Esta é a “melhor altura” para comprar um carro elétrico usado
Apesar de serem relativamente recentes, quando comparados com os carros com motor de combustão interna, os carros elétricos já enchem as medidas a muitos consumidores. Para aqueles cujo entrave reside no preço, saibam que "nunca houve melhor altura" para comprar um carro elétrico usado.
De acordo com Chris Plumb, especialista em carros elétricos da empresa Cap HPI, especializada em avaliação de veículos, alguns modelos a bateria já "não podem ficar mais baratos".
Ao Autocar, o especialista da Cap HPI disse que o preço de venda ao público de um automóvel elétrico com três anos é, atualmente, 8,5% inferior ao de um veículo equivalente a gasolina ou diesel. Para os veículos com quatro anos, a diferença aumenta para 14%.
Segundo o especialista, atualmente, os carros elétricos usados são significativamente mais acessíveis do que os seus equivalentes com motor de combustão interna. Afinal, os valores associados aos primeiros caíram para metade, desde setembro de 2022, independentemente da sua idade ou quilometragem.
Conforme partilhado por Chris Plumb, este é o resultado da oferta e da procura, uma vez que a participação dos elétricos no mercado de carros novos disparou durante a pandemia. Agora, como muitos desses carros a saírem das frotas das empresas e dos acordos de financiamento, a oferta de modelos em segunda mão está a aumentar.
Todos os meses estamos a estabelecer novos recordes nos volumes mensais [de carros elétricos] que estão a entrar no mercado, o que não é uma surpresa, porque tudo remonta aos registos de automóveis novos de há três ou quatro anos.
O especialista disse, ao mesmo órgão de comunicação social, que a queda nos preços dos usados pode, também, ser atribuída aos incentivos oferecidos pelas fabricantes na compra de carros elétricos novos.
Descontos nos carros novos, condições de financiamento preferíveis, por vezes um carregador gratuito incluído no pacote... quando se olha para a oferta de novos em comparação com os produtos quase novos ou as ofertas de usados, a nova oferta parece por vezes muito mais atrativa.
Na sua perspetiva, "nunca houve uma melhor altura para comprar um carro elétrico, devido aos descontos que estamos a ver nos carros novos e à boa relação qualidade/preço que os usados oferecem".
Mais do que isso, "alguns destes veículos não podem ficar mais baratos, por isso, é possível que o seu valor aumente com o tempo, à medida que a procura dos consumidores aumenta".
Enquanto isso, na China pela primeira vez venderam-se mais carros elétricos e eletrificados que carros a combustão…
Na UE tb, tirando o facto da maioria serem electricados e portanto a combustão e não elektros.
Estranho, porque os híbridos quando incendeiam já são considerado elétricos…
#DualidadeDeCritérios
Todos os carros têm bateria.
Os carros que usam sistema de manivela não possuem bateria. 🙂
São combustão envenenados.
E no entanto são os que não possuem eletrificação que mais ardem…
Porque são muito menos e andam cá há muito menos tempo!
Não inventassem.
Se ha mais elétricos a serem fabricados o que querias? Já parece aquelas notícias por aqui a dizer que já se vende mais elétricos que carros a disel quando a maioria das marcas já abandonou o diesel, é óbvio que os elétricos vão vender mais.
Abandonou os diesel porque não vendiam.
Vendem pois e em PT mais q nunca.
Se vendessem não abandonavam, até porque os incentivos reduziram e as vendas foram por aí abaixo.
Os segmentos abandonados foram os q ficaram demasiado caros por causa das normas EURO e
A UE prefere mastodotes a gastar 8 a 20 do que carros pequenos a gastar 2 a 4. É a grande lição a extrair das políticas anti poluição. Apesar disso continua a entrar mais Diesel em PT do q qq outra alternativa. A maior parte dos 100mil importados ano são Diesel, o grave é q já chegam com uma certa idade a PT. PT que ainda consegue ser mais estúpida neste tema q a própria UE ao taxar de forma desproporcional a CC.
DE qq forma novos a UE continua a vender mais Diesel q elektros. Um dia eles vão cá chegar quando a martelada sobre a CC já não for tão violenta. Ou seja quando já estiverem bem usados e com uns bons aninhos em cima.
Ao tempo que ando aqui a dizer isso.
Se um eléctrico usado com três anos é mais barato do que o equivalente ICE com mesmos três anos (que por sua vez em novo era mais barato do que o eléctrico equivalente) pode dar que pensar ao hipotético comprador interessado. Faz uma compra que pode ser interessante, mas se estiver a pensar vender ao fim de não muito tempo, vai ficar a achar que leva grande tombo… e que vantagem na compra se esfuma na venda…
Aamélias serão sempre Amélias
eheh
Epah fiz alta negocio com um elétrico, compro por 10 000, daqui por 5 anos vale 2000, mas foi um bom negócio.
O meu diesel foi comprado em 2018 por 15 000€, vendido em 2024 por 11 500€ com 10x mais quilometros que tinha quando o comprei…. para mim é que foi bom negócio.
Até parece verdade.
Não parece, infelizmente é a pura das verdades, por isso é que quem tem dois neurônios já viu isso e simplesmente compara um veiculo elétrico a um mero eletrodoméstico que é caro, desvaloriza e desatualiza-se rapidamente…
Aqui quanto a factos não há argumentos, podes agora vir deixar a tua verborreia a tentar provar o contrario…
Não preciso de provar nada, tal como os seus clones fanáticos não conseguem provar.
O JL é da familia do Cavaco Silva quando dizia… “nunca me engano e raramente tenho dúvidas”.
Quer ver a fatura? Eu envio. Ao contrário de si que não dá provas de nada a não ser mandar postas e destilar fanatismo de elétricos…
Já agora meti uma placa na minha rua a dizer ” gasoil = treta, elektros = futuro” só para o satisfazer.
E já agora… também liguei para a EDP a ralhar com eles porque ligaram as centrais a gás para produzir energia e disse-lhes que um conhecido dos fóruns ficava xateado por estarem a queimar gás.
Onde disse que não me engano.
Já repararam que andam todos no trabalho errado ?
Força, venha ela.
O fanático aqui é você, já alguém aqui a defender algo que nada tem a ver com o tópico, chama nomes as pessoas, assume-se pela voz de todos, e ainda chama fanáticos aos outros, é preciso ser fanático.
As centrais a gás já estao ligadas há anos.
10 x mais quilómetros claro….
E ainda andam aí umas Amélia a insistir que não desvalorizam.
A exceção são veículos que não desvalorizam, em regra todos perdem muito valor.
Eu que não compro carro novo mas VE só vou comprar novo
Não és só tu, porque achas que os VE desvalorizam muito?
Basta ver que a maioria desconhece os veículos elétricos.
Aliás existe gente aqui a dizer que as baterias só duram 4 anos, quando tens fabricantes no mínimo a dar 8 de garantia.
Muitos dos receio infundado vem dos mitos, e hoje sabendo do que sei, até tinha comprado usado porque em vez de bom negócio tinha feito um negócio da minha vida.
Porque eles baixaram de preço em novos.
Por claro que baixam por isso é que eles estão em saldos… até admira não teres já comprado uma frota, mas espera, não passas de uma fraude que aqui anda a melgar todos com o teu pesudo fanatismo, mas já nos habituaste hás tuas piadas que já nem ligamos, gozamos contigo, o assunto do topico já nem interessa…
Outra vez um clone, mas afinal quantos clones já criou ?
O fanático aqui é sempre o mesmo, ao que parece usa vários Nicks.
Diga antes que não já não liga, porque é apenas 1, sempre o mesmo.
Se não lhe interessa o que está aqui a fazer ?
Obrigado por essa força..
Não JL, há muitos fanáticos, sendo que tu és um deles. É um facto.
Dizeres que são todos a mesma pessoa ainda te faz parecer mais maluco LOLOL
Sou fanático porque ?
Se você seguisse esta pessoa, já sabia que cada vez que vem aqui, mete um nick diferente, portanto o maluco e negacionista aqui é você, até já foi acusado pelos moderadores.
Negacionista? Maluco? Acusado pelos moderadores?
LOOOOL
Estás a falar de quê? Explica-te, uma vez na vida, já que sempre que peço explicações foges ao assunto.
(e sim, contando os teus comentários és claramente o maior fanático que por aqui anda)
Sim, foi, se não sabe procure.
Está lá explicado, só precisa de ler 3 vezes, no mínimo..
Prove que sou fanático !
Explicado onde? Justifica aldrabão.
Provar o quê? Centenas de comentários ofendido com anónimos? LOOOL ninguém precisa de explicações. Está aos olhos de quem quer ver. Não são um nem dois nem cinco que dizem JL. Acorda.
Agora se faz favor justifica o que afirmaste antes que te volte a chamar mentiroso compulsivo. Repito: POR FAVOR…
As centenas de comentários são seus, aldrabão.
Alguns precisão de explicações, já você não, porque mesmo explicando não entende.
Então quantos são ? Se um disser várias vezes conta quantos ?
Pode chamar as vezes que quiser, não vai mudar nada.
Ok, então não provou nada. Normal para os aldrabões, afirmam aqui que não conseguem provar.
Há 7 correspondências ao meu nome e 33 ao teu. Sendo que neste post em particular já me estiquei mais que o habitual conclui-se que, para variar, estás a mentir. ALDRABÃO LOLOL Ganha vergonha na cara.
Portanto o aldrabão viu-se quem foi, primeiro eram centenas, agora já são dezenas.
Como sempre nota-se quem inventa e mente.
Gabo-te a paciência @Hugo… em tentar discutir com uma parede…
Obrigado pelo seu apoio incondicional!!! Lool
Não é apoio JL, quanto muito considera-o “ajuda” LOL
E agradecia que justificasses o que disseste anteriormente.
“o maluco e negacionista aqui é você, até já foi acusado pelos moderadores.”
Já o pedi mais que uma vez e até por favor.
Justifica, se faz favor, ou será apenas mais um prego no estatuto de MENTIROSO.
Já não se lembra de um moderador lhe pedir para parar com a sua perseguição ? eu lembro-me bem, até lhe apagaram alguns posts, é fácil saber que isso aconteceu, porque recebi o email do novo post mas ele não apareceu aqui.
https://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa/apoio
“3. ajuda moral ou material; proteção; auxílio”
Lol também para si.
Sim lembro dessa conversa mas o que tem isso a ver com ser acusado de maluco e negacionista lOOL
MENTIROSO. Ganha vergonha na cara miúdo.
PS: essa conversa foi para ambos os intervenientes da conversa…aliás houve uma pessoa que assumiu que aquilo não era sequer assunto para tanta conversa e afirmou que os posts deveriam ser todos apagados.
E não…não foste tu. Fui EU que o disse. Tu continuas a achar que tens razão e és dono da verdade LOL Cura-te…..e agora, estando esclarecido que voltaste a fazer afirmações falsas, ou seja, MENTIR….tem um bom dia.
E digo-te mais:
“pedir para parar com a sua perseguição” Isto NUNCA foi dito. Mais uma mentira. Haja orgulho em ser aldrabão LOLOL
Foi dito por outras palavras que você não deve ter entendido, como sempre.
Haja orgulho em não admitir que é aldrabão.
Prova-o POR FAVOR.
Ando-te a pedir demasiadas vezes explicações.
NUCA me provaste que eu tenha mentido, já de ti não posso dizer o mesmo.
Força…faz-te um homem. Se calhar não entendi mesmo. Prova-o…MENTIROSO.
Ah, agora já se lembra, portanto quem mentiu ?
Sim, essa pessoa foi você, já que mentiu tanto que queria que os posts fossem apagados, quem não deve não teme, mentiroso.
Ah, claro, os outros é que são falsos e donos da verdade.ahahaha
Cure-se, que isso pode leva-lo a uma depressão, como até penso que já esteja nela.
Já te disse para ires buscar o post. Foi o que eu fiz da última vez que “tentaste” mentir e enfiei-te a transcrição na tromba 🙂
Vai buscar tu agora o post onde dizem isso e vais ver que essa história de “disseram por outras palavras” é mais uma mentira tua, ou se calhar até li na diagonal e estou enganado. Surpreende-me, uma vez na vida LOL Aldrabão. Cresce e aparece. Faz-te um homem.
Procure, porque eu já procurei e não encontrei sequer o post da moderação, entretenha-se já que tem tempo.
Eu procuro? LOOOL
Eu procurei quando precisei chapar-te a TUA MENTIRA na tua cara.
Se queres fazer o mesmo procura-a tu. Mentiroso até prova de contrário. É bem fácil mostrares-me que o que dizes é verdade. Sê homem ou cala-te como um rato, aldrabão.
Entretanto aproveito para te explicar, visto que não entendeste mais acima:
“Centenas de comentários ofendido com anónimos? LOOOL ninguém precisa de explicações. Está aos olhos de quem quer ver. Não são um nem dois nem cinco que dizem JL. Acorda.”
NADA disto era exclusivamente referente a este post. Pensei que fosse óbvio mas tu claro…não entendeste.
Mas o mentiroso já sabemos quem foi, que até fez queixinhas à moderação, sim, há postos que são moderados que não aparecerem por aqui mas são enviados email.
Não são 2 nem 5, é apenas 1, você. Não vejo mais ninguém.
Quem não entende já sabemos quem é, sempre o mesmo.
Vá crescer, quando for adulto volte cá.
Nunca ninguém que naquele país não desvalorizavam.
Tenha cuidado com o calor, é melhor ficar em casa:
O que faz 48 ª C temperatura ambiente aos carros eléctricos……. ah esperem, são a combustão….
https://fb.watch/tS198ojcKb/
*disse…
Os segmentos abandonados foram os q ficaram demasiado caros por causa das normas EURO e
A UE prefere mastodotes a gastar 8 a 20 do que carros pequenos a gastar 2 a 4. É a grande lição a extrair das políticas anti poluição. Apesar disso continua a entrar mais Diesel em PT do q qq outra alternativa. A maior parte dos 100mil importados ano são Diesel, o grave é q já chegam com uma certa idade a PT. PT que ainda consegue ser mais estúpida neste tema q a própria UE ao taxar de forma desproporcional a CC.
DE qq forma novos a UE continua a vender mais Diesel q elektros. Um dia eles vão cá chegar quando a martelada sobre a CC já não for tão violenta. Ou seja quando já estiverem bem usados e com uns bons aninhos em cima.
Desde quando 47⁰ afectam carros q trabalham a 90⁰ ?
Os elektros é q não convém serem operados a essas temperaturas, tal como os telemóveis.
Exato, daí não os venderem e acabarem com eles.
Ya, os em segunda man são praticamente de frotas de empresas, são os tais 80 %, que obtém benefícios.
Curioso que aquilo que culpa os eléctricos é exatamente o mesmo que acontece com esses.
A vida é tramada.
Desde quando é q 47⁰ sao problema paracarros que trabalham a 90⁰ ?
Se há tecnologia que pode ter problemas com essas temperaturas são os elektros.
Tanto são que estão ali dezenas parados.
Já vi que também não pesca nada do assunto, trabalha a 90 graus se for arrefecido, senão o céu é o limite, o problema é que delta da temperatura entre ambiente e temperatura do motor passa a ser menor, dificultando o arrefecimento.
Mas pronto, já sabemos que não gostam de calor nem de frio.
Não tem nada a ver com os 47⁰
Pois não, pararam para descansar da viagem e aproveitaram para abrir o capô dos carros para fazer sombra.
Exacto. Nem se percebe porque é que há estradas no vale da Morte, em Queensland e na Amareleja.
Baterias é q não funcionam a essa temperatura e entram em safe mode. Aliás nem precisa estar essa temperatura. Basta apertar 10kms com o elektro Tesla que elas entram em safe Mode na mesma.
Tanto não entram que os carros até as aquecem a mais temperatura para terem mais power.
Já a alternativa é o que se vê, tudo de capô aberto…
Para circularem no inverno, ou em temperaturas mais baixas.
Vê-se, vê-se. Já toda a gente viu o que se passou em Nurburgring, ao fim de 10 kms bateria em safe mode, logo carro sem potência e sem travões.
Os travões de sola de sapato dos carrinhos de esferas a descer colinas duram mais.
Sage mode duvido, acho que o safe mode foi mais os travões queimados.
Os do bmw também não duraram nada e ainda andou ás piroetas.
Mete qualquer outro carro citadino num circuito desses a andar no limite e vais ver se não acontece o mesmo aos travões.
Esse tipo de argumentos são completamente desonestos.
Pois , o problema aqui é q o performance não é vendido como “citadino” e o “citadino” pode ficar sem travões mas o motor não vai perder potência. Isso te garanto.
Problemas de primeiro mundo de haters…
ai meu DEUS o que foram fazer, agora vai aparecer ai o rapazinho das 2 letras, que costuma aparecer aqui no Autoware e dizer que é tudo falso, em 3…2…1…
Acho que é melhor começares a dobrar a língua quando tentas mencionar o nome de sua majestade voltaica JL, o Rei dos Watts!
Fogareiros a mandar fumo em 3… 2… 1…
Eu sou mecânico e agora o que faço da minha vida?
Atualize-se.
É a mesma coisa que dizer… se a minha avó tivesse asas era um avião…
É facil dizer não é Sr. JL? Acha que todos são como o Sr. que pode comprar 3 ou 4 elétricos de uma vez como se pavoneia por aqui! e que todos podem ganhar 5000€ mes.
Não, é a mesma coisa que dizer, se a minha avó tivesse licença de piloto era um piloto.
Para si também parece ser fácil, mas quem não quer aprender e gastar alguns centos de euros para estar preparado, já não é por não haver formação, é por não querer.
As pessoas que ganham 5 euros por mês, gastaram dezenas, senão centenas de milhar de euros para chegar a esse nível, ou pensa que tudo é de borla. ? Já que você não tem vontade de se formar, tem aquilo que merece, típico tuga que só critica os outros mas não faz nada.
Vendes DLC’s de flato para os donos de Teslas.
O que são DLC’s ?
@JL atualize-se… então tão sabichão de tudo e mais alguma coisa e não sabe?
https://letmegooglethat.com/?q=dlc%27s
Bolas, não me deixam brincar com o secalharya.
A clássica “era a brincar” LOLOL
Na minha terra chama-se mentir.
Então é porque vive na terra dos mentirosos.
Essa foi boa…
Há mentirosos em todas as terras ainda assim não era para seres literal.
Agora uma coisa é certa…se fazes uma pergunta e sabes a resposta és um granda boneco LOLOLOL….se não sabes a resposta e dizes que era só a brincar…és mentiroso. Pra mim é igual ao litro 😀
Na sua parece haver mais um.
E além disso teimoso, mal criado e desconfiado, irra.
Desconfiança nenhuma. Está claro que o que eu disse é verdade. Não há margem para dúvidas. Se sabias a resposta e querias “brincar”…és um boneco que aqui anda. Fim 🙂
Enfim, o boneco que repete bem o mesmo, mesmo depois de lhe darem o que ele quer, como se chama mesmo esses bonecos ?
Está claro que não disse, daí o desconfiado.
Eu não pedi que me dessem absolutamente nada. Vim apenas meter-me com o troca tintas de serviço que sempre que não lhe convêm inventa, mente ou diz “era a brincar” LOOOL O orgulho de qualquer pai.
Então mas você está sempre a pedir esclarecimentos.
Curioso,porque o Hugo é que está sempre a trocar tudo.
Óbvio, eu digo sempre o que penso e quero.
Tu não sabes explicar o que escreves. Isso, por definição, não é de todo inteligência.
Ou o Hugo não é suficientemente inteligente para entender.
Até posso não o ser…mas a partir do momento em que NUNCA explicas o que te é pedido não és de todo melhor LOLOL
Porque o que é dito é tão simples de entender que a explicação só lhe ia atrofiar ainda mais o cérebro.
“keep it simple, stupid”
Talvez sim , talvez não. Se não entendo, pergunto.
Não explicares o que escreves quando te pedem faz logo de ti o principal estúpido.
Então mas é isso que você diz ser compulsivo, afinal já não sabe a quantas anda.
Facepalm!
Ahahahahah, a melhor altura para comprar um EV usado, dizem eles. 😀 😀 😀
Cada vez menos pessoas os quer comprar novos, quanto mais usados. Até os concessionários torcem o nariz quando alguém os quer dar como retoma por um carro novo, pois já sabem que vão ficar com o “chaço” em stock indefinidamente. É só ler as notícias por esse mundo fora e em todo o lado é igual.
Errado:
https://www.guiadoautomovel.pt/noticia/2054/julho-marca-crescimento-do-mercado-de-veiculos-eletricos-de-passageiros
https://www.forbespt.com/veiculos-eletricos-procura-de-usados-subiu-93-em-maio/?doing_wp_cron=1723292391.4309771060943603515625
“https://www.guiadoautomovel.pt/noticia/2054/julho-marca-crescimento-do-mercado-de-veiculos-eletricos-de-passageiros”
Qué que isto tem a ver com usados?
“https://www.forbespt.com/veiculos-eletricos-procura-de-usados-subiu-93-em-maio/?doing_wp_cron=1723292391.4309771060943603515625”
Lá vem ele com os cliks no stand virtual looolooolool
Tem as 2 coisa, a primeiro é para a primeira observação dele, o segundo para a segunda observação.
Simples e claro como a água.
Errado, eles sabem que foi vendido de outros modos, nunca criou um artigo no stand ?
Ainda não me parece boa altura – por exemplo , onde moro a potência máxima disponível é de 6,9 kVA e e portanto necessário certificar o local para aumentar essa potência … Portanto não é algo imediato nem simples e provavelmente tem custos para o meu lado… Depois há a questão do valor dos usados : um Model 3 com 5 anos tem um valor de venda entre 25 e 30.000€. Acho exageradamente alto. Um carro a partir dos 4 anos tem de custar metade ou menos de metade do valor de novo para ser uma compra interessante ! Há uns bons anos atrás comprei um SAAB 95 Aero com 4 anos, 90.000kms, por 18.000€ . O carro em novo tinha custado mais do dobro (já não me recordo do valor mas andaria nos 50.000 pois era o topo de gama). Quando hoje querem vender carros elétricos ou não elétricos , já com 5 anos a preço de semi-novo, desconfio muito de notícias como esta. Eu já decidi que, as coisas continuando assim, se comprar um elétrico será novo, sem hesitação ! Portanto até falo genericamente e não em relação apenas a EVs : usados com 4 anos acima de 50% do valor de novos só compra quem quer… e quem não pensa bem no assunto
Quantos KMS faz por dia 6.9 kva é mais que suficiente para fazer 350 KMS por dia.
Posso estar enganado mas em tempos investiguei a possibilidade instalar uma wallbox e li que não instalavam mais de 3,7 numa instalação de 6,9… podem ter havido alterações , mas 3,7 é fraquinha
Depende da potência que já usa em casa, não existe legislação para o mínimo de potência, até porque as smart wallbox controlam a potência de carga consoante a potência que está a ser usada na casa.
Fraquinha depende do uso que dá ao carro.
VE
La está ele
Parece um Vendedor/Comissionista
Porra ja chega com tantas comissões
Ena, ele já chegou. Parece um vendedor/comissionista.
Porra veja lá se não esgota o plafond.
E daqui a uns meses ainda será melhor. Os elétricos desvalorizam bastante!
Ninguém quer aqueles frigoríficos.
Olha outro:
https://www.forbespt.com/veiculos-eletricos-procura-de-usados-subiu-93-em-maio/?doing_wp_cron=1723292391.4309771060943603515625
Quem compra um usado elétrico? Só se for quem não tem mais nada onde gastar o dinheiro. Ainda por cima importamos sucata elétrica que a europa já não quer.
Eu, tem aqui vários que compraram, vai negar também isso ?
Ah afinal compram, senão não importavam.
Enfim, onde chega o ridículo desta gente que se negam a eles próprios.
Subiu tando que continuam com a maior desvalorização.
Onde ?
Novamente o entretenimento habitual.
Comentários e opiniões muito interessantes, mas respostas hilariantes, ridículos, obtusas, e com pouca contribuição.
Acertou na mouche.
Não precisavas meter o barrete 🙂
BEV usado. Nem pensar nisso, se novo é um mau negócio usado é péssimo.
ICE usado. Nem pensar nisso, se novo é um mau negócio usado é péssimo.
Então tive sorte porque o meu ICE usado com 24 anos quando o comprei ainda só precisei de lhe trocar uma bateria (tem agora 27 anos) e custou-me cerca de 1400 €. Onde se compram VE usados a esse preço?
Provavelmente não sabe o que ele já levou antes…
Não sei. Até à data só precisei de trocar uma bateria.
Será porque é um honda Civic?
Dêem uma taça ao menino…
O futuro não vai passar pelos EV’s com a tecnologia actual… As eólicas também são consideradas energias verdes, amigas do ambiente… até chegarem ao fim de vida e a realidade depois ser outra: https://www.youtube.com/watch?v=knX7NkJILhs
O mesmo está a acontecer com um tema actual, a IA… dizem que vai ser o futuro e que tudo será melhor com IA, mas a que custo? Com a Google e a Microsoft a subir substancialmente a pegada de carbono à custa da IA: https://www.npr.org/2024/07/12/g-s1-9545/ai-brings-soaring-emissions-for-google-and-microsoft-a-major-contributor-to-climate-change
Afinal querem-nos convencer a trocar para EV’s, para ajudar a diminuir a pegada de carbono, mas depois são aprovados SUV’s de grandes dimensões, que pesam mais, necessitam de mais potência para os fazer mover (logo mais consumo eléctrico) e que não combinam com as grandes cidades (já há cidades na França e Alemanha a aplicarem taxas de estacionamento mais altas para esse tipo de veículos). E agora, querem aplicar IA em todo lado, exigindo cada vez mais poder de processamento e, novamente, mais consumo eléctrico, que na sua maioria ainda não é 100% verde (como se vê no caso das eólicas)…
Só compra suvs quem quiser, também os há a combustão.
Aqui tem um estudo bem recente ue prova que até com SUVs eléctricos se reduz a coisa.
Se com eléctricos não se reduz, muito menos com soluções que gastam muito mais electricidade, e nem é preciso dizer quais.
https://theicct.org/wp-content/uploads/2024/07/ID-180-%E2%80%93-US-GHGs_brief_final.pdf
O estudo não invalida o que mencionei, os SUV’s (de qualquer tipo de motorização) são mais prejudiciais para o ambiente: https://evlife.world/en/ae/sustainability/suv-sales-drove-record-carbon-emissions-in-2023/
As marcas e governos vem-nos tentar convencer a comprar veículos eléctricos para melhorias nas emissões de gases nocivos, mas depois as instituições reguladoras aprovam modelos SUV, que contrariam o que se pretende fazer, que é melhorar o ambiente global… Há bem pouco tempo não existiam SUV’s fora dos EUA e todos se deslocavam normalmente como o fazem hoje com um SUV… foi uma cultura que se tentou copiar dos EUA, mas, como é mencionado no artigo, em zonas urbanas não fazem pouco sentido:
“The IEA’s analysis reveals that emissions from SUVs contributed to 20% of the global increase in CO2 emissions in 2023 (…) SUVs pose greater risks in urban environments, causing more significant injuries to pedestrians due to their higher front ends and occupying more space than standard cars (…) 20% of new SUVs sold in 2023 were electric or plug-in hybrids, these vehicles require larger batteries, increasing the demand for critical minerals and more electricity to operate. The trend towards heavier vehicles has counteracted the efficiency gains seen in petrol and diesel cars.”
E alguém disse que não era ?
O que quer dizer que 80% continuam a ser a combustão, emitindo 5x mais.
Essa de emitir 5 vezes mais é sempre uma relação complicada de se fazer, porque como se vê no mapa de produção de energia, em tempo real, a percentagem de energia gerada através de energias renováveis ainda é muito pequena em grande parte dos países que disponibilizam os dados para esse mapa (mas que já inclui, áreas com uma densidade populacional grande, como EUA, India, Europa, Russia, Austrália, Japão… e se incluíssemos a China, ainda seria pior): https://app.electricitymaps.com/map
Estão ali os números, não há que enganar.
Se é pequena para esta parte, é ainda mais pequena para aquelas que consomem mais.
Eles incluem a China.