Enganar o AutoPilot da Tesla? Nova atualização dos carros elétricos acaba com esses truques
São bem conhecidas as tentativas de enganar os sistemas da Tesla, em especial no que toca à condução autónoma. Não faltam na Internet vídeos que mostram os condutores a dormir ou simplesmente a viajar sem tocar no volante.
Naturalmente que os cenários não são corretos e violam até os princípios da marca. Para eliminar as situações, a Tesla tem agora uma atualização que elimina de vez os truques muito perigosos.
Tesla quer acabar com todos os truques
O AutoPilot da Tesla, mesmo não sendo um sistema de condução autónomo, dá aos condutores dos carros elétricos alguma liberdade. Permite que possam depender do sistema, mas periodicamente têm de colocar as mãos no volante, para provarem que estão presentes e conscientes.
Claro que depressa foram encontradas formas de enganar os sistemas e assim eliminar quase por completo a atenção do condutor. Os exemplos acumulam-se e até uma simples laranja já foi usada para simular a presença do condutor.
The latest version of Full Self-Driving Beta (V10.69.3.1) can detect some forms of autopilot defeat devices and will be slowly adapted over time as new methods are discovered by Tesla.
— Teslascope (@teslascope) November 25, 2022
If detected, it will result in a forced autopilot disengagement; resulting in strikes.
Condutor presente mesmo com o AutoPilot
Todos os cenários associados aos truques estão prestes a deixar de funcionar, do que pode ser visto na última atualização, ainda em testes. O sistema operativo dos carros da Tesla torna-se assim mais inteligente e consegue detetar quando os truques são usados.
Do que é avançado, sempre que forem detetados os dispositivos, o AutoPilot da Tesla será desligado. Os avisos vão ser acumulados e o utilizador poderá ficar impedido de ativar o sistema, tendo que reiniciar a sua viagem para novamente ter acesso a esta funcionalidade.
Upon the wide release of V11, it is assumed that the "strikes" system will be removed.
— Teslascope (@teslascope) November 25, 2022
The usage of these devices will continue to result in autopilot disengagements and will prevent further activation until the next drive (similar to behavior right now).
Não vai poder enganar os carros elétricos
É ainda revelado que o sistema irá conseguir ser atualizado sempre que novas formas de enganar o AutoPilot foresm descobertas. Assim, a novidade ganha a capacidade de se adaptar no futuro, protegendo os utilizadores.
Apesar de poder parecer controversa, a melhoria do sistema da Tesla vai proteger os utilizadores. A presença do condutor consciente e atento é essencial nos carros elétricos da marca de Elon Musk e é para isso que, periodicamente, é pedido que toquem no volante e assim mostrem que estão presentes.
Este artigo tem mais de um ano
Os donos são enganados na hora da compra.
Foi engando você ? Já sei, foi o amigo do amigo. LOOOOOOOOOOL
Eu cá não fui nada enganado ja la vao 90k km e é uma maravilha anda o pessoal a queixar-se do preços dos combustiveis e eu a fazer km ao preços de uma uva mijona.
Quem é enganado são aqueles que falam e nem sabem do que estão a falar mas esses temos ca muitos neste pais
Muito bem….