PplWare Mobile

Elon Musk vai mudar a Tesla na Europa e quer ser um fornecedor de eletricidade

                                    
                                

Autor: Pedro Simões


  1. Márinho says:

    O JL vai já a correr aderir, até prescinde dos seus paineis, pois a energia da tesla é de muito melhor qualidade que a da E-Redes e da EDP.

    • Zé Fonseca A. says:

      Agora com a Tesla a matar o dojo acho que vai vender o Tesla e comprar uma imitação chinesa

      • Max says:

        Por acaso não dava grande trabalho aos da casa fazer um post sobre o Dojo e por que é que foi abandonado pela Tesla. Com tanto post sobre qualquer insignificância da Tesla, esse, sobre um grande fracasso, seria interessante.

    • JL says:

      Pois, não entendi.

    • JL says:

      Não era melhor ler o artigo ao fim em vez de vir com os seus desvaneios mentais ?

      “No entanto, desde 2022 que a empresa oferece tarifas domésticas que permitem aos clientes carregar os seus carros a baixo custo e receber pagamentos pela venda de energia solar ou energia armazenada nas suas baterias de volta para a rede.”

  2. Sail says:

    Acho que a pplware tem de começar a pensar nos títulos. Ser fornecedor de energia num país não significa ser na Europa 🙁

    • Vítor M. says:

      Não estás a perceber. Ele na Europa cada vez vende mais, não é só num país. Agora, a Tesla está a começar a entrar no mercado doméstico. Porque vender energia, vende já em toda a Europa, inclusive em Portugal. E, pelo que se tem visto, o negócio principal de Musk não é vender carros, será sim vender energia 😉 sem dúvida que é grande negócio.

      • Sail says:

        Para mim é melhor ficar longe da Tesla pois não quero os meus dados nos EUA visto que o Musk é conhecido por não cumprir as regras.

      • Márinho says:

        Não vende em Portugal, pelo menos em nome próprio.
        https://www.erse.pt/eletricidade/funcionamento/comercializacao/
        Nem como CEME está registado, portanto, não não vende energia em Portugal.

        • Vítor M. says:

          Então vamos ver o seguinte:

          1. Comercialização de energia (CEME): O CEME — Comercializador de Eletricidade para a Mobilidade Elétrica refere-se a entidades licenciadas para comprar energia a produtores e comercializá-la ao público consumidor, tal como listado pela ERSE. A Tesla não está registada como CEME em Portugal e, portanto, não comercializa eletricidade ao público de forma convencional.

          2. Venda de energia nos Superchargers: Apesar disso, a Tesla venda efetivamente a energia nos seus Superchargers. Estes pontos de carregamento são propriedade da Tesla (ou operados por ela), que adquire a eletricidade da rede elétrica e a revende aos condutores que carregam os seus veículos, sem intermediação de terceiros. Estas atividades não requerem registo como CEME, pois aplicam-se a um modelo de carregamento direto, em que a Tesla atua como Operadora de Pontos de Carregamento (OPC) e não como comercializadora de energia tradicional.

          Além disso, a Tesla obteve uma licença como OPC em Portugal, o que lhe permite operar e expandir os seus Superchargers no país, especialmente com a recente liberalização que eliminou barreiras legais (como a obrigatoriedade de integração na rede pública Mobi.E). Tal comop escrevemos há dias, a expansão da rede já está em curso, com dezenas de novos pontos previstos e atualizações para a tecnologia V4.

          Portanto, sim, vende sim 😉

          • Mário says:

            Não vende..compra a uma comercializadora ou algo do género. Um opc não vende energia , opera um posto.

          • Sail says:

            Para vender energia fora dos Supercharger em Portugal tem que registar como comercializador de Energia e obter o CEME. Senão o fizer paga uma multa.
            Agora se dizes que a Tesla vende energia então o Lidl, o Pingo Doce e o Intermarché também vendem sendo que não espaço para contra argumentares 😛

          • Vítor M. says:

            Não, o modelo do Lidl, Pingo Doce ou Intermarché nada tem a ver com o da Tesla. Então como funciona?

            Nos Superchargers em Portugal, a Tesla não comercializa energia da forma tradicional, porque, para isso, teria de estar registada como CEME na ERSE, o que não está.

            O que acontece é:

            1 – Tesla como OPC: É a dona e operadora física dos carregadores.
            2 – CEME parceiro: É quem, juridicamente, vende a energia ao cliente (a transação está associada ao contrato do CEME).
            3 – App Tesla: Funciona como interface para pagamento e gestão, mas o valor cobrado inclui a energia faturada via CEME.

            Na prática, a Tesla está a cobrar um serviço que inclui a eletricidade fornecida por um CEME autorizado. Percebes?

          • TeslaYDude says:

            E quantos Superchargers ativos há atualmente em Portugal? Tem de haver um número substancial para que a ‘venda de energia’ faça sentido. Vítor, às vezes parece que estás a seguir a lei de Murphy — tudo o que pode correr mal, corre mesmo (dentro do contexto, claro). Se for esse o caso, então sim: a Tesla vende ao cliente a energia que este comprou à E-Redes, e depois volta a vender essa mesma energia à E-Redes. Um verdadeiro ciclo vicioso.

          • Vítor M. says:

            Vamos por partes:

            “E quantos Superchargers ativos há atualmente em Portugal?”: Segundo os últimos números (entre os antigos e os novos) são cerca de 64 postos.
            “Tem de haver um número substancial para que a ‘venda de energia’ faça sentido.”: E há, basta ver que agora, com a abertura destes postos e, até final de 2026 deverão abrir mais uns 20, outras marcas de automóveis vão poder também lá carregar. Sem dúvida que começa a ser um dos mais preponderantes fornecedores em Portugal.
            “Vítor, às vezes parece que estás a seguir a lei de Murphy — tudo o que pode correr mal, corre mesmo (dentro do contexto, claro).“: Não percebi!!! Correr mal? Mas o quê? Se falas dos carregadores, ao contrário do que dizes, as coisas para a Tesla, ao nível dos Superchargers, está novamente nos carris e a correr bem!
            “Se for esse o caso, então sim: a Tesla vende ao cliente a energia que este comprou à E-Redes, e depois volta a vender essa mesma energia à E-Redes. Um verdadeiro ciclo vicioso.”: Qual ciclo? A Tesla como ainda não é CEME, compra a energia a terceiros, junta tudo num serviço (app Tesla) e vende ao utilizador. Depois, paga ao fornecedor o que os postos consumiram. Onde está esse ciclo vicioso que falas?

            Acho que está claro como a água, não sei mais como explicar as coisas. Não inventem é cenários para colocar ruído no assunto, pois está simples de perceber.

        • Yamahia says:

          “…Nem como CEME está registado,…”
          É para não pagar a TAR ME. É um habilidoso.

    • Manuel da Rocha says:

      O Musk gastou 823000 milhões, de dólares, a comprar empresas, que montam serviços de colecta e transferência de energia (a solarcity foi o mais famoso e nem, cabe, nos 10, mais caros).
      A empresa irá vender pacotes, como já faz para empresas, aos particulares. Compra um Tesla, por 120000 euros, recebe 4 painéis solares, 1 bateria (capacidade de 12 horas) e o carregador. E faz contrato, de energia eléctrica, com a Tesla Electric.
      Por cá, a MEO já faz isso, há 3 anos. E há mais, a avançar com ideias dessas.

  3. says:

    Porra mais uma Endesa a chatear.

  4. B@tm@n says:

    O Musk finalmente admitiu que os frigoríficos que produz são de fraca qualidade. Há EVs bem melhores e baratos nas outras marcas.

  5. Profeta says:

    Mas e o Musk que produz a energia ? Usa a energia dos paises para a vender. Se isso nao e ser charlatao.

    • Max says:

      Li o post e não fala disso – mas as soluções residenciais que a Tesla vende inclui os painéis solares e as baterias. Assim, também produz energia. Mas o negócio principal é das baterias para armazenas energia elétrica, que também podem ser carregadas com eletricidade da rede, em horas em que o custo é mais baixo.

  6. Bernardo says:

    Os consumidores não estão todos contra como se diz na notícia!
    É mais do mesmo….mas já nos habituamos á posicao da comonicacao social…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.