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Fim do dilema do lítio no mercado dos carros elétricos? China criou bateria à base de água

                                    
                                

Autor: Ana Sofia Neto


  1. says:

    Onde está um vídeo do protótipo a funcionar? Porque falar é bonito como já vimos em muitos posts aqui do pplware como as dezenas de taxis voadores que chegam já para o ano.

  2. Hacker Alhinho says:

    Alguém já leu algo sobre isto: “Elon Musk revelou que o Model Y mais económico tem afinal mais autonomia do que anuncia, e que poderá ser desbloqueada pagando-se entre $1500 a $2000.” ???
    Li num artigo do blog que fica aberto até quase ser dia…

    • Mapril says:

      Limitar a autonomia (ie, limitar a carga máxima da bateria) serve 2 objectivos: Um, prolonga a vida da bateria, e dois, para que, à medida que a bateria vai envelhecendo e perdendo capacidade, o sistema de gestão da bateria vá aumentando progressivamente a carga máxima – de forma que, para o utilizador, é como se a bateria não envelhecesse, mantendo mesma autonomia ao longo de vários anos.
      Pagar para aumentar a autonomia? O Musk deve estar aflito de dinheiro ou então é muito ganancioso. Na prática o utilizador paga e o que consegue é reduzir a vida útil da bateria.

    • Realista says:

      Já todos sabiam que as baterias da Tesla tinham um buffer desde 2017 quando o tornado IRMA atingiu a California e a Tesla desbloqueou a totalidade da bateria de todos os carros da California, via software update, e dotou todos os model S e model X com mais autonomia…

  3. Rodrigo says:

    São as de sódio, agora as de água China não para de investir em desenvolvimento tecnológico.
    O investimento na educação em engenharias está a dar resultado, bem fez a China incentivar os jovens a seguir este caminho o futuro é próspero pelo que temos visto.

  4. Fred says:

    Penso que em vez de: “desenvolveu um catado de transferência” se queria dizer: “desenvolveu um catodo de transferência”.
    Pequena gralha corrigível felizmente.

  5. Mestre Interespacial says:

    Baterias de água ?? 😐

  6. Yamahia says:

    É isso e os carros que andavam a água.

    • Realista says:

      Os carros que andavam a água são os carros a hidrogénio (h2)…

      Só que é preciso eletricidade para transformar água (h2o) em hidrogénio (h2) e para isso mais vale usar a eletricidade diretamente num carro pois é um processo mais eficiente.

  7. MLopes says:

    há bem mais de uma década que ouço falar de inovações fantásticas ao nível das baterias para viaturas elétricas.
    alguma delas está implementada? nenhuma! espetacular, grande evolução…

    • Anung says:

      É apenas uma maneira de tentar capturar investimento. Tipo os observatórios em Portugal.

    • David Guerreiro says:

      Viaturas elétricas e smartphones. Vinham aí as baterias de estado sólido e baterias de sódio e sei lá mais o quê… O que é certo é que continua tudo na mesma.

    • JL says:

      E há mais de uma década que elas vão aparecendo. LFP há 15 anos eram uma miragem.

      Muitas, já tem as de sódio, as de NMC, já são deste século, isto quando se fala em produção em massa.

      LIPO, LTO, entre outras que já andam por ai.

  8. domingos ribeiro says:

    Tudo bem. A ciência não para de nos surpreender. Vejo isto com bons olhos. Por outro lado, a indústria dos automóveis tem os dias contados. O ambiente não comporta tantos veículos devido à falta de espaço. Quando chegarem os autónomos, ninguém quer ter problemas de estacionamento, manutenção, multas, seguros, etc. O automóvel privado tenderá a diminuir muito e consigo todo este negócio.

  9. TdSR says:

    Comprem hibridos/CI e sejam felizes.
    Toda a industria de 100% elétricos está a destruir o planeta.

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