“Diesel Verde” é a solução das fabricantes para atrasar o fim dos motores de combustão interna
Apesar de os carros elétricos reunirem um quase isolado destaque enquanto alternativa aos modelos movidos a combustíveis fósseis, a verdade é que há empresas a trabalhar noutras respostas. O chamado "Diesel Verde", por exemplo, pode ser a solução das fabricantes para atrasar o fim dos motores de combustão interna.
Os carros movidos a gasóleo e gasolina têm sido os protagonistas das estradas, nas últimas décadas. Contudo, a emergência climática acelerou os planos dos governos - e, por conseguinte, das empresas - para uma transformação energética.
A par de outras soluções com menos expressão, neste momento, os carros elétricos são parte dos planos das fabricantes de automóveis, que têm tentado viabilizar a sua adoção em massa, por via de novos modelos e de infraestrutura.
Apesar da demonização crescente dos carros com motores de combustão interna, várias empresas têm, ao mesmo tempo, tentado mantê-los em cena. Algumas das alternativas procuram manter os motores de combustão interna, mas alimentados com combustível menos poluente.
Stellantis anuncia que a sua gama é compatível com o "Diesel Verde" HVO
Num comunicado emitido no dia 11 de novembro, a Stellantis informou que toda a sua gama de automóveis de passageiros e veículos comerciais ligeiros é totalmente compatível com Diesel à base de Óleo Vegetal Hidrotratado (em inglês, HVO).
O HVO é um biocombustível derivado de matérias-primas renováveis, como óleos vegetais usados, gordura animal e resíduos de óleos alimentares, diferente do Diesel tradicional, à base de petróleo.
O processo de hidrogenação utilizado para produzir o HVO gera um combustível mais limpo, sem enxofre, com baixos níveis de compostos aromáticos e poluentes, tornando-o numa opção ambiental e sustentável.
Segundo a empresa, este "Diesel Verde" está, também, validado para utilização em muitos veículos Stellantis existentes, equipados com motores Euro 5 e Euro 6 identificados com "XTL" nos respetivos bocais de enchimento.
Além disso, certos veículos Diesel Euro 6 não XTL são compatíveis com Diesel HVO quando estão equipados com um dos seguintes motores:
- 1.3 MultiJet
- 1.6 MultiJet
- 2.0 MultiJet
- 2.2 MultiJet
- Novo 2.2 MultiJet 4.0
- 3.0 V6 MultiJet
- 2.3 MultiJet (F1A - Fiat Ducato)
Indo ao encontro da opinião de muitos, de que os carros elétricos não deverão ser impostos aos consumidores, mas assumir-se como uma das várias alternativas, com o "Diesel Verde", a Stellantis procura reafirmar o seu compromisso relativamente à oferta de liberdade de escolha para os seus clientes, não descartando aquele que tem com a proteção do meio ambiente.
Falta vir o JL dizer que ninguém está a impingir nada a ninguém.
Viu como não estão, isto só prova isso mesmo.
Não estamos a impingir nada…. aumentos os impostos sobre os combustiveis, não estamos a impingir, tornamos os carros a combustão caros ao ponto de ninguém os querer não estamos a impingir, segregamos quem tem carro elektro e a combustão, não estamos a impingir, damos beneficios fiscais a quem elektro não estamos a impingir.
São os mesmos aumentos que existem na eletricidade, e antes de haver elétricos já havia aumentos nos impostos, ou não ?
Que eles são caros já sabemos, sempre foram caros para aquilo que oferecem, se fosse impingir, metiam os carros a combustão mais caros e os elétricos mais baratos.
Então não davam benefícios fiscais aos a combustão, e não de agora, já tem muitos anos, basta fazer a pergunta, porque usa um diesel ?
Então mas já estão…. Obrigaram as empresas automóveis a investir em coisas que não são precisas euro7 por exemplo, os carros a combustão subiram imenso de preço também para subsidiar os elétricos, etc
Quais benefícios fiscais na combustão? Diga quais? Aqueles para as empresas? As que não têm alternativas viaveis? Ou fala das suas alternativas fantasiosas e que só funcionam no seu mundo,m
Uso um diesel porque não posso carregar em casa, o carregador próximo é a 15 km, e não tenho 48 000€ para dar por um elétrico em condições, e não falo de comprar pandeiretas ou usados que sabe Deus em que estado estão …
Aumentos na eletricidade? Quando? Onde? Eu pago o mesmo valor de kWh há 10 anos. Ainda há pouco vi uma fatura da EDP serviço universal de 2014 e pagava a rondar os 15 cêntimos o kWh mais IVA.
Simplesmente não sou anti elétricos, questiono é as coisas, passo pelas experiências e a verdade é que para mim o carro elétrico ainda não serve, seja pelo investimento na viatura, seja pelo investimento no reforço da rede elétrica de casa, onde apenas há 3.45 kVA saturados com equipamentos necessários. Já para não falar na falta de fiabilidade de rede aqui na minha zona onde é rara a semana que não há um corte de energia, reportado para a eredes só me dizem que tenho que ligar quando falta a luz, mas são cortes de 10 minutos…
Já para não falar na ansiedade de autonomia onde teria que mudar radicalmente a minha vida.
É esta a realidade que custa a muitos ouvir e vá muitos até a desmentem porque devem viver numa redoma de vidro. Falo do JL e do Realista….
Mas depois são capazes de não se privar de uma ou várias viagens de avião em que uma viagem polui mais que um carro ligeiro num ano.
E para um país que emite 0.13 % das emissões mundiais, somos os que mais pagamos em termos monetários para o ambiente.
E deixa que vos diga, imaginem tirarem a taxa de carbono da energia… nomeadamente do gás usado para a produção de energia… Ficava tão ou mais barato que as renováveis.
Foi necessário fazer uma penalização administrativa para que as coisas funcionem….
Combustíveis Sintéticos a dar luzes, uma boa alternativa aos combustíveis fosseis
Este não é sintético.
não.. é natural!
Se fosse, todos eram.
Biodiesel é orgânico.
Vais ter de vender o carro elétrico. A mama acabou-se!
Para quê ? a gasolina está barata demais ?
Esse vai ser oferecido ? nesse caso até dou o carro elétrico. LOOOL
Ok, suponhemos que tenho um carro com motor XTL, prontos a receber esse gasóleo verde. Onde pode abastecer?
“Apesar da demonização crescente dos carros com motores de combustão interna…”. Verdade “nua e crua”. Parabéns por dizê-lo de forma clara. Os que há poucos anos incentivavam a compra de veículos com motor disel, em pouco tempo fizeram a descoberta de suas vidas: os ICE são os responsáveis pelas alterações climáticas. Psiquiatras em muitas instituições políticas, seriam de grande utilidade.
É verdade, mas a ciência funciona assim – se bem que através de muito lobby à mistura a favor do petróleo.
Assim neste momento sabemos as causas e efeitos então descartamos a verdade anterior porque conseguimos demonstra que estava errada e posso-te dar outros casos como o tabaco: a medicina com o patrocínio das tabaqueiras convenceu os médicos de 1930 a 1950 para que prescrevesse cigarros com sendo a cura para várias doenças… no entanto hoje sabemos com certeza que o tabaco é prejudicial.
Assim usar um sistema de credo, que parece que muitos querem voltar, significava rejeitar todos os avanços que nos trouxeram até aqui…
Há um lobby dos elétricos de facto…
Do top 10 das maiores empresas energéticas europeias :
1º SHELL (petróleo)
2º BP (petróleo)
3º Engie (1º Gás Natural)
…
7º Total (petróleo)
Imagina argumentares sobre o lobby dos elétricos sendo que 4 das 10 maiores empresas são dedicadas à industria petroquímica…
Que lobby é esse ? é capaz de dizer nomes ?
Ah já me esquecia…. Os elétricos não usam derivados de petróleo… Borracha, lubrificantes, valvulinas, etc.
Ah já sei, não são feitos de petróleo.
Se a criação deste combustível verde for sustentável, de baixo valor e se os gases de escape não forem poluentes, ou pelo menos não tão poluentes, então estamos perante excelentes notícias.
Teremos o melhor dos dois mundos sem ter as chatices de um elétrico.
@JL antes que venhas criticar, as chatices que falo é os tempos de espera dos carregamentos para aqueles que não têm alternativa para carregar em casa e o preço vá.
Tempo de espera ? Mas espera se quê? Onde se gasta 10x menos tempo que ir abastecer.
Aceito termos opiniões diferentes no que toca aos veículos elétricos, e está tudo bem com isso.
Agora frases como -> “Onde se gasta 10x menos tempo que ir abastecer.” ???
Mas em que raio de mundo vives ou que alucinógeno andas a tomar?
Até porque os elétricos são mesmo conhecidos por isso né? Carregamentos ultrarrápidos na casa dos 5 minutos né?
Anda toma juízo.
Este JL veio de uma realidade paralela… mas acha que ainda está nela… Tanto que o homem nem se apercebe!
Não vale o esforço…
Aceito opiniões diferentes, e não tiro valor aos carros elétricos para aqueles que efetivamente consigam comprar e ter infra propria em casa para carregar.
Agora dizer que carregam mais rápido que um abastecimento de combustível é de quem está completamente desfasado da realidade ou então está só a ser troll para ver se as pessoas pegam com ele para ter atenção.
Eu vivo a realidade, vocês vivem na fantasia, qual é o seu eléctrico e quanto tempo perde para o carregar ?
Onde disse que carrega mais rápido ?
Ha que saber interpretar o que é dito.
Sim, aqueles que não usam estão completamente fora da realidade, como é de esperar em todas as realidades.
@JL
Pesquisa no Google “tempo medio de carregamento carro elétrico”
Resposta apresentada:
“Consoante a tecnologia presente no EV, uma bateria leva geralmente 8 a 24 horas a carregar completamente (ideal para carregamentos em casa durante a noite). O equipamento de carregamento fornece carga através de uma ficha de 220 V de corrente alternada (CA), e requer um circuito dedicado.”
Agora deixa de ser tonhó sim?
Fusion, eu também aceito opiniões diferentes…
Mas quando se fala de factos, a opinião é pouco relevante. Podemos gostar (ou não) mas factos são factos. E contra factos não há argumentos!
E infelizmente há quem não tenha capacidade para os entender … E ainda vem com perguntas descabidas em vez de responder ou comentar de forma séria…
É algo como… dar pérolas a porcos!
Na minha opinião está mesmo desfasado da realidade. Mas… Como tinha escrito…
“O pior cego é aquele que não quer ver”. Não vale o esforço muito menos o tempo.
Mas quem falou em tempo de carga ?
Tanto que falou dos tempos de espera e não do tempo de carga, foi sobre isso que eu comentei. São coisas diferentes.
Ao que parece são vocês que não aceitam opiniões diferentes, ainda mais quando elas vêm daqueles que os usam, é estranho no mínimo.
@JL O quão doente tens que ser para não perceberes que “os tempos de espera dos carregamentos” estava a falar no tempo que as baterias demorarem a carregar.
Mas eu sei que percebes perfeitamente as coisas, acho que não es nenhum tontinho.
Só queres é conversa e que te deem atenção, não é?
Não sou doente, antes pelo contrário.
Mas tem de esperar porquê? Essa parte é que não faz sentido, vai meter o carro à carga quando precisa dele ?
Por não ser tonto é que não faz sentido o que diz.
Você é que quer conversa, tanto que faz longos textos sem conteúdo nenhum, tal como é este.
@JL, fazemos um teste… combinamos um sitio com o teu carro a 10% de bateria e eu com o meu na reserva… vamos os dois á bomba, e exatamente no mesmo tempo vamos abastecer combustivel qb para o mesmo número de quilómetros no mesmo tempo.
Mas já sei que voce vai dizer que não se vê as coisas assim.
Mas é este este cenário que já me aconteceu infelizmente e pelos piores motivos… a verdade é que em menos de 5 minutos consigo ter uma autonomia razoável.
Mas eu posso sair de casa logo com 100%, nem preciso ir à bomba.
Pois, não dá para ver as coisas, tal como não dá para perceber porque trouxeram o tema dos eléctricos para aqui, quando ainda vem falar de algo que não existe, eu também posso dizer que carrego dos 0 aos 80% em 5 minutos, e faço 500 kms, sim posso, porque é algo que também não tenho e tá nas nas noticias.
Mas fico mais preocupado quando vocês não têm, não usam, não querem, e ainda vêm teorizar sobre coisas que não conhecem.
Também é daqueles que fica lá a segurar o cabo ?
Mas espera no carro para o carregamento acabar ?
Não respondeste à pergunta… @JL demoras 5 minutos para carregar o carro? É que mais que isso é simplesmente parvo na minha opinião…
Que pancada tens mano 😀 😀
Eu não demoro mais de 10 segundos, não fico lá a segurar a ficha.
Ah eu é que tenho pancada de ficar a segurar um cabo como se tivesse a segurar uma pistola de abastecimento? Boa.
@JL virou um bot de semântica 🙂
@JL claro que sim, é exatamente isso que todos estávamos a falar, de ficar agarrados com o cabo na ficha, era mesmo isso.
Para um gajo que se diz tão entendido nestas coisas, como interpretação de texto tens nota -1
Lol
A interpretação está é a falta do seu lado, daí o tempo de espera, ainda não entendeu que o tempo de carga não obriga a que o utilizador perda tempo ?
Mas depois pensa… em vez de ir agora ao supermercado, só posso ir daqui a 8h porque não tenho carga…
Em 8 horas o meu carro carrega em casa o suficiente para 400km…
O teu supermercado é mesmo longe.
8 horas de carga dá para 400 kms, vai ao supermercado a 400 kms de distância ?
Depois sou que sou tonto.
@Realista, há aqui quem faça 1000 kms para ir trabalhar e almoçar, supermercado a 400 kms não me parece distante.
Só crítica quem não têm carro eletrico…
Os lindes ainda não perceberam, não entendem, tem dois neurónios a lutarem pelo terceiro lugar.
JL relata o processo de carregamento que a malta daqui alguns demonstram as tais falhas cognitivas, a tua paciência é infindável
Eu já percebi. Não sei é como um moralista como o JL usava carros a combustão quando ainda não havia carros elétricos.
Só digo que os elétricos não são para todos.
@JL nem vale a pena porque você distorce tudo. Imagine ter um contratempo em que não tem tempo de carregar, como faz?
Não faz
Por isso um comercial de uma prestigiada marca de iogurtes a nível nacional me disse que os comerciais perdiam mais tempo a tomar conta do Tamagotchi com rodas do que a vender.. e não nem todos os clientes têm lá a extensão para carregar. Mas sou eu que não sei o que digo porque o sr. É o sabe tudo daqui.
Só diz que demora tempo quem não tem carro elétrico…
SIm, porque eu numa área de serviço paro para carregar o carro e fico meia hora a tomar café… quero é andar para a frente.
também fazes 1000km por dia para ires almoçar?
Não, mas ando muito de autoestrada, e cada vez que paro, olho para as baías de carregamento e é normal estarem todas ocupadas, ora sabendo que os proprietários de elektros adoram deixar o carro lá para lá do tempo, mais o tempo de carregamento, numa viagem de 2h30m já vamos quase em mais uma hora.
Eu já andei de elétrico, nomeadamente Peugeot 2008, Tesla e para já não obrigado. Se tivessem que fazer 40km para cada lado todos os dias, e sem condições de carregar em casa nem na empresa….
E não falo de ter uma pandeireta chamada Dacia spring nem sucata usada.
Mas para o realista toda a gente tem condições de comprar carro elétrico porque ele certamente nem renda de casa paga. Conheço uns mimados assim.
Segundo a atual calendarização, em que já ninguém acredita, a partir de 2035 não podem ser vendidos na UE veículos novos a gasolina e gasóleo.
A Alemanha conseguiu, em 2023, obter uma exceção para os combustíveis sintéticos (e-fuels).
O biocombustíveis, em que se inclui o HVO, e que são usadas como mistura da gasolina e do gasóleo, não tiveram direito a nada, ou seja, acaba a mistura nos veículos novos, mas os motores a gasolina ou gasóleo também não podem usar (só) biocombustíveis.
Como está a atualmente a calendarização das percentagens obrigatórias de mistura dos biocombustíveis em Portugal, que há de ser igual à UE: 11 % a partir de 2022; 11,5% (2023); 13% (2025); 14% (2027) e 16% (a partir de 2029).
Podem vender sim, desde que usem combustíveis neutros em carbono, onde estes ficam de fora.
Os motores a e-fuel são os mesmos que a gasolina e a gasóleo – mas têm que ter um sensor que impeça que se utilize gasolina ou gasóleo.
Exato.
Qualquer veículo pode usar e-fuel. O e-fuel é 100% gasolina ou 100 % gasóleo. E os novos veículos podem usar na mesma combustíveis antigos. Não existem propriamente motores a e-fuel.
Não, os veículos que forem desenvolvidos para usarem efuels não podem consumir os combustíveis tradicionais.
Em primeiro lugar não nos podemos esquecer que o biodiesel já deu mau resultado. Quando passou a ser obrigatório incorporar biodiesel no habitual diesel… muita floresta por esse mundo fora foi destruída para unicamente dar lugar ao “cultivo” do biodiesel. E onde não havia floresta a derrubar foram então os terrenos que passaram de culturas com destino à alimentação para culturas com destino ao biodiesel… o que, há que lembrar, afectou gravemente a qualidade da alimentação de muitos povos lá looonge em países subdesenvolvidos.
E, no entanto, há quem queira insistir na dita “solução” do biodiesel (ou HVO – Diesel à base de Óleo Vegetal Hidrotratado).
Parece que custa a aprender com os erros do passado especialmente quando não os afecta aos próprios mas apenas a populações lá looonge, em países looongínquos…
Em segundo lugar vamos analisar o que significa «emergência climática». A palavra “climática” (no feminino) é relativa ao clima e a palavra “emergência” refere-se a algo que emerge, que ocorre, que acontece. Portanto, daqui se retira que uma «emergência climática» é o clima a acontecer… ou talvez apenas o tempo (meteorologia) a acontecer.
Poe exemplo: hoje foi o Sol a emergir e a brindar-nos com os seus raios aconchegantes, amanhã parece que serão as nuvens a emergir… e talvez alguma chuva.
HVO não é o mesmo que biodiesel.
Ó Aves… onde está a confusão?
É a mesma coisa com um nome mais pomposo.
Não, não é a mesma coisa. Não custa pesquisar para perceber a diferença.
A diferença está no processo de tratamento conforme a fonte de matéria prima, o biodiesel é mais barato de produzir de óleos usados, o hvo é basicamente um combustível de óleo tratado (esterificado e transferizado) enriquecido com hidrogénio a altas temperaturas.
Clima e meteorologia não são a mesma coisa.
Já a palavra emergência, até pode nem ser a mais correta para o estado do clima e as alterações. Até porque de emergência não tem nada que já se sabem os problemas, as causas, os efeitos há anos, logo de emergente já não tem nada. Mas também é uma questão de semântica e o termo “urgência” talvez fosse o mais correto. Mas não altera em nada o problema.
Clima e meteorologia não são a mesma coisa?!!! Eu não sabia disso… mas é que não sabia mesmo!!! Como é possível?!!!
Por acaso (só para utilizar um eufemismo), os negacionistas até acertaram em cheio na palavra “emergência”, assenta que nem uma luva. Mas quando se dão conta do erro de raciocínio lá vêm com as habituais desculpas:
“Ah, se calhar é melhor mudar as palavras a ver se somos mais convincentes. Vamos lá a passar a utilizar “urgência” em vez de “emergência”. Já o fizemos antes quando alterámos as palavras “aquecimento global” para “alterações climáticas”, portanto, por que não fazê-lo novamente? ”
Diz ainda o Zé… « já se sabem os problemas, as causas, os efeitos há anos». Se o Zé já sabe isso tudo então faça o favor de partilhar tudo isso connosco, de partilhar tudo isso com os muitos cientistas que em todo o mundo estudam o clima e ainda estão muito longe de quaisquer conclusões definitivas. Desvende lá os inúmeros segredos do clima que mais ninguém ainda conseguiu descobrir. Que bom seria todos esses cientistas poderem avançar logo para outros assuntos em vez de terem de passar as próximas décadas a estudar e analisar o clima em todas as suas vertentes, causas e efeitos!
Já está tudo desvendado, se conhece ou não esses dados, não é problema da ciência, mas sim um problema seu.
Fantástico então! Realmente não sabia que a ciência já tinha tudo desvendado… terá então a ciência perdido a utilidade? Se não há mais nada a desvendar… vamos
lá então deitá-la ao lixo e passarmos todos a regermo-nos por dogmas! Sim , é isso mesmo, dogmas é que são bons!!!
O JL e o Zé descobriram não só a “pólvora” do clima mas de toda a ciência… que todos os prémios Nóbel vos sejam oferecidos e estátuas erguidas em vossa hora!!!
* …em vossa honra!!! (bem entendido)
Se a desconhece, então para si perdeu a utilidade sim.
Mas quem disse que a ciência parou no tempo ?
Por dogmas já parece ser para muitos, pelo menos quando questionam a ciência que não conhecem.
Eu não descobri nada, não sou cientista.
Escusa de vir com o prémio Nobel, porque esse senhor não ganhou o prémio Nobel sobre este assunto, há que saber separar os temas….
“Óleo Vegetal Hidrotratado” – no meu tempo era chamado oleo fula
O óleo fula não é hidratado.
Seja Biodiesel sejs HVO, o problema é o mesmo. Competição entre a alimentação e mobilidade. Já temos problemas em alimentar o mundo todo. Se vamos aproveitar a terra arável para produzir combustíveis, o preço dos alimentos dispara.
Nem estou a ver como vão resolver o problema da lei europeia, que proíbe o cultivo de plantas para uso exclusivo em produção de combustíveis.
Polui menos que os carros elétricos.
Provas disso ?