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Foi um erro do Governo o plano de incentivos à compra de elétricos

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. TugaPobre says:

    Como é obvio um erro e grande.
    Só os politicos para pensarem que quem tem um carro legivel para abate, tem 30 ou 40 mil € para comprar um eletrico.
    Os carros a combustão hoje em dia, sejam eles Gasolina ou Diesel estão de tal forma controlados nas emissões, que a substituição por um antigo por um mais recente já só por si é uma boa medida para o ambiente, e o apoio devia ser transversal para todos os veiculos que cumpram a norma euro6 que presumo seja a mais recente a nivel de gazes.

    • rui says:

      um amigo meu fez isso, tinha 2 carros, um velhinho da decada 90 que já mal usava e um semi novo alemão, comprou um Model 3 daqueles pre configurados por 38k a pronto pagamento e abateu o velhinho, passado 2 semanas tinhas os 4k na conta…
      o que não falta ai é malta com carros velhos e bolsos cheios…

      Quanto ao argumento dos sistema anti poluição dos carros modernos, isso é muito bonito nos primeiros anos, depois estão danificados ou são mesmo removidos e ainda é pior que carros com 20 anos…

    • JL says:

      Não é 38000 euros mas sim até 38 mil.

    • TugaPedinchão says:

      O governo não tem nada de dar apoios para compra de carros.
      Distorção de mercados, ainda por cima de modo tão flagrante, é assunto da extrema esquerda, não de governos responsáveis.

      • JL says:

        Quando foi nos incentivos aos diesel, também discordava ?

        • Hugo says:

          Duas coisas erradas não fazem uma certa. O assunto é elétricos. Sê honesto e imparcial.

        • Grunho says:

          Os incentivos aos diesel, que eu saiba, não acabaram. A burguesia que os tem continua a ter combustível com 20 cêntimos de bonificação fiscal à custa da gasolina dos carros do proletariado e da classe média assalariada. Se não fosse isso o gasóleo custava mais na bomba que a gasolina.

          • Anung says:

            Burguesia é quem tem carros a gasolina, que é mais cara e os carros consomem mais.
            Além disso, só os países capitalistas têm o gasóleo mais caro que a gasolina.

            Do proletariado é a TVDE nos dias baixos e as solas dos sapatos (Kalenji). Do proletariado e dos vagabundos que não querem trabalhar.

          • JL says:

            Nem por isso, nos EUA e em muitos países que não incentivaram o diesel, ele é mais caro, tal como devia ser, já que tem maior custo de produção e contém mais energia por unidade.

          • Grunho says:

            @Anung Pois claro, basta ver a que andam os 2 ou 3 carros que ainda sobram a custar menos de 20k euros. São todos a diesel, de alta cilindrada, não é? Santa ignorância.

          • Anung says:

            Na terra de Grunho os ferraris e bugattis são a gasoil como os tratores. Santa ignorância.

          • Grunho says:

            @Anung Os ferraris e bugattis não contam para a estatística. Estão fechados na garagem o ano inteiro e saem uma vez para o “desfile da alta sociedade”. Na “vida real” a burguesia que os tem anda de merc classe S ou bimmer serie 7.

      • MLopes says:

        mesquinhez de neo-liberal e nada a ver com extrema esquerda.
        é óbvio que os estados incentivam aquilo que pretendem promover.
        até os estados neo-liberais vergonhosos que mantêm as suas populações com níveis de pobreza escabrosos e mortalidades infantis ao nível do pior que há a nível mundial incentivam o que querem promover com benefícios e isenções fiscais, tal como acontece no eua.
        só que esse aplicam esses incentivos e isenções aos mais ricos de entre os mais ricos do mundo e disso já não te queixas

      • papamoscas says:

        Concordo!

      • PeterJust says:

        Que ignorancia… pensei mesmo que o nosso sistema de educação era bem melhor, afinal estou completamente equivocado, mesmo com o ensino obrigatório há quem insista em permanecer burro como uma porta.

  2. Pirata says:

    A Ecologia de mandar abater um carro funcional com 10-20 anos, para comprar um carro novo de até 38,5k€?
    Onde estão as “finanças” dos privados não se meterem em créditos desnecessários?
    Onde está o “Reduzir” da ecologia que nos foi martelado na cabeça? Onde está o “Reutilizar” da ecologia que nos foi martelado na cabeça?

    Francamente…

    • rui says:

      Ninguem te obriga a comprar um carro de 38k, há pessoas que um Spring por 18k chega e pode fazer sentido para o seu uso.

    • Manuel da Rocha says:

      O valor de 38500 euros, foi registado, por ser o valor do Tesla, mais barato. Na lista havia 18 carros eléctricos. 11 mais caros e 6 mais baratos. Ficou aquele valor.
      Mas, a Tesla, chegava a vender, o carro, por 38500 euros, permitindo o abate e um outro subsídio, assim como vendia extras, pagos noutra factura, que podiam chegar aos 80000 euros, ao gosto do cliente.

    • Grunho says:

      Estes gajos da ACAP estão-se a borrifar para a ecologia. Querem é vender carros, e para isso nada melhor que obrigar o pessoal a deitar ao lixo carros com saúde, a andar e a fazer perfeitamente o serviço. O gasto estúpido dos carros é o ganho deles, o não gasto inteligente das bicicletas, trotinetes e transportes públicos é o não ganho deles. “Tens de gastar,, tens de consumir, tens de desperdiçar, tens de poluir, que é para manter a economia a andar e os capitalistas a facturar.

      • Vítor M. says:

        Umas vezes dizes que a ecologia é capitalista, que é uma forma de alguém ganhar dinheiro. Agora dizes que a ACAP estão-se a borrifar para a ecologia, e levas a peito o facto de não serem ecológicos, na tua ótica são só capitalistas.

        🙂 Cassete velha essa tua, cheia de bolor. Hoje com uma retórica, amanhã com outra sempre com a base fouce e martelo. Precisas de ter uma retórica honesta e moderna.

    • Carlos+Silva says:

      Concordo a 100%. É a ecologia faz de conta do carro elétrico”, mas quanto ao reduzir o consumo de energia, quanto ao fazer a reciclagem do lixo, reflorestar, usar mais os transportes públicos, andar a pé ou de bicicleta sempre que possível, etc.
      A política dos 3 R’s, ou seja Reduzir, Reutilizar e Reciclar, já nem se ouve falar. Isso já não interessa para nada.
      Querem-nos fazer querer, com “areia para os olhos”, que a solução de todos os problemas ambientais, está em comprar um carro elétrico.

      • JL says:

        Faz de conta ? mas eles reduzem o consumo de energia, até em 8x.

        Incentivar os transportes publicos quando até já dão passes gratuitos ? só falta pagarem para andar neles.

        SIm, os 3 R’s são muito mais simples de implementar nesta tecnologia que em outras.

        Ouve pois, até há marcas a reutilizar as baterias em projectos de segunda vida.

        Não querem, só não entendo porque fazem disso cavalo de batalha.

  3. enfim says:

    já podem baixar os preços dos combustíveis? Obrigado.

  4. há cada gajo says:

    É um erro atirar com dinheiro publico para cima de problemas esperando que se resolvam.

  5. orelhas says:

    o problema não é o ser preciso abater um carro, isso toda a gente resolve de forma fácil
    a verdadeira dificuldade é toda a burocracia que existe e ainda a possibilidade de o caso não ser elegível para receber os 4k€ de ajuda, pois eles não são claros nas regras.
    então as pessoas tem receio de se meter na despesa e depois ainda por cima ver os 4k€ serem negados.
    Isto funcionaria muito melhor se o carro para abate fosse entregue ao stand na compra do novo, os 4k€ descontados diretamente no preço do veiculo novo e eles (stand) tratavam da papelada.

    • Manuel da Rocha says:

      Antigamente era assim… os stands ficavam com 99,9999% dos incentivos.
      A pessoa entregava o carro, para abater, os 1500 euros, o stand abatia 1500 euros, no valor total (onde já havia colocado 3200 euros, a mais). Se o carro estivesse bom, fosse de marca procurada, para 2 mão, era vendido, por 3000 euros. Se fosse para desmantelar, o governo pagava 1500 euros e o stand fazia 1000 euros, a vender o carro para a sucata.

      • JL says:

        É mentira, quem recebia o dinheiro era o dono do carro novo, e o velho tinha de estar no mesmo nome.

        • freakonaleash says:

          Olhe que não, olhe que não:)
          Comprei o meu dacia à 11 anos atrás ao abrigo do programa de incentivo ao abate da altura (por coincidência) e não tenho ideia de ter recebido alguma transferência ou cheque em nome do estado com esse valor. Foi o stand que descontou o valor do incentivo ao abate na fatura do carro que comprei.

    • rui says:

      a regras são claras, tens direito para abate de carros com mais de 10 anos e contigo a 2 e podes fazer o pedido depois de teres a fatura de compra para comprovar.
      e obviamente tens de abater um carro com inspeção em dia e a funcionar.

    • B@rão Vermelho says:

      @Orelhas, compreendo o que dizes e tem muita lógica, mas quero acreditar que uma pessoa não vai comprar um carro só porque pode vir a receber os 4mil euros, como tu dizes e bem até pode não ser elegível para receber o incentivo, eu acredito mais no contrário já que tens mesmo de comprar um carro então aproveitar o incentivo, mas isto é a minha forma de estar na vida

      • orelhas says:

        4k€ do incentivo, mais uns 5 ou 6k€ de entrada, restante com um crédito.. acredita que muita gente comprava carro novo. eu próprio conheço muita gente nesse impasse, pois tem receio de não receber os 4k€.

        @ Rui, as regras são claras?
        onde é que diz que o carro tem que ter a inspeção em dia?
        e se o carro for importado?
        quero aproveitar a medida, mas não tenho carro para abater, vou comprar um propositadamente para abater, há algum período de carência?

        a própria lei tem lá isto:
        Dúvidas e casos omissos:
        12.1 — Em caso de dúvidas e em tudo o que não tiver expressamente previsto no presente regulamento, cabe a decisão ao diretor do Fundo Ambiental e aplica-se o disposto no Código do Procedimento Administrativo.

        há muitas duvidas no ar, e pessoas com o € contadinho, que poderia ver nesta medida uma verdadeira ajuda, acaba por ser um mar de duvidas, aumenta receio e impede de avançar.

  6. Max says:

    Claro que têm que manter o incentivo público só com a condição de abate. Para ver se aumenta o estacionamento público disponível. Senão continua cheio de segundos carros de família, que praticamente não andam, sobretudo os anteriores a julho de 2007, por quase não pagarem IUC.

    • Santos says:

      Estacionamento público, para isso e muitas outras situações eu dou uma sugestão aos políticos, em vez de andarem a gastar fortunas com incentivos, subsídios e meios a combate a incêndios, que democratizem o país a nível nacional e promovam a abertura dos serviços públicos que fecharam e as empresas que foram obrigadas a fechar por falta de escoamentos dos produtos.
      Só que eles do país profundo não querem saber e aí vai tudo para o mesmo sítio a viver como sardinhas em lata que nem ar puro respiram quanto mais ter onde estacionar um carro.
      Não falta neste país onde estacionar, falta é quem é quem o saiba gerir de forma a que não tenham de estar todos em meia dúzia de km quadrados e o resto do país a criar bichos, lixo e monte para mais dia menos dia estar todo a arder e mais uma vez os dinheiros públicos a arder para apagar os incêndios que em nada resolvem os problemas crónicos que cada vez são maiores.

  7. M says:

    Quando se trata de um incentivo ao eletrico, não eh de todo um erro .. diria até que eh uma mais valia, a questão de gestão está diria na imensidão do trânsito e na falta de consistência no produto em si! Vejamos bem em termos económicos os gastos de energia e em energia destes dois sectores e os numeros por certo falaram por si! Mas como sempre o sector mais forte terá sempre uma mais valia, a do ignorante e a do dinheiro.

  8. Factos says:

    Bem-vindos à época das sondagens. Para os mais desatentos, portugal primeiro faz a porcaria e depois tenta saber o grau de pureza.
    Chamem-me bruxo, mas nunca mais vão ver apoios aos elétricos pois para além de ser dinheiro fora, só estão a poluir a mente das pessoas.

  9. Andrade says:

    Sim continuem a engordar a economia chinesa e americana, os impostos esses pagam os que não conseguem chegar aos elétricos. (iuc, isp,) Mundo de ricos e de lobbistas e Portugal a subsidiar o clima, até as rendas da eletricidade verde, é tudo muito bonito mas assim estamos em desvantagem com outros países que nada querem saber.

  10. natebul says:

    Quem caiu no esquema agora tem um carro elétrico que desvalorizou 50% em 2 anos. Parabéns XD

  11. Yamahia says:

    Este Hélder Pedro já está pior que o Zé Bigodes da UVE.
    O único erro do governo é não aplicar os impostos devidos aos elektro, nomeadamente ISV e IUC a dobrar.
    Em Portugal, há uma discriminação positiva inaceitável a favor dos elektros em detrimento dos seus semelhantes a combustão, sem pararelo na UE civilizada! Em nenhum outro país da UE se verificam estes cambalachos, e este senhor ainda quer mais. Que sanguessugas!

  12. PTO says:

    Uau!
    Demoraram um ano para chegar à mesma conclusão que eu cheguei em 5 minutos após o lançamento do apoio em 2024.
    Que génios!

  13. M says:

    Entre o para-arranca dos dias de hoje, sem duvida peefiro eletrico

  14. M says:

    Agora se eh chines americano ou europeu a culpa eh de quem compra, felizmente tem opções e por certo nao eh parvo

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