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Elétricos devem pagar imposto extra, porque pesam mais e estragam mais as estradas

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Fonte: The Telegraph

Autor: Ana Sofia Neto


  1. Kilmane says:

    E os diesel quantos problemas de saúde provocam? E os a gasolina que nos mantém reféns das importações de gasolina? E os suv que são enormes e pesados também? E as motas que só fazem barulho? E os transportes de mercadorias que também ultrapassam as toneladas? Do mal o menor. Os elétricos andam mais devagar ora menos desgaste nas vias. Podem ser carregados com energia renovável nacional. Regeneram uma parte do que gastam. Devem obviamente ser tributados mas nunca como um veículo muito mais poluidor. Por mim tributava-se os mamutes (SUV) que por aí andam. É que já não há largueza de ruas nem estacionamento que aguente com estes paquidermes. E cada vez são mais. Antigamente cabiam 25 num mini, hoje cabe um mini num SUV e só tem 5 lugares e alguns só 4

    • Grunho says:

      Por que razão os a gasolina nos mantêm mais reféns da importação de gasolina que os diesel reféns da importação de gasóleo? A uns a outros o deve ser taxado à razão de cada kg de CO2 que saia pelo tubo de escape. E é dos escapes dos SUVs que saem maiores quantidades.

    • Marko says:

      Pois claro, a típica visão global mas olhando para o próprio umbigo…
      Para mim que tenho um SUV prefiro que tributem os tomadinhas e agora? Antigamente era só postos de combustível, agora os postos de combustível estão em todo o lado para os tomadinhas carregarem os seus telecomandados parece uma praga… Óbvio que estou a ironizar para mim acho que carros idems devem pagar o mesmo seja elétrico ou a combustão, o peso é mesmo uma desculpa para chular mais o contribuinte nada mais!

    • ifm says:

      Kilmane,
      Estas a confundir impostos!!!

      O imposto de circulação esta directamente relacionano com as vias, e a sua conservação. A sua tributação é supostamente para manter as vias.
      Dai os camioes pagarem um absurdo de IUC, e serem sujeitos a fiscalização do peso de carga.

      Por outro lado as motos que tem impacto menor ou quase nulo no desgate da via, tem um imposto reduzido.
      ” depois os nossos mamoes é que inventaram de incluir um imposto no IUC pelos gases”

      Mas em relação aos gases e a poluição, pagas o imposto no acto da compra, e é o que faz sentido, queima mais paga mais.
      O CO2, os gases nocivos estão “directamete” propocionais, ao seu consumo de disel/gasolina.

      Voces é que quando toca, aos eletricos vão buscar sempre as mesma desculpas, e misturam alhos com bugalhos.

      • Narciso Miranda says:

        Motas imposto reduzido? Posso dizer que de 500 a 749cc pagam cerca de 63euros, e de 750cc para cima pagam uns 130e quase… Isto em que a media de peso das motas deve de rondar os 110/120kg mais condutor.

        Se for em comparação a um carro com peso de 2T que paga por ex 300e, sim é reduzido, mas nao proporcional

      • Kilmane says:

        Estás confudido. O IUC abarca os gases e faz sentido. Para a conservação das estradas é necessário haver contribuição daqueles que mais a usam. Não falo de isenções mas de equidade. Embora sejam mais pesados, poluem menos e são muito mais eficazes.

        • Kush says:

          Em relação a conservação de estradas, aqui na madeira deitam alcatrão mas não fazem a manutenção, e como comprar um carro e andar até estoirar. 3 a 4 anos depois de levar um tapete novo, deve-se tapar as rachas com cola betominosa, o tapete aguenta mais 4 a 5 anos até levar mais uma intervenção para tapar novas fissuras que aparecem, e um tapete pode aguentar 20 ou 30 anos bem conservado e com todo o conforto para quem circula , mas como disse, e como comprar um carro e andar até estoirar. O lobi da construção assim o quer

      • JL says:

        Imposto de circulação não existe, é o IUC está relacionado com as emissões sim, tanto que é assim que ele é calculado, e por isso os camiões pagarem mais.

        • JL says:

          Já agora, há motas a pagar mais imposto que carros.

          • ifm says:

            O imposto so começou a ser calculado com os gases a partir de 2007, porque os genios tinham de inventar mais qualquer coisa.

            Inicialmente o imposto era para manter as estradas,e pagava mais quem era mais pesado (neste caso cilindrada).
            Visto que a cilindrada é directamente proprocional ao peso do vaiculo, ou quando não é é poqrue são carros de luxo despostivos, que não fazia sentido pagarem pouco se fossem leves.

            Depois é que ja banguncaram tudo, e pagamos impostos ambientais por 30 sitios diferente ( sempre a mesma desculpa)
            É na compra, é no IUC, é quando se mete combustivel….

            Mas isso é porque o estado portugues foi aldrabando tudo, e sempre a arranjar dsculpas para carregar na carga fiscal.

            Estão sempre a alterar as regras, para o que convem.

          • JL says:

            Sempre foi pelos gases, havia era 2 parcelas. Uma era paga na aquisição do carro e outra durante a utilização, baixaram a primeira e aumentaram a segunda.

            Para quê complicar ?

      • Realista says:

        O IUC é também para pagar os custos ambientais que estes veículos provocam…
        Daí que pagas mais pela cilindrada e pelos gases emitidos.

        • Grunho says:

          Os custos ambientais que quaisquer carros provocam deveriam pagar-se taxando pela mesma medida o kg de CO2 que saísse pelo tubo de escape. Tantos cêntimos por cada kg. Isso levaria a que o gasóleo fosse 15% mais taxado que a gasolina, e não o contrário, como acontece agora, porque um litro de gasóleo produz 2,64 kgs de CO2 contra 2,31 kgs para um litro de gasolina. Isso só não aconteceu ainda porque a quase totalidade do parque automóvel da burguesia exploradora é diesel e o da classe média assalariada a gasolina. E as cunhas políticas da burguesia valem mais.

    • freakonaleash says:

      Sabe que SUV elétricos é a nova coqueluche, certo!?

    • supersilva says:

      É! Que loucos, taxa por problemas respiratórios e audititivos então

  2. Jota says:

    Se não é do cu, é das calças! Ganda noia!

  3. Luis Henrique Silva says:

    Pois tem sempre que se arrqnjar uma taxinha seja porque razão for….

  4. Grunho says:

    Correcto. Taxar carros à razão de X por kg de peso, taxar combustíveis à razão de X por cada kg de CO2 que saia pelo tubo de escape. O peso é o factor mais nefasto para a manutenção das estradas, o CO2 o factor mais nefasto para o efeito de estufa.

    • Aí aí ai says:

      Problema aqui é que as estradas já são mas….querem e arrancar dinheiro para nada. Se andassem a tratar das estradas tudo bem, ninguém se importava

      • Grunho says:

        A questão aqui não é sacar mais ou menos dinheiro. O saber o critério pelo qual cada utilizador tem que contribuir. Porque o que não falta aí é o pessoal do “ah, eu já pago muito, os outros que paguem por mim”.

    • Yamahia says:

      Pq é q só os combustão devem de taxados pelo CO2 q emitem pelo escape?
      Os elektros sao mais nefastos para o efeito de estufa em comparação com os equivalentes a combustão.

      • JL says:

        A questão é, porque é que os a combustão SÓ PAGAM por aquilo que SUPOSTAMENTE emitem pelo escape, já que são consideradas apenas as emissões de escape e em testes de laboratório, em testes reais na estradas chegam a emitir 1000 x mais.

        Não, os ve são muito menos nefastos.

      • Grunho says:

        Os electros não têm escapes. Ou antes, poderão tê-los, se as centrais eléctricas tiverem chaminés. E aí faz sentido taxar o CO2 à saída chaminé. Mas só o da electricidade de chaminés.

        • Yamahia says:

          O CO2 que sai das chaminés originado pela produção de electricidade em países ditos “verdes” como Portugal anda nos 71%, o que a juntar ao fabrico das baterias implique que um BEV polua tendencialmente muito mais que um semelhante ICE!
          Se formos para países como a Polónia ou Alemanha ainda é pior!
          Com a agravante que os ditos verdes importam pela porta do cavalo electricidade produzida a carvão e ainda dá para passar alguma para os lados de França!
          Em torno da alegada transição verde, o que não faltam são demagogos e hipócritas!

          • JL says:

            Errado, nem é 71%, nem emitem mais, mesmo em países como Polónia, que usam muito carvão, emitem cerca de 30% menos.

            Com achismos não vai lá. Já deixei aqui esses relatórios várias vezes, escusa de inventar só porque sim.

          • yamahia says:

            Olha…este trimestre baixou para 69,4%. Boa…boa…estamos salvos https://www.edp.pt/origem-energia/

          • JL says:

            Isso é a edp, que detém 41 % do mercado nacional, só tem de quiser, compre a outro fornecedor.

            Como se a edp fosse exemplo.

          • Yamahia says:

            Ya a electricidade dos outros passa por outra infraestrutura até á sua casa.
            Big tretas meu amigo,pobre de que acredita nelas eheheh

          • JL says:

            Claro, passa pela REN, que não tem nada a ver com a edp.

            Pensava que isto cultura geral .

          • yamahia says:

            A REN (Redes Energéticas Nacionais) não é responsável pela produção de energia em Portugal. A sua função principal é a gestão e operação das redes de transporte e distribuição de eletricidade e gás natural. Quem responsável pela produção de energia em Portugal é a EDP. Eles melhor q ng é q sabem como é produzida.

          • JL says:

            Por acaso também não é, no máximo produz parte daquela que vende aos seus clientes, a edp é um comercializador, tal como outro qualquer, que detém 41% do mercado nacional.

    • Realista says:

      Mais efeito de estufa mais degradação das estradas pelo efeito climático…
      Nesse caso os carros a combustão deveriam pagar o dobro.

  5. Pirata says:

    o eterno condutor contribuinte…

  6. AlexS says:

    Não só, por serem mais pesados a poluição provocada pelos pneus e travões é maior.

    • João says:

      O sr sabe como funciona os travoes de um elétrico? Praticamente não se usa.

      • Mário says:

        E vai dizer que um elétrico não gasta pneus… nem liberta micropartículas de borracha…
        Por isso é que os elétricos agora nem travões trazem.

    • JL says:

      Por acaso é menor, tenho um com mais de 200 mil. Gastou até agora 3 conjuntos de pneus, pastilhas ainda são de origem.

      Tem regenerativa, até 30 % da energia que ele consome vem das travagens.

    • Costa says:

      A parte dos pneus não vou comentar.
      A parte dos travões é precisamente o inverso.
      Ao usar o motor eléctrico como gerador em momentos de travagem e desaceleração, o mesmo atua como travão, sem qualquer uso dos travões.
      Nos carros elétricos o uso dos travões é muito inferior quer em quantidade de utilizações quer na intensidade das mesmas.

  7. Test User says:

    Vão explicar isso ao Estado Português que inventou nas Portagens altura e eixos.
    Isso do peso é pura invenção, o que interessa tudo menos isso segundo Estado.

    Classe 1 -> Motociclos* e veículos com altura inferior a 1,1m
    Classe 2 -> Veículos com 2 eixos com altura superior a 1,1m.
    Classe 3 -> Veículos com 3 eixos com altura superior a 1,1m.
    Classe 4 -> Veículos com 4 eixos ou mais, com altura superior a 1,1m.

  8. André says:

    Encham os pneus de hélio… problema resolvido

  9. Dinis Domingos says:

    LOL eu tenho um motociclo de 200 Kg e pago o mesmo que o automóvel de uma tonelada…
    Em Inglaterra está bem que os motociclos pagam metade da portagem.

    • Yamahia says:

      Adere à VVque pagas menos 25%

      • ifm says:

        La estão voces com as adesoes….

        Parece o Ivaucher, o cartão do Continente, o cartão de socio do benfica, ocartão de melitante do PS.

        O preço devia ser menor sejas socio/aderente, ou não ser nada.
        Mas isso tem alguma logica???
        Mas são somos todos cidadãos, não pagamos impostos??

        Aderente devia ser só mais comodo, e ai estamos a pagar um serviço..
        Agora ter desconto?? esta tudo bem?? devia ser para todos.

        Quem acha isso certo é so TOTO.

        A atenção tenho via verde na minha moto, e sabes onde esta o identificador?? junto a luz stop.
        A vezes aparece a luz amerela, outra vezes aquilo apita, e sabes que mais?? nem quero saber, não vou andar com aquilo pegado ao braço,e muito menos antes de sair de casa, lembrar-me haa tenho de por isto quando muitas vezes nem vou para autoestrada.

        • Yamahia says:

          Concordo contigo. Para pagar um pouco menos tem que ser aderente e pagar anuidades. É a lei do quero posso e mando eheh

        • Dinis Domingos says:

          IFM concordo contigo. Outra coisa que me irrita solenemente é ter que tirar o capacete nas bombas de gasolina e ter que ir pedir para atestar ou fazer pré pagamento… As bombas de gasolina esquecem-se que em Portugal um cidadão é inocente em prova do contrário.

      • Dinis Domingos says:

        Eu tenho a Via Verde (e é 30% agora). Na Inglaterra é directo, tens uma mota pagas metade, acabou, não é preciso ter nenhum aparelho. Além disso, volto a repetir, a minha mota pesa 220Kg e faz 123 CO2 g/km. Um quinto do peso e não polui mais que o carro normal. Eu devia pagar 20% das portagens e não 70% mas ok….

    • Toni da Adega says:

      Em Inglaterra só existe uma secção de 35km e meia dúzia de pontes com portagem.

  10. Art says:

    Aguenta e não chora!

  11. Yamahia says:

    Aleluia.
    Ouviram as minhas preces.
    Esses mamutes até já estão proibidos de estacionar nos pisos superiores de certos parques devido ao alto risco de desabamento por excesso de peso nos alicerces!
    É só ter 2 dedos de testa.

    • JL says:

      Ah sim, então mostre lá essa proibição ?

        • JL says:

          Então mas acabou de dizer que já era proibidos de estacionar, foi isso que perguntei, agora desvia conversa ?

          Então qual provoca mais desabamento, o meu ve de 1600 kg ou um Land Rover a diesel de 2800 kgs ?

          • Rodrigo C says:

            E então quantos Land Rovers a diesel (extremamente importante de mencionar) de 2800kgs existem em um parque comparado a número de EVs de ~1600kgs?

          • JL says:

            E volvos ? Quantos existem ?

            Não sei, consegue contá-los?

            Se é para pagar pelos que existem mais, não sei quem vai pagar mais. É só mais um imposto para os a combustão.

          • Yamahia says:

            A tara do Land são 2500 kgs e não é para andar em parques abichanados.

          • JL says:

            Errado, são 2800, se quiser tiro a foto da etiqueta do que tenho aqui comigo.

            Não é ? Onde está essa proibição também ?

          • Rodrigo C says:

            Estava só a fazer uma comparação, porque acredito que num parque encontre com mais facilidade vários EVs e talvez algum Land Rover.
            Mas no final de contas isso não importa, tanto veículos a combustão como EVs estão a ficar cada vez maiores desnecessariamente, sim porque não é preciso um SUV para ir as compras e em termos de um carro familiar uma Sation tem muito mais potencial em termos de espaço, agora acrescente o peso das baterias que tornam o carro ainda mais pesado. É claro que as infraestruturas mais antigas começam a não conseguir suportar o acrescente peso dos carros modernos. Um exemplo disso é nos EUA, onde os estacionamentos estão a ser criados mais “resistentes” e as linhas estacionamento a se tornarem maiores devido as maiores dimensões dos carros (Principalmente das carrinhas tipo Ford F150 e dos SUVs).

          • JL says:

            Ah ok, eu também só dei um exemplo, e o que não faltam são exemplos desses de outros modelos.

            Atenção, eu concordo com o
            Imposto, assim incentivam as pessoas e fabricantes a querer carros mais leves que na esmagadora maioria das vezes transportam apenas 1.

          • Rodrigo C says:

            Exato, não digo que façam apenas só carros para um passageiro mas não há censo comum, cada vez fazem só mais SUVs e deixam de produzir carros normais (como os clios, etc), veículos estes que prometem serem capazes fora de estrada se preciso (o que não acontece em maior parte das vezes por virem com o motor igual aos modelos “não SUV” que não aguentam com o peso extra, etc…) depois só vês disto em cidades e em localidades pequenas para fazerem o dia a dia ou simplesmente para ir as compras. Depois queixam se da eficiência e do consumo de combustível, o mesmo com os EVs mais pequenos com o Zoe em comparação aos SUVs EVs que precisam de mais baterias (ou seja mais peso) para os conseguir movimentar.
            JL tens ainda aqui um vídeo que vi a uns dias que achei interessante porque fala do impacto dos SUVs nas cidades e como os fabricantes usam eles como “loophole”, embora se focar mais na américa o vídeo também toca na europa em aspetos que dá que pensar.
            https://www.youtube.com/watch?v=jN7mSXMruEo

          • yamahia says:

            Tem aí a tara de um Land puro e duro:
            https://1drv.ms/i/s!AvwLJVpLF7bcq-sMP0EBFkhmTfhV1g

          • JL says:

            Ninguém falou do Land Rover, eu falei de um Range Rover hibrido.

          • yamahia says:

            Pois mas não falou em híbrido. Falou so em diesel. Vá lá fazer a revisão do que escreveu.
            Este tb é um Land/Range.

          • JL says:

            Falei sim, mais atrás:

            “ JL 2 de Junho de 2023 às 16:19
            Range Rover hibrido 2800 kg”

          • yamahia says:

            Ok no entanto fala pelo menos 2x em Land Diesel com 2800kgs.
            Olhe mais ajuda à conclusão de q as baterias incrementam e muito o peso logo devem pagar por esse excesso.
            Outro exemplo desta evidência é o Model 3 vs Model 3LR, ~ +25kWh acrescenta logo 200kgs à tara do carro.

          • JL says:

            E potência também, quer mesmo comparar a potência do híbrido para o não híbrido, um cavalo ao de um burrito.

          • JL says:

            Nem eu alguma vez disse que não incrementava, eu só fiz referência a um carro a combustão que é mais pesado que a maioria dos eléctricos, e nem sequer chega perto do tamanho e espaço disponível de um eléctrico. Se bem que estes, os eléctricos são conhecidos por serem bem mais espaçosos.

          • Yamahia says:

            E essa potência trabalha em simultâneo?

          • JL says:

            Depende dos modo de condução e enquanto houver bateria.

        • Dinis Domingos says:

          De chorar a rir. Quantos SUV pesam às 2 toneladas (Porsche Panamera 2021 1958Kg, hibrido 2300Kg, Land Rover Range Rover 2500kg, Tesla 2530kg). Que tanga, todas as desculpas servem para dizer mal dos eléctricos. Que velhos do Restelo. O que vale é que não se pode parar o futuro…

    • Toni da Adega says:

      Como é que isso funciona.
      Muitos SUV pesam mais que um veículo eléctrico.

    • Pedro says:

      Mas o que é que pesa mais um SUV ou um renault zoe aahahah queres ver que agora ainda vamos pagar isto ao kg ahahahah

  12. Luís Rosa says:

    Já cá faltava esse! Os governos sempre a ver uma brecha onde podem meter mais um imposto!
    E quanto ao peso de camiões carregados e a diesel?

    • Mário says:

      Arranje uma alternativa a um camião alimentado a Diesel, mas que faça 1500KM sem reabastecer.
      O pessoal dos elétricos pensa que não vão pagar IUC ad eternum, perdão os carros dos benefícios sociais, comprados por pessoas que dizem mal do “socialismo” mas que vão chuchar na teta do estado para ir buscar os 4000€ do apoio.

      • Realista says:

        O que te adianta fazeres 1500km sem parar se isso nem sequer é sequer permitido por lei.

        Se fizeres 800km sem parar já vais com muita sorte.

        • Yamahia says:

          Faz com 2 motoristas!
          Nos 1ºs 2 dias cada um pode conduzir 10 horas.
          Fazem de seguida bem mais que os 1500 kms !

          • Grunho says:

            Na Europa patrão nenhum paga para ter 2 motoristas a bordo. E se for em Espanha é zero: preferem levar o reboque até ao ferry em Vigo e depois vem um motorista francês a St. Nazaire para conduzir o reboque ao destino.

          • yamahia says:

            A Primafrio, uma empresa espanhola com representação em PT e com um grd parque na Azambuja, opera sobreduto com 2 motoristas. Seja para produtos frescos que vão do peixe à carne e prods Hortifrutícolas,seja tb com congelados.

            Outras empresas seguem o exemplo. Ainda não há muito tempo enviei 1 contentor de peixe para Barcelona com 2 motoristas. Pois a entrega tinha que ser concretizada idealmente em 15 horas e no máximo em 17.
            Portanto há muito quem faça. Até porta contentores fazem.

          • JL says:

            Pronto, como não dá para uma empresa o mundo está ameaçado. LOOL

        • Grunho says:

          500 km já bastavam, desde que a recarga se fizesse no tempo de pausa obrigatória do motorista.

      • JL says:

        Existe, faz milhares de kms e nunca precisa de abastecer, tem o nome de comboio.

      • JL says:

        Já agora, os ve’s já pagaram iuc, estão isentos agora por ser uma medida de incentivo, até 2018 pagava, cerca de 30 euros ,ou seja, vão pagar sempre menos, até porque o cálculo assim o indica.

  13. Luís Rosa says:

    Qualquer dia vale mais o Governo ficar com os vencimentos de todos e dar-nos qualquer coisa para o comes e bebes!

  14. Aí aí ai says:

    Haha opa….então espera la, as estradas aqui no Reino Unido já são horríveis – qual é a desculpa? Andam e a tentar arrancar mais dinheiro do pessoal, duvido que fiquem contentes aqui com isso.
    Desde o brexit que isto só anda para traz

  15. l0avsxhd says:

    Os carros até poderiam andar a água. Iria haver sempre uma taxa e taxinhas. Não se iludam com promessas momentaneas.

  16. Manel says:

    Manda a BP e a Shell, atraves dos mordomos politicos. E os SUV a diesel e gasolina, não são pesados ?

  17. B@rão Vermelho says:

    Qual é a novidade?
    Sejam honesto com e pensem só por um bocadinho, qual é o governo que possa dispensar a receita fiscal do ISV?
    Já por aqui tinha chamado a atenção que tinha visto uma reportagem na Austrália que querem aplicar uma taxa por km percorrido nos VE para compensar a perda de receita.
    Vão ver que vão arranjar forma de os VE passarem a” poluir” mais, vai ficar mais caro ter um VE que um carro a combustão, a melhor forma de prever o futuro é olhar ao passado.
    Isto já não é um tributo é um confisco, ter património hoje em dia até parece que é crime.

    • Realista says:

      Exatamente…

      No entanto concordo em contribuir para a manutenção das estradas, pelo que uma parte do IUC deveria reverter para as autarquias a fim da sua conversação. No entanto o resto é um confisco.

    • JL says:

      Vai ser mais caro ? Então daqui a pouco passam a incentivar os a combustão. Lloool

      Viu ? E foi aplicado ? Também já vi por aqui muito disparate que não passavam de intenções.

      • B@rão Vermelho says:

        @JL, tenta sair mais de casa e arranjar um namora ou namorada não conheço a tua preferência, já pareces os fanáticos religiosos, não sabes interpretar o que os outros escrevem mas vem largar posta de pescada,
        Ora volta lá a ler o que escrevi.
        Achas mesmo que um país seja ele qual for vai deixar de arrecadar impostos só pelos teus lindos olhos?
        Já te disse que não sou CONTRA os VE, já percebeste?
        Já te disse várias vezes, estou a construir casa e quando estiver pronta vais ser das primeiras coisas que vou fazer, mas como não sou egoísta consigo ver que os VE infelizmente não são para todos, há muitas famílias em Portugal que para comprarem um carro de 1000€ é um esforço grande, queres proibir estas famílias de ter um transporte pessoal?

        • JL says:

          Mais uma namorada ? Não é mal pensado não. Heheheh

          Por acaso saiu muito de casa, estou a 500 kms de casa, e ontem estava a 120.

          Nao foi isso que disse;” Vão ver que vão arranjar forma de os VE passarem a” poluir” mais, vai ficar mais caro ter um VE que um carro a combustão, a melhor forma de prever o futuro é olhar ao passado.”

          As palavras não são minhas…

          Já agora onde no passado arranjaram modo de tributarem mais ? O iva continua a 23 %, se querem aumentar os impostos porque não metem a 30 ou 40% ?

          Este é apenas um exemplo ?

          Eu fanático ? Onde é defendi fanaticamente o que querer que fosse ? Só fiz uma pergunta que você não conseguiu responder.

  18. bla bla says:

    Se inventarem um imposto estúpido como esse, deixo de ter carro e de conduzir.
    A minha mulher que pague isso do bolso dela se ela quiser.

  19. PoPeY says:

    Eu concordaria com isso se realmente essa receita fosse para melhorar as condições das estradas.
    Todos devem-se recordar que em 2007 o IUC triplicou. No entanto, o estado das estradas continua entre mau a razoável. É mais fácil ir colocando remendos em cima de remendos, juntamente com um sinal “Piso em mau estado”.

    Portanto, mais impostos não fazem sentido…

    • B@rão Vermelho says:

      As nossas estradas também não são assim tão más, países com muito mais poder económico que nós e as estradas são muito piores.

      • PoPeY says:

        Na realidade, pelo menos aqui na minha área de residência (baixo Alentejo e algarve) as estradas do interior estão entre razoáveis a ruins. Existe quem culpe os camiões provenientes da atividade mineiras. No entanto, esses mesmos camiões pagam IUC mais elevado. Porem, as estradas não são reparadas em condições como deveriam ser.

        A própria IC1 desde ermidas ate são marcos da serra apresenta um deterioração considerável. Em geral está razoável, mas quando aparece um buraco, é um buraco a serio.

        • B@rão Vermelho says:

          No Canada as estradas são horríveis, ainda em 2018, tive os meus primos com as famílias e ficaram impressionados com a qualidade das nossas estradas, e todos eles já nasceram no Canada são casados e com filhos muitos deles já não vinham a Portugal à quase 30 anos.
          Eu moro num dos concelhos mais caros do país e muitas da ruas estão em mau estado, mas em regra temos boas estradas.

      • Dinis Domingos says:

        O único pais que eu fui que tinha estradas piores que nós foi na Argentina que não é propriamente um pais de primeiro mundo. Espanha, França, Alemanha, Inglaterra, Bélgica, Holanda e Itália todos tem estradas (em média) melhores que as nossas. Outros países não sei porque nunca andei por lá, mas eu gostava de ser comparado era a estes e não à Grécia, Albânia, Turquia e etc (Turquia é discutível se é na Europa mas acho que para este efeito acho que não faz mal)

        • Yamahia says:

          Turquia tem estradas excelentes. Corri aquilo tudo de “caminete”. Ankara e Istambul explorei por minha conta e estava tudo TOP
          Tb Andei no Bósforo mas não chegámos a atracar do lado asiático mas pelas casas, autênticos palacetes, que se avistavam, sinais de pobreza tb não se vislumbravam!

          Grécia, Atenas e Santorini tudo impec tb.
          Espanha concordo ctg. 10-0 a PT nas vias sem portagens (Auto-vias).
          Uma ocasião fui a até Barcelona sp no prego e só paguei uma pequena portagem ( e foi pq me enganei) à entrada da cidade-
          Estrada do Mediterrânio outro espectáculo! Por cá temos a 125 que é a Tanga que se conhece!

    • Yamahia says:

      O IUS aumentou com a desculpa q o ISV iria desagravar e tornar a compra de carros novos mais atractiva.

  20. João says:

    Lindo, dividir para reinar. Parabéns governo.

  21. Security says:

    Governo português já a esfregar as mãos!

  22. Ângelo says:

    Com inspecção obrigatória, sabe-se quantos quilómetros cada carro fez ao longo do ano. Isso deveria contar para o cálculo do iuC.

    Um carro mais pesado que faz 4000km num ano tem menos impacto que um carro mais leve, mas que faz 10000km num ano.

  23. pedro barata says:

    Lindo, agora é que o nosso governo vai ficar todo contente.
    Os governantes de todo o mundo querem é dinheiro fácil á nossa custa.
    CAMBADA

  24. Miguel says:

    E que tal irem restituir o dinheiro “desviado” pela corrupção dos políticos?

  25. andre says:

    isto é a desculpa para taxar, o verdadeiro motivo é e será sempre restringir a liberdade.
    Os pobres nao vao poder pagar os impostos e ficam restritos, os ricos que podem pagar continuam a circular à vontade, e nem estragam as estradas pois fazem-no de jato e helicóptero.

    Não vais ter nada (nem liberdade) mas vais ser feliz.

  26. Raul Leal says:

    Isto só vem de encontro ao que já defendo ha uns anos: o IUC tal e qual e calculado hoje em dia tem um formula obsoleta e muitas vezes errada .

    Um exemplo simples pode ser visto numa comparação entre um Yaris 1.5 HSD(Hibrido) de 116CV que polui 98gr/km e um Fiesta 1.0 MHEV (Mild-Hybrid ) de 125 CV que faz 114gr/km. O primeiro apesar de poluir menos e ter menos potencia paga 134.14€ e o segundo que e o contrario paga 103.12€! 30€ de diferença por causa da cilindrada! E a favor do carro pior ambientalmente, não faz sentido!

    Para mim a formula tem de ser mudada para 3 variantes: potência, emissões, e peso.

    Potência, porque é uma coisa universal que traduz o que distingue um carro dos outros, com o “downsizing” dos motores e a aplicação de turbos, tornou-se obvio que nem sempre mais cc se traduz em mais carro.

    Emissões, porque temos carros com pequenas cilindradas a poluir e a consumir muito mais que carros híbridos de maiores cilindradas, alias os fabricantes perceberam depois do downsizing que para ter mais performance ambiental tiveram de aumentar as cilindradas e reduzir as potencias de novo. E no caso do carros elétricos que “supostamente” não poluem, vão ter de me desculpar os fanáticos dos EV, mas enquanto não puder ser garantido que a fonte de energia elétrica for 100% verde, deve ser achada uma formula de aplicar os Gr/kwh de CO2 pela media da produção elétrica nacional, so assim pode ser justo para todos.

    E o Peso, porque é uma verdade extremamente simples quando mais pesado o carro mais vai “gastar” a estrada, é um principio mais que válido. Podem falar de pneus de baixo atrito e etc, mas esqueçam, um Tesla de 1700KG vai esmagar sempre mais a estrada que um Prius de 1500 kg.

    O calculo do IUC tem de ser mudado ASAP!!

    Obg.

  27. Grunho says:

    Isso é peanuts, há coisas muitíssimo mais escandalosas no IUC. E quando souberem que o Mercedes Classe S ou E, ou um BMW serie 7 ou serie 5, diesel, de 3000 cc de cilindrada, matriculado em junho/2007, sem filtro de partículas, está a pagar de IUC 60,54 euros?

  28. André says:

    Concordo. Devem pagar mais. O impacto em tudo é superior. São falsos ecológicos!

  29. Tony says:

    Os carros elétricos, são poluidores. Desde as matérias primas necessários a tudo o resto. Não é o futuro, de longe!!!

  30. Antonio says:

    Isto é uma afronta!!! Pagar imposto extra por peso??? Sério?
    E o desconto nos impostos por estradas a menos???
    Se quisermos transitar numa estrada minimamente boa já a temos que pagar nas portagens! As estradas nacionais estão tão más que o estado deveria devolver todo o imposto cobrado !!!
    Tenham juizo! Governar não é só inventar impostos!

  31. Toni says:

    Epa quem tem dinheiro pás torradeiras também tem dinheiro para pagar os impostos
    Força nisso

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