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Lisboa: Radares caçam um condutor a cada minuto

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Fonte: Lusa

Autor: Pedro Pinto


  1. Bruno says:

    Os radares não foram instalados com outro propósito se não sacar dinheiro aos contribuintes, aqui a ideia é taxar o maior numero, qual é a duvida que o governo sabia que ia obter o total retorno do investimento feito. É muito contraditório, a tecnologia evolui contudo não se pode usufruir, carros atingem dos 0 aos 100 em poucos segundos, contudo radares espalhadas em toda a cidade…. qual a lógica dos radares se não sacar dinheiro??? Reduzir acidentes ?? Eles continuam acontecer diariamente na IC19, Eixo Norte-Sul, Segunda Circular, etc, etc. Deixo a pergunta porque que os carros não vêm com o motor ” estrangulado” de fabrica ?? Pois comprar um Tesla de 70 mil euros com o motor condicionado é complicado!!! Epa ja chega de atirar aria para os olhos do zé povinho. Já chega ….

    • Keyboardcat says:

      A venda de facas afiadas também é permitida. Mas isso não significa que homicídio passa a ser legal.

      Os limites são definidos para proteger os restantes utilizadores vulneráveis da via PÚBLICA, e não os condutores individuais que decidem infringir as regras da estrada.

      • Pedro says:

        Eu tenho um e-tron com 313 cavalos e nunca apanhei uma multa de excesso de velocidade com ele. Isso nunca foi, não é, nem será justificação.

        O excesso de velocidade é um problema real em Portugal. Tal como os telemóveis e o álcool. Em radares fixos, que estão na mesma posição (alguns deles há anos) e que estão sinalizados não é “caça”. “Caça” é ter radares em bermas escondidos nas couves.

        Não se desculpem com os motores dos carros. Com estes radares fixos só é apanhado quem quer. Estão muito, mesmo muito, bem sinalizados.

    • Grunho says:

      “Ó paizinho, olha eles! Fizeram-me comprar comprar um tesla de 70 mil euros para atentar contra a segurança dos outros, e agora não me deixam! Que bandidos, castiga-os paizinho”! Deixa-me rir, que não consigo aguentar mais.

    • Leis says:

      Convem perceber que existe o marketing para vender carros mas depois existe o mundo real das leis e segurança!

    • Joao Magalhaes says:

      looooooooooooooooool, ” O governo sabia onde obter o retorno do investimento” Tens noção que em Portugal basta colocar o radar em qualquer sitio que vão obter o retorno do investimento. Mas não entendo a tua indignação, só é multado quem não cumpre, os radares só dão dinheiro porque o civismo em Portugal é nulo. Podes ter a certeza que os acidentes diminuíam se colocassem radares em tudo o que é sitio mas sem dizer onde estão, duvido que os aceleras continuassem a pisar no acelerador ao fim de receberem umas multas em casa. Dou-te um exemplo muito simples, Austria e Alemanha muitas das vilas tem radares à entrada então sempre que entro numa a velocidade vai para os 50, houve, já recebi 3 de 60€ na mesma semana então aprendi a lição, 53 e 54 km\h. É assim que funciona, se te forem ao bolso tu andas manso. Quanto aos carros que falas, uma coisa não tem nada a ver com outra, podes alugar os autódromos em Portugal e ir dar umas voltas nessas máquinas.

  2. David Guerreiro says:

    Há dias saiu uma notícia que em Lisboa é a única cidade com salários acima da média, daí que deve ser por isso que não se importam de levar multas, há dinheiro com fartura para as pagar.

    • Zé Fonseca A. says:

      É também a cidade mais cara, os salários têm de ser proporcionais ao custo de vida.
      É assim em todo lado, basta ver os ordenados nos USA e comparar qualquer cidade com NYC.

      • Grunho says:

        Os salários são o resultado da relação de forças capital/trabalho, não têm nada a ver com o custo de vida. E em Lisboa ainda há muita gente miseravelmente paga, que vai sendo quase toda escorraçada para os concelhos da periferia.

        • Zé Fonseca A. says:

          Claro que tem a ver com custo de vida, as pessoas miseravelmente pagas têm empregos igualmente miseráveis, isso existe em qualquer parte do mundo e é lógico que essas pessoas vão obrigatoriamente para a periferia onde as casas são mais baratas e fazem 1h de transportes por 20€ mês do passe navegante.
          As empresas em Lisboa tipicamente têm mais capitais lógico, mas isso se deve a volume e como tal têm que ajustar os ordenados em proporção, senão como explicas que um programador em Lisboa consiga chegar aos 5000€ brutos num trabalho dito normal para uma empresa portuguesa e no interior dificilmente passe dos 2000-3000€ brutos?

        • rodrigo says:

          ‘E obvio que os salários tem a ver com o custo de vida! Por exemplo, a cidade de Dublin tem as rendas caríssimas logo os salários por sua vez teem de ser altos. Se as empresas não oferecessem salários altos ninguém iria para la trabalhar.

          • Grunho says:

            O salário que interessa ao capitalista é sempre o mais baixo de todos os salários possíveis. Em Dublin há sindicatos eficazes, e rendas caríssimas também, e se os capitalistas não pagassem o que lá pagam não tinham ninguém. Em Lisboa as rendas são igualmente caras, mas não há sindicatos eficazes. É por isso que os capitalistas pagam miseravelmente: relação de forças capital/trabalho esmagadora a favor dos capitalistas.

          • rodrigo says:

            Nao tens nocao da situacao na Irlanda mas nao ha problema 🙂
            Ha uns anos atras o governo da Irlanda facilitou os impostos para as empresas. A partir desse momento empresas tipo Facebook, Apple, Microsoft, Google, etc foram todas para la aproveitar. O problema com isso ‘e que o numero de casas la ‘e limitado fazendo com que as rendas aumentassem drasticamente.
            Ora se essas empresas nao aumentassem os salários oferecidos, ninguém poderia ir para la morar e trabalhar. Logo ter um escritório na Irlanda nao faria sentido mesmo com a ajuda oferecido pelo governo.

            Posso estar enganado mas nao ha essa falta de acomodação em Lisboa pois nao?

  3. Vitor Tavares says:

    Os radares só “caçam”…quem se deixa “caçar”! As leis e as regras existem para serem cumpridas e os “espertos” que julgam estar acima dessas leis e regras não se podem queixar…continuo é a pensar que as multas são baixas e que a partir de determinado número de infrações a viatura deveria ser apreendida!

    • SoulReaver says:

      @Vitor Tavares Má nada…eu ainda digo mais…o preço base da multa deveria ser 1.000.000.000,00€ e sem limite máximo, a partir de determinado número de infrações a viatura deveria ser apreendida e o condutor obrigado, para além da multa, a oferecer uma viatura nova á Assembleia da República e á Presidência da República, de preferência BMW`s com full extras…uma indeminização aos agentes intervenientes pelo trabalho que tiveram com o infrator, equivalente a 200 ordenados mínimos nacionais, sem contar com a indeminização a pagar aos condutores que colocou em risco de vida com o seu excesso de velocidade, e ás suas famílias… Só assim é que os “espertos” aprendiam… mas (in)felizmente nem todos pensam como nós ; )

      • Vitor Tavares says:

        Tirando a parte irónica da sua resposta (e eu gosto de ironia quando de forma “educada”) concordo com a conclusão da sua resposta…realmente (IN)FELIZMENTE NEM TODOS PENSAM COMO NÓS! Mas a diversidade de opiniões e de pensamento é uma “coisa” para ser respeitada…mesmo não concordando com a “corrente” dominadora!

    • Lulu says:

      Há locais que eu posso dizer que mesmo sabendo que há radares simplesmente não consigo conduzir áquela velocidade e até me esqueço.

  4. Hali says:

    Devem ter dinheiro para as pagar…
    Se não tivessem tinham mais cuidado.

    • SoulReaver says:

      @Hali Concorda com os limites máximos impostos em todas as estradas do país? Não acha que alguns já se encontram bastante obsoletos e deveriam ser atualizados?

      • David Guerreiro says:

        Depende das estradas, nalguns casos até deviam ser reduzidos. Mas o problema é que os limites não são cumpridos. Vejo diariamente automóveis que fazem de ruas movimentadas pistas de rally, com acelerações bruscas e altas velocidades, pondo em perigo vida de pessoas. Não estamos a falar de ir na CREL, mas sim em ruas com escolas, lojas, onde a qualquer momento atravessam pessoas, e onde há quem acelere até aos 100km/h.

        • Yamahia says:

          Sim zonas residenciais que é onde se observam as mais alarvidades deveriam ser fortemente vigiadas. Infelizmente não dá dinheiro, por isso não são contempladas com radares.

      • Pedro says:

        Até deviam ser mais baixos. Mas cabe na cabeça de alguém andar na segunda circular a 80kmh? 50 chega e sobra.

  5. Vasco says:

    Engraçado, nunca fui apanhado em excesso de velocidade. Talvez seja por tentar cumprir a lei, mesmo quando estou com pressa. Mas existe gente com muito azar.

  6. irlm2 says:

    Hoje havia uma “vaca” a 120 km/h na 2.ª circular, também foi caçada.

    • jorge says:

      Raios partam … não sabem a diferença entre uma vaca e um touro … veja lá se o bicho não está bem equipado??? Burros, santos e seguramente com muito pouco para fazer na vida…

  7. SoulReaver says:

    Acho curioso o facto de, sempre que se discute o tema “Radares”, uns serem contra, outros a favor, mas raro é o leitor que questiona sobre o destino deste dinheiro…sim, porque se juntarmos o dinheiro arrecadado pelas multas ao IUC, é uma fortuna…e as estradas e respetiva sinalética continuam uma desgraça…Se alguém souber responder, sem especular, agradeço.

    • ºOº says:

      O mesmo se aplica ao material apreendido nas feiras, armas, droga, dinheiro “sujo”, carros, motos, casas, património sem herança, etc.
      Um mundo obscuro.

    • rodrigo says:

      O dinheiro das multas vai para o cofre do estado.
      O dinheiro que vai para o reparo das estradas, as sinaleticas, etc vem do cidadão que trabalha e paga impostos.

  8. Grunho says:

    É bom sinal. A segurança consegue-se com a insegurança daqueles que contra ela atentam e o radar está para o polícia como a mina antipessoal ou antitanque está para o soldado.

  9. Grunho says:

    É bom sinal. A segurança consegue-se com a insegurança daqueles que contra ela atentam e o radar está para o polícia como a mina antipessoal ou antitanque está para o soldado.

  10. António II says:

    É radares, é portagens para pagar autoestradas já pagas com o dinheiro da Europa, agora é para pagar a corrupção e o compadrio! Agora…polícias nas passadeiras a ver (aí sim) o que se passa…, policiamento como deve ser nas ruas e nos bairros, nada….arranjar estradas, que em muitos lados estão uma vergonha, nada….agora radares em zonas que não representam qualquer perigo…ou até foram construídas precisamente para se andar mais rápido…..

  11. secalharya says:

    Toca a facturar para o jantar de Natal.

  12. PorcoDoPunjab says:

    Segundo umas notícias que andei a ver andam Tugas a serem apanhados na Suíça a quase 300…
    Vão levar uma coça que nem imaginam…

  13. Caroço says:

    Arranjem uns radares que cacem ladroes , ia ser no minimo 1 a cada segundo…
    basta instalar o primeiro em são bento.

  14. Há cada gajo says:

    Que sejam instalados todos os radares, mas não digam que é por prevenção rodoviária. O objectivo é só um: fazer receita. Só em Lisboa um investimento de 2,5milhões que já rendeu 30 milhões. Estupido é aquele que faz ou que diz sempre a mesma coisa e espera resultados diferentes. Esqueçam essa coisa da prevenção. Nunca vão deixar de haver acidentes e nunca irão haver menos multas só porque instalam radares. Investir na educação isso sim, é prevenir o futuro. Nas isso não dá já dividendos políticos, muito menos receita.

    • rodrigo says:

      sim haverao sempre acidentes enquanto for um ser humano a conduzir um veiculo. Mas o tipo de acidente pode variar drasticamente – entre mortal ou nao. E sim instalar radares e multar faz a diferença ja que doi quando alguém mexe na carteira. Pelo menos numa população educada.

      Pode-se investir na educação e instalar radares na mesma. Não tem de ser uma opção ou a outra

  15. Infinity says:

    Só é apanhado nos radares quem quer

  16. Abram os olhos e vejam a realidade says:

    o problema não é ter radares sinalizados, mas sim a velocidade dos mesmos ser vergonhosamente baixa obrigando a travagem constante que por si só poe em causa qualquer carro que venha atras! 50kms a hora apos os tuneis em moscavide? a descer? … pois obriga o auto a circular a 40kms ou menos!
    Entrada da 2ª circular a 50kms num sentido , a descer … uma vez mais a muito custo … e nao me lembro de ver acidentes nestes locais!
    Uma estrada com 3 vias ao lado do aeroporto, grande recta, onde deve passar um carro a cada 30m , sem acidentes, a 50kmh??? vergonhoso ! a isto chama-se caça a multa e não venha com moralismos!!
    Outra coisa é 80kmh em situações perfeitamente identificadas sem prejudicar o fluir do transito … essas sim!

    • Lulu says:

      Sem dúvida! Só prova que não faz sentido, pois não há uma pessoa que consiga não ser multada! E como existem imenso limites diferentes e estradas com limites baixos, faz com que as pessoas fiquem confusas com as mesmos e tenham mais probabilidade de serem multadas. Acho até mais perigoso. Há locais e situações que tens que acelerar pela segurança rodoviária, e temos alguns exemplos, por ex em alguns vias de aceleração (vias que acabam) com limites de 50 km/h. Das piores zonas que conheço em limites rídículos é ali a zona de Coina, Qta Conde até Azeitão e a polícia está lá. Tentem cumprir aquilo! Lisboa também tens tipo 2a circular com limites de 50/60 com retas enormes a descer. É alguma parceria com oficinas? É pa gastar travões? Estragar os carros? Gastar mais combustível? Não faz sentido! A 2a circular para mim, sinceramente, devia ter limite mínimo de 50 km/h (desculpem mas se aquilo já é o que é com o trânsito que se forma…)

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