Foi um erro do Governo o plano de incentivos à compra de elétricos
O Secretário-Geral da Associação Automóvel de Portugal (ACAP), Helder Pedro, considera que "foi um erro do Governo o plano de incentivos à compra de elétricos" e espera que no próximo mês haja mudanças.
Abate afastou candidatos a apoios à aquisição de veículos elétricos
Na entrevista ao programa semanal Conversa Capital – Antena 1 / Jornal de Negócios, Helder Pedro considera que “foi um erro do Governo o plano de incentivos à compra de elétricos” e espera que no próximo mês o Governo “corrija o erro que cometeu ao misturar o incentivo ao abate de veículos com os apoios à aquisição de automóvel elétrico”.
De relembrar que para particulares, estava contemplada uma compensação de 4000 euros na aquisição de um veículo ligeiro de passageiros 100% elétrico, cujo custo final de aquisição não seja superior a 38 500 euros, incluindo o IVA e todas as despesas associadas, acompanhada do abate de um veículo movido a combustíveis fósseis com mais de dez anos. Este valor é majorado no caso das Instituições Particulares de Solidariedade Social, às quais é atribuído um apoio de cinco mil euros.
A ACAP espera que o despacho, que deverá ser publicado pelo Governo ainda este ano, corrija "o erro", e preveja um plano mais abrangente que não se limite apenas à aquisição de veículos 100% elétricos e que não inclua apenas mil veículos.
Como é obvio um erro e grande.
Só os politicos para pensarem que quem tem um carro legivel para abate, tem 30 ou 40 mil € para comprar um eletrico.
Os carros a combustão hoje em dia, sejam eles Gasolina ou Diesel estão de tal forma controlados nas emissões, que a substituição por um antigo por um mais recente já só por si é uma boa medida para o ambiente, e o apoio devia ser transversal para todos os veiculos que cumpram a norma euro6 que presumo seja a mais recente a nivel de gazes.
um amigo meu fez isso, tinha 2 carros, um velhinho da decada 90 que já mal usava e um semi novo alemão, comprou um Model 3 daqueles pre configurados por 38k a pronto pagamento e abateu o velhinho, passado 2 semanas tinhas os 4k na conta…
o que não falta ai é malta com carros velhos e bolsos cheios…
Quanto ao argumento dos sistema anti poluição dos carros modernos, isso é muito bonito nos primeiros anos, depois estão danificados ou são mesmo removidos e ainda é pior que carros com 20 anos…
O que não falta é malta com carros velhos, malta com bolsos cheios são menos que as mães.
Não é 38000 euros mas sim até 38 mil.
O governo não tem nada de dar apoios para compra de carros.
Distorção de mercados, ainda por cima de modo tão flagrante, é assunto da extrema esquerda, não de governos responsáveis.
Quando foi nos incentivos aos diesel, também discordava ?
Duas coisas erradas não fazem uma certa. O assunto é elétricos. Sê honesto e imparcial.
Ele falou de carros, não disse quais.
Eu fui honesto.
Com assunto talvez me referisse ao artigo em si…digo eu. Sempre a fazeres-te de desentendido e auto intitulas-te de honesto? LOLOL
Desentendido está você, lesse o que disse.
Os incentivos aos diesel, que eu saiba, não acabaram. A burguesia que os tem continua a ter combustível com 20 cêntimos de bonificação fiscal à custa da gasolina dos carros do proletariado e da classe média assalariada. Se não fosse isso o gasóleo custava mais na bomba que a gasolina.
Burguesia é quem tem carros a gasolina, que é mais cara e os carros consomem mais.
Além disso, só os países capitalistas têm o gasóleo mais caro que a gasolina.
Do proletariado é a TVDE nos dias baixos e as solas dos sapatos (Kalenji). Do proletariado e dos vagabundos que não querem trabalhar.
Nem por isso, nos EUA e em muitos países que não incentivaram o diesel, ele é mais caro, tal como devia ser, já que tem maior custo de produção e contém mais energia por unidade.
@Anung Pois claro, basta ver a que andam os 2 ou 3 carros que ainda sobram a custar menos de 20k euros. São todos a diesel, de alta cilindrada, não é? Santa ignorância.
Na terra de Grunho os ferraris e bugattis são a gasoil como os tratores. Santa ignorância.
@Anung Os ferraris e bugattis não contam para a estatística. Estão fechados na garagem o ano inteiro e saem uma vez para o “desfile da alta sociedade”. Na “vida real” a burguesia que os tem anda de merc classe S ou bimmer serie 7.
mesquinhez de neo-liberal e nada a ver com extrema esquerda.
é óbvio que os estados incentivam aquilo que pretendem promover.
até os estados neo-liberais vergonhosos que mantêm as suas populações com níveis de pobreza escabrosos e mortalidades infantis ao nível do pior que há a nível mundial incentivam o que querem promover com benefícios e isenções fiscais, tal como acontece no eua.
só que esse aplicam esses incentivos e isenções aos mais ricos de entre os mais ricos do mundo e disso já não te queixas
Concordo!
Que ignorancia… pensei mesmo que o nosso sistema de educação era bem melhor, afinal estou completamente equivocado, mesmo com o ensino obrigatório há quem insista em permanecer burro como uma porta.
+100
A Ecologia de mandar abater um carro funcional com 10-20 anos, para comprar um carro novo de até 38,5k€?
Onde estão as “finanças” dos privados não se meterem em créditos desnecessários?
Onde está o “Reduzir” da ecologia que nos foi martelado na cabeça? Onde está o “Reutilizar” da ecologia que nos foi martelado na cabeça?
Francamente…
Ninguem te obriga a comprar um carro de 38k, há pessoas que um Spring por 18k chega e pode fazer sentido para o seu uso.
O valor de 38500 euros, foi registado, por ser o valor do Tesla, mais barato. Na lista havia 18 carros eléctricos. 11 mais caros e 6 mais baratos. Ficou aquele valor.
Mas, a Tesla, chegava a vender, o carro, por 38500 euros, permitindo o abate e um outro subsídio, assim como vendia extras, pagos noutra factura, que podiam chegar aos 80000 euros, ao gosto do cliente.
Errado, a Tesla é que baixou o valor em Portugal depois de o conhecer.
Estes gajos da ACAP estão-se a borrifar para a ecologia. Querem é vender carros, e para isso nada melhor que obrigar o pessoal a deitar ao lixo carros com saúde, a andar e a fazer perfeitamente o serviço. O gasto estúpido dos carros é o ganho deles, o não gasto inteligente das bicicletas, trotinetes e transportes públicos é o não ganho deles. “Tens de gastar,, tens de consumir, tens de desperdiçar, tens de poluir, que é para manter a economia a andar e os capitalistas a facturar.
Umas vezes dizes que a ecologia é capitalista, que é uma forma de alguém ganhar dinheiro. Agora dizes que a ACAP estão-se a borrifar para a ecologia, e levas a peito o facto de não serem ecológicos, na tua ótica são só capitalistas.
🙂 Cassete velha essa tua, cheia de bolor. Hoje com uma retórica, amanhã com outra sempre com a base fouce e martelo. Precisas de ter uma retórica honesta e moderna.
Ele precisa é de trabalhar, isso sim.
Concordo a 100%. É a ecologia faz de conta do carro elétrico”, mas quanto ao reduzir o consumo de energia, quanto ao fazer a reciclagem do lixo, reflorestar, usar mais os transportes públicos, andar a pé ou de bicicleta sempre que possível, etc.
A política dos 3 R’s, ou seja Reduzir, Reutilizar e Reciclar, já nem se ouve falar. Isso já não interessa para nada.
Querem-nos fazer querer, com “areia para os olhos”, que a solução de todos os problemas ambientais, está em comprar um carro elétrico.
Faz de conta ? mas eles reduzem o consumo de energia, até em 8x.
Incentivar os transportes publicos quando até já dão passes gratuitos ? só falta pagarem para andar neles.
SIm, os 3 R’s são muito mais simples de implementar nesta tecnologia que em outras.
Ouve pois, até há marcas a reutilizar as baterias em projectos de segunda vida.
Não querem, só não entendo porque fazem disso cavalo de batalha.
já podem baixar os preços dos combustíveis? Obrigado.
O que o preço do petróleo tem a ver com o assunto ?
não sei, se há (havia?) incentivos para a modalidade electricos, talvez, mas só talvez – se esteja a colocar carga fiscal desnecessária, sob o disfarce climático, nos tradicionais?
E desde quando é que o preço actual em Portugal, se deve ao preço do barril do petróleo? Que anjinho…
Daí eu ter perguntado a quem o afirmou.
É um erro atirar com dinheiro publico para cima de problemas esperando que se resolvam.
É assim que se resolvem problemas.
o problema não é o ser preciso abater um carro, isso toda a gente resolve de forma fácil
a verdadeira dificuldade é toda a burocracia que existe e ainda a possibilidade de o caso não ser elegível para receber os 4k€ de ajuda, pois eles não são claros nas regras.
então as pessoas tem receio de se meter na despesa e depois ainda por cima ver os 4k€ serem negados.
Isto funcionaria muito melhor se o carro para abate fosse entregue ao stand na compra do novo, os 4k€ descontados diretamente no preço do veiculo novo e eles (stand) tratavam da papelada.
Antigamente era assim… os stands ficavam com 99,9999% dos incentivos.
A pessoa entregava o carro, para abater, os 1500 euros, o stand abatia 1500 euros, no valor total (onde já havia colocado 3200 euros, a mais). Se o carro estivesse bom, fosse de marca procurada, para 2 mão, era vendido, por 3000 euros. Se fosse para desmantelar, o governo pagava 1500 euros e o stand fazia 1000 euros, a vender o carro para a sucata.
É mentira, quem recebia o dinheiro era o dono do carro novo, e o velho tinha de estar no mesmo nome.
Olhe que não, olhe que não:)
Comprei o meu dacia à 11 anos atrás ao abrigo do programa de incentivo ao abate da altura (por coincidência) e não tenho ideia de ter recebido alguma transferência ou cheque em nome do estado com esse valor. Foi o stand que descontou o valor do incentivo ao abate na fatura do carro que comprei.
E candidatou-se ?
Não, porque essa medida não passava pelo stand.
a regras são claras, tens direito para abate de carros com mais de 10 anos e contigo a 2 e podes fazer o pedido depois de teres a fatura de compra para comprovar.
e obviamente tens de abater um carro com inspeção em dia e a funcionar.
@Orelhas, compreendo o que dizes e tem muita lógica, mas quero acreditar que uma pessoa não vai comprar um carro só porque pode vir a receber os 4mil euros, como tu dizes e bem até pode não ser elegível para receber o incentivo, eu acredito mais no contrário já que tens mesmo de comprar um carro então aproveitar o incentivo, mas isto é a minha forma de estar na vida
4k€ do incentivo, mais uns 5 ou 6k€ de entrada, restante com um crédito.. acredita que muita gente comprava carro novo. eu próprio conheço muita gente nesse impasse, pois tem receio de não receber os 4k€.
@ Rui, as regras são claras?
onde é que diz que o carro tem que ter a inspeção em dia?
e se o carro for importado?
quero aproveitar a medida, mas não tenho carro para abater, vou comprar um propositadamente para abater, há algum período de carência?
a própria lei tem lá isto:
Dúvidas e casos omissos:
12.1 — Em caso de dúvidas e em tudo o que não tiver expressamente previsto no presente regulamento, cabe a decisão ao diretor do Fundo Ambiental e aplica-se o disposto no Código do Procedimento Administrativo.
há muitas duvidas no ar, e pessoas com o € contadinho, que poderia ver nesta medida uma verdadeira ajuda, acaba por ser um mar de duvidas, aumenta receio e impede de avançar.
Claro que têm que manter o incentivo público só com a condição de abate. Para ver se aumenta o estacionamento público disponível. Senão continua cheio de segundos carros de família, que praticamente não andam, sobretudo os anteriores a julho de 2007, por quase não pagarem IUC.
Estacionamento público, para isso e muitas outras situações eu dou uma sugestão aos políticos, em vez de andarem a gastar fortunas com incentivos, subsídios e meios a combate a incêndios, que democratizem o país a nível nacional e promovam a abertura dos serviços públicos que fecharam e as empresas que foram obrigadas a fechar por falta de escoamentos dos produtos.
Só que eles do país profundo não querem saber e aí vai tudo para o mesmo sítio a viver como sardinhas em lata que nem ar puro respiram quanto mais ter onde estacionar um carro.
Não falta neste país onde estacionar, falta é quem é quem o saiba gerir de forma a que não tenham de estar todos em meia dúzia de km quadrados e o resto do país a criar bichos, lixo e monte para mais dia menos dia estar todo a arder e mais uma vez os dinheiros públicos a arder para apagar os incêndios que em nada resolvem os problemas crónicos que cada vez são maiores.
Devo ser eu que em cidades, vilas e aldeias do interior tenho dificuldade em estacionar.
Quando se trata de um incentivo ao eletrico, não eh de todo um erro .. diria até que eh uma mais valia, a questão de gestão está diria na imensidão do trânsito e na falta de consistência no produto em si! Vejamos bem em termos económicos os gastos de energia e em energia destes dois sectores e os numeros por certo falaram por si! Mas como sempre o sector mais forte terá sempre uma mais valia, a do ignorante e a do dinheiro.
Bem-vindos à época das sondagens. Para os mais desatentos, portugal primeiro faz a porcaria e depois tenta saber o grau de pureza.
Chamem-me bruxo, mas nunca mais vão ver apoios aos elétricos pois para além de ser dinheiro fora, só estão a poluir a mente das pessoas.
Loool, lá vem a malta que acha que mundo é como eles querem..
Sim continuem a engordar a economia chinesa e americana, os impostos esses pagam os que não conseguem chegar aos elétricos. (iuc, isp,) Mundo de ricos e de lobbistas e Portugal a subsidiar o clima, até as rendas da eletricidade verde, é tudo muito bonito mas assim estamos em desvantagem com outros países que nada querem saber.
Quem caiu no esquema agora tem um carro elétrico que desvalorizou 50% em 2 anos. Parabéns XD
Onde estão eles com essa desvalorização ? compro 2
Oh JL eu arranjo-lhe meia dúzia de Teslas em 2ª mão, muito baratinhos, se quiser.
Este Hélder Pedro já está pior que o Zé Bigodes da UVE.
O único erro do governo é não aplicar os impostos devidos aos elektro, nomeadamente ISV e IUC a dobrar.
Em Portugal, há uma discriminação positiva inaceitável a favor dos elektros em detrimento dos seus semelhantes a combustão, sem pararelo na UE civilizada! Em nenhum outro país da UE se verificam estes cambalachos, e este senhor ainda quer mais. Que sanguessugas!
Mas eles aplicam, ao que parece não estão é a aplicar os devidos aos a combustão, e a UE já fez vários avisos.
Porquê a dobrar ?
Sem paralelo ? Então em qual país os eléctricos pagam a dobrar ?
Ele quer é mais justiça.
Não sabe? Aprenda:
https://jornaleconomico.sapo.pt/noticias/carros-em-portugal-sao-dos-mais-caros-na-europa-diferencas-atingem-5-mil-euros-418817/
Já agora cotar o kWh que é usado para andar na estrada com os impostos inerentes iguais a qq carro que ande na estrada!
Pq pagarem o dobro? Pq estragam o dobro, simples!
E qd incendeiam, então nem é bom pensar nisso.
Claro que são, os concessionários ganham mais.
Mas eles até têm mais impostos que os combustíveis, já que 70% é impostos e taxas.
Estragam o dobro como ? Andam mais depressa ?
Eles incendeiam muito menos, portanto têm de taxar mais os a combustão.
Uau!
Demoraram um ano para chegar à mesma conclusão que eu cheguei em 5 minutos após o lançamento do apoio em 2024.
Que génios!
Entre o para-arranca dos dias de hoje, sem duvida peefiro eletrico
Agora se eh chines americano ou europeu a culpa eh de quem compra, felizmente tem opções e por certo nao eh parvo