Em julho, Noruega vendeu apenas 45 carros com motor de combustão interna
A Noruega tem liderado um caminho que outros governos parecem estar a ter mais dificuldade em trilhar. Em mais uma conquista, em julho, o país vendeu apenas 45 carros com motor de combustão interna, tendo os elétricos representado quase 92% dos automóveis novos.
Os dados do site da Opplysningsrådet for Veitrafikken (OFV), ou Federação Norueguesa de Estradas, ilustram que 91,9% dos automóveis registados na Noruega, em julho de 2024, foram elétricos, com os países escandinavos a liderar esta adoção. No ano passado, os elétricos a bateria representaram 81,7% de todos os automóveis vendidos no país.
Agora, conforme analisado pelo Motor1, os carros com motor de combustão representam apenas uma pequena parte dos automóveis registados, tendo sido vendidos 45 modelos com motor de combustão interna, de acordo com o OFV.
A maioria destes 45 modelos térmicos são automóveis disponíveis exclusivamente em versões não elétricas. O Suzuki Swift lidera, com dez unidades registadas, e os restantes incluem seis Porsche 911, cinco Mazda MX-5, dois BMW Série 1, dois BMW M2 e duas ambulâncias baseadas no Volvo XC90. Também foram vendidos carros Suzuki Ignis e Vitara, e Mazda CX-30.
Os híbridos e os híbridos plug-in registaram uma quota de 4,8%, numa percentagem abaixo da registada no ano passado, de 14%. Isto dever-se-á, em parte, ao facto de o Governo da Noruega ter abolido os benefícios fiscais para a propriedade deste tipo de automóveis a partir de janeiro de 2024.
Apesar do crescimento dos carros elétricos, a 15 de março, os veículos elétricos a bateria representavam 24,3% do parque automóvel norueguês de 2,9 milhões de veículos, enquanto os veículos a gasolina ainda detinham uma quota de 26,9%, de acordo com os dados fornecidos pela administração norueguesa.
Assim sendo, embora a ultrapassagem dos motores de combustão pelos elétricos esteja prevista, os analistas estimam que serão necessários mais três a quatro anos para que os automóveis elétricos sejam efetivamente mais em termos de número.
Segundo Ingvild Kilen Roerholt, responsável pela investigação no domínio dos transportes no grupo de reflexão Zero, em Oslo, este ano, os veículos elétricos poderão ultrapassar os automóveis a gasolina, na Noruega, mesmo após o Governo ter abolido a isenção de IVA para os elétricos a bateria que custem mais de 500.000 coroas norueguesas (cerca de 42.450 euros) a partir de 2023.
Leia também:
Imagem: The New York Times
Neste artigo: carro eletrico, noruega
Segundos os especialistas da NET, a Noruega está pegando fogo por todos os lados. 🙂
Claro que está. Recebem mil e um subsídio do estado. Até devem acender charutos com notas de 500€.
Que subsídios são esses, mostre lá ?
Com os apoios na Noruega os EV ficam mais baratos que os ICEs. Se não sabes investiga em vez de estares constantemente a fazer figuras tristes a ser do contra…
Os apoios neste momento já não são como antes, agora só não pagam IVA se custarem menos de 500 000nok, cerca de 42.500 euros, e contam com uma redução no imposto sobre emissões.
https://www.acea.auto/files/Electric-cars-Tax-benefits-purchase-incentives_2024.pdf.pdf
E não, não fiz figuras tristes como se vê.
Nada mau. Qq cidadão tira por 42500€ um carro de 53 125,00€. Ainda são 10600€ de ofertas.
Alem disso ainda há descontos em portagens e estacionamentos bem como circulação nos corredores dos autocarros. É tudo à farta.
Ainda bem, é assim que deve ser.
A tal equidade fiscal e de liberdades própria de Tiranópolis !
Mas existe equidade fiscal, e liberdade também, continuam a ser as mesmas.
Na Noruega são todos ricos, lá comprar um automóvel elétrico é como ir ao supermercado comprar umas laranjas, podem comprar um todas os dias sem se chatear, já são descartáveis…
Que exagero looool
Está-se mesmo a ver que eles enriqueceram a atirar dinheiro pela janela fora.
caramba, assim tanto !!! aquilo melhorou muito desde que estive lá em 2020 … a sério, são um país rico mas não tanto com escreves 🙂
Simples se colocaram os apoios nos outros países como na Noruega vai acontecer o mesmo. O problema é que os outros países não têm petróleo para financiar o apoio aos eléctricos. Quanto mais carros eléctricos eles venderem mais petróleo têm para exportar
Nem mais, tudo ajuda, poder de compra, apoios, nada a comparar com Portugal. Cá há apoios para a empresas, alguns !
Claro eles é que são espertos manda o petróleo para os burros usarem e eles andam ali de eléctrico
E o país que lucra milhões com petroleo e gás natural… Ups isto não era para dizer.
São espertos. Usam o que têm de recursos e não fazem como nós que temos gás, petróleo, lítio e outras produtos interessantes mas não se pode extrair porque faz mal ao turismo..
E qual o mal disso ? Se não fossem eles a lucrar eram outros.
Então poluem no jardim dos outros…. é disso que o JL gosta… poluir no jardim do vizinho.
Quem ? Você ? Não é você que o consome ? Mas afinal está é a poluir no seu jardim.
Não entendi.
Só cai na farsa do carro elétrico quem quer.
Como não existe farsa ninguém cai.
No dia que um “Electrico” roncar como o Shelby Cobra GT que vinha hoje há minha frente já perto de casa, eu “talvez” me converta à religião do “Hélio Moscardo”…
Vens-te aflito para sustentar o teu Renault Clio, quanto mais Shelbys ahaha só rir
Por acaso o unico Renault que conduzi na vida foi um ZOE mas eu estava a ser sarcástico…
mrgreen:
Vais trabalhar para a siderurgia e tens mais ruído que esse ronco o dia inteiro.
O amigo não gosta de carros, pois não. Compreendo, e respeito, mas há pessoas que gostam e isso também tem de ser respeitado.
Vocês são cá uns invejosos. Mas preferem carros silenciosos e andar na via pública a fazer razias aos peões que andam por aí mais dstraídos…
Cambada de flores de estufa…
LOL
Se barulho fosse sinal de performance, havia por aí muito Punto GT ou Ibiza TDi a dar 400km/h. Até a Zundapp do Ti Manel que mora no fundo da rua limpava o Superbike 😀
Agora a desculpa é performance? As desculpas que vocês inventam. Já parecem um certo bacano que dispara sempre algo ao calhas…
Se apenas o barulho importa, então compre um sintetizador.
Nesse caso ter eléctrico é mais uma vantagem, melhor ouve esse Shelby. Loooll
Gostas de ir atrás dos CI a comer poeira e fumo.
Não, por isso é que ficam todos para trás.
A Carris Metropolitana tem mitos electricos….
Por cá 80% do nosso mercado é os de segundas núpcias.
Lá podem comprar VE porque não têm o Algarve, se fossem todos os dias para o Algarve como os tugas queria ver se eles optavam por VE 🙂 🙂
Mas têm algo que a malta cá se queixa muito, frio e que a autonomia baixa 30% no frio, enfim, começo a pensar que os Noruegueses não sabem viver no frio. Lol
Se calhar o pessoal está a referir-se a outra coisa que baixa ou não estica tanto com o frio e tu é que percebeste mal e pensas que falam de baterias 🙂 🙂
Lol
Tendo em 2024 um salário de 4019,74 euros em salário medio e de 6544,38 euros em arquitectura, Conseguem comprar um em 12 meses. Um dentista consegue comprar um em menos de 3 meses pois com um salário de 16793,11, sim estão a ver bem são 16mil euros por mês.
nota:
São salários líquidos ou seja após pagar impostos.
Nem só por isso, lá um ve é mais barato que um ice, um golf a gasolina é mais caro que um model 3.
Ok salários fantásticos mas os preços dos serviços acompanham os ordenados, se todos ganharem bem tens de cobrar para pagares ordenados.
Ainda à dia dei um exemplo em Haia por 3 paragens de elétrico paguei 11€, a comida nos supermercados não é muito mais cara que cá, mas as refeições nos restaurantes o preço de uma tasca lá pagas mais do que aqui um dos bons restaurantes.
Até um colega dizia ganhas 4 x mais lá mas a cerveja é 6 x mais cara do que aqui, não compensa:) 🙂
Não nos podemos esquecer que ganhas 4x mais, gastas 4x mais, mas no fim do mês sobra 4x mais também. É essa a vantagem em relação à mentalidade tuga que jura a pés juntos que a ganhar o que se ganha cá não dá para poupar 50€ por mês… E dizem isto no café enquanto fumam um cigarrinho antes de a jola chegar à mesa…
Amigo, isto é assim, lá fora o custo de vida á acessível, os ordenados são bons, mas, lá fora a cultura é outra e os hábitos de convivência não é como aqui na Tugolandia que a malta está mal habituada e e anda sempre nos tascos e depois vai lá fora e fica escandalizada com os preços praticados e não consegue fazer a mesma vidinha que tinha em Portugal, é isto, e quantas vezes não ouvi já esse discurso, tive amigos que tiveram de de mudar de hábitos e hoje estão bem, outros a cabeça não dava para mais voltaram porque passar o dia sem ir para a taberna e convívios regados e afins era um problema…
As vezes tem de se ver que há diferenças em muito mais coisas do que só os ordenados…
Isso é elementar. Se os ordenados são altos, o custo dos serviço e de ser servido terão q acompanhar na devida proporção.
Contudo isso não impede que as pessoas convivam fora de casa. Basta adoptar o “Botellón”.
Dinheiro não compra bom gosto. Esta mal dos elétricos não bate bem da cabeça.
Mas ajuda.
Quem está mal da cabeça é o secalharya .
O “problema” é que lá um EV fica mais barato. Assim até eu comprava um…
Daqui a 2 anos deixam de vender ICEs e os impostos nos EVs deixam de estar isentos, deixa de haver estacionamento á borla, e para comprar o próximo pagam e nao bufam…
Isso é que vai ser giro…
Portanto os noruegueses não sabem viver na Noruega, mas os tugas sim, esses são especialistas em tudo. Loool
Havias de levar perto de 900€ liquidos para casa que eu queria ver como que é que te orientavas.
Se viveres sozinho até acredito que consiegas ser orientadinho…
Convém é referir que o mercado de carros novos na NO não está bom, facto que se tem vindo a acentuar desde o início do ano.
Em julho venderam-se apenas 6.456 carros novos o que reperesenta um forte declínio de -14,2% em comparação com o mesmo mês do ano anterior.
Para nos situarmos PT com o dobro da população compra num mês 5x’s mais carros que a Norurga (~21000 novos e ~11000 importados usados), sendo que a NO tem muito maior poder de compra que PT e que PT tb não é nenhuma referência dado que só Madrid, por si só, vende mais carros, que PT.
Isto significa que o Norueguês está a preferir manter o seu velhinho e fiel a combustão para poder passear nos Fiordes sem grandes sobressaltos.
Pois, foram os a combustão que diminuíram.
Os EV’s tb diminuiram. Tudo diminuiu na NO, apenas o parque antigo subsistiu!
O que eu vejo a diminuir são os a combustão:
https://pushevs.com/2024/08/03/july-2024-evs-set-a-new-record-in-norway/
Vc está a analisar percentagens de vendas. Não está a analisar percentagens do parque existente.
São coisas muito diferentes e a percentagem torna-se irrelevante quando as vendas sofreram uma forte quebra como foi o caso.
O que a Noruega está a conseguir com isto é o definhar da venda de automóveis novos.
Não mudem o chip que não é preciso!
Nem é preciso, o artigo diz tudo.
Se diminuiram as vendas, os eléctricos subiram no Share e os a combustão só se venderam 45. Onde está a dúvida ?
Sim, está a definar a venda de novos a combustao, e até a desfazer-se dos velhos a combustão, tanto que têm menos carros em 2023 que em 2022. Portanto além de exportarem petróleo também começaram a exportar os a combustão que já não querem.
Cada vez gosto mais deste país.
Por acaso é ao contrário. O parque automóvel deles aumentou muito nos últimos anos e já há que se questione se foi boa ideia terem empurrado as pessoas para o carro elektro sem as obrigarem a devolver o carro antigo.
Estão a tentar remediar o problema com autocarros à borla nas principais cidades.
Sim, aumentou nos eléctricos.
E diminuiu nos a combustão.
carros elétricos registados =/= vendidos
Exato, alguns foram dados.
A Noruega foi o único país do mundo a fazer o que tem de ser feito. Incentivos à compra, criou uma boa rede de carregamentos, e isto aliado a um excelente poder de compra.
O único problema disto é que são só 3 milhões de veículos, enquanto no mundo circulam 1470 milhões, muitos deles em países sem condições para fazer a transição.
Por acaso são 5.4 milhões.
https://www.ceicdata.com/en/indicator/norway/number-of-registered-vehicles
Pois, e desses 5.4 milhões apenas 13% são elektros. Camiões, tractores e autocarros é quase tudo diesel. Há que atacar quem menos polui, o carro do desgraçado do particular.
24.5 %.
É quase tudo, mas não tudo. Transportes públicos já é praticamente tudo eléctrico ?
Atacar ? Não entendi, devem estar muito chateados, por isso só compraram 45 no último mês. Looool
1º A sua fonte é inquinada. Vc não sabe escolher as fontes!
2ªEu fiz de propósito para lhe saltar a tampa com os 13%. Pq se vc mete mais 1 milhão que a realidade, eu posso baixar o universo BEV pq sabemos que esses apregoados 24% são baseados em ligeiros e sabemos quantos ligeiros são. Capisce?
3º Dei-me ao trabalho de fazer uma tabela com os nrs reais. E para sermos sérios BEV de particulares são 23,87% e BEV’s de todo o tipo de veículos são 17%, OK?
https://1drv.ms/i/s!AvwLJVpLF7bcrb5a2CqRX26GrS9zaA?e=9u0nEr
A fonte é o orgão oficial do governo da Noruega, não é esses estagiarios de meia tigela que andam por aí ao serviço do KKKElektro!
https://www.ssb.no/en/transport-og-reiseliv/landtransport/statistikk/bilparken
Entretanto 2024 está a correr mal como já vimos e a participação de BEV vai baixar ainda mais!
Então onde estão os buses eléctricos ? E as Vans ?
Mas esses dados mostram que estão a aumentar.
Já agora,alguma vez meteu aqui alguma tabela ou números que tivessem corretos ?
Estão lá, ponha os óculos.
No telefone só aparece uma tabela com uma coluna e mais um bocadinho de outra.
Sempre correctos. Ao contrário de si não recorro a sites EVangelizados, mas sim a dados dos governos. Este é só mais uma prova disso.
Estão mal como de costume, mas isso não era de admirar:
Soma de todos os veículos expecto elétricos, incluindo todos os híbridos e os outros – 3 475 479
Elétricos – 728 658 / 3 475 479 = 20.9 %
Se forem só ligeiros visto que é neste grupo que existem ofertas: 26.8 %.
O que é q está praí a inventar?
Nada
Esqueceu-se de referenciar os cortas relvas a gasolina, os geradores a gasoil, etc. Que picareta mental. Haja paciência.
Haja paciência mas é para as vossas invenções.
E os isqueiros a gasolina.
Tudo muito bonito, mas tenho de te puxar para a realidade, a Noruega o dinheiro é proveniente de petróleo algo consumido por todos nós pelo mundo, o nível de vida lá não tem nada haver com o resto, o que é natural que continuem a ser pioneiros nas adopções de inovações tanto estruturais como vendas, mas a malta lá tem poder de compra com ou sem incentivos…
Cá na tugolandia ou tens carro e passas fome ou andas pé e comes…
Se têm poder de compra, mais carros a combustão compravam, já que lá são mais caros que eléctricos. O carro do pobre lá é o eléctrico, e com gasolina e gasóleo a 2 euros o litro.
Sempre a mesma coisa, não pensa nem assimila os assuntos e depois só sai bacuradas, nem sei porque é que ainda nao te mudaste para lá já que que a vida lá é melhor…
Então prove o contrário.
E não vou mudar, nem que faça 100.voltas, isso continue as voltas.
Provar o quê???, mas tu lês o que escreves e os outros escrevem, não lês de certeza, já se viu há muito tempo, começo a pensar que se calhar ando a trocar mensagens com um IA…
Leio, mas não escrevo nada do que diz.
Leio, dai lhe ter perguntado onde eu disse o que afirma eu ter dito.
Se calhar você é que é uma IA que apenas repete coisas sem sentido.
Lá vem o parvo que nem argumentos tem…
Então tu compras EV porque dizes que a longo prazo sai mais barato e eles não iam comprar também quando sai mais barato logo na aquisição?
Então mas achas que és inteligente e os noruegueses são burros? É isso?
O melhor é ler novamente.
Lá está o @JL a dar tanga. Gasóleo na Noruega está nos 1,6x€
https://www.globalpetrolprices.com/Norway/diesel_prices/
Vc ultimamente não para, mentira atrás de mentira. Que grande pinóquio.
Tem de usar os preços mais caros, não é isso que faz por cá ?
https://www.rhinocarhire.com/World-Fuel-Prices/Europe/Norway.aspx
O JL a dar tanga e a mentir á boca cheia é o prato do dia…
Costuma dizer-se que quem tem razão não precisa de mentir…
Eu não menti, tanto que até lhe posso apresentar preços mais altos.
Também carregas o teu carro a pilhas onde é mais caro?
Os carros a pilhas não se carregam, só se abastecem.
No caso do Yamahia sim, aparece sempre com os preços mais caros.
Sim, claro… Abastecem-se com um carregador… Lol
Não, com bomba de abastecimento.
Este @JL não bate bem da bola. Mete um site para 1.63€ e continua concenvencido que é 2.00€ Zzzzzzzz
Tanto há lá a 2 euros como cá, qual a dúvida ? Não é você que gosta de preços altos ?
Assim se apresenta um dos países, indiretamente, mais poluidores do mundo, num exemplo verde!
Investe-se o dinheiro do gas e petróleo na bolsa e com os lucros mostramos aos outros como somos “clean”… enfim
Se eles não venderem petróleo, como é que você depois se move ?
Eu não digo, um fala em alhos e você vem falar em bugalhos, tudo a haver, e depois que não que sabe lêr, humm…
Hein ?
Por acaso falei do mesmo assunto.
Não digo em lado nenhum que ele devem ou não vender petróleo. Eu tenho um veículo a gasolina; seria hipocrisia da minha parte. Mas realmente é melhor ler o texto de novo
Eu li o texto, daí ter dado a minha opinião, ou era melhor serem como a Venezuela?
Já agora, onde eles dizem que são “clean” ? O que vejo são as pessoas a chamarem-lhe nomes…
E quem é q precisa do petróleo da Noruega.
Queres ver q se eles fossem ambientalmente correctos e não fossem hipócritas e logo não vendessem petróleo que os carros iam parar? Ganhe juízo.
Todos os que compram
Onde eles dizem que são ambientalmente correctos ?
Hipócritas somos nós, até quando houve tentativa de prospecção fizeram filas com carros que o consomem.
Ian parar como ?
Deixem de vender petróleo para serem coerentes. De facto ninguém precisa do petróleo deles. Eles é q precisam de o vender. São coisas diferentes.
Coerentes com quê?
Se não precisam não lho comprem, isso sim, era serem coerentes.
Tentam tapar os olhos à Europa com vendas fictícias de carros elétricos.
Então quais são fictícias ? Na sua mente ?
Á Tesla já descobriram a careca por diversas x’s. Diz que vende um coisa e depois nos registos automóveis oficiais aparece outra.
Nunca vi isso, mas como você inventa números, venham eles.
É só tirar a venda desses olhos:
https://www.drive.com.au/news/tesla-australia-admits-it-sales-figures-were-wrong/
Então mas o erro ai não foi da tesla.
De facto não há erro nenhum. Há uma declaração comprovadamente e deleliradamente enganosa por parte da Tesla.
A Tesla só pretendeu mostrar que vendia mais qd não vendia. Tadinhos são tão inocentes.
Errado, diz lá que quem se enganou foi o gajo da instituição.
Treta, o sonho molhado da Tesla é ter o modelo mais vendido. Ate em paises o de a eletricidade é de carvão. Só vieram a terreiro com desculpas qd estalou a bronca.
Se é sonho ou não, mas já teve, e mais que uma vez.
Quem veio com as desculpas ? O gajo do IMT da Austrália ?
Sabe que o mundo só se engana quando se trata se eléctricos, se fosse carros a combustão nunca se enganaram. Loool
O que é que não está a perceber?
“TESLA Australia ADMITS its sales figures were wrong”
Só tem mesmo isso no título…..
E admitiu estarem errados, mas a culpa não foi da Tesla.
E não chega?
Então se não foi culpa da Tesla foi de quem?
Vc sai-se com cada uma que parecem duas. Tire as palas homem:
“Tesla is to blame”
“EV Council spokesperson and said Tesla had added 2020 and 2021 sales figures together.”
https://evcentral.com.au/oops-tesla-busted-inflating-sales-figures-by-adding-two-years/
Se estavam juntos, ele só tinha de separar o que queria.
Irra…burro velho não aprende línguas. Já dizia a minha avó looolooolool
Já aprendi línguas há muito tempo
Se vislumbrou algum “chavismo” no texto, vou tentar ser mais explícito. É uma crítica ao artigo e a vários jornalistas e políticos que tentam convencer-nos de boas práticas, dando exemplos como o norueguês mas apenas referindo uma das faces da moeda.
Há a tendência de mostrar que eles o fazem porque são mais civilizados e nós não, embora nem eles sejam tão bons nem nós tão maus. Antes da descoberta do petróleo era um país pobre.
Resumindo: “eles” = maus jornalistas e maus políticos. Nenhuma crítica ao regime norueguês, provavelmente o mais eficiente do mundo.
Concordo com a sua opinião, e realmente a Noruega era um país pobre. Mas souberam distribuir essa riqueza por tida a gente, facto conhecido pelos nos nórdicos na generalidade. Se fosse em Portugal de certeza que era só par alguns, e não digo isto com satisfação. Infelizmente, é a realidade em que vivemos, um pais com 800 anos tem um vencimento praticamente 1/3 de um norueguês.
É evidente que a Noruega e hipócrita quando vive da venda petróleo e tem discurso contra o mesmo. No entanto, relativamente ao elétrico, foi o único pais a avançar com forte convicção, dito de outra maneira os outros governos ainda conseguem ser mais hipócritas,
Então mostre lá o discurso deles contra o mesmo ?
Carros elétricos na rua significa o quê? Custo mais elevado na compra de ICE e subsídios ao BEV, etc., etc., significa o quê? Que o governo norueguês adora o petróleo, e a sua política é a virada completamente para o petróleo, como é óbvio.
Significa menos custos operacionais com eles, já que têm energia eléctrica com fartura, menos custos com taxas de carbono e mais exportação daquilo que têm.
Mas enfim, já vi que alguns de vocês não lidam muito bem com a economia.
Curioso que não faltam são países que não têm petróleo a querer fazer o mesmo, Portugal é um deles.