Elétrico da Mercedes que limpa o ar e retém as partículas dos pneus concluiu primeiro teste
Temos acompanhado uma vontade das fabricantes em fazer parte da transição elétrica e em oferecer opções mais sustentáveis, à partida. A Mercedes, por exemplo, já começou a testar o eSprinter.
O carro elétrico, que limpa o ar e retém as partículas finas dos pneus e dos travões, já passou a primeira fase de teste.
Em breve, vamos poder ver o eSprinter da Mercedes a circular pelas estradas, retendo as partículas finas dos pneus e dos travões e limpando o ar. Isto, porque esta novidade da fabricante já passou a sua primeira fase de teste.
A Mercedes está a utilizar o seu veículo comercial elétrico eSprinter para desenvolver um programa que pretende contrariar a poluição proveniente dos veículos. O Sustaineer da Mercedes-Benz é um projeto que visa melhorar a qualidade do ar e reduzir o impacto ambiental dos veículos através da filtragem do ar e da captura de partículas finas emitidas pela abrasão dos pneus e dos travões.
O projeto piloto começou em agosto, em colaboração com a Austrian Post. A empresa tem vindo a cobrir duas rotas de entrega em Graz com veículos Mercedes-Benz eSprinter equipados com tecnologia de filtragem.
A tecnologia consiste num grupo de filtros de partículas finas colocados no módulo frontal e nas áreas adjacentes às rodas e travões, atuando o primeiro em conjunto com o ventilador de sucção. A inspeção revelou que não tinham sido danificados de forma alguma, depois de terem estado em funcionamento durante 6.400 km. Durante o teste, os filtros equipados com sensores de partículas finas recolheram cerca de 6.400 miligramas de pó do ar em cada um dos veículos comerciais em que foram instalados.
Desta forma, não só melhora a qualidade do ar através da utilização do fluxo de ar, como também pode filtrar partículas finas do ar exterior a baixas velocidades de condução e durante o processo de carregamento.
Além disso, o veículo está equipado com um sensor de partículas finas que mede a concentração de partículas finas no ar e pode controlar o desempenho da filtração em conformidade. Os elementos de filtragem podem ser removidos e substituídos durante o serviço anual.
Explicou a Mercedes, num comunicado de imprensa.
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Futuro electricgate da MB. Qual é o interesse dos tipos da MB e dos seus endinheirados clientes em limpar o ar e o solo de partículas?
Essas particulas resiltantes do desgaste de pneus e pastilhas são mais prejudiciais do que por ex. aquelas que sao emitidas por um carro a gasóleo
Prepararem-se para o eventual futuro em que os governos implementem limites nas partículas geradas por travões e pneus de veículos que circulam na via pública.
Então há um problema ainda mais grave para resolver: os limites das partículas geradas por sapatos d peões que circulam na via pública. E como os sapatos raspam ao andar, ao contrário dos pneus, que rolam, vai ser complicado. É que um par de pneus de bicicleta pode fazer mais de 10 mil kms, enquanto que umas solas de sapato muito dificilmente chega aos 100 kms (sim, não tenham dúvidas, andar de bicicleta sai mais barato que andar a pé).
Tenho sapatilhas com bem mais de 1000 kms. Se forem com solas Vibram, duram mais de 3.000 kms!
Tenho os meus pés, que descalços já fizeram bem mais de 3.000 kms. Mas foi na praia, pela areia.
Ė o chamado aspirador ambiental