Elon Musk, o sonhador, quer que Tesla Roadster possa pairar
No mundo de Elon Musk poucas das suas ideias sonhadoras podem ser questionadas, pelo menos do ponto de vista da sua execução. "O Homem sonha, a obra nasce", já dizia Fernando Pessoa. E no caso de Elon Musk temos visto as coisas um pouco assim. Com o Tesla Roadster a ser preparado para chegar às estradas em 2022, agora o CEO da empresa vem afirmar que quer que este carro possa pairar...
Ainda não sabe bem como... mas pelo menos quer fazê-lo sem que "mate pessoas".
As declarações de Elon Musk raramente são deixadas passar em branco. As suas palavras, seja nas redes sociais, seja em eventos das suas empresas, sejam proferidas em entrevistas, apesar de poderem parecer apenas ideias "idiotas", têm que ser encaradas como desenvolvimentos para o futuro.
O seu Tesla Roadster assume-se como um bólide com uma aceleração dos 0 a 100 km/h em apenas 1,9 segundos, uma autonomia superior a 1000 quilómetros e uma velocidade máxima acima dos 400 km/h.
Tesla Roadster, o carro que não vai só voar nas estradas
O verbo "voar" já foi associado ao Tesla Roadster no passado, quando Musk anunciou que iria passar pelas estradas de Nürburgring. Na altura, a expressão foi usada para exaltar a alta velocidade deste carro. Mas agora é mais que isso.
Numa entrevista a Joe Rogan, no seu podcast The Joe Rogan Experience, Elon Musk teve mais de 200 minutos para falar dos seus projetos. Já antes o tínhamos ouvido falar em oferecer um propulsor de foguete para aumentar a velocidade deste carro, mas agora vai mais além.
Musk diz que considera usar os propulsores para fazer este carro pairar.
Eu quero pairar e estava a tentar descobrir como fazer essa coisa pairar sem [...] matar pessoas. Talvez ele possa pairar tipo um metro acima do solo ou algo parecido. Se se despenhar, a suspensão explodirá, mas você não morrerá.
Sabemos que vai acontecer. Mesmo que não seja em 2022, com o seu lançamento, mesmo que não seja propriamente com este modelo, não há dúvidas que Elon Musk vai meter esta ideia a funcionar para mostrar, uma vez mais, ao mundo, como se evolui.
Este artigo tem mais de um ano
Mais 4 ou 5 génios visionários como este, e este mundo andava verdadeiramente para a frente
Claro. O mundo precisa de mais charlatões como este…
Promete muito, e no final é tudo adiado e vem para o mercado bem pior do que o prometido.
Dá me um exemplo de algo que ele tenha prometido e tenha chegado ao mercado “pior do que o prometido”. Vamos ver que é o charlatão aqui…
Pois , e pairar para quê ? …este gajo , pode ter muitas ideias , mas é um principiante a nível de gestão de projetos….devia ter começado por se associar a um grande produtor do mercado automóvel , e tratar só da inovação….sempre não aconteciam os defeitos de fabrico que aconteceram ..o projeto da Apple , parece-me muito mais sólido , caso vá para a frente…
Pairar para quê? Já andaste nas estradas portuguesas? Há buracos que arrebentam com qualquer roda/suspensão. Se o carro paira-se no ar, era um mimo nessa estradas 😉
Sobre o projecto da Apple. Parece que as coisas com a Hyundai já azedaram: https://www.caranddriver.com/news/a35411762/apple-hyundai-kia-deal-car/
Não precisávamos de estradas para onde íamos 🙂
uhhhh… regresso ao futuro… 😀
a questão é mesmo essa: “caso vá para a frente”. Nada contra a apple.
Por outro lado o Elon Musk faz acontecer, se não for hoje será certamente amanhã.
Fez bem em não se ter associado e apenas por isso está o mudar a mudar, senão seria para esquecer.
O que se vê agora são as grandes marcas a tentar acompanhar e isso é apenas bom para o consumidor.
Veja-se a bmw com as dificuldades no eléctrico e o VW, igualmente.
Parei de ler quando un tal de “art” escreveu que o Elon Musk “é um principiante a nível de gestão de projetos”…
Se ele e principiante e ficou bilionario….. entao somos todos burros oO
Quando Leonardo da Vinci pensou em evolução, muito à frente do seu tempo, todos lhe chamaram louco.
Avancemos, sem medos, para o futuro.
Quando era pequeno tinham-me prometido carros a voar para o ano 2000, lá passaram 21 anos e nem conseguem que uma bateria de telemóvel dure 2 dias sem carregar…
Essa promessa já tem bem mais do que 21 anos
Hehehe
Já tivemos bem mais longe. Certamente ainda os vais ver.
Eu tenho livros da escola onde tinham imagens que os carros voavam em 2000 e que o mar tinha consumido uma boa parte da costas portuguesa, engolindo casas e praias, resumindo vou a mesma praia a mais de 50 anos e continua tudo igual.
Sinto-me enganado passado 50 anos 🙁
Por um lado é bom ainda o mar ter subido tanto e por outro ainda estamos sobre rodas. Mas havemos de chegar lá para os dois, dependem de nós e das futuras gerações.
A voar baixinho ?
Como diz o ditado :
” Coitado de quem as ouve, que quem as diz bem aliviado fica”.
Levitar como? Em estradas/plataformas/tuneis para o efeito? Ou a fazer uma barulheira com uma ventania que não se consegue aturar?
Vai ser com algo que se pode usar no teu nick. Jactos de ar comprimido tal como em alguns sistemas de RCS (Reaction Control System). E sim, é provável que seja barulhento ao ponto de não ser legal usar em locais públicos.
“é provável que seja barulhento”
Provável? Parti-me a rir com esta! Já alguma vez ouviste o nível de ruído de um propulsor a ar comprimido? E depois de esvaziar os tanques de ar, como faço para os encher? O Roadster vai ter maneira de os encher? Musk demonstra a cada dia que passa aquilo que verdadeiramente é. Um charlatão envolvido em vários negócios duvidosos.
melhores carros eletricos do mercado foguetoes reutilizaveis tuneis para ligar cidades paypal duvidosos? e já agr consegues enche-los de novo com um pequeno motor, e de certeza que não vai fazer mais barulho que um autocarro e andam 400 dentro de uma cidade
Já tinhamos foguetões reutilizáveis quando elon musk tinha 10 anos de idade. Contrariamente do que é dito na comunicação social Musk não inventou o PayPal. O projecto que é agora conhecido por PayPal era produto da Confinity, mais tarde esta foi comprada pela X.com, empresa de musk, e mais tarde o seu nome foi mudado para PayPal. Sim, túneis para ligar cidade, túneis estes que não existem. E túneis pelos vistos para ti, são conceitos estranhos.
Continuo a dizer que nunca ouviste um propulsor de ar comprimido. O nível de ruído é substancialmente mais ruidoso que um autocarro.
Nuno V, aposto que já haviam foguetões reutilizáveis quando o Musk tinha 10 anos. E foguetões de classe orbital, haviam? Agora fiquei curioso…
Sim, chamava-se o space shuttle, em que o veículo orbital e ambos os foguetes de combustível sólido eram recuperáveis e reutilizáveis. Apenas o tanque externo não era recuperável. O Space Shuttle fez o seu primeiro voo a 12 de Abril de 1991. Musk ainda estava a dois meses do seu décimo aniversário.
Devias ter citado tudo… Eu disse que “é provável que seja barulhento ao ponto de não ser legal usar em locais públicos”. Onde é que eu estou a desvalorizar o ruído? E tu, já ouviste o ruído destes propulsores em concreto? É que eu não e, por isso, não posso fazer mais do que imaginar e escrever “provável”.
Um charlatão envolvido em negócios duvidosos? Tens provas?
Para encher o Musk já disse que vão usar compressores a bordo. A ideia é usar a energia durante as travagens, presumo que quando a força de travagem necessária seja superior aos kW a que as baterias conseguem carregar no momento. Parece me obvio que vai ser um party trick que só pode voltar a ser usado passado bastante tempo.
Ele que ponha um pouco do THC que usa no carro.
ele que pense é em lançar 1º o Roadster…
promessas tá o mundo cheio
E provavelmente vai ser adiado outra vez. Era 2020, agora é 2022…vamos ver.
Infelizmente os fanboys vão acreditando nas idiotices que o Elon Musk promete no Twitter.
Não é um sonho. Tecnologia que vulgarmente creio apelidar-se de anti-gravitacional já existiu no passado, foi recuperada e já pelo menos três vezes mostrada ao mundo, que recorde. Esta e muitas outras tecnologias que já vimos em filmes de ficção, têm sido suprimidas por interesses que todos sabemos quais, mas estão agora finalmente em vias de ser disponibilizadas. No caso desta tecnologia, primeiro há que reprogramar as pessoas e induzir-lhes responsabilidade para que a possam usar, como diz Elon, sem que matem ninguém. Um veículo anti-gravitacional atinge grandes velocidades, mais de 1000 km/h, ninguém quer apanhar com um carro em cima vindo do nada à velocidade duma bala mesmo que esteja dentro de casa. Por isso, primeiro há que ensiná-los a pairar, quietinhos.
O princípio é simples e eléctrico, é criado um campo electromagnético que vai anular aquilo que conhecem como sendo “peso” e que se encontra no seu interior. Isso pode ser feito com bobines, ou com um conjunto de magnetos invertidos rodando. Desconheço é como manusear esse campo de forma a controlar o veículo.
O Bait and Switch continua.
Este charlatão promete, promete, promete…e no final lá vem um produto atrasado e com 25% das promessas.
Enfim.
Tens provas que ele é um charlatão? Ou és apenas mais um keyboard warrior que acha que pode dizer o que quer atrás de um nick?
Da me um exemplo de algo que ele tenha prometido e não tenha cumprido ou não esteja a tratar disso. Podes argumentar que está atrasado em muita coisa, mas não estamos perante coisas fáceis de alcançar. A prova disso é que não vês todos os dias alguém a cumprir o que ele promete…