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Elétricos da Tesla são perigosos em acidentes? AXA quis provar isso e tem problema em mãos

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Simões


  1. João says:

    Devia ser processada pela tesla e depois quebrar e sair do mercado

    • iDroid says:

      Ora nem mais.

    • deeppurple says:

      Exatamente!
      Como sabem que a tendência é para os elétricos, querem chular e cobrar mais no seguro… resta saber se tiveram outro patrocinador no esquema!
      E como a farsa não funcionou, hipocritamente vieram dizer que os elétricos são o futuro. FDP!

      • justino says:

        Não dá para escapar reparar um carro electrico é mais caro, começa logo por a reparação ter de ser na marca logo o preço sobe, nenhuma oficina independente vai gastar milhares de euro para reparar carros electricos, a mão obra mais cara, depois um sinistro nunca se sabe se não vai dar em combustão posterior é uma questão de tempo até as seguradores fazerem contas e carregarem no preço.

        • RC says:

          Tem de reparar na marca porquê ?

          Já tive um acidente com o meu e foi reparado numa oficina comum.

          Discordo que na marca seja sempre mais caro, nem sempre é.

          Errado, a mão de obra mais cara é apenas aquela onde é necessário a intervenção na parte de alta tensão, que só acontece se o carro rebentar o fusivel pirotecnico, que na maioria dos casos não acontece e quando acontece é serviço para 1 a 2 horas.

          Vai dar em combustão? mas qualquer um é assim, e como o fundo de seguros dos EUA provou, os eléctricos incendeiam-se 60x menos que os a combustão.

          Eles querem é meter os seguros ao mesmo preço dos a combustão, já que são mais baratos e querem uma justificação, no meu caso passei um seguro de um carro a combustão com +- a mesma idade e fizeram 15 % de desconto por ser eléctrico, eles mesmo afirmaram que era mais barato para electricos.

        • rodrigo says:

          Veiculos electricos sao o futuro.
          Se uma oficina independe quiser sobreviver tera de comprar o equipamento necesario para reparar esses veiclous..senao adeus!

  2. Tiruliru says:

    Que anedota de teste!
    Até na série do Knight Rider as coisas pareciam mais reais! hahahahahhahahahah

  3. Jorge says:

    Este teste dessa entidade serve para fixar preço absurdos nos carros elétricos relativamente aos seguros já aconteceu anteriormente.

  4. Ah pois é says:

    Desculpas não chegam. Esta aldrabice, mais que influenciar compras, fez provavelmente alterar os preços das seguradoras e não só. Processo em Tribunal, já!

  5. Ricardo says:

    Parece-me uma história semehante ao que os americanos fizeram há uns anos atrás com o Suzuki Samurai.

  6. Jane Doe says:

    Com cada vez mais elétricos no mercado queriam arranjar uma desculpa para aumentar o valor do seguro e os lucros… Não sei é como pensaram que algum dia se poderiam safar com aquele circo.

    • RC says:

      Acredito, até porque até agora os seguros para eléctricos eram mais baratos, eu passei um seguro de um a combustão para um electrico com a mesma idade e ficou mais barato e disseram mesmo que o valor era mais baixo.

      • justino says:

        se num sinistro atingir uma bateria ! quanto custa reparar ?
        basta fazer contas. nalguns casos preparem-se para as seguradores dizerem que não reparam e declarar perda total.

  7. TugAzeiteiro says:

    Portanto uma companhia de seguros a enganar o consumidor…? HUmm que estranho… Este “estudo” da AXA deve ser igual aos outros “estudos” encomendados pelas companhias petrolíferas… O engraçado, sem graça nenhuma é que ainda hoje perduram por esta internet fora…

  8. Hugo Sousa says:

    Foi um teste pensado e planeado e todos sabiam o que estavam a fazer… E a mensagem que queriam dar…
    Mas as mentiras mantêm-se :
    Os carros de combustão têm 100x mais probalidade (em 100000) do que os eléctricos.
    Morrem 10x mais pessoas directamente ou indirectamente por fogos em carros de combustão….
    Dados :

    https://www.google.com/amp/s/electrek.co/2022/01/12/government-data-shows-gasoline-vehicles-are-significantly-more-prone-to-fires-than-evs/amp/

    https://housegrail.com/car-fire-statistics/

    Fontes mencionadas nos respectivos sites…

    • Alexandre says:

      Claro que as seguradores não perdem uma oportunidade de nos tentar cobrar mais uns trocos.

      Mas este “mito” começou com vários casos de teslas que parecem ter entrado em combustão espontânea a uns anos, a maior parte deles estavam a carregar quando se incendiaram e tudo indica que era devido ao sobreaquecimento. A tesla nunca admitiu mas pouco depois fez atualizações o que aumentou o tempo de carregamento.

  9. rui says:

    se analisarem o preço dos faróis led e designs vincados que “não são reparáveis” e passa por trocar a ótica toda ou painel os preços não devem ficar piores que as baterias 🙂

  10. RC says:

    Era bem feito a Tesla meter um processo por difamação.

    Mas enfim, qualquer pessoas vê que foi encenado, já que nada bate na bateria e além disso o fogo não sai da bateria.

  11. Cosa Fare? says:

    Não quero saber de polémicas entre elétricos e combustão, até que nem há grandes diferenças financeiras, quero um veículo com condução autónoma e “sentry mode” já!

  12. Louro says:

    O problema é que vamos ter muitos anti a usar esse video nos próximos tempos como uma prova irrefutável que os electricos sao perigosos e pegam fogo em caso de acidente.

  13. joaomatos says:

    O carro elétrico é como uma bomba á espera de incendiar.
    Em caso de acidente então o perigo aumenta muito..
    É muito difícil para uma oficina que repara veículos acidentados aceitar veículos elétricos, porque ao meterem um veiculo elétrico acidentado dentro da oficina, eles não sabem quando é que ele vai pegar fogo, e destruir tudo..

    Não é em si o veiculo, mas sim a tecnologia para Guardar eletricidade nesse veiculo..as baterias são um perigo.
    A ideia do carro elétrico existe pelo menos desde dos anos 60, ou até desde o século passado, mas nos veículos com mais mobilidade, tem que ser usada uma bateria, e ai é que está o problema..

    • RC says:

      Provas disso ?

      É muito dificil aceitarem veiculos eléctricos ? tenho 3 que já tiveram de ter intervenção de pintura e chapa e nunca me negaram nada.

      Não metem ? então porquê ? se me disser que o carro tem a bateria amassada e precisam de o deixar 3 dias na rua, ai até acredito, agora são raros, raríssimos mesmo quando isso acontece, e quando chega à bateria já o carro está em pessimas condições de ser reparado de chapa.

      Estranho, os a combustão também têm bateria, quando bate também acontece o mesmo ?

      A sério, onde foi buscar essa história, acho que todos usam bateria, mas enfim.
      LOOOOOOOOOOOOOOL

    • rodrigo says:

      ‘e obvio que nao sabes o que dizes. Td que disseste ‘e falso.

  14. Rui Silva says:

    Quando houver um milhao de carros electricos em Portugal, onde é que vao ter electricidade para todos, se ja hoje ha um problema com a energia electrica ?…

    • RC says:

      Há problema ? Onde ?

      Se forem todos eléctricos o consumo aumenta 15%.

      Tem de ideia de quanto aumenta se forem a hidrogénio ou combustíveis sintéticos como alguns querem ?

      • Alexandre says:

        Um carro elétrico gasta a volta de 15KWh por 100km, em Portugal existem mais de 5 milhões de veículos, mesmo reduzindo o numero para metade isso da mais de 30GWh tendo Portugal consumos médios diários médios de 130GWh e com a redução do parque automóvel para metade já vamos em mais de 20% de aumento e estou a fazer as contas como se todos os veículos fossem todos ligeiros porque os veículos pesados vão fazer muitos mais quilómetros e consumir mais por quilometro.

        Sem contar da questão dos materiais e dos custos nos mesmo para a construção das baterias.

        • RC says:

          Mas está a fazer a conta a fazer 100 kms por dia ?

          É que média é de 25 kms por dia.

          Quem o diz não sou eu, são estes moços, já tive a oportunidade de fazer a conta e dava 14.5 % de aumento.

          Página 33, até falam do aumento absurdo que seria com hidrogénio e combustíveis sintéticos:

          The low efficiency of e-fuels means that the amount of renewables which would be needed to meet energy demand from road transport compared to direct electrification is huge. For example if 100% of EU passenger cars were BEVs, charging them would require 417 TWh in 2050 (just 15% more compared to current total electricity demand). Swapping just 10% of those cars to e-fuels and another 10% to hydrogen (which is more efficient than e-fuels by around 50%) would push up electricity demand by 36%.
          The 181 additional TWh needed[56], would require 23 additional 2 GW off-shore wind farms taking up an area more than 3 times larger than Luxemburg .”

          https://theicct.org/sites/default/files/publications/Global-LCA-passenger-cars-jul2021_0.pdf

          • Alexandre says:

            Sim estou a fazer as contas a 100km, um valor redondo e exagerado completamente atirado para o ar, também para compensar o facto dos 15KWh/100km provavelmente calculado como são calculados os consumos dos carros a combustão, numa pista a 80km/h com aceleração constante e num carro leve e dos mais eficiente, por exemplo o tesla S tem uma autonomia de 415km e uma bateria de 73KWh o que já da 17Kwh/100km, ambos sabemos que na realidade não temos esses números, também há o facto de as condições climatéricas como o frio e o calor afetarem a autonomia.

            O hidrogénio e o combustíveis sintéticos podem não ser financeiramente viáveis, mas temos de ver que no caso do hidrogénio verde o plano é ele ser criado com a eletricidade que “sobra” nos picos de produção eletricidade que neste momento é desperdiçada ou seja não vai aumentar o consumo de eletricidade, mas uma das alternativas era criar um sistema como o dos britânicos em que basicamente criaram um lago artificial para o qual bombeiam agua com a eletricidade produzida a mais e depois usam essa agua para criar eletricidade.

            Há hipótese de haver produção elétrica suficiente para manter o nível de mobilidade atual é uma miragens a curto ou medio prazo, há não ser que apostem no nuclear coisa que também não vai acontecer, e de tal maneira que os fanáticos da politica de emissões zero, principalmente aqueles que estão constantemente a usar os seus jatos privados e iates, para cumprir as metas em 2030 defende o fim do carro pessoal alguns defendem mesmo a proibição das pessoas poderem comprar o carro e apenas poder alugar ou partilhar.

            Quanto a media dos 25km dia isso faço eu +-10.000 km num ano e estou em teletrabalho, só vou trabalhar uma vez por semana e o trabalho é a 15km.

          • RC says:

            A média nacional por veículo anda nos 9 mil kms ano. Dados do ACP.

            A média de consumo ponderada em Portugal, ou seja, quantos mais veículos de uma marca e modelo existe , mais conta na média, é de 16.8 kwh /100 kms, dados da UVE.

            Se para eléctricos vai ser problema, 5x pior e 10x pior vai ser para hidrogénio e sintéticos, eu duvido que as pessoas para abastecer queiram estar à espera que esses picos apareçam, e não são desperdiçados, ou são vendidos para outros países ,
            Ou armazenados nas barragens. Neste momento até existem tarifários que fazem 20% de desconto para carregar de noite.

            Os electrolizadores nao podem simplesmente estar dependentes de picos de excesso, são equipamentos que necessitam de fornecimento contínuo, e ao preço que estão, estar à espera de picos é deixar o hidrogénio ainda mais caro que o que é.

          • RC says:

            A minha média num carro segmento C, fazendo cerca de 1800 kms mês, 50% AE e o restante nacionais e cidade anda pelos 13.8 kWh / 100 kms.

            Dos quais 90% de toda a energia que consumo em casa, no carro e aquecimento. Apenas 10% vem da rede e maioritariamente em tarifário vazio com os tais 20% de desconto. Na prática ando a pagar cerca de 3 a 18 euros por mês de luz, verão e inverno o restante são as taxas do contador.

            Se tivesse um carro a hidrogénio, só podia ir à bomba, não admira que muitos queiram isto, é a maneira dos cartéis continuarem a fazer o que sempre fizeram.

          • Alexandre says:

            Eu continuo achar que o 100% elétrico não é solução ate porque não existem materiais suficientes para os componentes principalmente baterias, para uma solução 100% elétrica tem de se inventar motores e baterias mais eficientes, e não estou a ver nenhuma das duas em tempo útil, porque conseguir alterar a rede elétrica suprir as necessidades não vamos lá, nem a recorrer ao nuclear.

            Supostamente o hidrogénio verde em Portugal não é para abastecer diretamente os carros mas sim armazenar e usar para gerar eletricidade nas horas de maior consumo.

            Eu também já vi artigos a dizer que a media em Portugal anda nos 16/17 mil km por ano, isto depende muito de como fazemos as contas por exemplo se usamos os 5,2 milhões de veículos registados para as contas estamos logo a cometer o erro porque grande parte desses carros estão parados, já por isso nas contas eu usei 2 milhões e não os 5 milhões como referencia se fazem só as contas com as pessoas que se deslocam em carro próprio e estão a excluir transportes públicos e coletivos, ou mesmo se é feito por amostragem.

            Outro pormenor dos carros elétricos é que ao contrario dos a combustão que consumem menos na auto-estrada mas os elétricos na auto-estrada consomem mais, quando as pessoas começam andar a 130/140km na autoesta a autonomia baixa consideravelmente. Com o aumento do usso dos mesmo em viajens longas tambem aumenta o consumo elétrico.

          • RC says:

            Para hidrogénio têm o mesmo problema, até porque usam mais recursos. E também usam motores eléctricos e baterias de tração. Portanto se isso é um problema para eléctricos, pior é para hidrogénio , a não ser que esteja a pensar que carros a hidrogénio são a combustão, porque isso é no mínimo ridículo como provou a toyota com o corola gr

            Inclusive usam mais minerais raros como a platina é iridio.

            Não, os projectos de hidrogénio em Portugal são para injectar até 12 % na rede de gás natural.

            Nao concordo, os eléctricos a bateria são os mais eficientes, eles gastam mais onde têm de gastar, os a combustão é que gastam demasiado a andar devagar e parados.

            Hidrogénio verde é feito de energias renováveis, se não temos que chegue para as necessidades atuais, então pior ficamos.

            https://ptx-hub.org/a-critical-case-against-hydrogen-vehicles-a-raw-materials-perspective/

          • RC says:

            Tem aqui um relato de hoje de um dono, isto é o habitual nos grupos destes carros, compram carros de 60 a 70 mil, e depois de pouco tempo vendem-os a pouco mais de 10 mil, porque não há procura.

            “I’ve been going arounds 5 hydrogen pump stations in Southern California yesterday take me 6 hours to fill my hydrogen tanks due to machanical faliure causing hot weather…True Zero Explained
            Everybody who own hydrogen car Regret.. We should going to Electric or Hybrids Vechiles… Hydrogen infustructure is not yet to come in America!!
            So many people complaints high price of hydrogen and not many pump avalible in Southern CA!!
            If you consider hydrogen car my experience please, dont…I rather waits for electric 2023 vechiles!!
            Mirai experience Sucks over 1 yr experience!!!”

          • Alexandre says:

            Em Portugal quando os picos de produção da energia eólica e solar coincidem com os períodos de menor consumo a energia extra produzida é perdida o hidrogénio verde supostamente é para aproveitar essa energia logo não vai aumentar a procura da energia, agora concordo que não se pode considerar uma fonte de energia fiável assim como não é a eólica e a solar.

            O tamanho das baterias não tem comparação os carros a hidrogénio tem baterias de 1 ou 2 KWh os carros elétricos o ZOE mais fraco tem uma bateria de 40KWh, ou seja em termos de baterias consegues fazer 20 carros com os mesmo matérias de um carro elétrico dos mais fracos e existem outras tecnologias sem ser o hidrogénio, a minha principal critica é continuarem a falar de como o 100% elétrico seja a única alternativa e que seja uma alternativa sem impacto ambiental quando os carros elétricos tem uma grande pegada ecológica principalmente na produção, isto para não entrar na discussão de que em alguns países queimam carvão para gerar eletricidade e compensar a maior procura.

            Também existem relatos de haver filas em varias estações para carregamento de carros elétricos e já que estamos a falar da Califórnia a dias estavam a pedir as pessoas para não carregar os carros elétricos por causa da crise energética, e também não faltam relatos de carros elétricos com 6/8 anos que precisam de trocar as baterias e são pedidos 17/18 mil€ para a troca.

          • RC says:

            Que interessa a capacidade dela ? Interessa é o peso para saber os minerais que usa, a bateria do toyota mira pesa 50 kilos. A bateria de um Nissan Leaf propriamente dita pesa cerca de 200 kgs.

            Então para si só a bateria é que precisa de ser fabricada ? Pilhas de combustível, tanques de hidrogénio, conversores de corrente e mais alguns equipamentos que os a hidrogénio têm,’cai tudo do céu?

            Pois, sabe de algumas filas que demoram minutos, a do tesla por exemplo, aquela famosa notícia, aquela fila de 6 carros nem 10 minutos leva a desaparecer, por uma razão simples, aquele local tem 10 carregadores, cada carro passa lá 30 minutos em média, agora faça a conta.

            Estes 10 carregadores custam uma fração do que custa um posto único de hidrogénio que abastece no máximo 50 carros em 24 horas. E faz fila porque é só um.

            Por isso a toyota não vende em Portugal, porque não tem bombas de abastecimento e por eles não têm dinheiro para instalar.

            As marcas de carros eléctricos vendem em Portugal e instalam carregadores. Ou seja, mais uma vez a tecnologia do futuro vai continuar a ser futuro porque como sempre, depende dos fundos é investimentos dos outros.

          • RC says:

            Mas os carros a hidrogénio são 100% eléctricos, estão no mesmo grupo e têm direito aos mesmos incentivos, nalguns países até têm mais incentivos que os BEV, EUA por exemplo.

            Sobre o impacto ambiental, ninguém diz que não tem impacto ambiental, só mesmo as pessoas quando estão a falar sobre eles.
            Se os BEV , eléctricos só com baterias têm impacto, então pense um pouco quanto terá um a hidrogénio que consome mais recursos e muito mais energia.

            Mas olhe, não precisa só de pensar, existem estudos que metem os FCEV muito acima dos BEV, e até bem perto dos a gasolina, e a razão é pela que falei, consomem demasiada energia , no que toca ao fabrico do carro são piores que os a BEV(bateria ) só os tanques de hidrogénio têm mais emissões que as baterias de um carro idêntico.
            Como vê , não é por acaso que dizem que o hidrogénio é o futuro, em parte é porque nem informação sobre eles é dita, é uma tecnologia que só vive de mentiras e suposições.

            https://theicct.org/sites/default/files/publications/Global-LCA-passenger-cars-jul2021_0.pdf

            https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1364032122000867?fbclid=IwAR164AHRlEwfdpH-J8PNlEVEJ4UZVqNstNJa6cePFfj9wMKHxFIMBFCgq8Q

    • rodrigo says:

      quando houver um milhao de electricos em Portugal a rede energetica ja tera melhorado ao ponto de isso ser um nao problema. .

      • justino says:

        AHAHAHAHAHAHHAHAHA
        E Quem vai pagar essa melhoria ??????????

        • rodrigo says:

          Deu-te alguma coisa? Nao percebo pq estas a rir. Nao vejo qual a piada mas td bem.

          Quem paga a melhoria das estradas? das escolas? dos hospitais? etc

          Nao me digas que nasceste ontem e nao sabes como funcionam os impostos.

      • Alexandre says:

        As “melhorias” na rede é uma aposta 100% verde ou seja solar e eólica, sendo que 90% das pessoas vão carregar o seu carro apos as 8 da noite ou na melhor das hipóteses durante a madrugada a solar produz zero vamos esperar que venha o vento…

        O hidrogénio verde pode ser uma alternativa, muitos especialistas dizem que não mas isso é o normal, mas ainda é uma miragem e em Portugal como sempre a preocupação maior não é fazer acontecer mas sim quem é que recebe o que e quem fica com o projeto mais preocupados em distribuir o dinheiro pelos amigos que em fazer acontecer.

        • RC says:

          Os especialistas dizem que não também devido a esta parte, é que gastam 5x mais e as vantagens são poucas ou nenhumas. Ou seja, vai contra aquilo que se procura, eficiência….

          Sim, em parte é, só se ouve falar de hidrogénio quando há fundos perdidos para isso, raramente as empresas apostam em hidrogénio sem um pagante. A razão é simples, é uma tecnologia cara e com poucos resultados, mas é fácil convencer os financiadores, já que a maior parte continuar a dizer “é o futuro”

          Eu quando vejo esta frase escrita por aqui pergunto porquê, em praticamente todos os casos as pessoas não têm a mínima ideia do que está envolvido.

    • joaomatos says:

      Rui Silva,
      Já nem árvores de natal vai haver nem outras decorações precisamente porque não há energia, e andam a comprar carros elétricos…depois teem que ser eles a puxar á frente.

      • RC says:

        Mas os carros eléctricos gastam 10 x menos energia, por isso andarem a comprar, eu quando tinha um a gasóleo tinha de comprar energia na bomba, agora que tenho um electrico, na verdade até tenho mais que 1, nem preciso da rede energética para fazer os mesmos kms.

        Já viu as vantagens?

  15. rodrigo says:

    Temos de averiguar quem foi que pagou a AXA para fazer estes testes. De certeza absoluta que foi uma marca de automovel.

  16. Hugo Sousa says:

    Acho que existe aí da muita ignorância… É muita gente que vê notícias do amigo do amigo…
    Factos :
    Europa em 2021 gastou 56 mil milhões de euros em SUBSÍDIOS para indústria dos combustíveis fósseis… Portugal cerca de mil milhões…. Isto só num ano… Sabem como funcionam os subsídios certo?.?
    Portugal teve um consumo máximo em 2010 de 51 Twh… Em 2021 foi de 49TWh…
    Todos os países da Europa desceram o consumo em média 15 a 20%… Nós últimos 10 anos…
    Em 30 anos a Europa aumentou de 2515 para 3399Twh…
    Apenas 50% do subsídio para os fósseis dava para instalar 400MWh em portugal por ano….
    Os custos da poluição derivada dos fósseis em Portugal ascende a 540milhoes ano… Cerca de 26 mil milhões na Europa…
    O custo de produção de combustíveis na Europa é mais de 330 mil milhões de euros por ano….
    Portugal gasta 2,3 milhões de litros de gasolina por DIA onde só em energia eléctrica necessária
    11 900 000 kwh por DIA…. São precisos 5kwh de energia eléctrica (fora outras formas de energia) para refinar um litro de gasolina…. Pensem nisso… A natureza deu-vos um cérebro…. Usem-no… Sem ser para debates de futebol….

  17. Hugo Sousa says:

    Outra coisa… Para o bem dos nossos filhos é netos…
    Cada litro de gasolina gasta mais de 5 litros de água para produzir…. São mais de 11 milhões de litros de água por dia… Só em Portugal…

    Pensem nisso….

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