Associação de defesa do consumidor faz queixa contra a BMW, Mercedes, Toyota e Volkswagen
A francesa UFC-Que Choisir apresentou uma queixa contra quatro grandes fabricantes de automóveis devido a um problema relacionado com os airbags dos seus carros.
Apelidado "escândalo dos airbags Takata" pela imprensa francesa, o problema afeta o setor automóvel desde 2014, e tem obrigado muitas fabricantes a imobilizar os seus veículos em todo o mundo para substituir o equipamento de segurança.
Devido a um gás que se degrada com o tempo, a humidade e o calor, estes airbags correm o risco de explodir, com risco de ferimentos graves ou mesmo mortais para os condutores e passageiros dos lugares da frente.
Recentemente, a UFC-Que Choisir apresentou uma queixa contra quatro grandes fabricantes de automóveis - BMW, Mercedes, Toyota e Volkswagen - pela forma alegadamente perigosa como lidaram com os airbags Takata.
A associação de defesa do consumidor francesa, que já tinha apresentado uma queixa contra a Stellantis, em janeiro, disse à Agence France-Presse (AFP) que a queixa por "práticas comerciais enganosas, engano agravado e perigo deliberado para a vida de terceiros" foi registada, na segunda-feira, pelo tribunal de Versalhes (Yvelines).
Num comunicado de imprensa, a UFC-Que choisir justifica que as recolhas de veículos organizadas por estes quatro grupos para substituir os airbags defeituosos foram "imprecisas, tardias e insuficientes, sob a única pressão mediática do escândalo".
Fabricantes responderam à queixa apresentada pela associação francesa
Depois de a UFC-Que Choisir ter anunciado uma nova queixa contra a BMW, a Mercedes, a Toyota e a Volkswagen, na segunda-feira, as fabricantes de automóveis defenderam a forma como lidaram com a retirada de veículos equipados com airbags Takata defeituosos, em França.
É absolutamente errado dizer que não fizemos nada e que ficámos à espera da pressão dos meios de comunicação social.
Reclamou Ludovic Leguem, diretor de Comunicação da BMW França, em declarações à AFP, informando que a empresa realizou "29 ações de recolha no BMW Group, em França, desde 2013", o que corresponde a 935.000 automóveis recolhidos.
Por sua vez, o Grupo Volkswagen França declarou, num comunicado enviado à AFP, que "no que diz respeito aos airbags Takata, a Volkswagen está a examinar e a atualizar as suas ações de recolha, conforme necessário, com base no seu programa de análise e em colaboração com as autoridades reguladoras competentes".
Apesar de terem sido contactadas, as sucursais francesas da Mercedes e da Toyota não responderam de imediato.
Quem compra VW, MB ou BMW está-se a borrifytar para a defesa do consumidor, mas Toyota é diferente.
Mas isto ainda acontece nos carros atualmente vendidos? Incluindo marcas como a Toyota?
Não é o gás que se degrada. O gás é formado pela explosão do nitrato de amónio. O que se degrada é o nitrato, que em vez de explodir “controladamente” pode ser uma autêntica bomba, estilhaçando as cápsulas que o contém, ferindo ou matando a pessoa.
É isto que acontece com os airbags da Takata.
Há uns anos enviaram-me uma carta para ir verificar os airbags (o carro já não estava na garantia). Deram-me um veículo de substituição para andar e ligaram-me no final da tarde para ir buscar o carro.
Disseram que estava tudo bem e não explicaram o que fizeram. Na verdade, nem quis saber. Só fui porque na carta dizia que, se eu não comparecesse, a responsabilidade deles deixava de existir. Como fui, a responsabilidade continua a ser deles. 😛
recebi uma carta para tirar umas fotos ao volante e nr ao chassi. ainda nao fiz, obrigado por me lembrarem 😀
Mesmo que não recebam a carta do fabricante (podem não ter o registo em como está em vosso nome), vão ao site verificar os recalls, através do VIN, ou a um stand da marca para verificar que o vosso carro está com os airbags defeituosos da Takata.
Não custa nada, e salva-vos a vida…
O meu já foi substituído pela VW grátis