, só para poderem comprar um carro! Ainda não perceberam que com estes preços vão todos à falência!
E a resposta é… ainda não! E enquanto as pessoas pensarem assim, as marcas vão-se safando.
As pessoas já não pensam assim. Já existem vários construtores a queixarem-se que tiveram de reduzir a produção de EV’s porque eles não se vendem. Até a Tesla está a vender menos.
Com estes preços, optar por este smart ao invés de um tesla será um acto de doentia paixão ou pura loucura!
Sabes que há quem não goste dos Teslas, certo? Os gostos divergem e as opções de cada pessoa em relação ao que pretende de um carro e porque prefere uma marca em relação a outra, também são diferentes.
Ninguém gosta mais do Smart, ainda por cima pelo preço do Tesla.
Mete um mercedes classe A ao preço de um Sandero e vais ver que carro compram os amantes da Dacia!
A diferença é que este Smart é capaz de ter melhor qualidade que o Tesla.
Tem alguns pontos muito positivos sim. Mas, o facto de vender, quer dizer que as pessoas, preço por preço, nem nem sempre querem Tesla, há muita gente que compra Smart, Renault, Mercedes… simplesmente não querem Tesla.
Em quê?
Porquê? É do senso comum e desde há vários anos a esta parte que os carros americanos ficam a dever um bom bocado à qualidade.
Tem-se verificado que os Tesla conseguem ser os piores deles todos.
Podes verificar neste artigo. Um carro com 1600 kms (isto em 2018).
https://www.greencarreports.com/news/1115659_tesla-model-3-quality-is-terrible-but-does-it-matter-to-buyers
No entanto a marca prometeu melhorias e e os próprios clientes que comentam na net acenaram logo que sim. Que tudo já estava ultrapassado, etc.
Bom até eu já estava a acreditar que a marca estava a ir no bom caminho.
No entanto era tudo pólvora seca. A pouco e pouco foram aparecendo queixas em surdina o que deu logo para desconfiar que algo não estava bem ou continuava mal.
Sinceramente custa-me a perceber pq a malta que compra Tesla tem tanta resistência em admitir as falhas. Até parece que ganha alguma coisa com isso. Ou se calhar ganham. Todos têm um nr. referral e se alguém comprar um carro com essa referência todos ganham. Será por isso?
Bom o que é facto é que os carros continuam a mesma tanga. Podes ver aqui:
https://youtu.be/QfEpOntNTUs?si=78BBR-YWKfa_7Ugj
Perante os factos não me custa admitir que o #3 esteja bem melhor em todos os aspectos.
Calma, não exagere. O Tesla é muito mais carro do que este Smart.
Para o pessoal que gosta de carros eléctricos mais pequenos e baratos saiu agora o BYD Dolphin Mini no Brasil a partir dos 18.000€ com 300Km e outra versão com 400Km de autonomia.
Esperemos que saia em Portuga, digam lá o que acham do design?
Acho que preço por preço, Tesla, sem dúvida!
40000 Euro por um Smart?!?
Aquela consola central é uma completa aberração.
E cerca de 45 mil euros para a versão base? Estes construtores continuam a viver numa realidade alternativa onde o dinheiro cai das árvores. Depois queixam-se que têm de diminuir a produção porque não se vendem.
Porque será que isso acontece? Mmmm…
Por essa ordem de ideias ninguém compra Ferrari, porque há Fiat muito mais baratos.
Há gostos, clientes necessidades diferentes.
Eu pessoalmente não sou grande fã de frente dos Tesla, mas talvez se estivesse na disposição de comprar um carro nestes valores também optaria pela Tesla, não conheço a qualidade de construção da Tesla mas conheço bem a da Smart e não tenho razão de queixa.
Quem não sabe é como quem não vê… A Tesla é puro marketing… Possivelmente é o pior carro em termos de materiais usados, pior que um Dacia. Sim é caro o smart mas já conduzi um e só tenho que dizer maravilhas, a nível estético bate o Tesla ( claro que cada um tem o seu gosto, falo no meu claro), a nível de qualidade de materiais dá não 10-0 mas sim 1000-0…de salientar ainda que o smart ao contrário de outras marcas inclui na sua versão base extras que outras marcas terão que pagar à parte…. Quem nunca viu ou experimentou, façam o favor e depois venham aqui comentar.
E já experimentaste o novo M3 da Tesla? É que o novo modelo NADA tem a haver com os anteriores. Bem melhor construido e sem gaps entre os painéis.
O pano de cozinha que cobre parte do tablier é de boa cólidade?
Eu que não tenho nenhum, mas já conduzi um da empresa onde trabalho, o novo M3 tem bastante qualidade. O colega que anda com ele disse-me que está ao nivel de um Audi que já teve. E de facto está melhor: as portas são mais robustas a fechar, os vidros das portas e do tecto são laminados, logo mais silencioso – o anterior tinha apenas nas portas da frente – bancos ventilados, as forras das portas bem robustas e sem falhas nos painéis.