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“Estamos muito satisfeitos”: cidade na Noruega diz que autocarros elétricos são um sucesso

                                    
                                

Autor: Ana Sofia Neto


  1. rui says:

    Acho que a malta não tem noção o quão facil era toda a nossa rede de expresso por exemplo ter esta abordagem, com CCS a 300kwh ou mesmo mais nas simples paragens de 5 a 10 minutos por estação era suficiente para garantir nunca acabar a carga e paragens mais longas nas estações terminais seria o suficiente para fazer ser completamente viavel.

  2. Rodrigo says:

    Ambientes extremos e parecem se estar a safar bem com os eléctricos.

  3. B@rão+Vermelho says:

    Faz todo o sentido a electrificação nos transportes públicos.
    As pessoas não querem saber se o autocarro e movido a gasolina ou a peidos querem é chegar a tempo e a horas ao trabalho.
    Não temos de esperar que o carro carregue como na viatura particular logo para os passageiros é igual ao litro.

    • JL says:

      Os particulares também não esperam.

      • maxim says:

        carregamento instantâneo? conta-me mais por favor!

        • JL says:

          Seja ou não, espera porquê? Não tem mais nada para fazer ? Quando carrega o telemóvel, fica lá a olhar para ele ?

          • Jakim+Zé says:

            Não, mas continuo a fazer chamadas, ou a brincar.
            Já o JL quando o carro carrega continua a fazer a viagem, mas depois acorda e constata que não saiu do sitio.

          • JL says:

            E pode continuar a fazer chamadas na mesma, ninguém o impede, o resto do carro trabalha.

            Mas só fazem viagens grandes ? diga lá quantos kms faz por ano ?

          • B@rão+Vermelho says:

            @JL, invejo a tua vida, não há imprevistos não há surpresas ou isso ou és tipo psicopata e levas uma vida que só tu é que contas e o sol gira atua volta.
            Nunca te aconteceu ao final do dia normal já com pouca bateria ires a caminho de casa e acontecer um imprevisto e teres a necessidade de ter de carregar o carro num posto público e tiveste que estar à espera para depois seguires viagem.
            Dizeres que perdes 20 segundos a ligar o carro é correto mas vais ter de esperar ou fazeres tempo nas compras, no café, ires ao mato largar o castanho, é uma forma romântica de veres a coisa.
            Para mim isso é válido quando fazes em casa ao final do dia, fora de casa para mim é ter de esperar, atenção que só vejo grande problema nisso em caso de emergência, e por norma não temos emergências todos os dias.
            Eu quando vou às compras por vezes demoro 5 minutos, não tenho por hábito beber café logo se não poder carregar em casa é tempo de espera fora de casa.

          • JL says:

            Ha tudo isto, mas eu também nunca deixava o depósito acabar.

            Claro que aconteceu, mas porque razão havia de deixar pouca carga no veículo para ir para casa ?

            Já agora, eu não trabalho todos os dias a 300 KMS de casa.

            Não entendi a do Sol e da terra gira à minha volta, isso é algum tipo de tarologia ?

            Posso enviar fotos dos tempos que parei para carregar, da ultima vez foram 16 minutos, às 9 da manhã, imagine o que fiz em 16 minutos a essa hora….

            Mas já agora, quantas vezes por ano vão para fora de casa e onde ultrapassam a autonomia dos veículos ?

            E nesses casos quantas vezes param já com os vossos veículos ?

          • Mário2 says:

            @Barao não vale a pena argumentar com o JL porque ele não tem imprevistos….
            @JL nunca lhe aconteceu chegar ao trabalho e por algum motivo não carregou o carro e tem a bateria num nível habitualmente baixo? É o que eu digo….estudem este gajo.
            Não entendeu o sol e a terra giram a sua volta? Pois olhe para si, é só egocêntrico porque acha que todos têm o seu estilo de vida sem imprevistos nem coisas não planeadas.

            Dou lhe um exemplo. Fui trabalhar, e estava a contar abastecer á saída do trabalho para ir para casa… Azar dos azares, tive um imprevisto e ir ao hospital…. O que faço? Digo a doença, olha espera aí que tenho que ir carregar o eletrodoméstico. Ou digo ao familiar para esperar porque não tenho carga para chegar até ele.

          • JL says:

            @Mario, não precisa de mentir, eu disse que tenho imprevistos, mas eu não entendo porque havia de deixar o depósito secar para depois ir abastecer, é coisa que não entendo.

            ” nunca lhe aconteceu chegar ao trabalho e por algum motivo não carregou o carro e tem a bateria num nível habitualmente baixo?”

            Sim aconteceu, meto a carregar, não entendi a duvida.

            Não precisa de estudar, ele simplesmente não inventa como vocês querem que ele invente, simples assim ?

            D”ou lhe um exemplo. Fui trabalhar, e estava a contar abastecer á saída do trabalho para ir para casa… Azar dos azares, tive um imprevisto e ir ao hospital…. O que faço? Digo a doença, olha espera aí que tenho que ir carregar o eletrodoméstico. Ou digo ao familiar para esperar porque não tenho carga para chegar até ele.”

            A diferença começa logo no inicio, eu não preciso estar a contar ir abastecer depois do trabalho, ELE JÁ PODE SAIR ABASTECIDO DO TRABALHO.

            Outra diferença é que vivo num pais com hospitais em vários lugares do mesmo e com distancias curtas, vocês devem morar em paises que têm hospitais a 1000 kms de distancia.

            E sim, já tive todo esse tipo de situação, e não vejo qual a diferença.

            Lá está, você quer ter razão com preconceitos, os eletrodomésticos são usados em casa e não na rua, o seu problema é apenas esse, enquanto não chamar as coisas pelos nomes nunca vai entender e só vai fazer figuras tristes como as que faz aqui.

        • Fusion says:

          Segundo o JL é menos de 20 segundos 😀 😀

          Tens que estar a par das ultimas aqui da ave rara do pplware.

          A uns dias tive uma discussão com ele em que bate o pé e diz que carregar o carro dele é 10 ou 20 segundos já nem sei o que ele disse.

          Portanto com ele nem vale a pena

          • GM says:

            Está certo. 10 ou 20s é o tempo que demora a ligar o cabo no carro e na tomada. Depois, vai dormir. De manhã, mais 10 ou 20s para tirar o cabo e arrumá-lo.
            Eu, que não tenho nem vou ter carro eléctrico nos tempos mais próximos (quanto muito electrificado), vi este podcast muito interessante, para os 2 lados da barricada. Só é preciso paciência, pois são 3h: https://www.youtube.com/watch?v=gQTPEooyllI

          • JL says:

            Que eu perco para carregar sim, nem chega a tanto.

            Ou são daqueles que ficam lá a segurar o cabo ?

            Isso é mentira, eu disse que é o tempo que gasto para o carregar, se ficam lá a segurar o cabo, isso é teimosia vossa.

            E sim, aposto com quem quiser que é esse tempo.

          • JL says:

            Só de ler o titulo do video fechei logo :”O que não te contam”

            Isto é o quê ? uma novela venezuelana ?

          • GM says:

            Não. Brasileira. Ou do mundo, se assim quiseres. Aparentemente, os VE’s são a última bolacha do pacote, a panaceia para todos os males. Só que há que ter em linha de conta realidades. E é do que o vídeo fala, ou melhor, o entrevistado, representante de uma fabricante de VE’s chinesa (JAC).

          • JL says:

            De todos os males para quem ? para os que estão ali a dar opinião ? nunca ninguém disse que todos tinham de concordar.

            A JAC é uma fabricante também de ICE’s e também não é uma referência no mercado de ve’s. Aliás, ele falam do mercado de carros em geral.

            Pelo que pode ouvir, ele está a falar da realidade do pais dele, não fala por todos.

          • JL says:

            “BMW eléctrica X1 ou X2”

            LOOOOOOOOOOOOL

          • JL says:

            Meti a pergunta dele no google e não apareceu nada, isto em relação aos carregadores de França.

          • GM says:

            Não. Está a falar no geral, e dá também uma opinião relativa ao Brasil, claro. Faz referência aos EUA, Japão, etc.

          • JL says:

            Referências que parece que não são verdade.

            Ou seja, mais um que está fora da realidade, nem um ve pode descarregar abaixo de 20%. LOOOOOOL

    • PedroE says:

      Certo, faz muito mais sentido o estado gastar dinheiro a financiar os veículos eletricos públicos (incluindo TVDEs e taxis) do que financiar veículos particulares através da redução de impostos. Os veículos públicos fazem muito mais kilómetros por ano que o veículo médio e os ganhos ambientais e de saúde são muito maiores.

  4. Dude says:

    é pena portugal apostar nos electricos chineses. Embora a volvo seja de capitais chineses..

    • GM says:

      E a POLESTAR, e a MG,…..
      A STELLANTIS comprou parte do capital social de uma empresa chinesa, LEAPMOTOR, para poder comercializar os carros mais económicos e conseguir mais tecnologia para o grupo.

  5. maxapadajá says:

    A Noruega é sempre um exemplo para os outros em quase tudo que depois quando implementado noutras culturas não funciona da mesma maneira porque a mentalidade desses países é “opaca”.

  6. Toni da Adega says:

    Em Londres comecaram um sistema novo de autocarros elétricos, onde as paragens fazem de estacao de carregamento.
    https://www.bbc.co.uk/news/articles/ckglpvg2ln2o

  7. TheD says:

    Em Portugal temos o metrobus (aka autocarro) do Mondego.
    Usa este sistema, ou similar. https://www.metromondego.pt/pt/metrobus

    • Mário2 says:

      Autocarros made in China, em detrimento de know how e qualidade portuguesa, mata se um comboio que transporta ate 500 pessoas em hora de ponta para um que transporta 130. Parece me uma boa aposta.

  8. zaorapk says:

    Pagos com petróleo. Que hipocrisia.

  9. Samuel says:

    Alguem que explique a estes senhores Noruegueses que o que lhes paga os eletricos e o bom nivel de vida é o petróleo?

    • Toni da Adega says:

      Quem lhes dá dinheiro são os Portugueses e todos os outros povos que adoram petróleo.
      Quanto mais petróleo consumimos mais eles ganham.

    • JL says:

      Não, não é o petróleo, são eles próprios, e os incentivos vêm do mesmo lugar que cá, da taxa de carbono.

      Cá também é o petróleo que paga os EV ?

      • Mário2 says:

        Cá temos uma pseudo taxa de carbono que o sr Montenegro já disse publicamente que era para tapar o buraco do IRS.
        Cá somos os que mais pagamos a transição verde face aos outros países. Já foi publicado por aí. Mas o JL vai dizer que é mentira.

        No dia em que tenha que optar se come ele ou os filhos logo pensa.
        Mas acha que toda a gente nasce em berço de ouro.

        • JL says:

          Então se é pseudo taxa é porque não a tem.

          Paga se quiser, é uma opção sua.

          Foi publicado ? Mostre lá então ?

          Os meus comem o que querem, e assim até podem comer com maior variedade.

          Acha ? Eu não.

          • Mário2 says:

            Veja noticiários e deixe a sua bolha cor de rosa ás florinhas onde não acontecem imprevistos e onde toda a gente tem um EV como sinal de status. Ah já sei você tbm deve ser daqueles que faz questão que o tratem por engenheiro porque dá status.
            Você acha que sim. Já deu mais que provas disso.

          • Mário2 says:

            Pseudo taxa porque a finalidade dela não é o fim a que se destina. É simplesmente trazer dinheiro para o papão do estado como sempre.
            Aliás você é liberal até devia defender o fim destas taxas.

          • JL says:

            Então e não mostra essas noticias porquê ? está com medo ?

            Então quer dizer que os ev são melhores ? já que são sinal de status.

            Eu tenho de ser tratado por engenheiro porque sou engenheiro, não fazia era sentido tratarem-me por doutor quando não o sou.

            Chama-se trabalhar e estudar, se não o fez agora pode arrepender-se, agora lamentar-se do sucesso dos outros porque ficaram em casa, é apenas ridículo.

            A finalidade dela tem o fim que se destina, discorde ou não.

            Todas as taxas são para trazer dinheiro ao estado, é assim que ele se financia, com esse dinheiro paga as despesas, enfim, vê-se mesmo que não estudou nada para não saber como funciona uma nação.

            Sendo liberal defendo a liberalização, exato.

          • Mario2 says:

            Ah então é um pavão… Sim porque eu também sou engenheiro e não me pavoneio com o nome… Só mesmo os altivos o fazem.
            E deu-me razão agora… trazer dinheiro ao Estado… não é para ser mais amiguinho do ambiente.

          • JL says:

            Então não entendi, vê alguém a pavonear-se com isso ? (Usando a sua palavra)

            Claro que têm de trazer dinheiro ao estado, conhece algum estado que funcione sem dinheiro ? Tem estradas como ? É você que as paga? E escolas ?

            Deixe de ser comunista.

  10. Helio says:

    Hipócritas!!!! Na Noruega adoptam eletricidade por causa do ambiente, enquanto 20.5% pib de 2025 vem da indústria do petróleo. desde 2000 que o pib norueguês oscila entre 10 e os 35% na indústria do petróleo.
    É igual a taxar os agricultores europeus com taxas malucas de carbono, e comprar comida na américa do sul, sem regulamentação praticamente nenhuma e acrescentar o custo monetário e ambiental ao transporte.

    Depois é discurso de ódio!!!

    • Toni da Adega says:

      Deviam agradecer a eles e aos paises Arabes. Se eles pararem de vender petroleo fica tudo apeado e só andavam a pé.

      Hipócritas são aqueles que protestam por venderem algo e depois vão lá comprar regularmente.

    • JL says:

      E são hipócritas ? portanto se eu for produtor de maças e não quiser comer das minhas maças e sim comer apenas peras, sou hipócrita ? quer dizer que se eu produzir maças, só posso comer maças, é isso ?

      Já agora, se eles não o explorarem, como é que você o gasta ?

      • Mário2 says:

        Claro que pode comer o que quiser. Mas é como se tiver uma farmacêutica. Vende um frasco e fiz….olhem tomem este veneno, mas a seguir vende outro e diz… Se tomarem o veneno tomem este antídoto .

      • B@rão+Vermelho says:

        O petróleo não é só utilizado nos combustíveis.
        Não estou a ver qual é o problema o meu avô era pastor de ovelhas e eu odeio comer borrego, adivinha, não compro borrego, problema resolvido.
        Se há quem compre e eles têm para vender, não são como nós os tugas, que queres fazer vida de ricos mas depois não queres fazer exploração de petróleo nas nossas costas ou a exploração de lítio.

  11. Figueiredo says:

    «…“Estamos muito satisfeitos”: cidade na Noruega diz que autocarros elétricos são um sucesso…»

    Pois claro que estão satisfeitos e é um sucesso, o Reino da Noruega é o 12º país produtor de petróleo a nível mundial, sem os combustíveis fósseis as viaturas eléctricas (ou a pilhas, como quiserem chamar) não funcionam nem andam.

  12. Manuel says:

    Se eles estão satisfeitos, imagina os utilizadores da Transtejo…

  13. AL says:

    Muito bons eram os autocarros da Rodoviária Nacional dos anos 80… o ruído, aquele cheirinho a gasóleo e a embraiagem queimada. Cada viagem era uma aventura. https://vignette1.wikia.nocookie.net/rnacional/images/f/f8/RN2143.jpg/revision/latest?cb=20140510065741&path-prefix=pt

  14. Manuela says:

    Não gostava de estar perto de um desses kamikazes, quando decidem começar a rebentar..
    E nunca se sabe quando vai ser, gostava de questionar os niveis de adrenalina da malta que anda nisso, ou por um motivo ou outro fica perto deles..

  15. Yamahia says:

    “O caminho começou há vários anos e os frutos estão, agora, a ser colhidos, bem como admirados, com resultados impressionantes em matéria de adoção de carros elétricos…”
    É só para avisar que o mercado já de si minúsculo de venda de carros novos carros na Noruega, ainda conseguiu encolher mais 3% em 2023. E 2024 tb não augura nada de bom.

    “…já recebemos dados que dizem que os elétricos podem até ser menos problemáticos em condições de frio…”
    Que o digam os desgraçados de Chicago que com simples -20c⁰ ficaram apeados.

    • JL says:

      Incrível, como ainda vendem 3%

      Em Chicago nada teve a ver com os carros, mas sim com os carregadores, o mesmo.problema que afetou as bombas de combustível que congelaram.

      Sim, simples -20C coisa pouca, por cá chegamos a ter -40C.

      • AL says:

        JL, não é bem assim. Com o frio intenso, os carros perdem muita autonomia. Logicamente, têm de ir mais vezes aos carregadores, causando filas de espera. Para além disso, se a rede não aguentar o carregamento rápido de muitos carros em simultâneo, a potência de carregamento tem de ser reduzida, ficando cada veículo mais tempo em carregamento e, consequentemente, aumentando o tempo de espera de quem quer carregar. Ver notícia aqui: https://www.nbcchicago.com/news/local/electric-vehicle-owners-face-huge-challenges-amid-chicago-cold-snap/3328085/

        • JL says:

          Perdem igual aos a combustão, não há diferença disso.

          Portanto o problema foi dos carregadores, e principalmente das pessoas, metiam o carro a precondicionar a bateria e tinham o problema resolvido, já os outros tiveram de ir embora ou ficar a pé, porque as bombas não descongelaram.

        • Realista says:

          Com o frio extremo os carros a combustão transforma-se em carros elétricos… porque os donos colocam tapetes elétricos durante a noite para eles não congelarem.

          • JL says:

            Exato, passam a noite ligados à corrente, depois ainda falam dos eléctricos a carregar de noite, os a combustão abastecem de dia e carregam de noite, ou seja, aquecem…

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