Está confirmado! Matrículas dos carros já não vão ter data
O Governo vai acabar com a data nas novas matrículas dos carros! A informação já tinha sido avançada pelo Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT), tendo sido agora validada pelo Governo.
Para os carros já matriculados, está também definido em Diário da República que os condutores vão poder retirar essa informação.
Foi publicada em Diário da República o decreto-lei informação relativa às novas chapas de matrícula. Como é sabido, as novas matrículas mudaram em termos de numeração, mas agora vão também perder a informação sobre o ano e mês do veículo. Segundo o Decreto-Lei n.º 2/2020...
Através do presente decreto-lei efetua-se a harmonização do modelo de chapa de matrícula com o da generalidade dos Estados-Membros da União Europeia, que não apresentam referência à data da primeira matrícula do veículo
A referência ao ano e mês de matrícula é única na União Europeia, verificando-se que, atualmente, só em Itália é possível indicar o ano da matrícula.
Além das alterações para as novas matrículas, também as mais antigas vão poder ser alteradas. Segundo a informação...
Os modelos que agora se aprovam passam a ser obrigatórios para todas as matrículas atribuídas a partir da data em que se esgotar a atual série de números de matrícula, podendo as chapas de matrícula que já se encontram instaladas no parque de veículos em circulação manter-se em uso, sem necessidade de substituição, que poderá, no entanto, ser efetuada pelos proprietários dos veículos caso assim o desejem.
Movo modelo para chapas de matrículas
Através deste novo modelo de chapas de matrícula será possível estabilizar o processo de produção de matrículas durante um longo período, sendo possível estimar como tempo máximo possível de utilização do modelo AA-00-AA cerca de 74 anos. Ademais, este novo modelo permitirá considerar a inclusão de três algarismos na matrícula.
De acordo com a ACAP, sé em 2019 total de 267.828 veículos em 2019, dos quais 5.575 pesados e 262.253 ligeiros (223.799 de passageiros e 38.454 de mercadorias).
Como se pode ver na imagem seguinte, as novas matrículas serão constituídas por um grupo de duas letras, seguido de um grupo de dois algarismos (que poderá vir a ser três) e outro grupo de duas letras. A separação é feita através de traços. Com o novo decreto de lei, cai a zona amarela onde estava a informação sobre o ano e o mês.
Este artigo tem mais de um ano
Porquê?
Só existe chapa de matricula, por necessidade de identificação em ocorrências extraordinárias. Por exemplo, ficaria mto difícil saber o carro que atropelou um peão e fugiu, ser branco ou vw. O ano e matricula, para além de inútil, polui visualmente.
CORREÇÃO: “A data da matricula” no lugar “O ano e matricula” .
Isto de não pudermos editar comentários é mto chato. Já estava na altura do pplware alterar isso.
Carlitos, não concordo consigo, num país em que o mercado de usados é bastante elevado, o ano e mês de matrícula ajuda a prevenir fraudes e rápida identificação de informação sobre o ano de matrícula, algo vital quando tenta obter um preço identificativo
Fraudes??? Porquê?? Então o Livrete não contem o Ano da Viatura????
Fraudes só se for um Frade a querer ser padre , mas qual fraude nem fraude , afinal para que serve o B.I, do carro eu também tenho B.I, o ano em que nasci a data do dia e do mês, dsesce cada um há terra
Tens o Livrete!?
A mim não me altera nada, pois não tenho problema de saberem a idade do meu carro, não tenho nada a esconder, mas para comprar agora vou querer ver sempre o livrete e a data da primeira matricula, o que vai ser um trabalho a mais e se calhar uma venda a menos, pois se parar em um stand não vou andar a perguntar a data de todos os carros que me agradam.
Acho que vai ser muito chato. mas vai ficar bonito pois muitas pessoas vão andar de carro usado como novo…
(pura ilusão) pois querem se mostrar…
Só entendidos…..
És daqueles que compra um carro pelo ano dele?
Sim… O ano do carro tem bastante importância na escolha, aquando da compra de um usado…
No meu tempo os carros compravam-se , pelo seu estado geral , hoje em dia tem sido pelo ano , só que há carros mais novos que outros 5, 7, ou 10 anos e o seu estado geral é lastimável , como sempre ainda continuo a comprar carros pelo seu estado geral e não pelo ano
Sim, até porque existem revisões ao longo da produção de um determinado modelo. E apra as pessoas normais importa saber o ano…
Sim, o ano do carro é um factor, entre outros, de escolha.
Aliás se entrares num stand para comprar um carro de 2020 e te entregarem um com registo 2018 ias aceitar mesmo sendo em tudo idêntico ao carro que seria de 2020?!
Tens apps que dão para ver isso e mais alguma coisa.
esta mesquinhice e pequenez portuguesa…
a mania que temos em achar que somos os maiores e que estamos sempre certos e os outros errados, que nunca temos nada a esconder e que os outros apenas se querem mostrar…
E tu és de que nacionalidade?
se souberes ler, consegues perceber…
Quem diria. Ah, já percebi: se és mesquinho, então és português, certo??
“…a mania que TEMOS em achar…”
E o que tem isso a ver com a situação , se se pode usar e é legal porque carga de água se contradiz cá para mim o meu carrinho de 1995 que parece novo, pois só tem 112.000kms , faz inveja a muita gente está ainda a brilha sempre na garagem cuidado com ele como se fosse um bébe, é um senhor Mercedes 350 SL, dá cartas a muitos rapazinhos novos e assim vai o mundo
Sei que esta parte nao foi escrita pelo pplware e foi copiada da fonte que originou este artigo, mas “A referência ao ano e mês de matrícula é única na União Europeia, verificando-se que, atualmente, só em Itália é possível indicar o ano da matrícula.” esta errada.
Na Irlanda, as matriculas contem o ano de matricula e a partir de 2013 passaram a adicionar o semestre. Um exemplo olhando pela janela, 12-DL-2159 (matriculado em 2012 e o DL indica que e do condado de Donegal) ou 181-D-40092 (matriculado no primeiro semestre de 2018 no condado de Dublin).
Obrigado pela informação.
No UK as matrículas vêm com a informação do ano e do semestre para além da área geográfica onde o veículo foi matriculado desde 2001.
No Entanto as matrículas personalizadas não têem isso.
fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Vehicle_registration_plates_of_the_United_Kingdom
E com uma simples consulta na internet qualquer pessoa pode consultar as inspeções do carro e se tem imposto do ano corrente pago.
não é em inglaterra que as matriculas estão associadas ao condutor e não ao carro?
Sem ter a certeza, acho que isso é ou era em França
Isto estando a falar na Europa. Australia também tem matrícula associada ao condutor e pode ser personalizada
na Suiça …
Na Alemanha se passa isso o dono do carro compra a matricula que usa e fica para sempre com ela, para qualquer carro que compre, tenho dito
Retrocesso. No início dos anos ’90 esta medida foi , e bem, implementada. Até para as próprias entidades fiscalizadoras a inclusão do mês/ano da matrícula auxilia de uma forma rápida, indolor e sem recurso a outros meios, identificar se um veículo pode ou não circular em determinada via de determinada cidade (em Lisboa, por ex.).
Acho que não é assim tão difícil identificar um veiculo com data inferior a 1996 ou 2000..
É uma preocupação, as entidades fiscalizadoras… A sério…
Daqui a 15/20 anos, veículos que hoje são novos, nessa altura não serão (recordo que a duração estimada do sistema de matrículas é cerca de 74 anos). Como é que vais saber nessa altura qual a idade do mesmo, nomeadamente se estiver num ano de transição, entre ser permitido circular em determinada zona ou não? Pois, bem me pareceu. Tua preocupação, possivelmente não é. Minha, precisamente saber saber a data de fabrico do veículo, principalmente se este for importado e for de modelo coexistente com unidades novas. Como é que os distingues? Da entidade fiscalizadora: se é o Estado que produz a legislação, nada mais natural que muni-la com meios de facilitar os seus agentes (PSP / GNR).
Eu quando compro peças para o carro , não preciso de levar o carro , basta levar o seu cartão de cidadão , mais conhecido pelo LIVRETE, e ai o vendedor vai encontrar o que preciso simples
Os outros Estados-Membros da União Europeia é que deveriam ir atrás de Portugal e não ao contrário. Parece-me que ter o ano e mês na matrícula facilita em muito uma série de coisas, nem que seja para relembrar o mês é que o carro tem de ir à inspecção. Acho que é mudar para pior.
E apesar de tudo, que mal faz ter o ano e mês na matrícula?
Para evitar consumismo desnecessário, porque a data faz parecer o carro “velho”, mesmo que esteja bom para a estrada e não exista qualquer problema.
Quem não vai gostar disto são os vendedores de veículos novos.
Exactamente. O tuga super vaidoso e com a mania das aparências devia ficar feliz , assim já não é tão fácil (pelo menos para quem desconheçe o mercado automóvel) identificar a idade do veiculo. Pelos comentários que aqui li percebo que das três uma ou são vendedores e têm receio da quebra nas vendas , malta endinheirada e troca de carro com muita frequência ou imbecis esquerdopadas ceguetas que não percebem a real intenção da medida quando foi tomada no desgoverno do gnuterres .Eu sempre fui contra, sempre achei descriminatória , aliás eramos os únicos ou dos únicos no mundo com a inclusão nas matriculas das datas .Já agora para os criticos do costume também acham normal a proibição dos veiculos anteriores a 2000 mesmo com catalizador de poderem circular no centro de Lisboa ? E os paquetes ali tão perto, e os aviões? Só hipocrisia !!!Mais uma medida genial socialista pela mão do babush…
Foi-me muito útil quando quis comprar um carro usado, é a forma mais fácil de saber se é importado ou não. Pelas letras conseguia perceber +/- a altura do registo e se não batesse certo com o ano sabia que era importado. Ainda apanhei uns mentirosos por aí 🙂
Sempre admirei o pessoal que consegue identificar um carro importado pelas letras e pelo ano/mes da matricula.
Nós como somos um dos países mais pobres da união europeia, devemos ter um dos mercados de usados de menos confiança, pois o nosso povo é o dos que menos dinheiro tem para gastar em manutenções/revisões na marca.
Entre um usado nacional e um usado da alemanha, por exemplo, é muito provável que o usado alemão tenha levado peças originais ao contrario do portugues que vai sempre para as peças da concorrencia pois o dinheiro custa muito a ganhar.
@Alberto Azevedo, bem dito!
Pode ter uma vantagem, como pagar menos selo. No meu caso, como queria um carro barato e não me importava que fosse anterior a 2007 (sim sou um dos pobres 🙂 ), fazia-me imensa diferença o carro ser de 2006 e nacional e ser de 2006 mas importado em 2008 ou 2009.
Olhe que não é assim. Eu tenho um carro (de 2004) que sempre circulou em Portugal que tem uma matrícula de 2015.
Quando quiser comprar um carro usado e saber se ele foi importado ou não, peça o livrete e veja se os Kms são reais, mesmo sem nunca ter sido importado.
Tanta coisa pro governo se preocupar e perdem tempo com isso.
Tá ótimo como está e ponto.
acho muito bem acabar com ano e mes
talvez a passerele de vaidades acalme um bocado
tuga = ser vaidoso , que so pensa em carros e futebol
Já a senhora tem a vaidade de se achar diferente. O que só por si será “ser tuga na pior acepção do termo”
Fale por si.
Eu não ligo a valores e como tal não ligo às matrículas.
Já a senhora acha bem a medida, o que me diz que fica incomodada com a vaidade alheia.
Dá que pensar. O meu vizinho é vaidoso ou eu tenho inveja dele? São coisas muito diferentes e muito próximas uma da outra.
Para esta lei acho que deveria existir uma excepção para ser obrigatório: aqueles veículos que têm de ser substituídos a cada determinado número de anos (autocarros escolares por exemplo)… para assim qualquer um poder verificar e denunciar caso tal não aconteça.
Adoro esta ideia, acabou-se a vaidade. Agora os carros vão ser todos modernos. Igualdade para todos. Acho que o povinho da muita importância ao carro.
Vao continuar a seguir uma série, logo pela matrícula é possível saber se é mais recente ou não…
O vizinho vai comprar um carro usado e vou pensar que é um carro novo.
O zé tuga vai comprar menos carros novos, porque já não dá para mostrar que é novo.
O que faz falta é o P nas matriculas das motas, em outros países se não tiveres levas multa, aqui se meteres o P levas multa porque alteras a matricula.
Mas se fores para outro país da UE não levas multa, portanto qual a diferença?
Não leva multa ?
Gostas de falar parvoíces só para ser do contra não é….
fica mais difícil a identificação do carro em caso de sinistro “ah era um golf branco de 2006 e só vi os números AA” as pessoas olham muito para a data.
Já agora… FINALMENTE as matriculas das motos vão ter o “P” azul com as estrelas da Europa… Salvo erro éramos os únicos que não tínhamos a identificação do país na matricula.
Sempre que se saía de Portugal, tínhamos que colar um autocolante daqueles a preto e branco com o dito “P” ou levar com multas!
Ao fim de tantos anos lá chegou por fim o “P” azul às matriculas….
Falsificar quatro números e duas letras e mais dois números é uma coisa.Falsificar apenas numeros e letras é outra coisa.
Eu gosto de ver a idade dos carros que por aí andam…
Os importados recentes passam por nacionais porque não se vê o ano de fabrico na placa…
Passas a pedir os documentos do carro antes de comprar, ves logo em que data doi matriculado, pelo vin da pra ver se é importado ou nao…
Sim, não é por isso. É pela aparência de quem mostra um BMW Mercedes ou outro do tipo na rua e aparentar que até o comprou novo cá por um dinheirão… Tuguices
Eu também acho vantajoso ter o ano e o mês, facilita na hora de saber o ano do carro quando compro peças, na altura da inspeção periódica obrigatória e pagamento do IUC. Facilita mas obviamente não é razão obrigatória para a sua existência pois essa informação também está no livrete mas assim só de olhar para os carros aqui de caso sei o que necessito. Acho que como já lá está, não faz mal nenhum em existir… A outra hipótese seria a inclusão do ano no número da própria matricula o que iria resolver o problema para sempre pois todos os anos como o ano faria parte da matricula as combinações iriam ser renovadas….
E como é que verificamos que os Ubers têm menos de 5 anos?! Esperteza saloia…
Se ainda for UBER é porque tem menos de anos.
hoje em dia isso tb ja nao vale na UBER…ja ha por aí carros UBER acima dos anos permitidos a circular e siga a Marinha kkk
Boas, agradeço que alguém esclareça se possível. Li o artigo mas não encontrei as respostas que pretendo.
Posso eu, proprietário do veículo, serrar/cortar a chapa da matrícula e remover a data e o ano, ou tenho de ir a um sítio especializado? E a partir de quando se poderá fazer tal alteração? Obrigado.
Bem.. isso é um pouco senso comum. Não, não podes serrar/cortar a matricula poque deixaria de ter as dimensões obrigatórias. Logo… terás de comprar uma matricula nova, se quiseres estar atualizado.
Em relação à alteração, se não estou em erro, entrou hoje dia 15 de Jan. em vigor a medida.
Obrigado pela resposta Visco.
Nao tens de a fazer . isso é para os carros que hao de ser vendidos novos
Quanto a poderes serrrar ou cortar ja experimentaste pedir a opinião do imt ?
Não eu, ainda não pedi a opinião ao imt. A notícia foi dada ontem, ainda não houve tempo para isso. Sei que não ‘tenho’ de o fazer, mas o quero fazer. Muito obrigado pela resposta.
Farto-me de ver pessoas a indignarem-se a dizer que podem ser enganados aquando a compra de um usado.
Mas ninguém vê os documentos do carro antes de os comprar? Ninguém se informa na marca?
Se não, merecem ser enganados. Mesmo quem não saiba como, de certeza conhece alguém que saiba.
Assim já não é tão fácil (pelo menos para quem desconheçe o mercado automóvel) identificar a idade do veiculo. Pelos comentários que aqui li percebo que das três uma ou são vendedores e têm receio da quebra nas vendas , malta endinheirada e troca de carro com muita frequência ou imbecis esquerdopadas ceguetas que não percebem a real intenção da medida quando foi tomada no desgoverno do gnuterres .Eu sempre fui contra, sempre achei descriminatória .Já agora para os criticos do costume também acham normal a proibição dos veiculos anteriores a 2000 mesmo com catalizador de poderem circular no centro de Lisboa ? E se as outras cidades fizessem o mesmo ? E os paquetes ali tão perto, e os aviões? A medida é inconstitucional só que ninguém a contesta por isso passa …Só hipocrisia !!!Mais uma medida genial socialista pela mão do babush…
Metal mais pareces ser feito de madeira , o que a situação tem a ver com socialistas , pafiosos ou partido do triciclo , até nesta situação se aproveitam para debitar todo o seu veneno , desce cada um há terra , aliás para seres BURRO, só te faltam as penas
Boa noite
Desculpem fugir um pouco ao assunto mas alguém está a ter problemas com a atribuição de matrículas a veículos importados? Comprei um carro a 2 semanas e o stand continua a espera que façam matrículas supostamente porque o sistema esteve parado. Mas eu não encontro notícias sobre isso. Alguém sabe de algo?
Obrigado!
Boa noite, precisei de substituir as matriculas do meu carro por me terem partido uma e perguntei a um operador certificado pelo imtt que fornece as mesmas se podia aplicar as novas, face ao decreto lei nº2/? e sim. Hoje uma brigada da GNR ,mandou-me para na auto estrada depois de me seguir durante algum tempo, 100%profissionais e com extrema cortesia disseram-me que não podia circular com as mesmas. o meu carro é de 2006 e se um decreto lei diz que posso alterar, o que falha na informação ás forças policiais
São do mesmo tipo que também diz ser obrigatório usar a vinheta da inspecção no para brisas, ou seja profissionais desinformados….
Atenção malta!
Enquanto não se esgotar a série anterior com a faixa amarela com o mês e o ano, não se podem substituir as matriculas antigas. A partir do momento em que for emitida a primeira matrícula AA 01 AA já se poderá fazê-lo. Só que não se esqueçam que a nova matricula terá que ter o mesmo formato (previsto no Anexo V): 01 AA 00, sem tracinhos.
Tudo por força da alínea d) do n.º 5 “A partir da data de início da emissão de números de matrícula do formato previsto no n.º 4 do artigo 3.º — anexo V.”
Para a qual remete o n.º 12 do mesmo artigo: “As chapas de matrícula dos veículos matriculados antes da data a que se refere a alínea d) do n.º 1, correspondentes aos modelos previstos nos anexos II, III e IV, mantêm -se válidas para os veículos em circulação, podendo ser substituídas por chapas do modelo correspondente, constante do anexo V.
n.º 4 do artigo 3: “Quando se esgotarem os números de matrícula correspondentes à alínea c) do n.º 2, o número de matrícula referido no n.º 1 passa a ser constituído por dois grupos de duas letras e um grupo central de dois algarismos.”
Não se pode substituir uma matricula por uma de outro tipo, ainda que tal esteja previsto, sem que o novo modelo tenha começado a ser utilizado efetivamente.
Guarda as matriculas e espera que se esgote o modelo previsto no anexo IV, para depois as colocares no teu carro.
Aqui não se trata de saber o ano do carro , só que nunca se deveria ter usado, simples estamos no século 21 , pois eu com o meu carro velho do ano 1995 , vou meter as novas matriculas , mas sendo ele de 1995 , faz inveja a muitos novos que por ai andam, já levou 2 pinturas e brilha muito ao dos novos , então com a nova matricula até inveja muitos olhos, pronto não deveria de ter sido assim , mas foi mais um embuste do estado português, assim vai o mundo
Eu já mudei e você ?