Elon Musk “não sabe como fazer uma bateria”, alertou o fundador da CATL
Apesar de o mercado estar já recheado de propostas, a Tesla é uma das maiores referências em matéria de carros elétricos. Contudo, para o fundador e diretor da Contemporary Amperex Technology Limited (CATL), Elon Musk "não sabe como fazer uma bateria".
Enquanto referência no setor dos carros elétricos, em 2020, a Tesla apostou no desenvolvimento de um novo formato de célula de bateria. De nome 4680, esta alimenta a Cybertruck e, no passado, equipou num número limitado de crossovers Model Y.
Além de prometer um fabrico mais barato e uma montagem simplificada, a célula de bateria cilíndrica foi apresentada como sendo mais densa em termos de energia do que as unidades do tipo 2170 e 1865, encontradas no Model Y/3 e no Model S/X, respetivamente.
Recentemente, a fabricante norte-americana anunciou que já produziu 100 milhões de células de bateria 4680. Isto representa uma taxa média de fabrico de 495.000 células por dia - o suficiente para 368 Cybertrucks, segundo o InsideEVs.
Especialidade da Tesla não são as baterias
Apesar de a Tesla ter investido no desenvolvimento e produção de uma célula de bateria cilíndrica, uma das maiores empresas de baterias, especializada no componente para carros elétricos e em sistemas de armazenamento de energia, considera que essa alternativa "vai falhar e nunca terá sucesso".
Pelo menos, foi o que Robin Zeng, fundador e diretor da CATL, disse a Elon Musk, numa conversa.
Tivemos um debate muito grande e eu expliquei-lhe. Ele ficou em silêncio. Ele não sabe como fazer uma bateria. É uma questão de eletroquímica. Ele é bom para os chips, o software, o hardware, as coisas mecânicas
Disse Robin Zeng, revelando que considera que "o problema dele é o excesso de promessas".
Falei com ele. Talvez algo precise de cinco anos. Mas ele diz dois anos. Perguntei-lhe porquê. Ele disse-me que queria pressionar as pessoas.
O diretor da CATL encontrou-se com Musk, em Pequim, em abril, e os dois falam frequentemente sobre vários assuntos, segundo a Reuters.
Recorde-se que a CATL é um dos principais fornecedores da fábrica da Tesla em Xangai, que monta os Model 3 e Y para os mercados local e internacional.
20 chicotadelas para o Primo Musk de não saber fazer uma bomba nuclear … que desplante !!
Mas deve saber fazer boas instalações de fibra sem deixar um bastidor ATI todo desorganizado ao ponto de outros terem que desligar tudo para voltar a ligar corretamente…
So pra meter nojo e dar Feedback do q se vai vendo por estas bandas
+1
Como se o Elon Musk soubesse fazer alguma coisa para além de gastar o dinheiro que os patrocinadores e o governo americano lhe dão.
Se há quem saiba fazer alguma coisa são as pessoas que trabalham nas empresas dele, ele não sabe um corno, limita-se a dar ordens e muitas delas revelam-se uma boa cagada, como muitas que tomou em relação ao Twitter.
A unica coisa sabida que o musk sabe fazer é trollar para gerar mais receitas para alimentar os seus negócios e a sua visão de futuro distópico para os pobres obviamente, um carrasco da democracia que ninguem elegeu mas que tem poder para perverter as nossas vidas.
tadinho do menino… já fizeste um tiktok a gritar de tanta indignação?
Verdade o Musk até usa tecnologia dos chineses as baterias LFP, e Musk aceita sem problemas as críticas e tenta fazer melhor se não conseguir aposta em quem sabe, o mercado das baterias só tem a ganhar com concorrência.