Europa a mexer-se… Alemanha recebe a primeira refinaria de lítio
O lítio é um componente crucial à transição energética e a Europa está, ainda, muito dependente de fontes externas no que a ele diz respeito. Daí ser importante que a Europa esteja a receber a primeira refinaria de lítio do continente, pelas portas da Alemanha.
Pela importância que tem no presente e terá no futuro, se o caminho se trilhar como previsto pelos governos e pelas marcas, o lítio é considerado o "ouro branco".
De facto, é um componente importante, que integra, por exemplo, as baterias que alimentam os carros elétricos. Mais do que minerá-lo, importa prepará-lo corretamente para ser utilizado pela indústria.
Para o bem da independência da Europa nesta matéria, a AMG Lithium inaugurou a primeira refinaria do continente, em Bitterfeld-Wolfen, na Alemanha.
'
Today, we celebrated the opening of our lithium hydroxide refinery in Bitterfeld-Wolfen, Germany. https://t.co/bl3JwbLl8T pic.twitter.com/Ndq3Ul0gYB
— AMG Critical Materials N.V. (@amg_criticalmat) September 18, 2024
Esta refinaria foi construída em pouco mais de dois anos e custou cerca de 140 milhões de euros. A maior parte da matéria-prime provirá do Brasil.
A fábrica visa converter a matéria-prima em hidróxido de lítio compatível com as baterias. Prevê-se que produza 20.000 toneladas de hidróxido de lítio por ano, o que é suficiente para alimentar 500.000 veículos elétricos.
No futuro, o lítio extraído de minas europeias, como as de Portugal, será, também, produzido aqui.
Para Stefan Scherer, diretor-geral da AMG Lithium, "se também se pretende um certo desempenho e autonomia durante a condução, então a bateria de iões de lítio é simplesmente imbatível".
Já vai tarde pois em Espanha for apresentada um bateria eletrica que não usa lítio mas sim sódio. Só falta por a bateria a carregar em 10 minutos.
Concordo lítio não é o futuro devido a ser material mais escasso e mais instável o melhor é o sódio que temos com abundância só temos é que desenvolver mais essa tecnologia.
Já existe alguns avanços para veículos, mas para baterias estacionárias já compensa e bem.
Não é tarde, pois as baterias de lítio continuam a evoluir. As de sódio são desejáveis pelo preço, segurança e razoável prestação, ainda que abaixo das de lítio mas têm o grande inconveniente de, ainda, serem muito pesadas o qual nem é bom para a performance do veículo nem para o ambiente e contribuem para o desgaste prematuro de pavimentos. Mas esta química de baterias também há de evoluir certamente.
https://edition.cnn.com/2024/07/01/cars/electric-car-battery-charge/index.html
Nybolt, based in Cambridge, has developed a new 35kWh lithium-ion battery that was charged from 10% to 80% in just over four and a half minutes in its first live demonstration last week.
WOW 110 kms em 5 minutos. E temos ainda que conferir no mundo real!
O meu carro tem um bateria de 23kWh e faço 140km em AE com 80% da mesma, este tem uma bateria de 35kWh ou seja muito provavelmente consegue +200km em mundo real.
Só não dá para quem faz 1000km por dia só para ir almoçar a casa.
Ele vai dizer que esse carro é um Jaguar e faz 22 kwh…. LOL
Sonhas muito!
70% de 35 kWh são 24 kWh :
Fazes 140 com 23 kWh mas é a pastar vacas!
Eu não disse. Looooool
Isso num HighLand, o autoproclamado mais económico dos elektros,a 115 kmh era para o q dava. Não é preciso ir buscar o Jag.
Hoje mando-lhe mais uma, desta vez com média de 90, e a fazer 168 wh/km.
10 a 80%, ou seja 70% de 35 kwh, são 24,5 kwh. 200km e AE com 24,5 kwh são possíveis, na condição de não passar muito dos 50 km/h, a temperatura estar boa para desligar ar condicionado, e o percurso ser plano. Fora isso, eu acho que não arriscava.
E não haver vento.
https://ibb.co/WfMM7Mz
Ainda em Agosto estivemos a falar que fiz Valadares (Gaia) a Braga (Norte) pela A3 e voltei com uma bateria, e sim a minha bateria é de 23kWh…
São 130km (fora as voltinhas que dei lá para estacionar) e quando cheguei ainda tinha 20% de bateria.
A Alemanha já começou a cair pelo abismo:
– Alemanha em queda livre faz soar os alarmes na Zona Euro
https://eco.sapo.pt/2024/09/17/alemanha-em-queda-livre-faz-soar-os-alarmes-na-zona-euro/
– Indústria da Alemanha passa pelo pior momento desde a formação da União Europeia
https://noticiabrasil.net.br/20240920/industria-da-alemanha-passa-pelo-pior-momento-desde-a-formacao-da-uniao-europeia-revelam-dados-36564010.html
A seguir serão os restantes Países da união europeia (ue).
alemanha e frança são os padrinhos da UE, se eles caem caímos todos
França já caíu, só que ainda ninguém deu por isso.
A Alemanha está no mesmo caminho.
O UK não está melhor, está uma bela porcaria tb.
Há anos que digo que está a acontecer com a Europa o que aconteceu ao Império Romano…
falta a luxuria
Falta a luxúria? A mim não… e a si, pelo que vem escrevendo, tb não…
E a Volkswagen acaba de anunciar que vai encerrar duas fabricas na China a juntar às duas que vai fechar na Alemanha…
https://www.reuters.com/business/autos-transportation/volkswagen-jv-partner-saic-plan-close-china-plant-bloomberg-reports-2024-09-18/
#VaiTudoFicarBem
As indústrias alemãs vêm por aí abaixo e tu vens com graçolas!? Achas que não vais ser afetado?
Só estas chateado por estares a bater de frente com a realidade porque andaste de olhos fechados este tempo todo sem querer aceitar que o carro elétrico É de facto o futuro.
No entanto isto não aconteceu por falta de aviso, alias o anterior da VW tinha dito isso mesmo em 2021:
https://www.reuters.com/business/autos-transportation/volkswagen-considering-cutting-up-30000-jobs-handelsblatt-2021-10-13/
Podes dizer-me o que é que na VW fizeram depois disto?
#VaiTudoFicarBem
Eu apenas comentei a sua atitude de gracejar com a tempestade que vêm por aí abaixo! Não vive na Europa é?
Continua a culpar o mensageiro…
#VaiTudoFicarBem #ACulpaÉDoDiess
O tipo é um adolescente, nem batas bolas com ele
@freakonaleash é um miúdo mimado que vive á conta dos pais, como tal acha que o dinheiro nasce das arvores e que as recessões são mito. Daí estar com graçolas.
Antigamente defendia se o país / continente, agora está todo contente por ir ficar sem trabalho e ter os chineses á porta.
É sobre a CAUSA que deves estar chateado e depositar nela todas as tuas frustrações. Aliás ninguém deu ouvidos e criticaram quem alertava do que se passava…
Agora que o problema está aí continuam a querer culpar quem sempre avisou do problema que aliás saltava vista tipo pista de aeroporto.
As crianças são aquelas que não querem reconhecer que estiveram errados este tempo todo e agora criticam quem está a fazer novamente as observações certas.
#ACulpaÉDoDiess
A ideia é recolher o lítio extraído no terceiro mundo, ou seja, Portugal, e fazer os lucros todos na Alemanha. Vale -nos mesmo a pena, ter aqui minas de lítio.
está prevista uma refinaria de litio em sines
Já foi com o carail.
A Northvolt tb. A Galp não deve avançar sozinha.
ainda não foi, só não teve apoio governamental, mas cheira-me que a galp ou vai sozinha ou arranja outro
Então pronto, já trataram de justificar antecipadamente a mudança da refinaria para a Alemanha.
Atão o lítio vai vir do Brasil?
A Alemanha tem as maiores reservas da UE por debaixo das famosas termas do Reno. Bora lá escavacar aquilo tudo, afinal o transporte destes minérios está carregado de CO2,não faz sentido tendo a matéria prima ali à mão…
Portugal também tem Litio e Petroleo, e ninguém quer que se explore, refinarias e fábricas a mesma coisa. Quanto mais longe melhor. Tudo que seja producao local o pessoal não quer.
O Futuro é investir na importacao de gas e petroleo
Game, Set and Match…
E por enquanto não são contra á produção de hidrogênio por vir das refinarias.
Mas assim que saibam que se quer produzir com água do mar +sol (fotovoltaica) vai ser tudo contra.
Caso não tenhas reparado:
“…No futuro, o lítio extraído de minas europeias, como as de Portugal, será, também, produzido aqui. …”
Isto não é mais que preparar as mentes para a invasão. O terreno até já está desbastado:
https://1drv.ms/i/s!AvwLJVpLF7bcrcM7D1kDwdfjWk6okg?e=1IGDlN
Também acreditou nesse meme do mapa ? Porque não mete aqui o mapa inteiro ? O da direita.
Enfim, vocês são mesmo fraquinhos de mente.
Não, lá agora…é só uma simples coincidência.
Que nem tem coincidência nenhuma, mas pronto….
Os Alemães não podem extrai-lo enquanto não tiverem tecnologia 85% renovavel..
Por enquanto a EU e canada teem á volta dos 35%…não atingue ainda o minimo(85%).
O Lítio é extremamente poluente, e por isso a Alemanha não o consegue extrair…mas num PAís de 3º mundo como Portugal, ou Ucrânia ai já se pode muito provavelmente fazer…os locais que se danem.
É ver pelos incêndios…desde 2017 para cá temos perto de 400 vitimas se não mais..mas o dinheiro vai para a Ucrânia…e os Portugueses a passar necessidade…e eu pergunto…
Então esse dinheiro não devia ser investido aqui, para resolver a desgraça que é este País, e acabar com o terrorismo florestal??
Serei o unico Português por aqui??ou é só ucrânianos, Pakistaneses,bangladesh,Indianos,etc, e afinal tenho que me mudar para um outro País onde afinal fica Portugal?
Por aqui vão dizer que os incêndios é porque causa do lítio.
O litio é extremamente poluente ? deve ser por isso que água do mar contem a maior parte dele, e os peixes já morreram há muito.
“..mas o dinheiro vai para a Ucrânia…”
Tem que ser. É para manter o nível de vida de um povo!
https://www.instagram.com/reel/DAC4Fbjumuu/?igsh=MTB3Z2pscDdhZXhz
Só hoje (parece que ouvi bem), foram mais 35 mil milhões!
Os migrantes estão cá para repovoar com portugueses o exército industrial de reserva. Que é uma espécie de excedente de gado humano que os capitalistas não utilizam, excepto para fazer baixar o valor dos salários e abafar reivindicações salariais: “Vês ali aqueles todos à espera do teu lugar?”. Fazer o dumping salarial. Não gostam? Não tivessem entregue isto ao PSD, que já prometeu aos capitalistas todos os migrantes que eles encomendarem.
Então, já se convenceram que as baterias não levam lítio na forma pura ?
A farsa dos elétricos está nos últimos dias portanto tanto faz.
Adeus baterias.
Deve ser por isso que estão a construir fabricas e refinarias, é para fechar mais depressa.
O que se viu é que das 7 fábricas que já deviam estar de pé, apenas uma em França vai ter luz verde para avançar.
E das 3 fabricas existentes uma delas já foi com os porcos:
https://www.highnorthnews.com/en/financial-struggles-battery-producer-closing-parts-factory-northern-sweden
Óbvio, não há financiamento para todas. Duhhhhh
Não há é vendas que garantam a viabilidade das fábricas.
Nisso até concordo, já que estavam à espera de um bummm, mas a Tesla e byd trocaram-lhes as voltas.
A Tesla? O q é a Tesla perto da China? Um mosquito cd vez mais pequeno eheh
A Tesla é a única que consegue competir com eles.
Pide? A Tesla vendeu “over the world” mais 33% de elektros q a VW. Não me parece grande oxaria.
Obrigado por confirmar…
Confirmar o quê?
Já nem na UE a Tesla consegue vender mais que os Chinos.
Qt mais na CN looolooolool
@JL mas se as refinarias de lítio e baterias são tão boas, porque precisam de financiamento público? os liberais não têm dinheiro para investir? É que assim até eu abro uma empresa. Se o estado me bancar 100% do capital e assumir 100% do prejuízo.
Se o combustível é tão bom, porque precisa de financiamento público ?
Então é abrir.
https://www.imf.org/en/Topics/climate-change/energy-subsidies
Outra vez a meama tanga? É preciso lata, fdx!!!
Os subsídios ao fóssil é para produção de electricidade para elektros!
O combustível rodoviário leva com a talega que é para compensar e sobrar para outras habilidades relacionadas com a ME.
Tanga ? Não entendi ?
Então onde têm a eléctricidade dos eléctricos ali separada, e dos combustíveis também está separada ?
Fala ali em gasóleo e gasolina.
Deixe-se de negação, se não fosse assim não tinha combustíveis tão baratos.
Olhe que não JL olhe que não.
A Europa só está a ficar para trás por inventamos taxinhas. Como a do CO2.
Os combustíveis fósseis não são subsidiados em Portugal, por outro lado, andam estes a financiar os elektros que não pagam impostos.
Olhe que sim, está lá escrito, ou o FMI não sabe o que diz ?
Para trás ? Por acaso está muito à frente, daí toda a gente querer vir para cá morar.
Tanto são que ainda contém uma parte subsidiada, que está a ser tirada gradualmente, depois ainda tem o diesel, que tem um custo de produção superior, maiores emissões por litro e no fim é vendido mais barato que a gasolina, portanto é subsidiado.
Estes não subsidiam eléctricos, já que eléctricos não pagam taxa de carbono nem têm de pagar.
Já vi que andam na mesma missa, daí usarem o mesmo termo “elektros”.
Já agora vejam lá se o padre vos atualizou ou pelo menos voltou a negar o facto:
https ://eco.sapo.pt/2024/09/22/mercedes-com-21-anos-provocou-o-incendio-no-prior-velho/
E quem disse que vendia mais ?
Quem manda é o mercado e os resultados estão a começar a aparecer, vai deixar de dar para disfarçar
Exato, os diesel estão a ir pelos porcos, na Noruega eléctricos já são mais que os a gasolina, na China mais de 50% da venda de novos já são eléctricos, realmente muitos resultados estão a aparecer.
Eléctricos salvo seja. Electrificados com motor a combustão, talvez.
Eléctricos apenas, lá não querem saber de petróleo.
Quem é q bai quer saber de petróleo? A China?
Pois.
Pois? A a China é o segundo maior consumidor de petróleo. Acha que é com meia dúzia de carritos que vai resolver o problema?
Vai reduzir em muito, principalmente nas emissões. Enfim, gente esperta.
Não deixa de ser hipocrisia… A Noruega vende o veneno e vende a cura?
Veneno ? Então anda com um carro que consome veneno e sente-se bem ?