Fabrico de baterias para carros elétricos vai ficar 22% mais caro em apenas quatro anos
Atualmente já são cada vez mais frequentes os veículos elétricos nas estradas portuguesas e, com facilidade, os vemos misturados com os carros mais tradicionais, a motor de combustão. Tal deve-se à maior oferta existente no mercado e, claro está, ao preço mais acessível de alguns modelos para que as pessoas ponderem a sua aquisição.
No entanto, parece que o futuro trará algumas notícias menos boas para este segmento. De acordo, com as mais recentes informações, o fabrico de baterias para carros elétricos poderá ficar 22% mais caro em apenas quatro anos. E a grande responsável por isso é a escassez de matérias-primas, como o lítio.
Fabrico de baterias para elétricos pode ficar mais caro
De acordo com uma recente análise de Sam Jaffe, diretor da empresa de pesquisas E Source, "o tsunami da procura está a chegar. Não acho que a indústria de baterias esteja pronta". O executivo baseia-se num recente estudo da sua empresa, e publicado pela CNBC, onde se concluiu que haverá uma escalada nos custos de fabrico dos veículos elétricos a médio prazo. E o motivo está relacionado com a escassez de matérias-primas que são fundamentais para as células das baterias que se integram nestes mesmos carros.
Segundo os dados apurados pela E Source, após vários anos em que o preço das células das baterias caiu, dado o aumento da produção, agora o seu custo irá sofrer um aumento nos próximos quatro anos. Atualmente, as células de baterias custam, em média, 128 dólares por quilowatt-hora, no entanto, estima-se que no próximo ano baixem ligeiramente para os 110 quilowatts-hora.
Mas as boas notícias terminam aí, pois a empresa indica que esses valores vão sofrer um aumento de 22% entre o ano de 2023 e 2026, podendo chegar aos 138 dólares por quilowatt-hora antes de voltarem a cair frequentemente, algo que deverá acontecer em 2031. Nesse ano, os dados apontam para que o valor possa rondar os 90 dólares por quilowatt-hora.
Este aumento de preço acontecerá então devido à escassez de matérias-primas essenciais, como o lítio. Neste sentido, Jaffe adiantou que "há uma escassez literal de lítio e haverá uma escassez ainda mais acentuada de lítio. As baterias não podem ser produzidas se não se extrair lítio".
Carros elétricos podem também encarecer...
Com estes dados, a empresa de pesquisas estima que haja também um aumento no preço dos veículos vendidos no ano de 2026, aumento esse que deverá rondar os 1.500 e os 3.000 dólares por veículo. Além disso, há ainda uma redução nas projeções de venda entre 5% e 10%.
A dificuldade na extração de lítio já é sentida há algum tempo por algumas empresas, tanto que a Tesla já havia referido em 2020 que se o preço da matéria-prima não cair, iria começar a minerá-la diretamente. Por sua vez, o relatório da E Source refere que "com o preço do lítio a subir quase 900% nos últimos dezoito meses, assumimos que o mercado de capitais vai abrir as portas para estabelecer dezenas de novos projetos de mineração de lítio".
No entanto, outros dados que já aqui divulgámos, indicam que haverá lítio e níquel suficientes para produzir 21 milhões de elétricos por ano até 2025.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: CNBC
Neste artigo: baterias, carros elétricos, lítio, matéria-prima
Pode haver muitas razões para comprar um carro elétrico mas quando essas razões forem a eficiência energética e a consciência ambiental, qualquer instante de reflexão apontará para uma revolucão nos transportes públicos. O futuro não são Teslas, são passes de autocarro. Face it.
Vou comprar o Tesla para ir até lisboa ou porto (120km) para utlilzar os transportes publicos. Realidade é, Portugal é lisboa e porto, o resto é paisagem
São passes de autocarro se quiser andar em cidades, vá la fazer uma viagem de 300km com um passe de autocarro…
E para esse futuro acontecer ainda é preciso que os transportes públicos melhorem muito por esse país fora.
Verdade até porque não passa por tantas baterias
Eu admiro como é que em 2022, há pessoas que pensam que Portugal é Lisboa e Porto e o resto é só para passar férias…… já agora, vai de autocarro passar férias para o interior? Pois, se calhar não há transportes públicos!!!!!
Mas mais insultuoso é o facto das grandes cidades terem empresas públicas que nunca dão lucro (prejuízos financiados por nós, bem como a compra dos mais modernos e caros autocarros, pagos por todos nós), e ainda vão ter passes sociais em parte pagos por todos nós!!!!!
Isto sim chama-se equidade!!!!! Para quem mora em Lisboa!!!!!
Para nossa infelicidade, 90% do território não tem transportes públicos, apesar de pagar os outros 10%, e também na agricultura por exemplo, a Tesla ainda não chegou para substituir as alfaias agrícolas com motor diesel ou o transporte das mercadorias, entre os quais os alimentos de outra forma que não seja através de camião com motor diesel!!!!!!
Mais de 50% das viaturas seguradas em Portugal estão seguradas nos distritos de Lisboa, Porto, Setúbal e Braga. Lisboa e Setúbal têm comboio. Porto e Braga também estão ligadas por comboio.
Se desses 50% metade passassem a usar Transportes Coletivos (cerca de 25% do total de viaturas seguradas em Portugal) seriam quase 2M de viaturas a menos nas estradas (imagine-se o impacto nas emissões!!!)
(dados de 2019 retirados da ASF)
Ah e tal… mas muitos são pesados e cenas… Ligeiros representavam 82,6% das viaturas seguradas. Para o meu exemplo anterior, seriam cerca de 1.6M.
Efetivamente Portugal não é apenas Lisboa e Porto. Mas Lisboa e Porto concentram a maioria da população de Portugal Continental.
O interessante é usar-se o o território como se todo ele tivesse a mesma densidade populacional…
Como é que faz para os mais ricos andarem de transporte colectivo? Ou os 50% que fala são os que têm menos dinheiro e chama a essa medida responsabilidade e equilíbrio para um Portugal melhor?
Olhe? Em que distrito é que a Galp, CGD, CTT, Allianz, Ageas, BCP, GNR, PSP, Governo, Institutos Públicos, Ministério da Saúde, etc, etc registam as suas viaturas todas? Sabe dizer-me?
Só por aí já tem parte da resposta às suas questões!
Quanto à última afirmação sua, o que quer dizer, temos de nos subjugar ao que decide Lisboa, mesmo que não faça sentido nenhum para o resto do país?
Não temos que nos subjugar a nada.
Escrevi apenas factos. A maioria dos votantes está no litoral. Desses, uma grande maioria vivem ou trabalham na grande Lisboa e Grande Porto. Pode ir a PORDATA confirmar. E não são pessoas que são a Galp ou EDP como morada.
É natural que o privado esteja nessas regiões e também é natural que qualquer governo ao tentar agradar ao máximo de votantes dê mais relevo a necessidade da maioria.
É justo? Não. Também não é justo o valor das rendas em Lisboa ou no Porto
Se leu até aqui, vou esclarecer o intuito do meu comentário: o investimento em TPC no grande Porto e na Grande Lisboa são per capita um melhor investimento do que incentivos á compra de elétricos por exemplo no que respeita a medidas de redução na emissões para cumprir as metas exigidas pela UE.
Por outro lado, essas medidas de apoio aos elétricos e painéis solares p.e. apenas são aproveitados pela classe alta que tem dinheiro na carteira. Quem mora no interior (maioritariamente classe média/baixa) não consegue gastar 33.5k por um ZOE para receber 4 de incentivos e as suas autarquias não terem postos de carregamento.
Se havia de haver TPC para chegar a todo o lado? Claro. Mas o dinheiro não estica (como as mantas) e para agradar a uns, outros ficam de fora.
Ah… Esquci de dizer que até já fui passar férias ao parque campismo da cerdeira (Gerês) sempre de transportes públicos.
Já experimentaste andar de transportes públicos em qualquer cidade que não seja Porto e Lisboa? Não deves e mesmo nessas grande cidade são uma merda com graves e falhas constantes. Dizer que uma cidade tem comboio não serve para nada. O comboio em Portugal geralmente liga cidades, não liga a periferia ao centro da cidade, pelo menos na periferia. Há montes de cidades que nem linha de comboio tem perto.
Se quiseres tornar as cidades como Lisboa e Porto ainda mais caras então a tua solução é perfeita.
Bem dito Rui!
Não querendo ser advogado do diabo mas penso que a ideia dos passes de autocarro não quer dizer que sejam gratuitos mas sim o massificar o uso dos transportes públicos.
Está mais do que provado que os transportes públicos são o meio de transporte mais eficiente do que andar uma pessoa por carro.
Agora isso não basta. É preciso que haja uma boa rede de transportes públicos e de haver menos tráfego dentro das cidades sendo apenas restrito a transportes público e veículos comerciais. Necessitando, por isso, de áreas de parqueamento para quem venha de ‘fora’.
E sim, já sei que isso não servirá para todos mas não se pode estar à espera de uma medida que vá resolver tudo. Esta é apenas mais uma e que já foi identificada há muito mas que não é de fácil implementação.
E bicicletas eléctricas, que a maior parte das vezes tiram bastante tempo aos transportes públicos.
Transportes públicos? Isso é para os miseráveis.
Baterias de grafeno vai ser o futuro, mais eficientes, não explosivas e suporta maior carga.
Os passes vão sempre existir.
Infelizmente fala se em baterias de grafeno há anos e nada de uso massivo ainda, espero mesmo que não sejam apenas uma miragem, acredito no futuro dos EV mas o lítio também é finito, precisamos de alternativas.
Sim é verdade mas pode ser o próximo passo até que exista algo mais sustentável.
O Hidrogénio seria uma boa opção e também já se fala faz muitos anos.
Vi este video recentemente .
https://www.youtube.com/watch?v=kyiw05SiG2s&ab_channel=FutureUnity
Pode ser o Sr. Elon que vá fazer com que seja mais imediato o aparecimento das baterias de grafeno.
Hidrogénio também usa lítio, e é 5x menos eficiente.
Se fosse só lítio… A fuel cell a hidrogénio usa platina.
Aqui um link com alguma informação.
https://ptx-hub.org/a-critical-case-against-hydrogen-vehicles-a-raw-materials-perspective/
Pois é… é insustentável da forma que existem hoje…
Então porquê ?
Esta falsa questão ecológica para optar por VEs serve para enriquecer os bolsos de muitos. Eu vou continuar a aguardar por alternativas mais viáveis para a carteira e para o ambiente.
Erro comum de estar à espera do ultimo grito.
As alternativas aparecem com a implementação e aperfeiçoamento das tecnologias.
Resumindo, se nada mudar e não houver nem mais um grama de inovação, as baterias vão ficar mais caras. Mas isso nunca acontece, há sempre mais inovação e mais conhecimento.
Quem vive na Guarda e trabalha na Covilhã, Trancoso, Celorico, etc… Gostava de saber quais são os transportes públicos que existem , se são viáveis em termos de horários e preço.
Claro que não são ..
Investem em Lisboa e Porto o resto é paisagem.
Assumam que querem fechar o interior e assim todos vão viver para o litoral . Se bem que com a largura em km do nosso país nem interior deveria existir…
É só experts em transportes por aqui
Nessas zonas do país rurais e despovoadas o automóvel é N vezes mais eficiente que em Lisboa e Porto e ainda tem alguma justificação. Continua a ser caro, apesar de não haver o desperdício do para-arranca das cidades grandes que faz do carro um autêntico flagelo. A solução é a co-viaturagem, ou partilha ou lá o que for. “Ah e tal, que eu não quero andar com gente estranha no carro”. A gente estranha só é estranha até ser conhecida, e é a maneira de dividir por 3 ou por 4 a factura. E os bombeiros, câmaras e juntas de freguesia podem perfeitamente fazer a intermediação.
Os portugueses são miseravelmente pagos: em igualdade de trabalho e de horas levam para casa menos de 1/3 do que leva um holandês ou dinamarquês. Não ganham para grandes carros eléctricos. E o meio de transporte que mais lhes convêm, 1000 X mais que a um holandês ou dinamarquês, é a bicicleta. Normal ou eléctrica. Anda grátis ou quase e faz o 3 em 1 absoluto: poupas em transporte, em ginásio e em tempo. E se não houver quedas, roubos, furos ou corrente a saltar, só tens uma coisa a perder: barriga!
Por outras palavras …
Falam do ambiente mas depois o que se vê? !
Metais pesados acima das recomendações, entre outros quimicos, etc, etc…. nas terras, aguas e por conseguinte nos alimentos….
Falam de sustentabilidade mas depois o que se vê? !
Não se permite que as pessoas tenham se quer os mínimos para a condigna sobrevivência ….
Basta olhar para uma renda de casa, estado do SNS, da segurança ( incluindo a rodoviária ) …
Falam de mobilidade mas depois o que se vê? !
…
Mesmo nas periferias das grandes urbes como é ou são os tramportes ?!
Propaganda no seu melhor e só…e se assim não fosse, não se verificava o que se verifica…
Onde andam os jornalistas ?
Ministerio publico ?
O tal marketing para encher o olho, atingir os objectivos impostos nem que para isso se sonegue direitos ou viole as obrigações nucleares do Estado ou a constituição,ou, direitos Fundamentais e isso porquê o ataque e violência econômica que o país tem e esta a sofrer se reflete em todo o resto…
Beneficiar os Offshores e as grandes companhias… como é o caso dos metadados, onde sistemas operativos, sites e aplicações e suas politicas abusivas…não respeitam nada…não faltam factos.
Enfim …factos.
Metais pesados onde ? só se for nos a combustão.
Este assunto tem a ver com o SNS ? 😀 😀 😀
Objetivos Impostos ? onde ? na sua mente ?
Boa notícia!
Menino RC
Esta tudo ligado, mas pode ficar contente com a cenoura e só ver a mesma e nada mais.
( https ://www.publico.pt/2022/04/21/sociedade/noticia/rios-ibericos-contaminados-pesticidas-herbicidas-metais-pesados-2002874 )
( https ://alertalitio.quercus.pt/os-riscos-da-extracao-do-litio/ )
( https ://www.escolahenriquemedina.org/projetos/20192020/ImpactosAmbientais.pdf )
( www .felgueirasmagazine.pt/6-riscos-da-extracao-de-litio-para-a-quercus/ )
( https ://www.noticiasaominuto.com/pais/871703/ambientalistas-realcam-impactos-de-exploracao-de-litio )
( https ://www.tsf.pt/portugal/sociedade/exploracao-de-litio-zero-da-parecer-negativo-a-estudo-de-impacte-ambiental-da-mina-do-barroso-13944418.html )
Bom apetite menino RC !
onde está escrito que as baterias têm metais pesados ?
hidrogenio penso que vai ser melhor e menos poluente.
Pois, mas não é.
Tão a ver não foi falta de aviso
De ? Então sabia que ia haver uma pandemia e não avisou ninguém ? Deve estar metido com eles.
Pois claro era uma questão de tempo… O governo quando já começa a sentir de um lado tem que tirar do outro… Era uma questão de tempo.
É tudo muito bonito é tudo para o bem do Ambi€nt€. Tudo mentiras como os elétricos.
???
Que isto tem a ver com o governo ?