“Estamos muito satisfeitos”: cidade na Noruega diz que autocarros elétricos são um sucesso
Com temperaturas negativas a serem a norma durante o inverno, a cidade de Hammerfest, no extremo norte da Noruega, revelou estar muito satisfeita com os autocarros elétricos da Volvo. De tal forma, que a parceria foi renovada para este ano.
Hoje em dia, a Noruega é um role model para outros países que, como ela, pretendem eletrificar as suas estradas. O caminho começou há vários anos e os frutos estão, agora, a ser colhidos, bem como admirados, com resultados impressionantes em matéria de adoção de carros elétricos.
De facto, apesar da ideia de que os carros elétricos perdem qualidades em contextos de frio, da Noruega já recebemos dados que dizem que os elétricos podem até ser menos problemáticos em condições de frio.
A confirmar que os modelos movidos a bateria podem ser eficientes em condições de frio está a cidade de Hammerfest, na Noruega, situada a 70 graus norte, no interior do Círculo Polar Ártico.
Após uma parceria para a utilização de autocarros elétricos ter funcionado com sucesso durante o inverno do ano passado, a Tide Buss renovou-a nesta segunda temporada.
Estamos muito satisfeitos com os autocarros elétricos da Volvo. Só tivemos uma paragem em que o autocarro ficou sem energia, mas isso deveu-se a uma falha nas nossas próprias rotina. Também recebemos reações positivas da autoridade local, Finnmark. Estamos orgulhosos disso, mas queremos fazer ainda melhor.
Partilhou Trond Inge Hausmann, diretor de Operações da Tide Buss, o operador de transportes públicos da cidade.
No ano passado, a Tide Buss operou nove autocarros Volvo 7900 Electric, numa iniciativa que foi, aparentemente, bem recebida pela cidade.
Como é que uma cidade de frio extremo optou por autocarros elétricos?
Segundo Jan-Helge Sandvåg, diretor técnico da Tide Buss, quando a autoridade local Finnmark lançou o concurso para os serviços de autocarros, "havia uma ponderação substancial nos critérios ambientais que tornava atrativa e vantajosa a oferta de autocarros elétricos".
Depois de ganhar o concurso, a Tide Buss começou a trabalhar no processo de aquisição. Havia, também, outros fatores importantes a considerar, incluindo um bom sistema de pós-venda. Com isto em mente, o operador decidiu juntar-se à Volvo Buses.
Temos uma longa experiência com eles e, na nossa frota de um total de 2450 autocarros, a Volvo Buses é a maior marca individual. Temos autocarros elétricos Volvo em Trondheim desde 2019. Portanto, tínhamos uma boa base quando iniciámos este processo. A Volvo Buses apresentou, também, boas ofertas e soluções.
Explicou Jan-Helge Sandvåg.
Para que a operação fosse um sucesso, a Tide e a Volvo Buses equilibraram vários parâmetros diferentes, procurando garantir a melhor solução possível para as condições climatéricas extremas.
Em Trondheim, por exemplo, os autocarros têm pantógrafos no tejadilho para carregamento rápido em cada terminal, como complemento ao carregamento normal. Por sua vez, em Hammerfest, para satisfazer as exigências climáticas, todo o carregamento tem de ser efetuado durante a noite, além de os autocarros necessitarem de baterias maiores.
A Tide Buss adotou carregadores de alta qualidade, aprovados para temperaturas de -30 graus, que tivessem sido submetidos a testes exaustivos neste tipo de ambiente.
O fornecimento de aquecimento fiável e energeticamente eficiente durante os períodos de muito frio foi, também, alvo de atenção.
O autocarro perde calor muito rapidamente quando as portas estão constantemente abertas, e o aquecedor auxiliar entra em funcionamento a uma temperatura definida. Isto ajuda a garantir que temos capacidade suficiente da bateria durante os períodos de frio e vento.
Esclareceu Jan-Helge Sandvåg.
Os autocarros Volvo 7900 Electric circulam no centro da cidade e nas aldeias vizinhas. Oito deles estão em funcionamento contínuo e o último é um autocarro de reserva. Seis dos autocarros possuem os maiores conjuntos de baterias que a Volvo oferece.
Para a Tide Buss, é evidente que operar autocarros elétricos é uma forma de pensar completamente diferente de operar autocarros a diesel. Por exemplo, algumas das rotas dos autocarros tiveram de ser adaptadas com base na capacidade da bateria. Isto tornou-se claro quando um dos autocarros ficou sem energia.
É importante seguir as rotinas, mas também ajustá-las se for necessário. Estamos a aprender com a prática e tem sido emocionante assumir esta responsabilidade. Também ajuda o facto de termos pessoas muito boas que já estiveram envolvidas nisto antes, se não aqui em Hammerfest, noutros locais do país.
Disse Trond Inge Hausmann, explicando que "o inverno passado mostrou que o funcionamento elétrico é inteiramente possível, mesmo a 70 graus norte". De facto, as entidades envolvidas alegam ter conseguido "ultrapassar condições climatéricas extremas e manter as coisas a funcionar sem problemas".
Acho que a malta não tem noção o quão facil era toda a nossa rede de expresso por exemplo ter esta abordagem, com CCS a 300kwh ou mesmo mais nas simples paragens de 5 a 10 minutos por estação era suficiente para garantir nunca acabar a carga e paragens mais longas nas estações terminais seria o suficiente para fazer ser completamente viavel.
Ambientes extremos e parecem se estar a safar bem com os eléctricos.
Faz todo o sentido a electrificação nos transportes públicos.
As pessoas não querem saber se o autocarro e movido a gasolina ou a peidos querem é chegar a tempo e a horas ao trabalho.
Não temos de esperar que o carro carregue como na viatura particular logo para os passageiros é igual ao litro.
Os particulares também não esperam.
carregamento instantâneo? conta-me mais por favor!
Seja ou não, espera porquê? Não tem mais nada para fazer ? Quando carrega o telemóvel, fica lá a olhar para ele ?
Não, mas continuo a fazer chamadas, ou a brincar.
Já o JL quando o carro carrega continua a fazer a viagem, mas depois acorda e constata que não saiu do sitio.
E pode continuar a fazer chamadas na mesma, ninguém o impede, o resto do carro trabalha.
Mas só fazem viagens grandes ? diga lá quantos kms faz por ano ?
@JL, invejo a tua vida, não há imprevistos não há surpresas ou isso ou és tipo psicopata e levas uma vida que só tu é que contas e o sol gira atua volta.
Nunca te aconteceu ao final do dia normal já com pouca bateria ires a caminho de casa e acontecer um imprevisto e teres a necessidade de ter de carregar o carro num posto público e tiveste que estar à espera para depois seguires viagem.
Dizeres que perdes 20 segundos a ligar o carro é correto mas vais ter de esperar ou fazeres tempo nas compras, no café, ires ao mato largar o castanho, é uma forma romântica de veres a coisa.
Para mim isso é válido quando fazes em casa ao final do dia, fora de casa para mim é ter de esperar, atenção que só vejo grande problema nisso em caso de emergência, e por norma não temos emergências todos os dias.
Eu quando vou às compras por vezes demoro 5 minutos, não tenho por hábito beber café logo se não poder carregar em casa é tempo de espera fora de casa.
Ha tudo isto, mas eu também nunca deixava o depósito acabar.
Claro que aconteceu, mas porque razão havia de deixar pouca carga no veículo para ir para casa ?
Já agora, eu não trabalho todos os dias a 300 KMS de casa.
Não entendi a do Sol e da terra gira à minha volta, isso é algum tipo de tarologia ?
Posso enviar fotos dos tempos que parei para carregar, da ultima vez foram 16 minutos, às 9 da manhã, imagine o que fiz em 16 minutos a essa hora….
Mas já agora, quantas vezes por ano vão para fora de casa e onde ultrapassam a autonomia dos veículos ?
E nesses casos quantas vezes param já com os vossos veículos ?
@Barao não vale a pena argumentar com o JL porque ele não tem imprevistos….
@JL nunca lhe aconteceu chegar ao trabalho e por algum motivo não carregou o carro e tem a bateria num nível habitualmente baixo? É o que eu digo….estudem este gajo.
Não entendeu o sol e a terra giram a sua volta? Pois olhe para si, é só egocêntrico porque acha que todos têm o seu estilo de vida sem imprevistos nem coisas não planeadas.
Dou lhe um exemplo. Fui trabalhar, e estava a contar abastecer á saída do trabalho para ir para casa… Azar dos azares, tive um imprevisto e ir ao hospital…. O que faço? Digo a doença, olha espera aí que tenho que ir carregar o eletrodoméstico. Ou digo ao familiar para esperar porque não tenho carga para chegar até ele.
@Mario, não precisa de mentir, eu disse que tenho imprevistos, mas eu não entendo porque havia de deixar o depósito secar para depois ir abastecer, é coisa que não entendo.
” nunca lhe aconteceu chegar ao trabalho e por algum motivo não carregou o carro e tem a bateria num nível habitualmente baixo?”
Sim aconteceu, meto a carregar, não entendi a duvida.
Não precisa de estudar, ele simplesmente não inventa como vocês querem que ele invente, simples assim ?
D”ou lhe um exemplo. Fui trabalhar, e estava a contar abastecer á saída do trabalho para ir para casa… Azar dos azares, tive um imprevisto e ir ao hospital…. O que faço? Digo a doença, olha espera aí que tenho que ir carregar o eletrodoméstico. Ou digo ao familiar para esperar porque não tenho carga para chegar até ele.”
A diferença começa logo no inicio, eu não preciso estar a contar ir abastecer depois do trabalho, ELE JÁ PODE SAIR ABASTECIDO DO TRABALHO.
Outra diferença é que vivo num pais com hospitais em vários lugares do mesmo e com distancias curtas, vocês devem morar em paises que têm hospitais a 1000 kms de distancia.
E sim, já tive todo esse tipo de situação, e não vejo qual a diferença.
Lá está, você quer ter razão com preconceitos, os eletrodomésticos são usados em casa e não na rua, o seu problema é apenas esse, enquanto não chamar as coisas pelos nomes nunca vai entender e só vai fazer figuras tristes como as que faz aqui.
Segundo o JL é menos de 20 segundos 😀 😀
Tens que estar a par das ultimas aqui da ave rara do pplware.
A uns dias tive uma discussão com ele em que bate o pé e diz que carregar o carro dele é 10 ou 20 segundos já nem sei o que ele disse.
Portanto com ele nem vale a pena
Está certo. 10 ou 20s é o tempo que demora a ligar o cabo no carro e na tomada. Depois, vai dormir. De manhã, mais 10 ou 20s para tirar o cabo e arrumá-lo.
Eu, que não tenho nem vou ter carro eléctrico nos tempos mais próximos (quanto muito electrificado), vi este podcast muito interessante, para os 2 lados da barricada. Só é preciso paciência, pois são 3h: https://www.youtube.com/watch?v=gQTPEooyllI
Que eu perco para carregar sim, nem chega a tanto.
Ou são daqueles que ficam lá a segurar o cabo ?
Isso é mentira, eu disse que é o tempo que gasto para o carregar, se ficam lá a segurar o cabo, isso é teimosia vossa.
E sim, aposto com quem quiser que é esse tempo.
Só de ler o titulo do video fechei logo :”O que não te contam”
Isto é o quê ? uma novela venezuelana ?
Não. Brasileira. Ou do mundo, se assim quiseres. Aparentemente, os VE’s são a última bolacha do pacote, a panaceia para todos os males. Só que há que ter em linha de conta realidades. E é do que o vídeo fala, ou melhor, o entrevistado, representante de uma fabricante de VE’s chinesa (JAC).
De todos os males para quem ? para os que estão ali a dar opinião ? nunca ninguém disse que todos tinham de concordar.
A JAC é uma fabricante também de ICE’s e também não é uma referência no mercado de ve’s. Aliás, ele falam do mercado de carros em geral.
Pelo que pode ouvir, ele está a falar da realidade do pais dele, não fala por todos.
“BMW eléctrica X1 ou X2”
LOOOOOOOOOOOOL
Meti a pergunta dele no google e não apareceu nada, isto em relação aos carregadores de França.
Não. Está a falar no geral, e dá também uma opinião relativa ao Brasil, claro. Faz referência aos EUA, Japão, etc.
Referências que parece que não são verdade.
Ou seja, mais um que está fora da realidade, nem um ve pode descarregar abaixo de 20%. LOOOOOOL
Certo, faz muito mais sentido o estado gastar dinheiro a financiar os veículos eletricos públicos (incluindo TVDEs e taxis) do que financiar veículos particulares através da redução de impostos. Os veículos públicos fazem muito mais kilómetros por ano que o veículo médio e os ganhos ambientais e de saúde são muito maiores.
é pena portugal apostar nos electricos chineses. Embora a volvo seja de capitais chineses..
E a POLESTAR, e a MG,…..
A STELLANTIS comprou parte do capital social de uma empresa chinesa, LEAPMOTOR, para poder comercializar os carros mais económicos e conseguir mais tecnologia para o grupo.
A Noruega é sempre um exemplo para os outros em quase tudo que depois quando implementado noutras culturas não funciona da mesma maneira porque a mentalidade desses países é “opaca”.
É só o país que mais lucra com o petróleo…. É tipo uma certa farmacêutica… Produz o veneno e produz o antídoto.
Em Londres comecaram um sistema novo de autocarros elétricos, onde as paragens fazem de estacao de carregamento.
https://www.bbc.co.uk/news/articles/ckglpvg2ln2o
E podemos no futuro ter estradas “eletrificadas” e carregamento dos carros sem fios enquanto viajam. Tal como nos tlms já temos.
Não há necessedidade disso…
Se tiveres paciência: https://www.youtube.com/watch?v=gQTPEooyllI
Em Portugal temos o metrobus (aka autocarro) do Mondego.
Usa este sistema, ou similar. https://www.metromondego.pt/pt/metrobus
Autocarros made in China, em detrimento de know how e qualidade portuguesa, mata se um comboio que transporta ate 500 pessoas em hora de ponta para um que transporta 130. Parece me uma boa aposta.
Pagos com petróleo. Que hipocrisia.
Também não podemos circular com os Toyotas Land Cruiser 70 no entanto são fabricados em Portugal…
Querias que a produção saísse daqui? xD
espertos queres tu dizer
Alguem que explique a estes senhores Noruegueses que o que lhes paga os eletricos e o bom nivel de vida é o petróleo?
Quem lhes dá dinheiro são os Portugueses e todos os outros povos que adoram petróleo.
Quanto mais petróleo consumimos mais eles ganham.
Não, não é o petróleo, são eles próprios, e os incentivos vêm do mesmo lugar que cá, da taxa de carbono.
Cá também é o petróleo que paga os EV ?
Cá temos uma pseudo taxa de carbono que o sr Montenegro já disse publicamente que era para tapar o buraco do IRS.
Cá somos os que mais pagamos a transição verde face aos outros países. Já foi publicado por aí. Mas o JL vai dizer que é mentira.
No dia em que tenha que optar se come ele ou os filhos logo pensa.
Mas acha que toda a gente nasce em berço de ouro.
Então se é pseudo taxa é porque não a tem.
Paga se quiser, é uma opção sua.
Foi publicado ? Mostre lá então ?
Os meus comem o que querem, e assim até podem comer com maior variedade.
Acha ? Eu não.
Veja noticiários e deixe a sua bolha cor de rosa ás florinhas onde não acontecem imprevistos e onde toda a gente tem um EV como sinal de status. Ah já sei você tbm deve ser daqueles que faz questão que o tratem por engenheiro porque dá status.
Você acha que sim. Já deu mais que provas disso.
Pseudo taxa porque a finalidade dela não é o fim a que se destina. É simplesmente trazer dinheiro para o papão do estado como sempre.
Aliás você é liberal até devia defender o fim destas taxas.
Então e não mostra essas noticias porquê ? está com medo ?
Então quer dizer que os ev são melhores ? já que são sinal de status.
Eu tenho de ser tratado por engenheiro porque sou engenheiro, não fazia era sentido tratarem-me por doutor quando não o sou.
Chama-se trabalhar e estudar, se não o fez agora pode arrepender-se, agora lamentar-se do sucesso dos outros porque ficaram em casa, é apenas ridículo.
A finalidade dela tem o fim que se destina, discorde ou não.
Todas as taxas são para trazer dinheiro ao estado, é assim que ele se financia, com esse dinheiro paga as despesas, enfim, vê-se mesmo que não estudou nada para não saber como funciona uma nação.
Sendo liberal defendo a liberalização, exato.
Ah então é um pavão… Sim porque eu também sou engenheiro e não me pavoneio com o nome… Só mesmo os altivos o fazem.
E deu-me razão agora… trazer dinheiro ao Estado… não é para ser mais amiguinho do ambiente.
Então não entendi, vê alguém a pavonear-se com isso ? (Usando a sua palavra)
Claro que têm de trazer dinheiro ao estado, conhece algum estado que funcione sem dinheiro ? Tem estradas como ? É você que as paga? E escolas ?
Deixe de ser comunista.
Hipócritas!!!! Na Noruega adoptam eletricidade por causa do ambiente, enquanto 20.5% pib de 2025 vem da indústria do petróleo. desde 2000 que o pib norueguês oscila entre 10 e os 35% na indústria do petróleo.
É igual a taxar os agricultores europeus com taxas malucas de carbono, e comprar comida na américa do sul, sem regulamentação praticamente nenhuma e acrescentar o custo monetário e ambiental ao transporte.
Depois é discurso de ódio!!!
Deviam agradecer a eles e aos paises Arabes. Se eles pararem de vender petroleo fica tudo apeado e só andavam a pé.
Hipócritas são aqueles que protestam por venderem algo e depois vão lá comprar regularmente.
E são hipócritas ? portanto se eu for produtor de maças e não quiser comer das minhas maças e sim comer apenas peras, sou hipócrita ? quer dizer que se eu produzir maças, só posso comer maças, é isso ?
Já agora, se eles não o explorarem, como é que você o gasta ?
Claro que pode comer o que quiser. Mas é como se tiver uma farmacêutica. Vende um frasco e fiz….olhem tomem este veneno, mas a seguir vende outro e diz… Se tomarem o veneno tomem este antídoto .
As farmácias vendem veneno ? Onde ?
Pesquise.
Qualquer medicamento é um veneno. Depende da quantidade administrada.
Pesquiso ? porque você não encontrou ?
Portanto não são venenos, são medicamentos, ou o sal e o açúcar também são venenos ?
Uma big pharma vende pesticidas que são colocados nos alimentos, que por sua vez entram na cadeia alimentar, que por sua vez chegam ao seu corpo.
Depois se tiver uma doença, cai num hospital e essa mesma big pharma produz medicamentos que o ajudam a curar…
Para nos matarem, depois vendem os produtos aos marcianos. Loooooll
Com cada ideia mais maluca só visto.
Mas eles não dizem para comprar. Aliás se eles não venderem vai tudo a correr a comprar a outro.
A questão aqui é compra-se a quem?
Á Noruega?
Rússia?
Países árabes?
“tudo é veneno e não é veneno, depende da dose.”
O petróleo não é só utilizado nos combustíveis.
Não estou a ver qual é o problema o meu avô era pastor de ovelhas e eu odeio comer borrego, adivinha, não compro borrego, problema resolvido.
Se há quem compre e eles têm para vender, não são como nós os tugas, que queres fazer vida de ricos mas depois não queres fazer exploração de petróleo nas nossas costas ou a exploração de lítio.
Exato, os portugueses são sim hipócritas, até contra a prospecção foram, mas vir de outros locais já é na boa.
Mais um que acha que o petróleo só é usado nos combustíveis.
Trás um casaco ou roupa com poliéster e fiz que são 100% algodão.
«…“Estamos muito satisfeitos”: cidade na Noruega diz que autocarros elétricos são um sucesso…»
Pois claro que estão satisfeitos e é um sucesso, o Reino da Noruega é o 12º país produtor de petróleo a nível mundial, sem os combustíveis fósseis as viaturas eléctricas (ou a pilhas, como quiserem chamar) não funcionam nem andam.
99% da electricidade é gerada por renovaveis, não funcionam sem combustíveis fósseis porque??
A energia eléctrica da Noruega provém de fontes renováveis, fundamentalmente hídrica.
https://www.dadosmundiais.com/europa/noruega/orcamento-energia.php
Então mas não entendi, eles não podem vender o que têm para outros poderem usar como você ?
Eles só têm 167 viaturas a pilhas em todo o pais, ainda à dias estava aqui um artigo com isso.
Só uma curiosidade, qual será a % de pessoas que necessitam de utilizar autocarro na Noruega em pleno inverno, lá o teletrabalho é normal principalmente nos meses de inverno :). 🙂
Lá não se trabalha no Inverno ?
Os eléctricos vieram mesmo para mudar tudo, até já deixam de viver no inverno.
Se eles estão satisfeitos, imagina os utilizadores da Transtejo…
Segundo o JL os navios não funcionam porque os pilotos dos barcos não sabem andar com eles.
Então ainda não se fartou de ser ridículo ?
Ainda não percebeu que o ridículo aqui é você de tão fanático que é com os elektros.
Já viu o que fizeram á herdade da torre bela para alimentar o seu belo Elektro. Arrasar floresta para meter paineis?
Mas o fanático é você, não se deu conta que está num artigo sobre autocarros elétricos ?
Se queria informar, informava, metia a informação e não fazia essa figura ridícula de fanático.
E como alimenta o seu telefone e casa , até para vir aqui ? o que isso tem a ver ?
Está a ver como não consegue ser mais ridículo e fanático.
Mas eles não funcionam ?
Se pesquisar vê que têm dado problemas. E são tão bons a ser abastecidos por geradores a gasóleo.
Então mostre lá os problemas que têm ? com links.
Então mas afinal primeiro era Torre Bela e agora já são alimentados a gasóleo ? você decida-se.
https ://poligrafo.sapo.pt/fact-check/navios-eletricos-da-transtejo-estao-a-ser-carregados-por-geradores-a-gasoleo/
Mas isso é um problema da tecnologia ou de quem fez a logística do projecto ?
Muito bons eram os autocarros da Rodoviária Nacional dos anos 80… o ruído, aquele cheirinho a gasóleo e a embraiagem queimada. Cada viagem era uma aventura. https://vignette1.wikia.nocookie.net/rnacional/images/f/f8/RN2143.jpg/revision/latest?cb=20140510065741&path-prefix=pt
Nem sei como é que eles na altura já não tinham carroçarias irizar com ar condicionado. Malvados.
Não gostava de estar perto de um desses kamikazes, quando decidem começar a rebentar..
E nunca se sabe quando vai ser, gostava de questionar os niveis de adrenalina da malta que anda nisso, ou por um motivo ou outro fica perto deles..
Estes não são a combustão, fique descansada.
Sim, deve ser diferente de andar em autocarros superdesportivos.
“O caminho começou há vários anos e os frutos estão, agora, a ser colhidos, bem como admirados, com resultados impressionantes em matéria de adoção de carros elétricos…”
É só para avisar que o mercado já de si minúsculo de venda de carros novos carros na Noruega, ainda conseguiu encolher mais 3% em 2023. E 2024 tb não augura nada de bom.
“…já recebemos dados que dizem que os elétricos podem até ser menos problemáticos em condições de frio…”
Que o digam os desgraçados de Chicago que com simples -20c⁰ ficaram apeados.
Incrível, como ainda vendem 3%
Em Chicago nada teve a ver com os carros, mas sim com os carregadores, o mesmo.problema que afetou as bombas de combustível que congelaram.
Sim, simples -20C coisa pouca, por cá chegamos a ter -40C.
JL, não é bem assim. Com o frio intenso, os carros perdem muita autonomia. Logicamente, têm de ir mais vezes aos carregadores, causando filas de espera. Para além disso, se a rede não aguentar o carregamento rápido de muitos carros em simultâneo, a potência de carregamento tem de ser reduzida, ficando cada veículo mais tempo em carregamento e, consequentemente, aumentando o tempo de espera de quem quer carregar. Ver notícia aqui: https://www.nbcchicago.com/news/local/electric-vehicle-owners-face-huge-challenges-amid-chicago-cold-snap/3328085/
Perdem igual aos a combustão, não há diferença disso.
Portanto o problema foi dos carregadores, e principalmente das pessoas, metiam o carro a precondicionar a bateria e tinham o problema resolvido, já os outros tiveram de ir embora ou ficar a pé, porque as bombas não descongelaram.
Com o frio extremo os carros a combustão transforma-se em carros elétricos… porque os donos colocam tapetes elétricos durante a noite para eles não congelarem.
Exato, passam a noite ligados à corrente, depois ainda falam dos eléctricos a carregar de noite, os a combustão abastecem de dia e carregam de noite, ou seja, aquecem…