Expansão da rede Tesla supercharger em Portugal recebe luz verde
A entrada em vigor do novo Regime Jurídico da Mobilidade Elétrica em Portugal, alinhado com o regulamento europeu AFIR, eliminou barreiras como a obrigatoriedade de integração na rede MOBI.E e contratos prévios, abrindo caminho ao desenvolvimento rápido da rede Tesla Supercharger.
Renovação e ampliação dos Superchargers existentes
Além das novas instalações, a Tesla planeia atualizar os atuais pontos de carregamento em locais como:
- Alcácer do Sal: 14 novos postos e atualização dos atuais;
- Alcantarilha: 12 novos postos e atualização dos atuais;
- Fátima: 18 novos postos e atualização dos atuais;
- Mealhada: 20 novos postos e atualização dos atuais.
Todos estes novos terminais são passíveis de receber a nova geração de Superchargers V4, com potência que pode ultrapassar os 350 kW.
Novas estações estratégicas
Além da atualização e reforço das estações já existentes, a empresa americana irá igualmente instalar novas estruturas em locais estratégicos.
Estão confirmadas novas estações em:
- Castelo Branco: 8 novos postos;
- Loulé: 8 novos postos;
- Matosinhos: 12 novos postos (MAR Shopping)
Além disso, há planos para instalações em zonas urbanas como Cascais (Grande Lisboa), Lisboa Centro, Guimarães, Leça da Palmeira, Leiria e Portimão .
Quantidade projetada: dezenas de novos postos
A Tesla confirmou planos para instalar até 100 novos stalls Supercharger em Portugal, numa estratégia rápida, aproveitando o empurrão legislativo.
Mesmo antes da promulgação definitiva do regime, ainda com incertezas políticas, a Tesla avançou com obras, tendo obtido uma licença provisória como Operadora de Pontos de Carregamento (OPC).
A motivação: estar operacional a tempo do verão e, simultaneamente, pressionar políticos ao demonstrar investimento real.
Contexto europeu e tecnologias
Globalmente, a Tesla opera já cerca de 7500 estações Supercharger, com mais de 67.000 fichas, e planeia evoluir para entregas de até 1,2 MW com a tecnologia V4 em 2025 .
Na Europa, já beneficiou de 150 milhões de euros em fundos da UE para expansão em 22 países. Em Portugal, espera-se que parte desse investimento ajude a expandir e democratizar os carregadores Tesla.
Leia também:























Fátima acabou de abrir, conta neste momento com 34 stalls, antes tinha 14.
E quando podes sair da zona oeste? Ter um EV parece um castigo
Estou neste momento bem a norte do oeste, e para a semana estarei pelo Algarve, como vê só é castigo para si que não usa.
e como fazes isso, planeias com 6 meses de antecedência, crias um project, fazes um gantt com os riscos e cenários alternativos?
e depois andas de colibri em colibri a fazer xixis de 60 min?
ainda dizes que isso não é castigo?
no periodo de verão vou umas 6 vezes ao Algarve, e outras tantas ao Alentejo.. muitas vezes nem é planeado, decide-se sexta-feira durante o dia e saio directo do trabalho.. às vezes saio às 19h para às 20:30h ter de estar a jantar.. vê lá a minha preocupação em andar num fumarento e estar dependente das petrolíferas
Cheira-me a aziado 😀
Não faço como você que precisa de planear viagens, deixo o carro a carregar durante a noite, e no dia seguinte sigo viagem, se precisar de carregar o carro avisa 100 KMS antes de precisar, imagine só.
Como disse antes e você voltou a confirmar, é um castigo para si, que faz tudo isso, eu faço viagem como uma pessoa normal.
Só 6 vezes ? Ora bolas, só este ano já lá fui 4, conto ir pelo menos mais 3.
Então vive perto, para isso não precisava de planear a viagem.
Está a ver que complicar o que é simples, é mesmo só isso,.complicar.
O @JL é um inventor ou o único esperto que escapa as filas nos carregadores no verão.
Só não escapa quem não quer, basta ir ao telefone e não demora 30 minutos como o Zé diz, o telefone dele deve ser dos primeiros android, para ver se há filas e a que horas acontecendo.
Mas o mais engraçado é isso vir de alguém que diz que nunca encontrou uma fila num posto…
Castigo é deixar 100 paus numa bomba de gasolina isso é que é castigo
+1
+1
preferia deixar 1000€ na bomba do que ficar 30 min refém de uma app que me diz quando posso retomar viagem
Felizmente há gostos e soluções para todos.
Não entendo então quem ganha tanto estar preocupado com as escolhas dos outros, consegue explicar porque tanta preocupação com isso ?
30 minutos também não entendi, está no Facebook ? Instagram ?
Este ganha bem à hora para preferir dar 1000 euros em troco de meia hora. Acho que nem o Ronas ganha 2.000 euros por hora. É cada lorpa.
De modo que 30 minutos teus valem 1000€ este deve ganhar bem.
Felizmente ficar 30 minutos a espera também não é para mim por isso é que carrego durante a noite 3 segundos para ligar o cabo 3 segundos para desligar ir há bomba leva muito tempo para mim prefiro deixar 5000€ do que perder 15 minutos a ir à bomba
30minutos é se não houver bicha nos carregadores e sem contar com o tempo de sair e voltar à AE.
O yamahia também é daqueles que fica lá a segurar o cabo. Loooool
Acabei se ver um que ficou 1:15H e foi num carrrgador tesla. Ainda por cima veio convencido que a bateria dele em vez de degradar, incrementou a capacidade em 2,5 anos.
É é este mais um episódio do triste quadro real da ME. Andamos todos enganados e só os users da tesla, principalmente estes gabarolas, é que percebem da poda.
Bom, ao menos dá para rir.
Daqueles episódios que você inventa ? muito bem.
Sim, eles percebem muito mais que você, que até inventa preços dos carregadores.
Para rir de inveja ? acredito.
Não e invenção. Enviaram-me um print do club Tesla. Quer ver? Parti-me a rir. E tem isto pelo menos 2,5 anos de experiência com elektros. O que seria que se não tivesse…cada pérola que até assusta.
Então mostre, já estou mesmo a ver que é falha sua.
Enviaram lhe um print ? Portanto sempre se confirma que até têm infiltrados a tentar coletar aqueles que perderam do rebanho, nada de novo, já lá apanhei muitos que dizem que nunca vão comprar um eléctrico, mas andam lá. Loooooool
Talvez a fazer o mesmo que você, a passar vergonha.
Agora apareceu outro, 1:15H Tesla de Fátima V4. Aquilo não está a dar a potência q promete, é só intrujas looolloolloool
Eu tenho um a carregar a 250 kw, portanto parece estar tudo bem.
Eatá engamado 3.2MW ( e é se forem) para 32 bicos não fazem milagres.
No máximo dá 100 kW a cada carro se estiver cheio.
Na veedade são mais os que vejo abaixo de 100 mesmo com o parque incompleto pelo que presumo que nem os 3.2MW sejam reais.
Porque nunca estão todos à potência máxima, nem faz sentido haver para todos.
Mas mostre lá o que tanto diz ter.
Já vi que aquilo é como o 5G só de nome.
Esses carregadores são V3 disfarçados de V4.
Qt ao crente que pagou 0.35, que acredita em milagres de que baterias com os pés pá cova levam mais kWh do que a capacidade em nova e que secou 1:15H pela carga (fora o resto q não se sabe…um Sábado de finais de Julho ao fim da tarde, coiso 😛 ), veja por si:
https://1drv.ms/i/c/dcb6174b5a250bfc/EWoHORQHnKVJuC__exfw6vsB3ugTMHGNO0MWRimSd6F1vg?e=YgAXda
Isso só confirma o que disse, não foi em Fátima, e ainda carregou até aos 100%, óbvio que demora mais tempo, pensava que já sabia disso.
Claro que leva mais, como disse antes, ele conta e paga as perdas, que nesse caso só prova que você estava errado, que nesse caso são de 6%.
Mas obrigado confirmar os devaneios que você coloca sempre por aqui.
Já agora, o da Mealhada hoje está fechado, em atualização dos novos e o preço baixou para 0.29
https://ibb.co/DgQzCjXY
Nem por isso. Uma carteira firme, quer, é fluir.
Já aparecem na app, mas ainda são testes e não estão disponíveis, mas poderá ser uma questão de horas.
Sim, ainda em testes, estiveram lá 3 VW ID4 a testar.
Ontem vi um Tesla Model S com matricula Suíça a circular pela A4…
Os 12 superchargers da Tesla do Marshopping de 250kW em Matosinhos também já vão começar a funcionar?
Estão instalados e parados à vários anos por causa de licenças.
foi importado
Até pode ter sido importado, mas veio sozinho.
Também sabe que o carro foi importado ? Eh raio, isso é que é saber tudo, quando precisar de informações vou ter consigo.
E o outro sabe que veio pelos próprios meios e não em cima de um camião da Rodocargo eheheh
Já li no artigo xD
Os superchargers do Marshopping estão instalados desde 2022.
E contonuam ás moscas.
Qd la fores com o twingo és fuzilado. Quem te avisa teu amigo é.
Eles receberam os subsídios mas querem os carregadores só para eles.
Subsídios ? Então quando foi a última mensalidade ?
Dá muito jeito. Há muito dono de Tesla que vai a Fátima acender uma velinha para a bateria não acabar na próxima viagem de média distância.
Olha outro que conhece todos os passos dos donos de teslas, deve ser como o yamahia, andam todos a 150, mas depois são apanhados por aqui a andarem a 30 e 50 kmh e a seguir os passos que os donos de ve fazem, portanto têm um carro a combustão, dizem não perder tempo, mas afinal perdem tanto ou mais tempo que os donos de ve.
Está perto @JL, está perto.
Brevemente a média de consumos a 150 que vc tanto ambiciona. Vou é esperar que a AE fique limpa de elektros.
Estou a pensar jantar e fazer um bocado de sala no Ribeirinho antes de me meter a caminho. Lol
Eu vou ficar à espera que ela fique limpa de carros a combustão, há hoje fiz algumas dezenas de kms e não se pode mesmo.
Não se esqueça, da média.
Pode esperar o q quiser q nc verá a AE limpa de carros a combustão.
Sabe o que vi muitas x’s para baixo? -Teslas a ≈ 95 a ultrapassarem outros teslas q seguiam a 90 com a ganância de chegar 1⁰ ao carregador de Alcácer q lá na aplicação devia dizer q estava cheio.
Só empatam estes gajos looolloolloool
Estou confiante que a altas horas da noite este cenário não se vai verificar pq vão ter medo de carregar no descampado áquelas horas da noite. Devem vir todos para cima mais cedo. Estou certo disso. Eheheh
De carros eléctricos também não vai ficar de certeza e cada vez pior.
Se viu é porque ia à mesma velocidade que eles, quer dizer que eles viram carros a combustão a 95.
Sim, os a combustão só empatam, hoje curiosamente só houve 1 que não era eléctrico e não era empata, um bmw não sei bem o modelo, mas também ficou para trás.
Peço desculpa, são 32 e não 34 como disse, o artigo está correto nos novos 18.
Com subsidiodepencia…claro. Nem seria de esperar outra coisa….
Tal como a gasolina, né? Se não fosse o “apoio” já tinha ultrapassado os 2 euros.
No meu caso passei de um Toryota Yaris para um Model Y e em média poupo 10 a 15 € para os mesmos quilómetros, a diferença é que tenho uma nave espacial em vez de um caga tacos.
Como carrego grátis no trabalho, em 10.000 km poupei 1000 euros de gasolina.
Não são subsídios, são incentivos.
@António, mal seria se o Model Y não fosse melhor que o Yaris, eu tenho uma Dokker comercial e no outro dia andei com o GLA do meu irmão e não é que o GLA é muito melhor que a minha Dokker.
Liberais no governo = Incentivos
Partidos de Esquerda = Subsidios
É tudo igual. Então porque precisam de incentivos se a tecnologia é boa? Mostre Lá Prove lá, não sabe nada.
Não tem nada a ver com isso, porque são coisas diferentes.
Se a tecnologia é boa incentiva-se.
Não foi isso que fizeram com os diesel ? Era uma tecnologia boa, só que já não é.
Se a tecnologia é boa vende se por ela própria. Não precisa de subsídios
Os painéis solares não são boa tecnologia ? Fogões eléctricos e outros electrodomésticos não são boa tecnologia?
Híbridos e diesel não são, ou eram boa tecnologia ?
Quantas mais quer que se incentivam ?
Tanto não precisam de subsídios que não têm, o mal é você confundir uma coisa com outra.
Existem poucas marcas que são compatíveis. A Hyundai é única marca que não cobra mais de 200 euros por um adaptador.
Adaptar ?
Todos os Vw são compativeis
Já vai em 0,41€ o kWh, mais caro q o gasóleo, eu não disse? E é para possuidores de teslas, os outros pagam mais. Acabou a mama !
E ainda a procissão vai no adro. QQ dia está igual aos outros todos
O acesso às redes não perdoa 😛
Não, por acaso vai em 16 e 29 cêntimos o kwh, é o que se paga ali, para quem paga.
Não, não é mais caro que gasóleo.
Os outros pagam 23 e 41 cêntimos o kwh.
Nem por isso, a sua procissão já vai é no fim, andou por aqui a dizer que só em 2027 é que abriam, aí tem que estava enganado.
Então mas agora já paga acesso às redes ? Há uma semana atrás não pagavam ?
A partir de agora, segundo os moços da Tesla, deve haver novidades a cada semana. Vá tomando o renie.
Isso é discriminação, abotoam-se aos subsídios com a promessa de servir todos os cidadãos com elektros equitativamente e depois só vendem barato aos amigos.
Tenho esperança que quando efectivamente foram abertos ao público em geral todos passem a pagar os 0,41€
P.s. Os outros ainda não existem pq ainda nao podem carregar sequer noa V2. Para os “outros” só mesmo o preço.
Discriminação de quê? Só os incentivos para h2 e outras coisas é que não são ?
Não é a amigos é clientes, bem diferente.
Ainda assim vendem mais barato a não clientes que os restantes operadores.
Tem esperança? Afinal isso é apenas um desejo, para ver se continua a compensar-lhe o diesel ?
Não existem porque ainda não foram atualizados.
Acabei de ver que o tal tesla da bateria milagreira meteu há 1 semana a 0,35€.
Algo não bate certo nas suas informacões, lamento. 😛
Então agora já baixou ? estranho.
Não são minhas informações, são informações da app da tesla, se quiser deixo imagens.
Não preciso. Já vi. Deve ser preço de lançamento para o hype looolloolloool
Tenho o print do outrobda bateria milagreira a 35 cents. Para mim chega.
É o mesmo preço que está há meses, não entendi essa do lançamento.
35 cêntimos não é de Fátima, print ou AI ?
Ai? Onde é q lhe doi?
A mim não doi nada, esse preço não é onde eu estava a falar.
És ridículo Yamaha
Tu nem para pesquisar serves motinhas ahah porra é que o preço é metade disso. Quanto aos outros concordo deviam pagar 1€/kwh
F. Se …. Então a Tesla não ia falir ??? E vai abrir novos Suc… Pensava que só faltava mesmo mais um ou dois minutos para a Tesla fechar as portas ….chuif chuif chuif …. Vou ter que esperar outra vez :(:(:( nunca mais chega o dia ….
Tenho um colega que comprou BYD porque detesta o Musk. Quando lhe perguntei quem era o CEO da BYD disse que não sabia. Enfim… só espero que ele e outros sejam coerentes e agora não carreguem nos super carregadores. Ou então vão ser os hipócritas de sempre quando o interesse próprio falar mais alto. De qualquer forma é sempre gira a azia desta gente pequena e invejosa. 🙂
Por acaso nao sabia e fui espreitar, é o Wang Chuanfu.
É tão conhecido que o google demorou um bocado a dar resposta, o tipo deve ser low-profile e não se deve meter muito em politiquices como o EM.
Loool, boa.
Uns são haters, os outros têm acções da Tesla, parece que não há “desinteressados”…
“…desta gente pequena e invejosa. …”
Por acaso, q estou de fora, esse comportamento é próprio dos gajos da tesls. A grande maioria queria os carregadores só para eles. No limite queriam que os V4 ficassem só para os teslas e os velhos caquéticos V2 podiam ser então para os outros.
Isto é que é ser invejoso e pior ganancioso.
Mas não vão ter sorte. Afinal sem o chuchu da UE esses carregadores nem seriam implantados. O Musk pouco risca neste processo.
Ena, até já inventou que os outros têm inveja ? Chiça…
Tenho filmes deles a sugerir isso. Não tem hipóteses. Quer ver?
Quero.
Já lhe faço uma gravação de ecrã. Agora não me apetece.
Faça.
Então cá vai.
https://1drv.ms/v/c/dcb6174b5a250bfc/EdoDQ7nZvLtEhAG53Gu3fj0Be9vgoaS3kwA_gb0_1Bxmwg?e=IabkJV
Não se vè disto apenas em vídeos lê-se tb e muito.
Vcs são intrinsecamente uns invejosos.
Os gajos da Tesla estão com dor de cotovelo. Estes V4 só existem porque a UE meteu guito para servir TODA a gente, não para ser um clube privado Tesla. Agora aparecem estes pérolas a querer os V4 só para eles, como se fossem donos da festa.
Depois ainda passam atestados de incompetência aos outros condutores, como se só eles soubessem carregar um carro. A soberba é tramada. Esquecem-se é que os Tesla estão longe de ser os mais rápidos a carregar, quase nunca chegam à potência de pico e quando chegam é por pouco tempo. O resto ainda são piores que os KAUAI e há modelos tesla que nem passam dos 150 kW e andam a maioria do tempo a moer nos 70, 40, 30…. Mandem-nos tb para os carregadores velhos, pá. Então? Onde está essa coerência?
Hipocrisia? Check. Memória curta? Check. A tentar monopolizar algo pago com o dinheiro de todos? Check.
Não vão ter sorte! Vão levar com twingos, Zoes e PHEvs de 7.4 nos V4. Aguentem-se que é de amigo! Se eu tivesse um PHEV, daqueles mesmo lentinhos, iria para lá só para meter nojo, só para chatear estes chicos espertos!
Pois, não entendi o seu preconceito.
Não foi pago com o dinheiro de todos, vê lá algum autocolante da UE ?
Não seriam ? então mas os do Norte que estão lá há anos ás moscas eram para quê ?
Temos pena. Comungassem com a legalidade que nada disso acontecia.
Então porque o governo resolver mudar a lei ? O mundo inteiro estava errada e nós estávamos certos ?
Ah espere, só estamos errados nos impostos dos combustíveis e dos carros a combustão, desculpe lá essa….
Falta o termo fixo de potência. Espere que não demora looolloolloool
Isso já existia, a tesla é que paga a conta de energia ali, desde sempre.
Em Portugal não sei se vamos ter preços mais baixos com esta liberalizão dos carregamentos de carros elktros. A ERSE quer acabar com a tarifa da mobilidade elétrica e com isso os operadores vão ter de pagar o termo fixo de potência. Que agora não pagam… Dadas as elevadas potências e consumos baixos, os operadores só vão colocar postos nos locais mais rentáveis.
Um posto rápido pode incrementar facilmente mais de 0,20€ por kWh.
Vcs ainda vão desejar muito que volte o prato onde agora estão a cuspir e que tanto vos ajudou no passado. O karma pode tardar mas não falha.
Gente invejosa e mal agradecida só tem o que merece.
Mas eles já pagam isso, não entendi essa sua invenção.
Não há invenção nenhuma, basta ler os documentos da ERSE e da MOBI.E. (https://www.erse.pt/media/k50hxosi/coment%C3%A1rios-mobie.pdf )
Hoje, no regime da ME, os OPC (incluindo a Tesla) não pagam diretamente o termo fixo de potência integral da ligação. Esse custo está diluído na TAR ME e socializado via CEME, pagos à MOBI.E, que cobre a E-Redes e a REN.
A tesla nunca se assumiu como CEME portanto nunca pagou esta taxa e por isso estava ilegal e por isso não conseguia abrir mais postos..
Enquanto a nova lei não for publicada no DR, continua tudo igual, e a Tesla está só a aproveitar (e a abusar) de um vazio legal e vai continuar a mamar enquanto puder qual sanguessuga!
Com o novo regime (fim da TAR ME , fim da figura do CEME e liberalização total), cada OPC vai pagar na totalidade o termo fixo de potência da sua ligação.Postos de alta potência com pouca utilização vão sentir aumentos que não vãp conseguir suportar. Logo fecham ou ficam mais caros que os Ionity. É isso que se quer?
A partir do momento em que a lei seja publicada, serão os OPC’s a ter que suportar o termo fixo, portanto a tesla tb terá que o suportar e está bom de ver que acaba-se tb a xico-espertice da Tesla e que os seus preços terão forçosamente que aumentar. Ao mesmo tempo que outros de alta rotação até poderão baixar.
A minha única dúvida é se esta pouca vergonha vai continuar durante todo o período de transicção, ou seja até ao final de 2026. Pelo andar da carruagem, deste país já se espera tudo… e fecha-se os olhos a qualquer aldrabice, desde que seja para facilitar a vida ao vendedor de elektros.
Como a Tesla não estava dentro da mobie já pagava, portanto nada de novo.
A pouca vergonha que vejo aí são as famosas invenções que você cria, a sério que consegue lidar com tudo isso ?
Pode ser que outros operadores sigam os passos da Tesla e passem a instalar mais carregadores, sobretudo no interior do pais e que bem precisa deles.
E que sejam carregadores de jeito (mais de 200kw) e não de AC que dão má fama aos VE.
Como os outros poderão fazer o mesmo se os alucinados que governam a UE entregaram os subsídios todos que havia para o efeito a uma empresa americana?
Esse dinheiro teria sido mais bem empregue na Ionity que é europeia, por exemplo.
Eles não entregam subsídios, mas sim apoios.
Provavelmente porque essa empresa americana faz mais por menos dinheiro e funciona.
A ionity também recebeu.
https://greenwaypolska.pl/en-PL/blog/media/2-thousand-new-charging-stations-in-europe-greenway-and-ionity-lead-the-expand-e-consortium
A tesla tem mais carregadores num país do que a ionity no mundo inteiro que por acaso também recebeu subsídios e não fez nada com eles
Já dá para carregar todos aqueles Teslas abandonados em vários descampados. Ninguém os quer, nem dados.
Onde estão ?
Finalmente acabou-se com o monopólio do Mobi-E, a custa da legislação da UE.
Mais uma vez queriam ficar com um monopólio, isolados da Europa.
Existem monopólios em quase todos sectores. Nunca para beneficiar consumidor.
Exemplo claro, foi entrada da DIGI no mercado.
Excepção é o Multibanco por enquanto beneficia consumidor. Mas impede empresas de entrar no mercado,
Revolut que o diga.
Estado é grande promotor de monopólios. Agora estão fazer outro na ferrovia, com aberração da bitola ibérica.
Enfim o Pais dos monopólios, tuga paga tudo a preços de rico.
Novidade fresca, os novos supercharger Tesla em Fátima acabaram de abrir, portanto os 18 novos V4 instalados já estão a funcionar, e dão para todos os carros com pagamento por cartão multibanco.
Tesla novamente a abusar e a julgar-se acima da lei. Vale tudo minha gente. Eheheh
Acima da lei não, sempre esteve dentro da lei.
Não esta publicada logo ainda não é lei. Não tinham nada que abrir já a “não teslas”.
É só mais um golpe publicitário. Tipo uma VPN que faz de conta que o carro está a carregar noutro pais.
Habitidades que visam promover um preço que nem sequer é nem vai ser real.
Ui, está com tanta coisinha porque ainda não apareceu no diário da república ,? Loooool
Isso é que é esquisitice.
Mais 12 novos abertos em Alcantarilha, total de 20.
Agora surgem como cogumelos.
Nunca percebi este problema da autonomia dos elétricos, gerador a diesel num reboque, qual é o problema?
Mas há problema de autonomia ?
Para quem sinta isso, o melhor é comprar um carro já com isso, tem 2 opções, híbrido plugin e erev – eléctrico com extensor de autonomia.
Mais 8 abertos em Loulé, no Marshopping, parecem cogumelos.
E para quando no Marshopping em Matosinhos!!?