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Fabricante acusada de vender dados sobre os maus hábitos dos condutores às seguradoras

                                    
                                

Autor: Ana Sofia Neto


  1. 2 dedos de testa says:

    Código de estrada não fala em ser permitido maus hábitos.

    Se não tiverem maus hábitos não há nada a passar a quem quer que seja

    • Pedro+H. says:

      Mas considere que durante o espaço de 2 anos, o Sr. desviou-se de forma abrupta de obstáculos ou que travou a fundo para evitar atropelar um animal ou uma criança. Tais sistemas de recolha de dados não devem saber, em principio, qual o contexto do movimento que é considerado “mau hábito”. Imagine agora que o seu prémio de seguro aumentou exponencialmente porque a seguradora, lendo esses dados pensa “com tanta mudança abrupta nas mudanças contribui para o desgaste prematuro da caixa de velocidades logo mais manutenção, por isso, mais justificação existe para aumentar o prémio a este condutor”. Ou algo similar. É quase a mesma coisa(?) que a seguradora aumentar o seu seguro de saúde porque o Sr. tem maus hábitos alimentares.

    • 4 dedos de testa says:

      É isso, todos nós deviamos ter cameras em casa, pedometros (com GPS) e ter de apresentar um motivo por cada vez que utilizamos o cartão bancário. Assim estariamos mais seguros não é verdade ? 😀

    • Toni da Adega says:

      Vender dados pessoais, habitos de conducao incluindo zonas e horas de conducão, nada compra.

      Já agora segundo o relatorio conduzir á noite ou em certas areas é um mau hábito de conducao. Se conduzires á noite essa informacao é passada para a seguradora e no proximo ano toca a pagar mais 🙂

      • 2 dedos de testa says:

        maus hábitos,estacionar em segunda fila, ultrapassar pela direita,andar na faixa do meio tipo vaquinha no prado, excesso de velocidade, conduçao instável (principalmente em recta)

        bem podia continuar com isto com muitos mais exemplos.

    • POIS POIS says:

      Pelo que vejo que, não tem dois palmos de testa és tu, que nem sequer pensas-te um pouco neste cenário, as seguradoras é dinheiro sempre a entrar para sair quando precisas já pia fino, metem todos os entraves possíveis…

      Agora imagina este senário de te agravarem o premio com base em telemetria em que a informação pode ser deturpada porque não é 100% fidedigna pois existem milhares de cenários possíveis e isso não quer dizer que os condutores estejam em incumprimento…

      Já mostraste que és mais um que deve ser um santo com os pés de barro…

      • 2 dedos de testa says:

        por acaso acertatou numa coisa, tinha os pés com barro sim mas foi a sair da praia, mas saiu rápido.

        Já agora informe-se sobre fraudes a seguradoras, mas pronto, são só 2 dedos de testa

        • Tel says:

          Interessante que pelo que vejo, ainda não percebeu que as coisas não são como as está a visualizar, pois se realmente estivesse já tinha percebido onde todos estão a ver, mas pronto continue lá no seu mundo perfeito que no dia em que as coisas cheguem a este ponto passa a andar a pé pois não tem dinheiro para seguros…

  2. Rodrigo says:

    Se fosse americano não comprava nem mais um carro da General Motors, infelizmente as seguradoras fazem sempre o que lhe apetecem, na saúde é igual até dados de saúde privados tem acesso é outra caixa de Pandora que se investigarem a sério até ficavam parvos…

  3. JR says:

    Se tiverem pessoas a fazerem maus hábitos vai haver muitas reclamações e pessoas indignadas. Já ninguém gosta de ser corrigido ou dão o aparecer essa situação. Ou posso estar enganado.

  4. VapokaFP says:

    Todas vendem dados do cliente.

  5. Yamahia says:

    “foi alegadamente instalada na maioria dos veículos da General Motors a partir de 2015.”
    Não é só a GM. São todas. Carros conectados é para esquecer.
    Carros a evitar então…a partir de 2015, faltava-me este dado.

  6. PTO says:

    É por isso que para mim é só carros sem as paneleirices de ligações à internet, atualizações OTA e outras merdices desse género. Nem sequer sistemas pipis de abertura de portas wireless, o velhinho comando à distância com botões físicos e mais nada.

    • Patinhas says:

      Nem via verde, nem cartões multibanco, nem passes de transportes públicos, nem telemóvel, nem…, nem…

      • Yamahia says:

        Nada a ver.

      • PTO says:

        Não usas nada disso? Olha eu uso, afinal de contas eu referi-me só e apenas a tecnologia que vem instalada no próprio carro pelo fabricante, mas pelos vistos tu nem com um desenho ias perceber o que escrevi. Estudasses. :p

        • POIS POIS says:

          Eu percebi onde ele queria chegar, que hoje estamos controlados por tudo e mais um par de botas…

          No entanto, tu num certo sentido tens toda a razão, os carros cada vez mais veem cheios de tralha em nome da segurança o que a meu ver já começa a ser ridículo, ao invés de simplificarem é precisamente o contrario…

          Do meu ponto de vista estas novas gerações estamos a comprar carros mas não somos donos a 100%, contraímos um casamento com a marca visto que estas tretas depois é um vinculo que só eles podem mexer…

          • JL says:

            Não querem cartões, carros e outras coisas ligadas à internet, mas depois andam com telefones e relógios que também estão ligados, no bolso o dia todo, e ainda dormem ao lado deles.

        • JL says:

          Só é grave se for no carro, se for no telefone, no relogio, no PC e outras coisas que viajam dentro do carro, na não é problema. Loool

        • Patinhas says:

          Gosto do desses “argumentos” de quem não sabe argumentar. Qual a diferença de saberem a tua localização, velocidade… pelos dados do teu telemóvel em vez do carro? Sr. instruído.

          • PTO says:

            Saber a minha localização e a velocidade pelo meu telemóvel? As seguradoras? Ahahahahahahah 😀 😀 😀 és um cromo.

  7. JL says:

    Se isso me trouxer seguro mais barato, não vejo porque não.

  8. Entusiasta says:

    Aqui nao se trata de o código da estrada permitir ou não maus hábitos, como escreveram acima. Trata-se sim de que a fiscalização desses maus hábitos não permitidos é da responsabilidade do Estado e não de entidades privadas sem poder para determinar o que ou não legal.

  9. Aves says:

    Os condutores autorizaram a GM a recolher os dados. Mas não foram informados de que os dados podiam ser vendidos e não o autorizaram. A GM vendeu os dados a várias empresas, entre elas duas que traçam perfis de condutores, que por sua vez os venderam, já com o perfil dos condutores traçado (pontuação), a empresas de seguros. A GM informou, em março que tinha parado com isso. Não foi só a GM, foram também outros construtores. E há também seguradoras a induzir clientes a aceitar participar em programas de recolha de dados.

  10. Realista says:

    Apple watch, anéis inteligentes, etc.
    Todos recolhem dados se saúde que são uma mina de ouro para as seguradoras.

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