Espanha: 500 km de autoestradas com portagens pagas passam a ser gratuitas
Nos últimos tempos o tema "portagens em autoestradas de Espanha" tem sido alvo de notícia. Por um lado os 12 mil quilómetros que vão passar a ter portagens pagas e agora a informação que há 500 km onde deixa de ser necessário pagar para circular.
Conheça quais as autoestradas nas quais poderá circular de forma gratuita já a partir de 1 de setembro.
A partir da próxima quarta-feira, 1º de setembro, 550 km de rodovias que hoje são pagas serão "liberadas" após o término do prazo de concessão que lhes foi outorgado e não será renovado. Depois de várias décadas operadas por concessionárias privadas, serão administradas e mantidas pelo Estado Central ou, em alguns casos, pela Generalitat catalã.
Troços de autoestrada grátis a partir de 1 de setembro
Em causa está parte da AP-2, entre Alfajarín (Saragoça) e El Vendrell (Tarragona), com uma extensão de 215 km e também a AP-7: Tarragona-La Junquera (245 km) e Montmeló-El Papiol (31 km). A circulação nestes troços custava 25,95 €, 20,05 € e 2,6 €, respetivamente.
Serão grátis também duas rodovias de gestão direta da Generalitat da Catalunha: a C-32 (75 km entre Barcelona e Lloret que custa 4,95 euros) e a C-33 (entre Barcelona e Montmeló, um trecho de 18 km que custa 1,7 euros).
O processo de liberalização da rede de autoestradas teve início em dezembro de 2018, quando expirou a concessão da autoestrada AP-1 entre Burgos e Armiñón (84 quilómetros). Além disso, em 1 ° de janeiro de 2020, o AP-7 entre Alicante e Tarragona (373 km) e o AP-4 entre Sevilha e Cádiz (94 km) tornaram-se gratuitos. Ambos foram construídos no final dos anos 60 e no início dos anos 70 do século passado.
Segundo o Ministério dos Transportes Espanhol, a eliminação de todas estas portagens fará com que muitos dos veículos que circulam nas rodovias paralelas às vias de pagamento as escolham para os seus percursos, com o consequente aumento do tráfego nas vias expressas e liberalização das vias convencionais.
Este facto obrigará a que sejam tomadas novas medidas, como a melhoria das ligações e a adaptação do pavimento às novas condições de tráfego, algo que já está a ser tido em consideração e que está a ser orçamentado. Este processo de "liberalização" da rede de autoestradas teve início em dezembro de 2018, quando expirou a concessão da autoestrada AP-1 entre Burgos e Armiñón (84 km). Além disso, no dia 1 de janeiro de 2020, a AP-7 entre Alicante e Tarragona (373 km) e a AP-4 entre Sevilha e Cádiz (94 km) tornaram-se gratuitos.
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Este artigo tem mais de um ano
Atenção que isso é temporário e assim que sejam feitos novos concursos vão passar a ser pagas… como os 18000 pórticos que serão colocados nos próximos 2 anos e pouco.
Era bom se fossem compatíveis com ViaVerde…
em espanha há autoestradas compativeis com a “via verde” eu já utilizei. temos de parar e esperar que a barreira levante.
Exatamente,muito bem dito,”Manuel da Costa”.É que é mesmo assim.
A EU obrigou a meter portagens em todo lado porque Espanha não tem dinheiro. Se não geras mais dinheiro que gasta não podes ter coisas gratuitas. É a vida.
Por cá o Costa Bazofias prometeu desconto nas autoestradas do interior, em benefício dos habitantes locais. Prometeu…. Mas ficou tudo igual
Compra um elétrico e tens redução de 75% na via verde.
Qual a possível associação entre esta notícia e tecnologia, o tema central do sítio?
Enchimento de chouriços , enquanto não há mais qualquer coisa maravilhosa da Apple ou um feature louco do Windows
Sao compatíveis qte em França podes utilizar a via verde
Não ouvi os ‘industrias’ de transportes internacionais a dizer que iam baixar os preços em consequência deste fim temporário de portagens !!!
Nada de anormal mas ainda a semana assada diziam que o aumento dad mesmas ia encarecer a coisa !!!