EUA ultrapassam os 5 milhões de instalações solares
Os Estados Unidos da América (EUA) desempenham um papel importante no mundo, por serem uma potência que lidera em várias frentes e, dessa forma, inspira outros países. Num marco histórico, o país ultrapassou os cinco milhões de instalações solares.
Oito anos após terem atingido o seu primeiro milhão, em 2016, os EUA ultrapassaram oficialmente os cinco milhões de instalações solares. Este é, de acordo com os dados divulgados pela Solar Energy Industries Association (SEIA) e pela Wood Mackenzie, um marco significativo na sua transição para a energia limpa.
Além de representar um número relevante, contrasta largamente com as quatro décadas que foram necessárias para atingir o primeiro milhão, desde o primeiro projeto solar ligado à rede em 1973.
A verdade é que os EUA parecem estar a conduzir uma aceleração relevante, no sentido de atingirem os seus objetivos. Desde o início de 2020, mais de metade de todas as instalações solares do país foram ativadas, e mais de 25% foram ativadas desde que a Lei de Redução da Inflação se tornou lei, há 20 meses.
Os painéis solares foram instalados em casas e empresas, e em parques solares à escala dos serviços públicos. O mercado solar dos EUA foi avaliado em 51 mil milhões de dólares em 2023.
Considerando o tamanho dos EUA, cinco milhões de instalações solares pode não parecer muito, mas mostra que o caminho está a ser traçado:
Hoje, 7% das casas na América têm energia solar, e esse número crescerá para mais de 15% das casas nos EUA até 2030.
A energia solar está a tornar-se rapidamente a fonte dominante de eletricidade na rede, permitindo que as comunidades respirem ar mais limpo e tenham vidas mais saudáveis.
Disse Abigail Ross Hopper, presidente e diretora-executiva da SEIA.
"O caminho faz-se caminhando", e o da energia solar é paulatino
O setor residencial representa 97% de todas as instalações solares dos EUA. Este setor tem estabelecido consistentemente novos recordes de instalações anuais ao longo dos últimos anos, atingindo novos máximos durante cinco anos consecutivos e em 10 dos últimos 12 anos.
O crescimento significativo do setor da energia solar residencial pode ser atribuído ao seu valor comprovado como investimento para os proprietários de casas que desejam gerir os seus custos energéticos de forma mais eficaz.
A Califórnia está na vanguarda, com dois milhões de instalações solares, com outros estados estão a registar um rápido crescimento: por exemplo, Illinois, que tinha apenas 2500 instalações solares em 2017, possui agora mais de 87.000; a Flórida viu as suas instalações solares aumentarem de 22.000 em 2017 para 235.000 atualmente.
Até 2030, prevê-se que 22 estados ou territórios ultrapassem as 100.000 instalações solares.
Sendo os EUA um dos motores do mundo, é possível que vejamos esta tendência solar a replicar-se pelo globo.
Imagem: Freepik
Neste artigo: energia solar, EUA, instalações solares, Painéis Solares
Os painéis cada vez são mais eficientes mais baratos, o que a 15 anos precisávamos de 9 anos para ter o retorno hoje em dia em 2 anos está o retorno no bolso, isto é se comprarem vocês os painéis e montarem.
Existe empresas que vem instalar e vendem os painéis com preços de a 10 anos atrás, por 1 painel de 60€ querem 250€.
Quais os melhores preço/qualidade atualmente? E lojas para comprar?
“Os Estados Unidos da América (EUA) desempenham um papel importante no mundo, por serem uma potência que lidera em várias frentes”
Principalmente em criar Guerras, no maior numero de presos a nível mundial (O dobro da China, Russia e Irão juntos), criminalidade, empobrecimento da própria população, etc, etc…
Diz me la quais guerras é que eles criaram?
E claro que têm mais presos são um pais mais civilizado na Russia podes matar 12 gajos e não vais presos
Na Rússia pode haver poucos presos , porque já foram todos mandados para a frente de batalha ….eu vejo vídeos de youtubers que viajam pela Rússia dos dias de hoje e nas discotecas só há mulheres , desesperadas por caçar um homem…onde estão os homens Russos? Agora é uma boa altura para aviar Russsas
Só 5 milhões? Isso é menos do que 2% da população estimada dos EUA (cerca de 331 milhões).
E é por esses 2% que são o exemplo? Brincamos com certeza.