Elon Musk recua na intenção de despedir 10% dos funcionários da Tesla
Nas últimas semanas, muitas são as notícias das empresas a despedir dezenas e centenas de funcionários. O próprio Elon Musk tinha sinalizado uma possível demissão de 10% dos seu colaboradores na Tesla. Contudo, o CEO da empresa de elétricos recuou na sua intenção e anunciou, neste fim de semana, que afinal aumentará o número de colaboradores na empresa durante os próximos 12 meses.
A mensagem foi comunicada através da sua conta do Twitter.
Elon Musk parece retroceder na decisão de despedir na Tesla
Elon Musk disse no sábado que o total de efetivos do fabricante de veículos elétricos irá aumentar nos próximos 12 meses. No entanto, o número de funcionários remunerados deverá ser pouco alterado. A mensagem mostra um recuo em relação a um e-mail enviado há apenas dois dias. Segundo a comunicação, Musk dizia que eram necessários cortes de 10% nos postos de trabalho.
O número total de funcionários vai aumentar, mas os salários devem ser bastante planos.
Tweetou Musk numa resposta a uma conta não verificada no Twitter que fez uma "previsão" de que o número de funcionários da Tesla iria aumentar nos próximos 12 meses.
Total headcount will increase, but salaried should be fairly flat
— Elon Musk (@elonmusk) June 4, 2022
Como argumento para este possível despedimento de 10% dos seus funcionários, o magnata sul-africano refere ter um mau pressentimento relativamente à economia americana.
Além deste argumento, o responsável da marca também enviou outro e-mail aos empregados a dizer que a Tesla iria reduzir em 10% o número de trabalhadores por conta de outrem, uma vez que se tornou "com excesso de pessoal em muitas áreas". Mas "o número de trabalhadores por hora aumentará", disse ele.
Como resultado, as ações de Tesla afundaram 9,2% na sexta-feira.
Tesla terá mais de 100 mil funcionários
De acordo com um registo regulamentar da Tesla dos EUA, a empresa e as suas filiais tinham quase 100.000 empregados no final de 2021.
Mas a semana foi pródiga em comunicações e ultimatos do CEO aos seus funcionários. Numa das comunicações, o responsável da empresa emitiu um ultimato para que todos os funcionários regressassem ao escritório pelo menos para cumprir um mínimo de 40 horas por semana. Se não o fizessem, seria considerado como uma demissão, escreveu.
Além disso, na quinta-feira Elon disse que o dia de apresentação da Inteligência Artificial de Tesla ficaria adiada para 30 de setembro. Nessa data será mostrado o protótipo de Optimus, um robô humanoide que é uma prioridade da empresa, que deverá estar pronto para ser lançado no próximo ano.
Este artigo tem mais de um ano
Este senhor não passa de um faz de conta, a ver se pega. Deve ter sido feito na China, cheira a falso.
Santa ignorância…
Sabe quantas patentes “Open Source” da Tesla são usadas por outros fabricantes…
Sabe quantas destas teve a colaboração direta de Musk…
Aposto que a sua pessoa já fez mais pelas gerações futuras que este senhor… Pois concerteza…
Os comentários desse senhor são parecidos com o “desenho” das ações das empresas dele…todos os dias sobem ou descem sem qualquer coerência definida pelo próprio! Só os “acasos” do mercado definem o seu valor…e o valor da maioria das opiniões dele está em quebra! O valor das empresas veremos com o tempo…
Ele vai despedir mas vai compensar com contratacoes para as fabricas
Sim… Foi essa a verdadeira notícia logo de início…
Os administrativos que não “produzem” têm que ser purgados…. De certeza que têm oportunidades fora da Tesla… A Tesla é uma escola “brutal”…
Erro vosso. Ele não recuou em nada. Os jornais postam mails internos sem contexto e depois no dia a seguir têm de corrigir. Ele quer remover gorduras da Tesla porque acha que contrataram a mais e a pagar demasiado principalmente para gestores que só sabem criar burocracia e atrasar a empresa. O pessoal que constrói carros e baterias vai continuar a aumentar principalmente nas 3 fabricas mais recentes, alemanha, texas e china.
Se em vez de irem todos a correr cuspir noticias esperassem pela resposta da empresa ou sei lá o CEO a tal noticia para ter o contexto não passavam de “fake news”.
Isso dizes tu 😉 que não percebeste uma coisa fundamental “Como resultado, as ações de Tesla afundaram 9,2% na sexta-feira.” Nunca penses que algo gira à volta da boa vontade (remover gorduras 😀 ), lembra-te SEMPRE que em causa estão os $$$$ e no imediato ele começou por perder muito, numa altura complicada. E por isso deu ali um toque… de recuo num “tweet” de uma conta… sem “coiso” 😉
+1
João Ferreira,o Musk “recuou” tanto que não olhou para trás e tropeçou na sua própria incoerência. E os jornais ou a net (por mais sensacionalistas que sejam) nem precisam de “inventar”…o próprio Musk se encarrega de confirmar que o ser ESPERTO não é o mesmo que ser INTELIGENTE. Na minha opinião ele é um esperto com alguns resíduos de inteligência…veremos o que o futuro nos diz!
Sugiro ir ao Tweeter dele e ver o histórico….
Os Tweets são bem claros e seguidos para manipular seja o que for… Falar sem saber é o seu forte… Parabéns…
Falou o ser que mais contribui para o futuro dos nossos…
Ahhh… Já agora contribui em quê?
A não ser para o seu bolso? Isso não conta….
Yap, ele no dito mail informa que irá ser apenas funcionários assalariados (9as 6) malta envolvida na produção de carros, baterias e solar não iam ter mexidas, e que a malta a trabalhar à hora, tipo operadores fabril irá aumentar, por outras palavras, 10% de trabalhadores de logística, contabilidade e outros serviços de apoio.
Isto foi dito no email original, só é engraçado que foi completamente ignorado por 95% dos media pplware.sapo.pt incluída…
Pena que não leste o texto. Estás nos 5% que não leu e comentou só porque sim.
+1 Concordo, hoje em dia a impressa deixa muito a desejar, omitem a informação original, e deturpam com juízos de valor.
Há de facto imprensa que possa fazer isso (há alguma verdade nisso, tens razão). Mas muitas vezes, e é o principal motivo e a grande base de factos, o leitor só lê o título, muitas vezes está mal informado, muitas vezes é preguiçoso na procura da sua própria educação sobre o assunto, com isso, já tem uma ideia pré-formatada (domina vacinas e a ciência oculta por trás da investigação, tem números certos para combater os problemas do mundo, sabe o tamanho do universo (quem o contrarie, que prove o contrário), tem noção exata que a Terra é uma esfera plana, é clubista (e o que ele gosta é lei e a cor que torce está acima até da família), é politicamente influenciável (mesmo com o bolso vazio, violentado no que ganha de salário e no que paga de impostos diz sempre “os outros são piores”), na sociedade é um insignificante participante (levanta a mão a todos e diz à companheira “não posso sair à rua”, dúvida de tudo o que ouve e tem sempre uma explicação com base numa teoria tipo LEGO e nas redes socais (e na internet onde pode escrever) é o maior.
Se não fosse assim não vendiam noticias.
O Musk? Ele é “dono” no Twitter, já vende muito mais que notícias.
O twitter é uma rede social, desde que haja liberdade de expressão pode dizer o que quiser e quando quiser.
Não pode não, estás enganado. Há regras que regulam essas redes 😉 atenção que o facebook já sentiu na pele 😉 não mistures liberdade de expressão com libertinagem de opinião.
Por acaso está enganado…
Primeiro ele não é dono…
Todos usam e abusam do seu nome e imagem e distorcem e manipulam a informação como entendem… Se colocarem os Tweets na sua sequência real como histórico tudo tem um contexto e tem a sua ligação…. Mas os media são peritos em retirar o que lhes dá mais jeito e manipular…
Quanto às regras… Que regras… As regras que os próprios bots (vendidos pelo Tweeter) não seguem…. É isso?
Não estou enganado não. Pesquisa um pouco 😉
As regras do Twitter como todos sabem, são regras que se encontram no disclosure… Que toda a gente lê
Sim existem regras… Mas como qualquer um que tenha é use o Twitter sabe os Bots não seguem as mesmas regras…
Como é óbvio a liberdade de expressão é limitada às regras civis ou seja… A liberdade é limitada à liberdade dos outros ou seja a minha liberdade acaba quando interfere com terceiros… Que eu saiba base fundamental das sociedades modernas… Que são reflectidas por exemplo pelos seguros….
Infelizmente muitos confundem a liberdade de expressão com o direito de insulatar ou prejudicar terceiros… Como é óbvio é raro vermos isso no Twitter ou Facebook… (é raro não ver)
Aqui reside uma das regras fundamentais da liberdade de expressão… Ou posso expressar a minha opinião, mas isso não dá direito de insultar alguém ou “julgar” essa pessoa sem conhecimento de causa…
Que como se vê até nesta plataforma isso não acontece… Só neste thread já temos alguns exemplos…
Como em todo o lado. A tua liberdade de expressão, que por vezes podes confundir com libertinagem de opinião, é que pode estar em causa. Mas é assim em todo o lugar até na tua vida particular ou profissional. Não podes simplesmente dizeres o que queres (e colas no peito o dístico “liberdade de expressão” para condicionares terceiros. E uma forma de condicionar é inventares uma realidade paralela. Não podes. Sabes porquê? Aliás, tu respondeste a isso “a tua liberdade acaba quando interfere com terceiros”. E mais não é necessário dizer.
Muito bem dito…
Mas como sempre, os órgãos de notícias são peritos em retirar do contexto e manipular conforme o que der mais cliques….
Desde que vomitou a pancada do teletrabalho como se fossemos todos iguais que me mete nojo.
Foi como a história do twitter.
Vai afundar a empresa.
Primeiro a dita história de teletrabalho tem um contexto que foi muito conveniente omitido nas notícias…
Como é habitual…
No contexto que foi mencionado ele tem toda a razão e quem não quer é muito simples apenas tem que sair…
Todos os colaboradores são dados contractos bem claros e um Manual muito bem explicado e específico com todas as indicações… Se os colaboradores escolhem não cumprir… Eles têm que assumir…
Nao me recordo de ele anunciar publicamente a intencao de o fazer. Agora tournou-se numa persona non grata.
Como assim? Se há coisa que o Musk não deixa de fazer é comentários públicos.
Toda a gente já viu (mas não admite) que tudo isto tem a haver com as vendas do 2º trimestre, houve encerramento na China e agora têm que compensar com aumento de produtividade em todas as fábricas. Pode ser considerado chantagem, mas ele quer é que no fim de junho as vendas sejam superiores ao 1º trimestre. A única solução que vai fazer descer o quadro de pessoal é a construção inovadora dos carros – usar as novas prensas – que queimam muitas etapas da montagem.
Sugiro ler as últimas directivas de Elon na Tesla… Ele especificamente pediu para não haver esforços inúteis para agradar o mercado… Já o disse várias vezes… A Tesla não precisa do dinheiro das acções eles estão imunes… Tem a menor dívida da indústria e os maiores lucros… Aliás ultrapassaram a Toyota no último trimestre em lucro… Apenas o maior fabricante de automóveis do mundo… E com 90x menos dívida….
Com um geitinho ainda vai dar para os funcionários fazerem um desconto nos salários … diretamente para o pequenino bolso do musk …
Como costume a ignorância reina… É esta em saldos…
Musk é o CEO que mais investe é o que menos dinheiro “líquido” tem… Caso não saiba ele nem salário tem… Por isso se queixavam que não pagava impostos… Que eu saiba quem não recebe salário é difícil de pagar impostos… Mas mesmo assim é mentira pois ele sempre pagou e foi o homem que pagou mais impostos de toda história… Mas não… Isso não vende notícias…
Sabia que os funcionários da Tesla são os mais bem pagos em toda a China da área???…. Pois se calhar não falava sem conhecimento…
Sabia que a Tesla tem os colaboradores mais ricos graças ao seu salário e compensação…
Existem literalmente colaboradores que não precisam de trabalhar mais… Mas fazem no porquê sentem que podem ser úteis a empresa que lhes mudou a vida…
Eu cá não conheço nenhuma empresa que isto tenha acontecido… Bónus e prémios… OK ste são comuns… Agora tornar os colaboradores milionários e eles a continuarem a trabalhar… Isso sim é dedicação…