E se o seu carro a hidrogénio fizesse 2.000 km com apenas um 1 kg de combustível?
Se o seu carro conseguisse, era obra, mas já não seria o primeiro. Retirando a retórica do assunto, estamos a falar no ECO-RUNNER XIII, um protótipo de automóvel a hidrogénio mais eficiente alguma vez concebido. Este veículo consegue percorrer 2.000 km com apenas 1 kg de combustível.
200 km de autonomia com apenas 1 quilograma de hidrogénio
Na luta por um futuro mais verde, uma equipa de estudantes concebeu um carro a hidrogénio sem precedentes, que acreditam ser o mais eficiente do seu género. Isto porque, como temos visto, o futuro exige uma mudança radical nos nossos padrões de consumo de energia.
O sector dos transportes é um dos principais contribuintes para as emissões de gases com efeito de estufa, razão pela qual está no centro das atenções de investigadores e fabricantes. Neste contexto, um grupo de estudantes da Universidade de Tecnologia de Delft, nos Países Baixos, deu um passo em frente na inovação com o desenvolvimento daquilo a que chamam o carro a hidrogénio mais eficiente do mundo.
Chama-se ECO-RUNNER XIII, e promete percorrer milhares de quilómetros com apenas 1 kg de hidrogénio.
Recorde mundial para veículos ecológicos de longo alcance
No ano passado, um Renault Zoe alimentado por uma célula de combustível de metanol conseguiu percorrer 2.056 km com um único depósito. No entanto, a equipa Eco-Runner pretende ultrapassar este feito.
Acreditando firmemente nas capacidades do seu veículo a hidrogénio de fibra de carbono, os estudantes da Universidade de Delft estão prontos para o provar. Para isso, vão pôr o ECO-RUNNER XIII à prova na Shell Eco-Marathon, em França, no próximo mês de junho.
A Shell Eco-Marathon não será apenas o palco da façanha do ECO-RUNNER XIII, mas também de muitas outras equipas de toda a Europa, que irão competir pelo título de melhor veículo a hidrogénio em termos de autonomia. O ECO-RUNNER XIII, que pesa apenas 80 kg, destaca-se pelo seu design aerodinâmico e eficiência energética. No entanto, a equipa da Universidade de Delft não é principiante na criação de automóveis a hidrogénio.
Mesmo assim, afirmam que este novo projeto é mais avançado do que os anteriores.
Este artigo tem mais de um ano
2000kms ou 200kms????
Eis a questão…..
Eles querem chegar aos 2 mil quilómetros. 200 para eles já não é desafio.
Quanto custa 1 kg de hidrogênio…
Qualquer produto inovador quando lançado tem um preço potencial mais elevado é dos livros quanto mais em fase de projeto.
Já se produz hidrogénio há 100 anos, não é novidade nenhuma. Em termos de abastecimento, também não, nos EUA já existem postos há quase 20 anos.
À volta dos €14 com subsídios estatais…
E sem impostos.
em € é complicado, o giro é pensar o que se faz com 1Kg de hidrogenio e como se obtem
Numa celula de combustivel, 1Kg de Hidrogenio tem a volta de 30Kwh de energia eletrica.
Para produzir 1Kg de hidrogenio via eletrolice, são precisos 10 litros de agua, e a volta de 50kWh.
Moral da historia, desperdicio de energia e agua IMHO
Mais promissor que os veículos solares.
Nem por isso, os veículos solares enquanto houver Sol andam, este nem por isso.
Um resultado nada de especial, com um carrinho daqueles que se levantam com o dedo mínimo. Pilotados por uma rapariguinha anorética faziam quase 3.000 kms com um litro de gasolina na eco marathon. E não servem para mais nada senão para andar nesses concursos.
Calma povo de pouca fé. Tudo começa por estes ensaios, projetos. Não aparece num ovo o carro do futuro já pronto. Já não estamos em tempo de haver velhos do Restelo 😉
Era a falência das gasolineiras…a falência das empresas de baterias para elétricos e, claro, no limite, a falência dos construtores de veículos elétricos! 😛
Não entendo porquê, este carro é electrico, se fizesse 2000 kms com 1 kilo de hidrogénio, faz o mesmo com baterias consumindo muito menos. As baterias têm 5x mais eficiência que as pilhas de combustível.
Penso que a eficiência da célula de combustíveis consiga ser alta o suficiente para que num todo a eficiência do veículo seja superior.
A densidade de energia do hidrogénio é superior às baterias, um se fosse a bateria o carro seria muito mais pesado.
É um desperdício de energia a criação do hidrogénio mas para o carro mesmo, seria mais e certamente por aí já faz mais km.
Pois, mas não, a eficiência das células anda pelos 50 %, 50% em eletricidade + 50% de calor.
Não, a densidade já foi superior, agora com a constante evolução das baterias, essa já é inferior, no peso também ganha nada, um toyota mirai de ultima geração até é mais pesado que um tesla model 3 lr por exemplo, e tem a mesma autonomia.
Nem por isso, para produzir 5.6 kgs de hidrogénio são necessários 5.6 * 60 = 336 kwh (já a contar com todos os processos para o fazer chegar ao carro) , isto para fazer 650 kms em wltp.
Um model 3 para fazer 650 kms tem uma bateria de 75 kwh onde adiciona mais 10 % para eficiência de carga e fica com 82.5 kwh gastos para fazer o mesmo.
Se é mais rápido a abastecer ? isso depende muito do numero de postos e do seu uso, é possivel sim em 5 minutos, mas apenas com algumas condições especiais, temperatura ambiente inferior a 10 graus C, que o carro tenha os depósitos também abaixo disso, ou seja, não pode ser a seguir a uma viagem, e o posto de abastecimento em si não pode ter sido usado nos últimos 20 minutos, senão o tempo de repressurização pode ir de 10 a 15 minutos, esse é o tempo de espera antes de abastecer (idle-time que está escrito nas especificações da bomba.
Tem a suas vantagens, mas não tem qualquer hipótese de concorrer com os atuais ev’s a bateria , isto na minha opinião que já testei alguns veículos destes.
Vou rever os números, sem qualquer pesquisa extra, continuo a achar que a diferença de peso é crítica aqui.
Seja qual a conclusão depois meto aqui.
Critica a favor do tesla, já que com o mesmo peso tem 3 vezes mais potência para transportar o mesmo peso e até pode levar mais pessoas é mais carga.
Sem entrar em factores como custo de aquisição, custo por km, quando se chega a manutenção e duração; então morre logo o coelho. Lol
E veiculos eolicos? Para o campo era o ideal. Nas cidades basta energia nuclear nos carros
Tem algum jeito de carro
Se for para este tipo de veículo mas vale estar quieto
Que fraco Gosto